Site de compras: qual é o melhor e como ter um? [guia]

mulher criando um site de compras

Pontos principais do artigo:

  • Um site de compras é um canal de comunicação e relacionamento com o cliente, uma página online onde é possível acessar informações sobre a empresa, conhecer os produtos e serviços e, consequentemente, adquiri-los;
  • Entre os tipos de sites de compras, podemos citar os marketplaces, que funcionam como shoppings virtuais, e as plataformas de e-commerce, que oferecem uma loja online própria para o empreendedor;
  • O melhor site de compras é aquele que oferece liberdade para o vendedor, personalização, múltiplas funcionalidades e melhores taxas. Para ter tudo isso, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop.

Os sites de compras online têm ganhado cada vez mais espaço atualmente. Isso porque comprar sem sair de casa é considerado uma grande vantagem por inúmeras pessoas e, para acompanhar a demanda, novas lojas virtuais surgem todos os dias.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Statista, espera-se que o e-commerce brasileiro cresça 20% anualmente até 2025. Incrível, não é? Mas, para criar um site de compras de sucesso é necessário muita dedicação.

Para te ajudar com essa tarefa, criamos esse guia rápido com os dez principais sites de compras online da atualidade para servir de inspiração para o seu negócio. Além disso, você também vai conferir dicas para montar um site de vendas de sucesso. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Qual é o melhor site de compras?

Existem vários e-commerces e marketplaces supercompletos e confiáveis para se espelhar. Para te dar um norte, selecionamos os maiores sites de comércio eletrônico do país.

Eles são os preferidos dos consumidores do mercado digital na hora de fazer compras online e podem ser ótimas referências para quem quer abrir uma loja virtual. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um deles e inspire-se! ✨

📹 Veja também: Como montar um site de compras online?

1. Mercado Livre

Captura do site de compras Mercado Livre.

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, recebendo milhões de visitas diariamente, nele, você encontra praticamente tudo. Com um vasto catálogo de produtos, o site de compras online é um dos favoritos do público e dos vendedores.

Além disso, a plataforma possui meios de pagamento e ferramentas de envio próprias, o Mercado Pago e o Mercado Envios. Dessa forma, os consumidores podem comprar produtos de forma prática e automatizada.

💡 Saiba mais: Produtos mais vendidos no Mercado Livre

2. Amazon

Captura do site de compras Amazon.

Constituída em 1994 em Seattle/WA (EUA), a Amazon é o terceiro empreendimento mais valioso do mundo, de acordo com o ranking da Interbrand. Em janeiro de 2019, a empresa abriu seu centro de distribuição em Cajamar/SP, após perceber o grande potencial mercadológico no Brasil.

Ademais, a Amazon é considerada uma marca de tecnologia e streaming, por desenvolver e investir em inteligência artificial (como a criação da assistente virtual, Alexa) e em serviços como a Amazon Prime (concorrente da Netflix).

💡 Saiba mais: Como vender no dropshipping da Amazon?

3. Magazine Luiza

Captura do site de compras Magazine Luiza.

Fundada em 1957 em Franca/SP, o Magazine Luiza percorreu o caminho do físico ao online a partir de 1992, acompanhando todas as transformações digitais do varejo nacional. Além de ser um e-commerce bem-sucedido, o Magalu oferece diversos serviços ao cliente, como o LuizaSeg (linha de seguros), o LuizaCred (linha de crédito) e o Consórcio Luiza.

Assim, como visto acima, esses três sites de compras online estão consolidadas no comércio eletrônico brasileiro, porque elas:

  • Sabem inovar;
  • Investem no desenvolvimento e na segurança do site de compras;
  • Cuidam do atendimento ao cliente.

📘Confira o e-book: Comparativo de marketplaces: quais são os melhores? [e-book]

4. Americanas

Captura do site de compras Americanas.com.

A Americanas é o e-commerce das Lojas Americanas, uma gigante do varejo. Conhecida pela grande variedade de produtos, em seu site de vendas, ela fez juz a sua reputação.

Além do catálogo próprio, o site também funciona como marketplace, abrindo espaço para diversos anunciantes. Dessa forma, a quantidade de ofertas disponíveis é bem grande, o que definitivamente chama a atenção dos consumidores.

💡 Saiba mais: Como vender em marketplace?

5. Enjoei

Captura do site de compras Enjoei.

O Enjoei é um site que tem ganhado bastante popularidade. A ideia inicial era atuar como um brechó online, onde os próprios usuários publicam produtos semi-novos e vendem pela plataforma.

O site ainda funciona dessa forma, no entanto, é possível encontrar produtos novos, o que faz do Enjoei uma espécie de marketplace. A diferença é que, nas vendas feitas através do site, o vendedor ou o cliente são responsáveis pelo frete. A plataforma não dispõe de ferramentas de envio integradas, é necessário negociar diretamente com o anunciante.

💡 Saiba mais: Onde vender roupas usadas?

6. OLX

Captura do site de compras OLX.

O OLX foi pioneiro no Brasil na categoria de classificados online. A princípio, os próprios usuários publicaram produtos usados para venda, assim como funcionavam os classificados impressos.

Conforme a empresa foi crescendo e seu nome foi se tornando cada vez mais popular, o site passou por algumas expansões. Atualmente, além de produtos seminovos, é possível encontrar imóveis para aluguel ou venda.

7. Shopee

Captura do site de compras Shopee.

A Shopee é um dos fenômenos mais recentes do mercado digital. Com uma proposta semelhante a do AliExpress, o site — também cnhinês — funciona como um enorme marketplace de produtos importados e nacionais. Isso, por sua vez, permite que muitos lojistas escolham se aventurar no dropshipping.

O seu catálogo online possui uma infinidade de categorias e os produtos são comercializados a preços bastante competitivos. Além disso, a plataforma oferece diversos cupons de desconto e promoções de frete grátis, o que tem feito dele um dos favoritos entre os consumidores.

💡 Saiba mais:

8. AliExpress

Captura do site de compras AliExprees.

O AliExpress não poderia ficar de fora, não é? O gigante do e-commerce mundial é um dos sites mais acessados da China e possui uma extensa lista de produtos.

Atualmente, a plataforma tem apostado nos aplicativos para smartphones e promoções exclusivas para esses dispositivos. Assim como a Shopee, o AliExpress vende produtos por preços bem mais baixos em comparação ao praticado no mercado.

💡 Saiba mais: Como fazer dropshipping com o AliExpress?

9. Buscapé

Captura do site de compras Buscapé.

10. Submarino

Captura do site de compras Submarino.

Fundado em 1999 em São Paulo/SP, o Submarino foi uma das empresas pioneiras em comércio eletrônico no Brasil. Atualmente, ele comercializa produtos em mais de 40 categorias — desde acessórios de informática, games, esporte e lazer a cosméticos, eletrodomésticos, livros, papelaria, alimentos e bebidas.

Por fim, mas não menos importante, vem o Buscapé, o buscador de ofertas mais popular do país. O site, funciona como um comparador de preços que procura as ofertas disponíveis no mercado e reúne as melhores opções para o consumidor.

Desse modo, ao encontrar o produto que deseja, o Buscapé o direciona para o site anunciante para que você finalize a compra.

Como ter um site de compras pela internet?

A seguir, separamos sete estratégias indispensáveis para ter um site de compras confiável — desde a descrição de produtos e atendimento ao cliente à estrutura do seu e-commerce. Confira!

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Capriche nas descrições e fotos dos produtos

Ao comprar online, a parte sensorial — de tocar e, até mesmo, provar produtos — é inexistente. Por isso, é primordial investir em textos completos e fotos de alta qualidade.

Dedique-se na descrição dos produtos para deixar claro do que os artigos são feitos, suas origens e medidas. Se você tiver uma loja de roupas, por exemplo, uma tabela de medidas pode ajudar (e muito!) seu público na hora de escolher a peça ideal.

Indique também para que servem os produtos e como utilizá-los. Caso o item demande algum tipo de configuração ou “macete”, como suportes de celular para veículos, por exemplo, grave um vídeo explicativo e deixe-o disponível na página do artigo.

💡 Saiba mais: Como criar uma vitrine virtual para seu e-commerce?

Em relação às fotos, publique imagens a partir de diferentes ângulos e, se as cores dos produtos saírem um pouco distorcidas, use um editor para ajustar.

📹 Veja também: Como tirar fotos profissionais com o celular

2. Cuide da reputação da sua marca

Se ao entrar no seu site de compras, o cliente não encontrar com facilidade informações de contato (e-mail, WhatsApp e horários de atendimento) para tirar dúvidas, é provável que ele saia e não volte mais. Afinal, como confiar em uma loja virtual que aparentemente não deseja atender o público, não é mesmo?

Por isso, ao vender pela internet, deixe tais referências visíveis no rodapé do site. Na Nuvemshop, ainda é possível habilitar o ícone do WhatsApp, que, ao ser clicado, redireciona o cliente ao ambiente da ferramenta rapidamente.

💡 Saiba mais: Como instalar o botão do WhatsApp no site?

No entanto, de nada adianta ter informações de contato disponíveis, se o atendimento ao cliente não for de qualidade. Portanto, seja humano (esteja realmente atento às dúvidas e necessidades do seu público) e ágil (pois a velocidade do retorno está totalmente relacionada à oportunidade de conversão).

E, por fim, uma instrução importante: fique de olho nas contestações que surgirem no Reclame Aqui. Resolva-as o quanto antes, pois muitos consumidores, antes de comprarem em uma loja virtual, conferem a reputação no RA. E, se a sua a avaliação estiver entre mediana e baixa, a chance de perder uma venda será maior.

3. Crie um FAQ

FAQ (ou Perguntas Frequentes) é um índice que tem como objetivo responder às questões mais comuns que surgem antes, durante e depois de uma compra.

De modo geral, essa lista reúne referências sobre: meios de pagamento e de frete, políticas de troca e devolução e, mais recentemente, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que diz respeito à privacidade, coleta e gerenciamento de dados pessoais do consumidor.

Tendo essa página de conteúdo, além de otimizar o atendimento — visto que o cliente poderá consultá-la e tirar suas dúvidas sozinho —, ela transmitirá mais segurança ao público, mostrando que a sua marca se preocupa com todos os detalhes do processo de compra.

4. Disponibilize uma política de privacidade

A política de privacidade é um documento fundamental para a sua loja virtual estar de acordo com os termos da LGPD. Por meio deste, a sua empresa comunica como coleta, gerencia, divulga e opera os dados dos usuários.

Disponibilizar um documento de privacidade detalhado aos visitantes do seu e-commerce transmite credibilidade à sua marca. Através de uma comunicação clara, os usuários passam a ter conhecimento sobre o porquê os seus respectivos dados são coletados e como serão tratados e protegidos.

Caso tenha dificuldades para desenvolver esse texto, é possível criar um termo personalizado em um gerador de política de privacidade, por exemplo.

📘 Confira o e-book: Checklist de proteção de dados para e-commerce

5. Use o gatilho mental de prova social

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, comentários de produtos são decisivos para 52,5% dos consumidores no momento da compra. Assim, expor avaliações de clientes satisfeitos — prova social de confiabilidade —, pode fazer toda diferença.

Para isso, incentive seu público a comentar sobre os produtos recebidos, seja na página dos próprios artigos ou em publicações nas redes sociais — Instagram, Facebook, Twitter etc — marcando a sua marca (desta maneira, você poderá compartilhá-las no perfil da sua loja virtual também).

Uma outra possibilidade é criar uma página no seu site de compras online dedicada a essas avaliações. Ela pode ser composta tanto de comentários positivos, quanto de imagens de unboxing (ação de desembalar os produtos).

💡 Saiba mais: O que são gatilhos mentais?

6. Faça contato com o público

Um site de compras nem sempre mostra os rostos que estão por trás de uma empresa. Por isso, se esforce para apresentá-los nas redes sociais ou em páginas de conteúdo como a de Quem somos.

Trabalhando em equipe ou sozinho, revele o dia a dia do seu negócio: desde a chegada de novos artigos (como uma série de spoilers) até a separação, embalagem e despacho de pedidos. Isso agregará uma imagem acessível e pessoal à sua marca e, por consequência, transmitirá mais confiança ao consumidor.

Já em Quem somos, apresente a história da sua empresa: como ela foi fundada e quais são seus propósitos, valores e missão. Se fizer sentido, publique uma foto da sua equipe reunida ou, se ela não for tão numerosa, uma apresentação rápida de cada integrante.

💡 Saiba mais: O que é página sobre nós e como fazer?

7. Tenha um certificado SSL

SSL é uma ferramenta de encriptação de páginas — ou seja, o certificado garante ao visitante do site de compras que todos os dados informados ali (como os pessoais e de pagamento, por exemplo) serão mantidos em sigilo absoluto entre o servidor e ele.

Para identificar se a sua loja virtual possui um certificado SSL, basta notar a barra de endereços: se o domínio estiver precedido de “https://” e do ícone de um cadeado verde, ele é considerado seguro.

A instalação do atestado SSL depende da plataforma onde o e-commerce está inserido.

💡 Saiba mais: Como usar um domínio próprio na Nuvemshop?

8. Conte com uma plataforma de e-commerce segura

Por fim, mas não menos importante, tenha sua loja virtual hospedada em uma plataforma de e-commerce confiável. Contar com um serviço seguro e robusto vai evitar futuras dores de cabeça em relação ao servidor e ao certificado SSL comentado anteriormente.

O servidor da Nuvemshop, por exemplo, é o da Amazon — adaptável a qualquer volume de tráfego e o mais estável do mercado. Além disso, seu uptime (tempo de atividade) é de 99,9% durante o ano. Ou seja, a probabilidade do seu site de compras cair é bem baixa — e isso com certeza é um ponto positivo na hora de transmitir confiança ao cliente.

Interessado? Caso queira descobrir mais benefícios da plataforma de e-commerce da Nuvemshop, acesse o conteúdo abaixo:

💡 Saiba mais: 10 motivos para provar que a Nuvemshop é boa para o seu negócio

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Tudo certo sobre os sites de compras?

Esperamos que, com este guia, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre como ter um site de compras confiável. Isso é fundamental para que os consumidores se sintam confortáveis para navegar em comprar em seu e-commerce!

Como adoramos te motivar, os exemplos de marcas de sucesso não param por aqui: se quiser conhecer outros e-commerces para se inspirar, não deixe de conferir os cases da Nuvemshop:

💡 Saiba mais: Lojas Nuvemshop

Por fim, se você ainda não vende online, crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Temos certeza de que você não vai se arrepender! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre site de compras

De acordo com os índices de reputação do Reclame Aqui e popularidade, os melhores sites de compras são: Submarino, Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, Americanas.com, Enjoei, OLX, Shopee, AliExpress e Buscapé

Para ter um site de compras confiável, verifique a reputação do site, busque por opiniões de outros clientes, utilize formas seguras de pagamento e verifique se o site possui certificados de segurança.

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