O que é realidade aumentada e como usá-la no e-commerce?
- Realidade aumentada é uma tecnologia que permite adicionar elementos virtuais em um ambiente real por meio da câmera de celulares ou tablets;
- No e-commerce, esse é um recurso que pode ser utilizado para que os clientes “experimentem” os produtos virtualmente antes de comprar;
- Lojistas Nuvemshop podem oferecer a opção de realidade aumentada em seus produtos por meio do appAR com 60 dias de teste grátis!
Você já usou o Google Street View para conhecer algum lugar antes de viajar? Ou já experimentou alguma maquiagem usando um filtro? Se a resposta foi sim, então, você conhece o que é realidade aumentada (ou RA, como também é chamada).
Isso porque, apesar de parecer uma tecnologia do futuro, a RA já faz parte do nosso cotidiano. E, a boa notícia é que você também pode aproveitar esse recurso na hora de vender pela internet.
Se você quer entender melhor o que significa realidade aumentada e como usar essa tecnologia, continue a leitura! Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que é realidade aumentada?
Realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que permite adicionar elementos virtuais ao mundo físico, projetando imagens ou informações digitais a ambientes, objetos ou até mesmo pessoas da vida real.
Filtros do Instagram que alteram a aparência, provadores virtuais e jogos de celular, como Pokémon Go, são alguns exemplos do dia a dia que tornam mais fácil entender o que é realidade aumentada na nossa vida.
Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?
Apesar de serem tecnologias parecidas, existem diferenças importantes entre a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV).
A principal delas é que a realidade aumentada combina o mundo real com elementos virtuais. Ou seja, você ainda vê o ambiente ao seu redor, mas com imagens ou informações digitais projetadas sobre ele.
Já a realidade virtual cria um mundo completamente digital. Assim, quando usamos um óculos de RV, por exemplo, não vemos mais o ambiente real, já que somos inseridos em uma experiência imersiva dentro de um cenário 100% virtual.
💡 Saiba mais: O que é metaverso e como ele se aplica ao e-commerce?
Como funciona a realidade aumentada?
A realidade aumentada funciona a partir de dispositivos, como celulares ou tablets. O aparelho usa a câmera para capturar o ambiente real e, então, a tecnologia de RA identifica o espaço e “coloca” objetos virtuais sobre o que você está vendo.
Se o ambiente for um cômodo, por exemplo, o filtro de RA pode “adicionar” um quadro na parede como se ele estivesse lá. Se for um rosto, é possível “colocar” óculos virtuais ou mudar a cor do cabelo em tempo real.
Além disso, esses elementos seguem o movimento da câmera. Dessa forma, se você gira o celular, as informações se movem junto com o ambiente. Isso é o que cria a sensação de que esses objetos estão realmente presentes no mundo real.
Como a realidade aumentada pode ser usada no e-commerce?
Depois de entender o que é realidade aumentada, fica mais fácil imaginar como ela pode ser aplicada no nosso dia a dia. No e-commerce, que já faz parte da vida de mais de 85% dos brasileiros, um dos principais usos da RA é para visualização de produtos.
Existem diversas ferramentas e aplicativos que permitem, por exemplo, que os clientes “experimentem” os itens usando a realidade aumentada antes de fazer a compra. Isso pode ser feito em lojas de roupas, acessórios, móveis e até maquiagens.
Outro uso muito comum da RA no e-commerce é para garantir que os consumidores possam ver o produto em detalhes, girando e visualizando a mercadoria de diferentes ângulos, assim como fariam em uma loja física.
💡 Saiba mais: O que é figital e como combinar vendas físicas e digitais?
Vale a pena investir em realidade aumentada no varejo?
A RA é uma das grandes tendências esperadas para o futuro do varejo. Portanto, sim, vale a pena investir nessa tecnologia quanto antes.
Mas, se mesmo depois de entender o que é realidade aumentada você ainda está em dúvida sobre adotá-la ou não, confira os principais benefícios que ela pode trazer para o seu negócio:
Melhora a taxa de conversão
Uma das principais barreiras na hora de fazer uma compra online é o medo de que o produto visto na foto não seja igual a como ele é pessoalmente. Isso inclui tamanho, cor, qualidade, entre outras características.
A realidade aumentada permite que os consumidores tenham uma noção mais real de como o item vai se encaixar na sua casa ou no seu corpo. Isso elimina boa parte dessa insegurança e agiliza a decisão de compra, influenciando diretamente na taxa de conversão do negócio.
💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas e lucrar mais?
Reduz o número de devoluções
Outra grande vantagem da RA no e-commerce é que, como o consumidor tem uma expectativa mais precisa do que está comprando, existem menos chances de que ele recorra ao direito de arrependimento para pedir a troca ou devolução do produto.
Quando o cliente usa a realidade aumentada para visualizar o tamanho e as características de um item, como uma luminária, ele pode confirmar se essa é a melhor escolha para o seu ambiente, o que reduz o risco de erro na compra.
💡 Saiba mais: Como definir uma política de troca e devolução?
👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca e devolução
Cria um diferencial na experiência de compra
No e-commerce tradicional, os clientes só podem ver fotos e ler descrições dos produtos. Mas, com a RA, é possível interagir com cada item, analisar os detalhes, testar funcionalidades e ver a sua aplicação no mundo real.
Isso cria uma experiência de compra única, já que poucas lojas virtuais oferecem esse tipo de recurso. Assim, esse pode ser um diferencial importante para se destacar no mercado, especialmente em nichos mais concorridos, como o mercado de moda.
Sobre isso, Xavier Neto, Diretor Comercial na CasaModa Fashion Group e especialista em revitalizar marcas, diz o seguinte:
"Toda a nossa comunicação já é feita com IA. A moda é sobre o que está acontecendo, é movimento, é fluxo. Precisamos estar atentos à evolução contínua e abertos a essas novas tecnologias. Se não nos adaptarmos, ficamos para trás."
Se você quiser saber mais sobre moda e empreendedorismo no Brasil, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!
🎙️ Ouça o podcast: O futuro dos negócios de moda no Brasil, com Xavier Neto, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
💡 Saiba mais: Como criar uma experiência de compra personalizada no e-commerce?
Como usar a realidade aumentada no e-commerce?
Para usar a realidade aumentada em lojas virtuais é preciso contar com uma plataforma de e-commerce que suporte esse tipo de tecnologia. Na Nuvemshop, por exemplo, o recurso está disponível por meio de integração com aplicativos, como o appAR.
Para fazer a instalação, basta seguir o passo a passo:
- Acesse a Loja de Aplicativos Nuvem;
- Instale o appAR;
- Crie a sua conta no aplicativo;
- Carregue imagens em 3D dos produtos que quer exibir em realidade aumentada;
- Pronto! Você já poderá oferecer o recurso na sua loja.
Os planos do appAR variam entre USD$8 e USD$11, mas, se você é lojista Nuvemshop, pode usar o aplicativo com 60 dias de teste grátis. Experimente! 👇
Entendeu o que é realidade aumentada?
Como vimos, a RA é uma das grandes expectativas para o varejo digital do futuro. Por isso, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o que é realidade aumentada e como ela pode te ajudar a atrair mais clientes.
E, se você quer poder contar com essa e outras tecnologias para decolar as suas vendas, venha para a melhor plataforma de e-commerce da América Latina! Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e conte com todos os recursos necessários para lucrar na internet! 💙