5 ferramentas para criar uma landing page incrível

Landing page página de destino

Uma landing page, ou página de destino, é uma ótima ferramenta para fazer com que a sua loja virtual cresça e consiga conversões de diferentes tipos, ou seja, é uma forma de fazer com que as pessoas visitem seu site e interajam com ele cadastrando dados ou comprando produtos, por exemplo.

Normalmente, os usuários chegam a uma página de destino por meio de algum canal de promoção, como e-mails, AdWords, entre outros, e se o conteúdo que eles encontram não conseguir atrai-los, eles irão embora sem hesitar e talvez não voltem mais.

Você deve estar se perguntando: quando eu preciso de uma landing page? Uma landing page é útil quando você deseja converter usuários, entretanto, não é aconselhável que você use uma se não puder oferecer aos seus clientes algo de valor em troca. Portanto, é comum que esse tipo de página seja usado para promover conteúdos relevantes gerados pela sua marca (como e-books e webinars), para oferecer testes gratuitos ou promoções especiais, e como homepages.

Em linhas gerais, é recomendável que uma landing page cumpra com uma série de condições para ser eficaz.

1. Vá direto ao ponto

Uma das coisas mais importantes é ser direto e claro, sem distrações que impeçam seus clientes de entenderem o que eles devem fazer para acessar o que você está oferecendo. Se o que você está lhes dando é simples, por que complicar com páginas muito carregadas de texto e imagens que possam confundi-los?

como criar landing pages eficazes

Neste exemplo, o Dropbox não fica com rodeios. Está bem claro que o objetivo desta página é fazer com que o usuário se cadastre.

2. Detalhe os benefícios

Sabemos que ler na internet ou em uma tela não é o mesmo que fazê-lo em mídias tradicionais: nossa atenção é menor e tendemos a passar pelos textos mais rapidamente. Portanto, é necessário que todo conteúdo escrito seja claro e esteja bem destacado. Uma boa forma de fazer isso é usando bullets, pontos que servem para resumir um tópico em uma série de frases curtas.

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Um exemplo da nossa homepage: algumas vantagens da Nuvem Shop resumidas em bullets.

3. Use formulário curtos

Sempre que você incluir um formulário em uma landing page, é importante que ele tenha a menor quantidade possível de campos. Normalmente, um formulário é incluído quando o objetivo é obter dados de usuários e oferecer algo em troca: um e-book, um webinar ou algum tipo de conteúdo original. Peça somente a informação que você considere necessária! Quanto mais campos o formulário tiver, menos pessoas irão completá-lo.

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No exemplo acima, o HubSpot pede alguns poucos dados em troca de um e-book.

4. Inclua uma call-to-action que não deixe dúvidas

Uma chamada para ação (mais conhecida pela expressão em inglês call-to-action e pela sigla CTA) é um botão, link ou frase que convide o usuário a fazer algo dentro de um site.

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Nesta landing page do PayPal, não ficam muitas dúvidas de qual é a CTA, não é mesmo?

5. Faça com que a sua landing page seja visualizada em qualquer dispositivo

Como último conselho, lembre-se que é crucial que todo seu conteúdo seja responsivo, ou seja, que possa ser acessado de qualquer dispositivo. Cada vez mais pessoas navegam em sites por celulares e tablets, portanto, se seu conteúdo não for adaptado, você poderá perder boa parte da sua audiência.

Agora que chegamos neste ponto, você deve estar se perguntando: “tudo muito bonito, mas como faço uma landing se não entendo muito de design?”. A boa notícia é que você não precisa ser um designer para fazer uma página dessas. A seguir, compartilharemos algumas ferramentas para que você consiga fazer esse trabalho sozinho.

Instapage

Com o Instapage você pode criar uma landing sem nenhum tipo de conhecimento técnico. A ferramenta conta com quase cem modelos para que você escolha o que melhor se adapte às suas necessidades e consiga alterá-los como quiser com um simples editor.

Preço: você pode usá-lo gratuitamente, mas a ferramenta incluirá uma mensagem em todas as suas landings deixando claro que se trata de uma versão sem custo. Os planos pagos estão a partir de 29 dólares por mês.

Lander

Este é um site muito completo por meio do qual você poderá criar diferentes tipos de landings e até mesmo adicionar um formulário a elas. O Lander também oferece um editor para que você possa alterar as partes que quiser e ainda há a possibilidade de integração com ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics. Além disso, se você não tem tempo de criar sua página, pode contratá-los para que eles façam isso por você.

Preço: você pode fazer um teste gratuito por 30 dias e o plano mais econômico é de 25 dólares mensais.

Unbounce

Com o Unbounce você pode não só criar suas próprias landing pages sem ter conhecimentos de design ou programação, como consegue também gerar testes A/B e integrar múltiplas ferramentas, como MailChimp, Olark e Salesforce, entre muitas outras.

Preço: você pode fazer um teste grátis de 30 dias e logo terá que contratar planos à partir de 49 dólares por mês.

Themeforest

Nesta ferramenta você encontrará quase 900 modelos para desenhar sua landing, porém, neste caso, você deverá contar com alguns conhecimentos técnicos ou contratar alguém para fazer por você. No themeforest você pode ver demonstrações de modelos e acessar informações detalhadas sobre suas características.

Preço: cada modelo tem um preço diferente de acordo com o que ele oferece. O custo varia entre três e 97 dólares.

HubSpot

O HubSpot é uma das empresas líderes em inbound marketing e oferece uma grande variedade de soluções de e-commerce: desde e-mail marketing até ferramentas para fazer blogs e a possibilidade de criar páginas de destino.

Preço: pela grande quantidade de funcionalidades que oferece, seus planos se direcionam para empreendimentos maiores. O plano mais barato custa 200 dólares e o mais caro 2400 dólares.

Resumo

Como vimos, uma landing page (ou página de destino) é um elemento muito importante para ajudar seu negócio a crescer. Felizmente, existem muitas ferramentas que permitem que você as crie sozinho – e o legal é que você poderá manejá-las facilmente, assim como a Nuvem Shop, a melhor plataforma de e-commerce para que você comece a vender online. Faça o teste grátis de 15 dias e nos conte o que achou.


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Leandro Sabater

Leandro é editor do blog da Nuvem Shop na Argentina. Gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.


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