Como usar estratégias de cuponagem para impulsionar as vendas?
Cuponagem é o uso de cupons de descontos e benefícios para impulsionar vendas, atrair clientes e aumentar a fidelização dos consumidores. São os famosos cupons oferecidos na primeira compra, em datas comemorativas, no lançamento de produtos ou em campanhas de marketing específicas, como tentativa de reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais.
No mercado atual, as empresas querem chamar a atenção dos consumidores e vender mais, enquanto os clientes querem economizar. Então, que tal unir o útil ao agradável e investir na cuponagem para aumentar suas vendas?
Essa estratégia utiliza cupons de desconto, frete grátis e outras vantagens para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e melhorar os resultados da empresa. E faz muito sucesso! Só na pandemia, o uso de cupons aumentou oito vezes no país, segundo um estudo da Cuponeria.
Por isso, este artigo será dedicado às principais táticas e benefícios da cuponagem, para que você aprenda a explorar todo o potencial dos cupons.
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O que é cuponagem?
Cuponagem é a estratégia de oferecer cupons de descontos e vantagens para aumentar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os consumidores. Ela é usada pelas mais diversas empresas para alavancar seus resultados.
No caso, um cupom é um código promocional, muitas vezes alfanumérico, que habilita uma redução no preço ou no frete de determinado produto ou serviço em um sistema eletrônico. Existem cupons que podem ser usados em compras presenciais e outros que são aplicados em lojas virtuais.
Se você ganhou um cupom de desconto para um supermercado da sua cidade, por exemplo, pode informar o código no caixa para ganhar o benefício. Agora, se você recebeu um cupom de desconto para uma loja virtual, é só digitar o código no campo indicado durante o checkout (finalização do carrinho de compras).
💡 Saiba mais: Como oferecer cupom de desconto e vender mais em 2023?
Como funciona a estratégia de cuponagem?
A estratégia de cuponagem funciona a partir da definição de condições e benefícios para seus clientes. Veja alguns exemplos:
Condições
- Primeira compra;
- Valor mínimo de compra;
- Produtos ou serviços específicos (produto, linha ou marca);
- Quantidade de um item no carrinho;
- Região do frete (no caso de frete grátis ou com valor fixo).
Benefícios
- Percentual de desconto (5% off, 10% off, 20% off etc.);
- Valor de desconto (R$ 10, R$ 20, R$ 50 etc.);
- Desconto ao levar mais unidades (“Leve 2 Pague 1”, “Leve 3 Pague 2”)
- Cashback percentual (3% de dinheiro de volta, 5% de dinheiro de volta);
- Frete grátis com ou sem valor mínimo de compra;
- Desconto no valor do frete;
- Brinde com ou sem valor mínimo de compra.
Dessa forma, todas essas condições e benefícios podem ser atribuídos a cupons. Assim, quando o consumidor informa o código recebido, o benefício é ativado automaticamente na compra.
Como é o cenário da cuponagem no Brasil?
No Brasil, os cupons de desconto são a segunda maior motivação para a fidelização dos consumidores, com 31,5% da preferência e atrás apenas do cashback, que tem 33%. Os dados são do estudo “Panorama da Fidelização no Brasil 2023”, feito pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) em parceria com o Tudo Sobre Incentivos (TSI).
Nessa onda, multiplicam-se os sites que reúnem e indicam cupons de desconto de várias empresas e ajudam os usuários a economizar nas compras online. Alguns exemplos são:
Por meio desses sites, os consumidores podem pesquisar por cupons de desconto válidos em diversas lojas virtuais. Assim, basta inserir o código no carrinho de compras para aproveitar o benefício.
Por que usar cupons para aumentar as vendas?
Usar cupons para aumentar as vendas é uma tática clássica e infalível. Afinal, quem não sente que está aproveitando uma oportunidade quando recebe um cupom de desconto?
Muitas vezes, o cupom é o que falta para o consumidor tomar a decisão de compra. Então, quando ele tem acesso a essa vantagem, não pensa duas vezes para fechar o negócio.
Além disso, a cuponagem tem o poder de atrair e fidelizar clientes. Quando você oferece esses benefícios para quem já comprou na sua loja, aumenta — e muito — as chances de recompra e de ganhar um cliente fiel.
Para completar, os cupons ainda são muito úteis para aumentar o valor médio de compra dos clientes, alcançar novos públicos, entre outras estratégias que veremos em mais detalhes no próximo tópico.
💡 Saiba mais: Passo a passo para fazer cupom de desconto
13 estratégias de cuponagem infalíveis
Agora sim, vamos às principais estratégias de cuponagem que podem fazer a diferença nos resultados da sua empresa. Confira e anote:
1. Incentivar a primeira compra
Nada mais efetivo do que oferecer um cupom para incentivar um consumidor a comprar na sua loja. Não à toa, muitas lojas virtuais recebem seus novos visitantes com um pop-up anunciando um desconto especial para a primeira compra.
Essa estratégia é excelente para eliminar as objeções do primeiro contato e impulsionar a decisão de compra. Veja o exemplo da loja da Nuvemshop Amar Biquínis, que recebe seus visitantes com um cupom de R$ 15 de desconto para a primeira compra:
Na Nuvemshop, você pode utilizar diversos aplicativos para criar pop-ups irresistíveis para os seus clientes. Experimente instalar o Smartarget Popup, o Poptin, o Popup Sales, o Popup Mágico, o POWR Popup ou o POWR Nudge.
💡 Saiba mais: 4 formas de abordar um cliente pela primeira vez
2. Captar leads
Se você deseja captar leads (clientes em potencial que cedem algum tipo de contato), a cuponagem também pode ser muito vantajosa. É só oferecer um cupom em troca do cadastro do visitante na sua newsletter, por exemplo.
💡 Saiba mais: Como construir uma lista de e-mails do zero e por que não comprar?
3. Converter leads em clientes
Depois que você captar os leads, o desafio será avançar para a próxima etapa do funil de vendas e transformá-los em clientes. Para isso, que tal enviar um cupom com um benefício bem atrativo via e-mail marketing?
4. Comemorar datas especiais
Outra estratégia de cuponagem que não pode faltar é a distribuição de cupons para celebrar datas comemorativas. Quando chegam as épocas especiais, os consumidores já esperam por cupons de Natal, de Dia das Crianças, de Dia do Cliente, entre outros.
Essas datas são marcadas por recordes de faturamento no varejo e precisam ser aproveitadas por empresas de todos os segmentos.
No Dia das Mães de 2024, por exemplo, as vendas mobile chegaram a representar mais de 80% dos pedidos, segundo levantamento divulgado pela Nuvemshop. Assim, apostar em um cupom especial para clientes que acessem a loja pelo celular pode ser uma boa alternativa.
💡 Saiba mais: Calendário comercial 2024: datas comemorativas para vender mais
5. Aumentar o ticket médio
Aumentar o ticket médio significa incentivar o consumidor a gastar um valor maior nas compras realizadas na sua loja. Isso pode ser feito por meio de cupons de desconto válidos nas compras acima de determinado valor.
Assim, o cliente adiciona mais produtos à sua compra para conseguir o desconto. Como resultado, você tem um ticket médio maior e incrementa seu faturamento.
6. Recuperar cliente que abandonou carrinho
Os carrinhos abandonados estão no topo das preocupações dos donos de e-commerce. Para recuperar clientes que não fizeram o checkout, você pode enviar um belo cupom de desconto por e-mail ou WhatsApp, convidando o consumidor a finalizar sua compra com uma vantagem exclusiva.
7. Reter e fidelizar clientes
Além de atrair clientes, a cuponagem também é útil para reter e fidelizar quem já comprou na sua loja. Uma estratégia muito usada é o envio de um cupom de desconto para a próxima compra após a aquisição do cliente.
Além disso, clientes mais antigos precisam ser nutridos com promoções e vantagens constantes para se manterem fiéis. Logo, vale a pena apostar em cupons exclusivos para esse público.
8. Agradecer pelo feedback
Depois de fazer uma pesquisa de satisfação, é comum agradecer pelo feedback do cliente com um cupom de desconto. Dessa forma, você oferece uma recompensa pelo tempo gasto nas respostas e ainda incentiva mais uma compra na sua loja.
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [dicas + exemplos de texto]
9. Vender por meio de afiliados e influenciadores
Com certeza você já viu um afiliado ou influenciador digital compartilhando um cupom de loja depois da famosa “publi”. De fato, essa estratégia é muito efetiva para aumentar as conversões.
Por isso, crie cupons de desconto exclusivos para seus afiliados e influenciadores digitais parceiros. Dessa maneira, eles terão uma vantagem atrativa para oferecer ao público e você conseguirá atingir uma audiência inédita.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona o marketing de afiliados em 2024?
10. Promover lançamentos
Nada melhor do que oferecer um cupom de desconto para incentivar as vendas no lançamento de um produto. Como a solução será nova no mercado, os consumidores precisam de um estímulo extra para experimentar a novidade.
Você pode, ainda, oferecer cupons especiais para clientes fiéis em um pré-lançamento, aumentando a sensação de exclusividade.
11. Conquistar clientes pelas redes sociais
As redes sociais estão repletas de cupons de desconto — e não à toa, porque eles são realmente irresistíveis para os seguidores. Então, capriche na sua estratégia de cuponagem para Facebook, Instagram, TikTok, Twitter (X), LinkedIn e outras redes utilizadas pela sua empresa.
💡 Saiba mais: O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?
12. Liquidar um estoque parado
Para fechar, a dica é apostar na cuponagem para impulsionar sua queima de estoque. Certamente, os cupons vão ajudar a deslanchar as vendas daquele estoque parado que está gerando custos e abrir espaço para a renovação na sua empresa.
Como implementar a cuponagem na empresa?
Para implementar a estratégia de cuponagem no seu negócio, você só precisa definir as condições e benefícios, escolher uma ferramenta para a criação dos cupons e começar a promovê-los.
Se você tiver uma loja virtual na Nuvemshop, pode configurar os cupons de desconto no próprio painel de administração. Além disso, a plataforma oferece integração com diversos aplicativos que facilitam a criação de cupons, como o HintUP, o Primeira Compra e o Cashing.
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Outra opção é usar a Calculadora de desconto da Nuvemshop para calcular promoções para os seus produtos de acordo com o lucro que deseja obter.
É muito fácil de usar: selecione o tipo de desconto que deseja oferecer, insira as informações e pronto! A calculadora informará de forma simples e rápida os valores finais desejados.
Você pode escolher o desconto fixo ou variável em um produto e também as opções “Leve 2 Pague 1” e “Leve 3 Pague 2”. Experimente agora mesmo e crie uma promoção atrativa sem perder lucros:
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Tudo pronto para aplicar a cuponagem na sua empresa?
E então, deu para entender o que é cuponagem e como aplicar essa estratégia no seu negócio? Agora, é só criar e distribuir seus cupons de desconto para vender mais, conquistar clientes e disparar seus níveis de fidelização!
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