Autêntica Retrô: do atacado offline ao sucesso no varejo online

Empresário Igor de Almeida posa ao lado das camisas da Autêntica Retrô.

A marca de camisas de futebol retrô descobriu o potencial do e-commerce e aumentou suas vendas quase 6 vezes em um ano.


O empresário belo-horizontino Igor Almeida da Silva tinha em mãos um negócio promissor: uma indústria familiar ativa desde 1980 e reconhecida por fabricar as melhores camisas de futebol retrô do mercado. Enquanto o pai preferia os negócios à moda antiga, vendendo somente no atacado, Igor queria dar um passo além e resolveu se aventurar no e-commerce varejista com a Autêntica Retrô.

Igor no escritório da Autêntica Retrô.

Igor no escritório da Autêntica Retrô.

No começo, o site da marca era apenas institucional e pouco explorado como canal de venda. Mas a pandemia mudou as regras do jogo com o aumento impressionante de 785% no faturamento do e-commerce no Brasil (Smarthint) e a previsão de crescimento de 20,6% ao ano até 2025 (NuvemCommerce 2023).

Essa goleada das lojas virtuais inspirou Igor a acompanhar a tendência e apostar tudo no digital. A grande virada foi em 2022, quando ele assumiu de vez o site criado com a plataforma da Nuvemshop e se tornou um empreendedor digital por excelência.

Autodidata, aprendeu tudo sobre e-commerce e hoje comanda uma loja virtual com 9 colaboradores que fatura mais de R$ 500 mil ao ano. Confira as estatísticas da Autêntica Retrô:

  • Média de 250 pedidos por mês;
  • Mais de 13 mil acessos mensais na loja;
  • Crescimento recorde de 580% nas vendas em 2022;
  • Mais de 16 mil seguidores no Instagram.

Quer conhecer a história do Igor e se inspirar com o sucesso da Autêntica Retrô? Então, continue a leitura!

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O desafio: migrar do atacado offline para o varejo online

Depois da pandemia da Covid-19, Igor decidiu vender diretamente para o consumidor final, uma vez que o mercado B2B (Business to Business, ou venda de empresa para empresa) estava ficando complicado para a Autêntica Retrô. Os principais problemas enfrentados eram casos de inadimplência e dificuldades com prazos muito longos para pagamento, além do volume de vendas alto e complexidade de gestão.

Camisa sendo confeccionada na Autêntica Retrô.

Camisa sendo confeccionada na indústria da Autêntica Retrô.

Um dos pontos mais delicados para Igor era a logística, uma vez que a Autêntica Retrô também é fabricante e lida com uma cadeia de fornecedores complexa. Então, ele começou a observar que as próprias empresas para as quais fornecia produtos estavam lucrando alto com as vendas online.

Com a pandemia, o e-commerce varejista decolou e ficou claro para Igor que o próximo passo da Autêntica Retrô era explorar essa grande oportunidade. Afinal, o B2B não estava valendo a pena e o B2C (Business to Consumer, ou venda de empresa para consumidor) vinha se mostrando a melhor estratégia.

Assim, migrar para o varejo e para o e-commerce ao mesmo tempo foi um desafio em dobro. Ele teve que aprender a gerenciar uma loja virtual e ainda lidar diretamente com pessoas físicas como clientes, que têm demandas muito diferentes de empresas.

“Ter uma loja virtual é tão trabalhoso quanto ter uma loja física. Você precisa acompanhar os pedidos, atender os clientes, responder a dúvidas e, ao mesmo tempo, cuidar do site.”

💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

A solução: apostar tudo na loja virtual Nuvemshop

A Autêntica Retrô já tinha sua loja virtual na Nuvemshop desde 2016, mas foi em 2022 que Igor elegeu o e-commerce como seu principal canal de venda. Depois de ter problemas com a dependência de marketplaces, ele resolveu se dedicar integralmente ao site.

“Acredito que, antes de delegar, o empreendedor precisa saber fazer. Por isso, cuidei pessoalmente de detalhes como design, anúncios e gestão da loja virtual.”

Assim, Igor escolheu um dos layouts profissionais da Nuvemshop e começou a explorar todas as funcionalidades que a plataforma oferece. Ele contou com a ajuda dos tutoriais da Central de Atendimento e com o suporte exclusivo da nossa equipe para impulsionar a loja virtual da Autêntica Retrô.

Banner da loja Autêntica Retrô.

Banner promocional utilizado no site da loja virtual.

Em relação aos meios de envio, o empreendedor optou pela Mandaê, uma plataforma de fretes da Nuvemshop. Dessa forma, conseguiu solucionar problemas antigos de logística como valores de fretes, eficiência da coleta e suporte.

“Com a Mandaê, consegui fretes mais acessíveis, a coleta é sempre pontual e o atendimento, excelente.”

Além disso, uma escolha que fez muita diferença para a Autêntica Retrô foi migrar para o Nuvem Pago, a solução de pagamentos completa da Nuvemshop. Além de ter isenção de tarifa nas vendas, Igor passou a explorar mais as oportunidades de recuperação de vendas via Pix e boleto.

Basicamente, quando um cliente escolhe a opção de Pix ou boleto bancário e não faz o pagamento, o lojista pode contatá-lo para buscar a conversão. Dessa forma, é possível recuperar as vendas de consumidores que estão claramente interessados no produto mas, por alguma razão, não finalizaram o checkout.

Outro ponto-chave para o crescimento da loja virtual foi o marketing digital. Para Igor, a grande virada na divulgação online foi o Facebook Ads, que ele começou a usar em 2022 com a ajuda da Nuvemshop.

“Uso o banco de dados da Nuvemshop para entender quem é meu cliente e segmentar meus anúncios no Facebook, usando os públicos indicados pela plataforma.”

Confira todos os aplicativos Nuvemshop que a Autêntica Retrô utiliza:

  • Bling (ERP de gestão);
  • Nuvem Pago;
  • PayPal;
  • Pagar.me – PSP;
  • PagHiper;
  • Mandaê.

Resultado: recorde de crescimento online em um nicho exclusivo

Hoje, Igor comemora os resultados impressionantes da Autêntica Retrô, que chegou ao recorde de faturamento de R$ 250 mil no último trimestre de 2022. Atualmente, a loja está no Plano Impulso, mas já há planos de upgrade para o Plano Escala.

De uma indústria que vendia somente para empresas, a marca se tornou um sucesso online do varejo em um nicho de mercado exclusivo. O segredo está na união entre a visão empreendedora do Igor, uma plataforma completa e flexível e um produto autêntico e de qualidade.

Hoje, a Autêntica Retrô coleciona clientes famosos e elogios nas redes sociais. Afinal, a exclusividade é um dos grandes diferenciais da empresa.

Clientes famosos da autêntica retrô.

Além disso, Igor faz questão de ressaltar que oferece um atendimento diferenciado aos seus clientes. Da mesma forma, ele sempre é atendido pelo suporte da Nuvemshop quando precisa e confia cada vez mais na plataforma.

Os apaixonados por futebol raiz agradecem, já que podem ter camisas com o mesmo tecido que era usado antigamente e homenagear os craques mais lendários. Basta acessar o site da Autêntica Retrô, escolher o modelo e comprar em poucos cliques para receber em casa.

Para quem se inspirou com a história do Igor e quer se tornar um empreendedor online, ele deixa algumas dicas:

“Entenda como sua loja funciona antes de delegar tarefas e contratar gente, conheça seu cliente e ofereça um atendimento humanizado. Ah, e muito importante: não espere ter uma loja perfeita para começar. Comece agora, com o que você tem, e nunca pare de aprender e melhorar.”

Para o futuro, os planos são investir ainda mais no e-commerce, expandir as estratégias de marketing e até mesmo abrir novas lojas na Nuvemshop. É a prova de que vestir a camisa do empreendedorismo digital vale a pena — e de que não há limites para o crescimento das vendas online.

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