Inbound x Outbound: diferenças entre as formas de se fazer marketing

Garota lendo conteúdos na internet

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, procura trazer o cliente para perto, fazendo com que ele procure a marca em seu tempo livre ou em um momento de pesquisa. Já o Outbound Marketing é conhecido como Marketing de Interrupção, por prever que será a marca que terá que chegar até o cliente, interrompendo algum outro conteúdo que já está sendo consumido, como um programa de televisão, com a sua propaganda.

Porém, as divergências entre os dois métodos não acabam aí. Leia a nossa curta, porém precisa, lista a seguir, e entenda por que o Inbound Marketing é a nova maneira de promover a sua marca.

Custos

Outbound

Os custos são mais altos principalmente pela compra de mídia. A compra de espaços publicitários costuma ser a parte mais cara de campanhas ATL tradicionais. Valores de milhares de reais são comuns em grandes veículos.

Inbound

Os custos resumem-se à criação do seu próprio espaço na internet (site, blog, perfis em redes sociais, ferramentas de e-mail marketing) e na produção do conteúdo. Portanto, não há previsão de compra de mídia externa.

Infográfico Marketing Outbound Inbound

(Clique na imagem para baixar o infográfico completo.)

Comunicação com o cliente

Outbound

É unilateral. A empresa entra em contato com o cliente ou prospect por um anúncio e a troca acaba por aí. Não existe um canal direto para a pessoa dar seu feedback, ou mesmo tirar dúvidas rapidamente com a empresa.

Inbound

Plurilateral. Ao firmar-se na internet, sua empresa abre várias formas para o seu cliente entrar em contato. O indivíduo pode, por exemplo, comentar em um blog, interagindo com o que foi publicado, assim como facilmente tirar dúvidas, dar sugestões ou fazer reclamações.

Qualidade do conteúdo

Outbound

Prevê peças quase sempre focadas em venda. Existe pouca preocupação de gerar conteúdo interessante para a audiência. Ao comprar o espaço publicitário, a marca tende a falar somente de si e de seus produtos.

Inbound

Preza-se pela criatividade e pela relevância. Precisa de um conteúdo que faça com que a sua marca seja procurada e requisitada, uma vez que o objetivo é atração. Abre espaço não somente para promoção de produtos, como também para entreter, educar e informar.

Artigo publicado originalmente pela ASB Inbound Marketing.


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Aquiles Casabona

Aquiles Casabona é palestrante e consultor de marketing digital. Em sua jornada, Casabona atuou no Brasil e nos EUA como consultor. Atualmente, Casabona é CEO e Founder da ASB Inbound Marketing , agência focada em Inbound Marketing presente no mercado desde 2006.


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