O que são meta tags e como elas afetam o SEO?

Página inicial do Google, um dos buscadores que utiliza o meta tag como critério de ranqueamento no site

Meta tags são marcações de texto criadas com o intuito de facilitar o rastreamento dos mecanismos de buscas durante qualquer pesquisa. Ou seja, são tags que ajudam o seu site a ter um bom posicionamento nas páginas de resultado do Google ou outros buscadores.


O que você faria para deixar o seu site de vendas em uma posição bem melhor nos resultados de busca do Google ou qualquer outro buscador? Já pensou em investir em SEO ou quem sabe criar metas tags para melhorar o seu ranqueamento?

Sabemos que alcançar a primeira posição no resultado de busca de qualquer mecanismo não é uma tarefa fácil e requer o trabalho de múltiplos fatores ao seu favor. Antes de mais nada, precisamos ressaltar que não é um trabalho para ser feito de uma única vez.

É preciso olhar com cuidado, planejar ponto a ponto e investir em funcionalidades que fazem a diferença. E quando falamos em ranqueamento, as meta tags tem um importante papel.

Se você está com dúvida sobre o assunto, continue a leitura desse conteúdo! Vamos conferir?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que são meta tags?

Meta tags são elementos em HTML que ajudam a informar aos mecanismos de pesquisa o que se trata uma página da web. Em outras palavras, elas fornecem dados em códigos fonte, como o título SEO de um conteúdo ou uma breve descrição de página de um site e blog.

As meta-tags são adicionadas à seção <head> da página HTML.

Caso esses conceitos sejam novos para você, faça nosso curso de SEO gratuito para ficar por dentro:

🎓 Curso grátis: Curso de SEO para e-commerce

Para que servem as meta tags no SEO?

Como mencionamos acima, as meta tags servem para fornecer aos mecanismos de pesquisa informações importantes sobre o conteúdo de uma página da web, como o título que você criou ou até mesmo se ela é compatível com dispositivos móveis.

Os dados das meta tags ajudam os buscadores a decidir onde e como exibir o link da página da web nas páginas de resultados.

Sendo assim, as metas tags são essenciais para ajudar o seu site a se posicionar melhor nos buscadores.

💡 Saiba mais: Dicas de SEO para e-commerce

Quais são as principais meta tags e como otimizá-las?

Agora que você já sabe o que são meta tags e qual a importância delas para o seu site, chegou o momento de você conhecer as principais tags que vão ajudar o seu site.

Meta title

A meta title é sem dúvidas a mais importante da sua página. Portanto, capriche na sua criação e use palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou página de blog.

Lembre-se que o título da página ainda é a primeira coisa que um pesquisador deve ver nas SERPs e decidir se a página provavelmente responderá à intenção de pesquisa.

Melhores Práticas

  • Dê a cada página um título exclusivo que descreva o conteúdo da página de forma concisa e precisa;
  • Mantenha os títulos com até 50-60 caracteres para que não fiquem cortados nas páginas dos buscadores

💡 Saiba mais: Meta-title: o que é e como escrever bons titles tags?

Meta description

A meta description também é encontrada no <head> do HTML da sua página e quase sempre é exibida no resultado do buscador, junto com um título e URL da página.

Ela convida os usuários a clicarem em seu site, prometendo uma solução clara e abrangente para sua consulta.

E olha só que interessante, se a sua descrição estiver com as palavras-chave que um usuário usou em sua consulta de pesquisa, elas aparecerão em negrito.

Isso ajuda muito a se destacar e informar a quem está navegando exatamente o que ele encontrará em sua página.

Melhores Práticas

  • Dê a cada página uma meta descrição exclusiva que reflita claramente o valor que a página carrega.
  • A recomendação do Google é que a meta description tenha no máximo 150-160 caracteres, incluindo espaços.
  • Inclua suas palavras-chave mais significativas.

💡 Saiba mais: Meta description: o que é e como criar uma atrativa?

Meta tag robots

As meta tags robots informam aos bots, ou seja, os robôs que rastreiam o seu site, como indexar suas páginas da web. Elas também são inseridas no head do HTML de cada página.

Além disso, são frequentemente usados ​​para impedir que páginas da web apareçam em páginas de pesquisas. Isso é útil se você deseja interromper a indexação de páginas de um mecanismo de pesquisa, como :

  • Páginas com conteúdo que não oferecem muito valor;
  • Conteúdo duplicado;
  • Páginas exclusivas para administradores;
  • Páginas que são relevantes apenas por um curto período de tempo, como páginas sobre vendas ou promoções;
  • Páginas de erro;
  • Redirecionar páginas.

💡 Saiba mais: O que é SEO on page?

Como ver as meta tags no código HTML de uma página?

Para encontrar as meta tags da sua página você pode seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Faça uma busca do seu site no Google ou entre na página do seu site;

Passo 2: Quando estiver na página que você quer encontrar as meta tags, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Inspecionar;

Passo 3: Para achar as suas meta tags, clique na opção Head.

Como criar ou alterar as meta tags de uma página?

Agora, vamos te explicar como você insere em seu site e meta title e meta description.

1 – Como mencionamos acima, todas as meta tags devem ficar no head do HTML do seu site.

<head>

Colocar META tags aqui

</head>

2 – Para inserir a meta Meta tag de TÍTULO, crie o nome de cada página do seu site com 1 a 3 palavras que façam sentido. Atenção, não ultrapasse 67 caracteres

<html>

<head>

<TITLE>Nome do Site</TITLE>

</head>

<body>

</body>

<html>

3 – A meta descrição deve conter no máximo 160 caracteres e também fica no head

<html>

<head>

<META NAME=”DESCRIPTION” CONTENT=”Descrição do seu site”>

</head>

Dica extra

Com o avanço da tecnologia, muitos plugins oferecem espaço para otimizações de SEO. Sendo assim, não é necessário inserir as metas tags diretamente no código HTML.

Se você está otimizando páginas de blogs, por exemplo, a ferramenta Yost SEO é a mais utilizada no mercado.

Com ela, você consegue criar sua meta title, description e checar diversas melhorias de otimização on page para cada página.

E se você vende pela internet, algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permite otimizar a sua loja virtual sem precisar de conhecimentos técnicos. Isso porque é possível fazer otimizações a partir de campos personalizados.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Ferramentas para criar e checar meta tags

Para checar as metas tags presentes no seu site, sugerimos algumas ferramentas para te ajudar.

💡 Saiba mais: 20 melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site em 2022

Semrush

Uma das ferramentas mais utilizadas do mercado, a SemRush analisa a adequação do site por meio de uma listagem de problemas que podem ser resolvidos para potencializar os resultados de SEO, incluindo meta tags.

Os preços dos planos variam entre R$ 119 e R$ 449 ao mês.

MozBar

A MozBar uma extensão gratuita do Google. Com o recurso, é possível visualizar aspectos relacionados à autoridade do site, link building, URL, título, meta descrição, tags de cabeçalho, textos Alt, entre outras questões.

Tudo certo sobre as meta tags?

Neste conteúdo você aprendeu tudo sobre as meta tags, responsáveis por ajudar o seu site a melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas. E, se você ainda não vende online, crie sua loja grátis na Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre meta tags

Meta tags são elementos em HTML que ajudam a informar aos mecanismos de pesquisa o que se trata uma página da web. Em outras palavras, elas fornecem dados em códigos fonte, como o título de um conteúdo ou uma breve descrição de página de um site e blog.

Meta tags servem para fornecer aos mecanismos de pesquisa informações importantes sobre o conteúdo de uma página da web, como o título que você criou ou até mesmo se ela é compatível com dispositivos móveis.

  • Meta title;
  • Meta description;
  • Meta tag robots.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies