O que é um menu de navegação e como configurar?

Por: Marcos Paiva

Empreendedor de touca laranja aprende a configurar o menu de navegação de sua loja virtual no notebook.

Pontos principais do artigo:

  • O menu de navegação reúne as páginas mais importantes de um site, permitindo que os visitantes naveguem com facilidade pelos conteúdos;
  • Para criar um bom menu de navegação, você deve entender seu público-alvo, destacar promoções, escolher o melhor formato e caprichar no layout;
  • Criando uma loja virtual grátis na Nuvemshop, você pode editar os nomes e links do seu menu facilmente e adicionar ou excluir páginas como desejar.

Da mesma forma que nós precisamos de mapas para encontrar lugares, os usuários precisam de um menu de navegação para se localizar dentro do seu site. Com esse recurso, você pode organizar as páginas por ordem de prioridade e direcionar a jornada dos seus visitantes.

Por isso, é necessário dar atenção especial ao menu, especialmente se você tem uma loja virtual. Afinal, os consumidores precisam encontrar o que procuram rapidamente, certo?

Então, continue com a gente para aprender o que é um menu de navegação, quais são os tipos e como criar um para o seu site.

Se você ainda não tem uma loja virtual, aproveite para criar uma de graça agora mesmo e seguir nossas dicas na prática:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Agora sim! Vamos lá? 👀

O que é menu de navegação?

Um menu de navegação é um elemento interativo que reúne as páginas mais importantes de um site, permitindo que os visitantes naveguem com facilidade pelos conteúdos. Por exemplo, em uma loja virtual, o menu pode ter links para a página inicial, principais categorias de produtos, promoções e página de contato da empresa.

Quando você cria um site, precisa pensar na estrutura do menu de navegação com foco na experiência do usuário, ou a famosa “UX”, que vem do inglês user experience. O objetivo é facilitar a jornada do visitante pelas páginas, de modo que ele encontre tudo o que busca rapidamente e se localize a qualquer momento.

Por que o menu de navegação é importante?

É por meio do menu de navegação que o usuário se orienta dentro do seu site e encontra as informações que ele procura. Dependendo da forma como você apresentar as páginas, ele poderá se localizar mais rapidamente e realizar as ações esperadas.

Por exemplo, em uma loja virtual, é preciso pensar nos caminhos mais eficientes para a conversão, seja a assinatura de uma newsletter, um cadastro ou a própria compra de um produto. Para isso, seu menu deve apresentar as principais categorias de produtos em ordem de prioridade, sempre pensando no sentido de leitura do visitante — da esquerda para a direita em uma barra horizontal, por exemplo.

Se você construir um bom menu de navegação, terá as seguintes vantagens:

  • Seu site será muito mais fácil de usar;
  • O usuário vai encontrar rapidamente o que procura em seu site e, consequentemente, passará mais tempo navegando e consumindo seu conteúdo;
  • Os visitantes vão conseguir explorar todas as suas ofertas e encontrar os produtos desejados, no caso de uma loja virtual;
  • O impacto no SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca) será positivo, pois o site será reconhecido pela sua experiência favorável, organização e boa navegabilidade;
  • Você terá um aumento na taxa de conversão do seu e-commerce.

💡 Saiba mais: 12 exemplos de landing page com altas taxas de conversão

Quais são os tipos de menu de navegação?

Existem vários tipos de menu de navegação, como os verticais, horizontais e suspensos. Conheça os principais:

Menu de navegação horizontal

O menu de navegação horizontal é o mais tradicional e aparece na maioria dos sites e e-commerces. Ele consiste em uma barra fixa, geralmente localizada no topo do site, que contém as principais páginas pelas quais o usuário pode navegar.

Com essa opção de menu, você garante que todas as páginas indicadas tenham a mesma importância e facilidade de acesso. É diferente de um site com rolagem infinita, por exemplo, onde o usuário precisa descer até o fim para ver todo o conteúdo.

O menu de navegação horizontal também pode ser posicionado no rodapé. Normalmente, essa opção é utilizada para divulgar páginas do tipo “Quem somos” e “Termos e condições”. Nas lojas virtuais, é comum que existam dois menus horizontais: um no topo direito, onde fica o carrinho de compras e a área do cliente, e outro logo abaixo, centralizado, com as principais páginas navegáveis.

💡 Saiba mais: O que é order bump e como usar no e-commerce?

Veja um exemplo de menu de navegação horizontal na loja virtual El Gato Store:

Menu de navegação horizontal da loja El Gato Store.

Menu de navegação vertical

O menu de navegação vertical é considerado mais ousado e, por isso, utilizado em sites mais conceituais. Nesse modelo, as páginas são ordenadas em uma barra lateral vertical, localizada, geralmente, à esquerda do site.

Veja o exemplo do site da galeria de arte australiana Barkly Gallery:

Captura de tela do menu de navegação vertical da Barkly Gallery.

💡 Saiba mais: O que é favicon e como criar o do seu site?

Menu de navegação suspenso

O menu de navegação suspenso, que vem do inglês drop-down, é aquele que “se abre” e revela diversas opções quando o usuário clica em um link. Esse modelo é muito útil em lojas virtuais que têm muitas categorias de produtos, por exemplo, uma vez que é possível criar diversas hierarquias de páginas em um único menu.

Veja o exemplo do menu de navegação da loja virtual Nerd Universe:

Exemplo de navegação suspensa na loja Nerd Universe.

Menu de navegação hambúrguer

Por fim, um menu de navegação cada vez mais comum é o do tipo “hambúrguer”, ou o famoso menu de três tracinhos horizontais. Ele é muito utilizado na versão dos sites para dispositivos móveis, pois basta clicar sobre o botão para abrir as opções de páginas e economizar espaço na tela.

Veja o exemplo de menu hambúrguer na loja virtual Carmellita:

Menu de navegação hambúrguer da loja Carmellita.

Como criar um menu de navegação para loja virtual?

Agora que você entendeu o que é um menu de navegação e por que ele é essencial em um site, veja o passo a passo para criar o da sua loja virtual:

1. Entenda as prioridades do seu público-alvo

O primeiro passo para criar um menu de navegação eficiente é estudar seu público-alvo e entender o perfil dele. Você deve considerar aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.

Dessa forma, será possível determinar qual informação é mais importante para o seu potencial cliente e definir a prioridade de cada página no seu menu. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas, pode descobrir que seu público gosta de começar a navegação pelas blusas, para depois visitar a página das calças.

Para facilitar seu estudo, você pode criar personas, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Dessa forma, você tem uma visão mais clara dos seus clientes em potencial e consegue criar estratégias mais direcionadas para o menu.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Destaque ofertas e promoções

Uma estratégia muito usada por lojas virtuais é destacar uma categoria de ofertas e promoções no menu de navegação. Dessa forma, você garante que os consumidores comecem a visita pela página que mais interessa.

3. Escolha o melhor formato

Depois de decidir quais serão as páginas do seu menu de navegação, você precisa partir para o formato. Na dúvida, o modelo de menu horizontal sempre funciona, sendo o mais utilizado no e-commerce.

Se você tem muitas categorias de produtos, o ideal é trabalhar com o menu suspenso. Dessa forma, os usuários podem navegar facilmente por diversas seções sem se perderem.

Para a versão mobile, prefira o menu sanduíche, que já é bem aceito por usuários e facilita a distribuição dos elementos nas telas de dispositivos móveis. Lembre-se de garantir um design responsivo para que seu site se adeque perfeitamente a aparelhos de todos os tamanhos.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas mobile na minha loja virtual?

4. Capriche no layout

O layout do menu de navegação deve combinar com a identidade visual da sua empresa e ser atrativo para o usuário. Use uma paleta de cores harmônica e invista em uma fonte que convide os visitantes a clicarem nas páginas.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de paleta de cores

5. Use a ferramenta da sua plataforma

Para criar seu menu, você terá que utilizar as ferramentas desenvolvidas pela sua plataforma de e-commerce. Se você não utilizar uma plataforma, será preciso criar um menu de navegação HTML ou em outra linguagem, o que requer conhecimentos em design e programação.

Na Nuvemshop, por exemplo, você consegue criar um menu de navegação em poucos passos:

  • Acesse o painel administrador Nuvemshop;
  • Siga pelo caminho “Minha Nuvemshop > Barras de Navegação”;
  • Você terá três menus padronizados para começar a criar suas páginas, “Início”, “Produtos” e “Contato”, que podem ter seus nomes e links editados livremente;
  • Para adicionar páginas ao menu, é só clicar em “Adicionar um novo link no Menu Principal”. Então, digite o nome no campo “Nome” e o link no campo “Apontar para”;
  • Pronto! Você pode criar quantas páginas quiser no seu menu da loja virtual Nuvemshop.

Você ainda pode adicionar um menu no rodapé do site, alterar a ordem das páginas, usar um menu reduzido no layout e muito mais. Veja os tutoriais da Nuvemshop para explorar todas as funcionalidades:

👉 Confira:

Tudo pronto para criar seu menu de navegação?

Com um menu de navegação bem estruturado e atrativo, você manterá seus usuários engajados por mais tempo e poderá aumentar as vendas da sua loja virtual. Então, mãos à obra: crie um menu irresistível e fácil de navegar para garantir o sucesso do seu site!

Para facilitar sua vida, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? Aqui você tem as ferramentas certas para personalizar seu menu, escolher um layout profissional e começar a vender hoje mesmo! E tudo sem precisar de conhecimentos técnicos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre menu de navegação

Um menu de navegação é um elemento interativo que reúne as páginas mais importantes de um site, permitindo que os visitantes naveguem com facilidade pelos conteúdos. Por exemplo, em uma loja virtual, o menu pode ter links para a página inicial, principais categorias de produtos, promoções e página de contato da empresa.

Para alterar o menu da loja virtual Nuvemshop, acesse seu painel de administrador e vá até "Minha Nuvemshop > Barras de Navegação". Nessa seção, você poderá editar os nomes e links do seu menu, adicionando e excluindo páginas como desejar.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies