O que é marketing 4.0 e como colocá-lo em prática?

mulher confiante se informando pelo celular, o que representa uma das premissas do marketing 4.0

O marketing foi e sempre será um mundo a ser descoberto, em que qualquer detalhe ou teoria pode ser aproveitada mais de uma vez com o intuito de atingir o seu potencial máximo. Nesse sentido, você já ouviu falar do marketing 4.0?

Esse conceito, que representa a revolução digital das empresas, foi definido por Phillip Kotler, considerado o pai do marketing.

De acordo com ele, as marcas que souberem conectar o marketing tradicional com o marketing digital podem melhorar e aumentar a satisfação do cliente.

Então, se você está interessado no assunto, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre marketing 4.0. Preparamos um conteúdo com informações valiosas e com dicas de como você pode colocá-lo em prática no seu negócio. Vamos conferir?

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O que é marketing 4.0?

Marketing 4.0 corresponde às novas práticas de relacionamento com o consumidor. Baseia-se em métodos e códigos existentes, considerando o progresso em questões digitais.

Em outras palavras, o conceito é a combinação do mundo offline e do mundo online, em que ambos coexistem e contribuem para melhorar a experiência dos consumidores.

Além disso, Kotler considera que aspectos fundamentais do marketing 4.0 são:

  • O consumidor como centro de tudo;
  • Foco em oferecer conteúdo de qualidade;
  • Humanização da marca;
  • Trabalhar com análise de dados;
  • Acessibilidade e comunicação constante com os usuários;
  • Oferecer e compreender segurança e privacidade.

Ao investir na estratégia do marketing 4.0, você terá ao seu dispor informações e ferramentas úteis para ir de encontro às necessidades, reunir preocupações e resolver problemas para proporcionar ao seu cliente uma experiência incrível.

Quem é o consumidor 4.0?

O consumidor 4.0 tem como foco a qualidade do que consome, a rapidez de cada processo e a sua liberdade de escolha. Com as facilidades do mundo digital, esse cliente tem o desejo de comprar quando quiser, onde quiser, com rapidez e a possibilidade de negociar e trocar produtos sem grandes esforços.

Além disso, ele valoriza a inovação tecnológica e um tratamento humanizado e eficiente nos canais de atendimento ao cliente. Esses têm se tornado os principais fatores quando falamos da fidelização desse tipo de consumidor.

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Qual o objetivo do marketing 4.0?

Se você chegou até aqui, já conseguiu compreender que o marketing 4.0 é o que estamos vivendo. Definitivamente, é ele quem vai ajudar a sua empresa a estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Mas, vamos entender com detalhes quais são os principais objetivos do marketing 4.0? Confira a seguir:

Sempre olhar e repensar a jornada de compra

Em uma estratégia de marketing 4.0, o objetivo é entender e analisar como um cliente chega a comprar um produto/serviço.

Hoje, ferramentas de marketing, como o CRM ou a automação de marketing, permitem conhecer as intenções de compra de uma pessoa.

Com isso, é possível oferecer ofertas personalizadas e obter a satisfação do cliente.

Garantir que sua marca esteja conectada

Para aperfeiçoar uma estratégia de marketing 4.0, você precisa atender às demandas crescentes e levar em consideração que suas personas estão cada vez mais conectadas.

É preciso estar em todas as redes sociais, criando conteúdos relevantes para estreitar laços com o seu cliente.

Quanto mais uma pessoa estiver conectada, mais fácil será interagir com ela e, portanto, atender às suas expectativas.

Ser omnichannel

Ser omnichannel agora é essencial em uma estratégia de marketing 4.0. O uso de todos os canais é inerente à experiência do cliente. O objetivo é que um cliente ou lead, isto é, um potencial consumidor, possa entrar em contato com você rapidamente.

A jornada de compra não é mais linear e deve lidar com mudanças nos padrões de consumo. A loja física deve estar conectada à digital.

Segundo um levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil, 91% dos internautas realizaram compras pela internet em todo o ano de 2020, e a tendência é que, ao final de 2021, esse número seja ainda maior.

Outro dado é da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária (2020), em que apontou que 74% das transações bancárias aconteceram por canais digitais.

💡Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a física?

Garantir uma experiência móvel incrível

Hoje, o uso do celular em uma estratégia de marketing é um dos pontos-chave para vender mais pela internet.

É preciso perceber que o celular é a principal ferramenta para a realização de pesquisas. Suas atividades de marketing na web devem, portanto, ser responsivas e adaptáveis ​​a um formato móvel.

💡Saiba mais: O que é mobile first?

Prezar pela velocidade

Ainda segundo o livro de Philip Kotler, o marketing 4.0 torna possível atender a vários requisitos do consumidor, que são: serviço personalizado, velocidade de serviço e contato humano mais relevante.

💡Saiba mais: Foco no cliente: o que é e como aplicar essa metodologia?

Evolução do marketing: do 1.0 ao 4.0

Já que estamos aprendendo sobre marketing 4.0, que tal relembrarmos como chegamos até essa era? Confira abaixo uma explicação e a evolução do marketing 1.0 até o 4.0:

Marketing 1.0

O marketing 1.0 é centrado no produto. A proposta de valor é funcional, ou seja, a mercadoria deve satisfazer a necessidade do cliente, mas sem qualquer interação ou segmentação de público.

Esse tipo de marketing se expressa por meio de diferentes práticas: banners, outdoors, banners de vídeo, anúncios nativos em revistas, rádios e televisão e tudo aquilo que demonstra apenas os benefícios do produto.

Marketing 2.0

Já o marketing 2.0 é orientado para o cliente. Surgiu no início dos anos 2000 com a web 2.0, em que já era possível se expressar e compartilhar.

É a ascensão em poder dos blogs e das redes sociais, como o Facebook, YouTube, Instagram, Twitter etc.).

Também no marketing 2.0 surge o conteúdo de marca e o marketing viral. Práticas que não substituem as do marketing 1.0, mas que complementam os efeitos para um relacionamento mais interativo.

💡Saiba mais: O que é marketing viral e como fazê-lo?

Marketing 3.0

O termo foi popularizado por Philip Kotler em seu livro de 2010, “Marketing 3.0”. Essa era foi marcada pela visão centrada nas pessoas e nos valores.

O marketing 3.0 se apresenta como uma evolução do marketing 2.0 para se dirigir não apenas ao consumidor, mas ao ser humano como um todo. Para se diferenciar e evitar se tornar lugar-comum, as marcas devem ter sucesso em compartilhar valores com seus clientes.

Aqui, o importante não é mais vender ou contratar, mas satisfazer os clientes com ofertas e práticas menos agressivas, mais respeitosas, mais humanas.

E, para conseguir isso, uma marca deve traçar um plano para melhorar o dia a dia de seus consumidores.

Marketing 4.0

Conforme mencionamos acima, o marketing 4.0 também foi apresentado por Philip Kotler. Ele, basicamente, resume essa nova era como um aprofundamento do marketing 3.0, incluindo um mundo com mais conexão digital, móvel e permanente.

É o marketing centrado em dados, inteligência artificial, algoritmos preditivos, aprendizado de máquina etc.

Ele contém práticas de automação baseadas no uso sistemático de grandes quantidades de dados, onde o objetivo não é apenas vender a oferta (1.0), nem somente engajar clientes (2.0) ou apenas expor valores (3.0), mas otimizar desempenho e buscar antecipar necessidades.

💡Saiba mais: Guia completo de marketing digital

Como aplicar o marketing 4.0?

Chegamos a uma parte importante deste conteúdo. Você aprendeu todo o conceito do marketing 4.0 e também conseguiu diferenciá-lo dos demais. Mas, agora, é hora de você entender como aplicar a estratégia do marketing 4.0 no seu negócio. Veja as dicas a seguir:

Seja humano

O primeiro passo é focar nas relações afetivas com o seu cliente. É preciso desenvolver uma marca autêntica e que converse com o seu público.

Bons exemplos dessa prática são os personagens virtuais criados por grandes empresas, como Magalu e Natura. A “Nat Natura” e a “Lu do Magalu” são um sucesso quando o assunto é cativar a audiência. Segundo levantamento feito pelo site Virtual Humans, a Lu tornou-se a influenciadora virtual com o maior número de seguidores do mundo.

Sendo assim, invista na criação de perfis em redes sociais que sejam humanos. Converse com seu público e tente compreender o que ele sente e busca.

Invista no marketing de conteúdo

Basicamente, você precisa investir no marketing de conteúdo para iniciar conversas com histórias poderosas.

Essa estratégia nada mais é do que uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para o público.

💡Saiba mais: Produção de conteúdo: tudo o que você precisa saber para começar

Foque no marketing de engajamento e crie defensores de marca

Nesta etapa, o interessante é aproveitar estratégias digitais, como a gamificação, para focar no engajamento da sua marca.

💡 Saiba mais: Conheça o conceito de gamification e como utilizá-lo no e-commerce

A ideia é que você converse com seu cliente, ofereça a ele conteúdo informativo e, no momento certo, a melhor opção de compra.

Quando isso acontecer, a chance é grande de você converter um comprador em defensor da sua marca.

Tudo entendido sobre o que é marketing 4.0?

Com o mercado passando por constantes mudanças, entendê-las é fundamental para não ficar para trás. O marketing 4.0 é a evolução do marketing, baseado nas práticas mais atuais quando o assunto é encantar e fidelizar clientes. Com nossas dicas, será possível ter seus canais de conteúdo e comunicação atualizados com o que funciona melhor.

E, já que está aqui, que tal aliar sua estratégia de marketing 4.0 com uma loja virtual? Na Nuvemshop, você conta com ferramentas totalmente alinhadas às necessidades atuais do mercado. Além disso, não é necessário nenhum conhecimento técnico para criar sua loja virtual grátis hoje mesmo: é simples e muito rápido. Esperamos por você. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o que é marketing 4.0

Marketing 4.0 corresponde às novas práticas de relacionamento com o consumidor. Baseia-se em métodos e códigos existentes, considerando o progresso no mundo digital. Nessa nova fase, o foco é na humanização da marca, na produção de conteúdos relevantes e na personalização dos canais de relacionamento com o cliente.

  1. Humanize sua marca;
  2. Conheça a fundo seu público-alvo;
  3. Aposte no marketing de conteúdo em diversos canais: blog, redes sociais e estratégias de inbound marketing;
  4. Monitore dados e resultados;
  5. Invista em novas táticas que envolvam tecnologia, como a gamificação;
  6. Garanta um suporte ao cliente personalizado e excelente.

O marketing 4.0 tem como foco os canais digitais, com a produção de conteúdo relevante para sua audiência, a humanização da marca, a excelência no relacionamento com o cliente e o monitoramento constante de dados.

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