O que é marketing 4.0 e como colocá-lo em prática?

Por: Luiz Piovesana

mulher confiante se informando pelo celular, o que representa uma das premissas do marketing 4.0

O marketing foi e sempre será um mundo a ser descoberto, em que qualquer detalhe ou teoria sempre pode ser aproveitada mais de uma vez com o intuito de atingir o seu potencial máximo. Nesse sentido, você já ouviu falar do marketing 4.0?

Esse conceito, que representa a revolução digital das empresas, foi definido por Phillip Kloter, considerado o pai do marketing.

De acordo com eles, as marcas que souberem conectar o marketing tradicional com o marketing digital podem melhorar e aumentar a satisfação do cliente.

Então, se você está interessado sobre o assunto, continue a leitura desse artigo e saiba tudo sobre marketing 4.0. Preparamos um conteúdo com informações valiosas e com dicas de como você vai colocar em prática no seu negócio. Vamos conferir?

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O que é marketing 4.0?

Marketing 4.0 responde às novas práticas de relacionamento com o consumidor. Baseia-se em métodos e códigos existentes, considerando o progresso em questões digitais.

Em outras palavras, o conceito é a combinação do mundo offline e do mundo online, em que ambos coexistem e contribuem para melhorar a experiência dos consumidores.

Além disso, Kloter considera que aspectos fundamentais do marketing 4.0 são:

  • O consumidor como centro de tudo;
  • Trabalhar com análise de dados;
  • Acessibilidade e comunicação constante com os usuários;
  • Oferecer e compreenda segurança e privacidade.

Ao investir na estratégia do marketing 4.0 você terá ao seu dispor tantas informações e ferramentas úteis para ir de encontro às necessidades, reunir preocupações e resolver problemas para proporcionar ao seu cliente uma experiência incrível.

Qual o objetivo do marketing 4.0?

Se você chegou até aqui, já conseguiu compreender que o marketing 4.0 é o que estamos vivendo e, definitivamente, é ele quem vai ajudar a sua empresa a estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Mas, vamos entender com detalhes quais são os principais objetivos do marketing 4.0? Confira a seguir:

Sempre olhar e repensar jornada de compra

Em uma estratégia de marketing 4.0, o objetivo é entender e analisar como um cliente chega a comprar um produto/serviço.

Hoje, ferramentas de marketing, como o CRM ou a automação de marketing, permitem conhecer as intenções de compra de uma pessoa..

Com isso, é possível oferecer ofertas personalizadas e obter a satisfação do cliente.

Garantir que sua marca conectada

Para aperfeiçoar uma estratégia de marketing 4.0, você precisa atender às demandas crescentes e levar em consideração que suas personas estão cada vez mais conectadas.

É preciso estar em todos as redes sociais, criando conteúdos relevantes para estrear laços com o seu cliente.

Quanto mais uma pessoa estiver conectada, mais fácil será possível interagir com ela e, portanto, atender às suas expectativas.

💡Saiba mais: 4 dicas para produzir conteúdo de qualidade

Ser omnichannel

Ser omnichannel agora é essencial em uma estratégia de marketing 4.0. O uso de todos os canais é inerente à experiência do cliente. O objetivo é que um cliente ou lead, isto é, um potencial consumidor, possa entrar em contato com você rapidamente.

A jornada de compra não é mais linear e deve lidar com mudanças nos padrões de consumo. A loja física deve estar conectada à digital.

Segundo um levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil, 91% dos internautas realizaram compras pela internet em todo o ano de 2020, e a tendência é que, ao final de 2021, esse número seja ainda maior.

Outro dado é da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, em que apontou que 74% das transações bancárias aconteceram por canais digitais.

Garantir uma experiência móvel incrível

Hoje, o uso do celular em uma estratégia de marketing é um dos pontos-chave para vender mais pela internet.

É preciso perceber que o celular é a principal ferramenta para a realização de pesquisas. Suas atividades de marketing na web devem, portanto, ser responsivas e adaptáveis ​​a um formato móvel.

💡Saiba mais: O que é mobile first?

Prezar pela velocidade

Ainda segundo o livro de Philip Kotler, o Marketing 4.0 torna possível atender a vários requisitos do consumidor, que são: serviço personalizado, velocidade de serviço, contato humano mais relevante

Evolução do marketing: do 1.0 ao 4.0

Já que estamos aprendendo sobre marketing 4.0, que tal relembrarmos como chegamos até essa era? Confira abaixo uma explicação e a evolução do marketing 1.0 até o 4.0

Marketing 1.0

O Marketing 1.0 é centrado no produto. A proposta de valor é, funcional, ou seja, a mercadoria deve satisfazer a necessidade do cliente, mas sem qualquer interação ou segmentação de público.

Esse tipo de marketing se expressa por meio de diferentes práticas: banners, outdoors, banners de vídeo, anúncios nativos em revistas, rádios e televisão e tudo aquilo que demonstra apenas os benefícios do produto.

Marketing 2.0

Já o marketing 2.0 é orientado para o cliente. Surgiu no início dos anos 2000 com a web 2.0, em que já era possível se expressar e compartilhar.

É a ascensão em poder dos blogs e das redes sociais, como o Facebook, YouTube, Instagram, Twitter etc.).

Também no marketing 2.0 surge o conteúdo de marca e do marketing viral. Práticas que não substituem as do marketing 1.0, mas que complementam os efeitos para um relacionamento mais interativo.

Marketing 3.0

O termo foi popularizado por Philip Kotler em seu livro de 2010, Marketing 3.0. Essa era foi marcada pela visão centrada nas pessoas e nos valores.

O Marketing 3.0 se apresenta como uma evolução do marketing 2.0 para se dirigir não apenas ao consumidor, mas ao ser humano como um todo. Para se diferenciar e evitar se tornar lugar comum, as marcas devem ter sucesso em compartilhar valores com seus clientes.

Aqui, o importante não é mais vender ou contratar, mas satisfazer os clientes com ofertas e práticas menos agressivas, mais respeitosas, mais humanas.

E para conseguir isso, uma marca deve traçar um plano para melhorar o dia a dia de seus.

Marketing 4.0

Conforme mencionamos acima, o marketing 4.0 também foi apresentado por Philip Kotler, que basicamente resume essa nova era como um aprofundamento do marketing 3.0, incluindo um mundo com mais conexão digital, móvel e permanente.

É o marketing centrado em dados, inteligência artificial, algoritmos preditivos, aprendizado de máquina.

Ele contém práticas de automação baseadas no uso sistemático de grandes quantidades de dados, onde o objetivo não é apenas vender a oferta (1.0), nem somente engajar clientes (2.0) ou apenas expor valores (3.0), mas otimizar desempenho e buscar antecipar necessidades.

💡Saiba mais: Guia completo de marketing digital

Como aplicar o marketing 4.0?

Chegamos a uma parte importante deste conteúdo. Você aprendeu todo o conceito do marketing 4.0 e também conseguiu diferenciá-lo dos demais. Mas, agora, é hora de você entender como aplicar a estratégia do marketing 4.0 no seu negócio.

Seja humano

O primeiro passo é focar nas relações afetivas com o seu cliente. É preciso desenvolver uma marca autêntica e que converse com o seu público.

Sendo assim, invista na criação de perfis em redes sociais que sejam humanos, converse com seu público e tente compreender o que ele sente e busca.

Invista no marketing de conteúdo

Basicamente, você precisa investir no marketing de conteúdo para iniciar conversas com histórias poderosas.

Essa estratégia nada mais é do que uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para o público.

Foque no marketing de engajamento e crie defensores de marca

Nesta etapa, o interessante é aproveitar estratégias digitais, como e a gamificação, para focar no engajamento da sua marca.

A ideia é que você converse com seu cliente, ofereça a ele conteúdo informativo e, no momento certo, a melhor opção de compra.

Quando isso acontecer, a chance é grande de você converter um comprador em defensor da sua marca.

Resumo

Aprendemos muito sobre marketing 4.0 e, com certeza, você já está ansioso para o marketing 5.0, não é mesmo? Mas, antes disso, que tal você conferir o nosso resumo? vamos lá?

O que é o marketing 4.0?

Marketing 4.0 responde às novas práticas de relacionamento com o consumidor. Baseia-se em métodos e códigos existentes, considerando o progresso em questões digitais.

Qual o objetivo do marketing 4.0?

  • Sempre olhar e repensar jornada de compra
  • Garantir que sua marca conectada e sempre social
  • Ser omnichannel
  • Garantir uma experiência móvel incrível
  • Prezar pela velocidade

Qual a evolução do marketing?

  • Marketing 1.0
  • Marketing 2.0
  • Marketing 3.0
  • Marketing 4.0

Como aplicar o marketing 4.0?

  • Seja humano
  • Invista no marketing de conteúdo
  • Foque no marketing de engajamento e crie defensores de marca

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