Centro de distribuição: como funciona, vantagens e como usar?

Funcionário utiliza empilhadeira em centro de distribuição.

Pontos principais do artigo:

  • Centro de distribuição é uma instalação logística estrategicamente localizada que desempenha um papel crucial na cadeia de suprimentos, concentrando-se na recepção, no armazenamento e na distribuição eficiente de mercadorias;
  • O objetivo do centro de distribuição é otimizar o armazenamento e a movimentação de mercadorias, facilitando uma distribuição eficiente para atender às demandas dos clientes;
  • Para ter um centro de distribuição eficiente, é essencial investir em automação, tecnologia de gerenciamento de estoque e estratégias logísticas inteligentes para aprimorar a velocidade, precisão e eficácia na movimentação de mercadorias.

Todo lojista quer entregar seus produtos o mais rápido possível para ganhar clientes fiéis, concorda? Então, se você está procurando soluções logísticas, precisa conhecer as funções do centro de distribuição (CD).

Essa unidade estrategicamente localizada consegue receber, armazenar e enviar mercadorias rapidamente. Assim, você só precisa se preocupar com a gestão dos pedidos e o packing (embalo), enquanto o CD cuida do resto.

Gostou da ideia de contratar um centro de distribuição? Então, continue a leitura e entenda como funciona essa empresa, quais são os serviços e por que ela é importante para o e-commerce. 🚚

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O que é centro de distribuição?

Centro de distribuição (CD) é uma empresa logística que fica responsável por receber, armazenar, separar e distribuir produtos para entrega. Dessa forma, ela conecta fabricantes e fornecedores aos seus clientes, agilizando o processo de distribuição.

Geralmente, o centro de distribuição recebe produtos de fábricas e os distribui para os pontos de venda. Mas também existem CDs especializados em e-commerce, por exemplo, que despacham itens comprados online.

O que eles têm em comum é a localização estratégica e a estrutura robusta para receber milhares de produtos, armazená-los e encaminhá-los ao seu destino final. Dessa maneira, os CDS são usados na gestão logística para otimizar entregas, reduzir custos e fazer com que os itens cheguem mais rapidamente até o cliente.

Com certeza você já consultou o rastreamento de uma encomenda dos Correios e se deparou com o status “chegou ao centro de distribuição”, certo? É assim que os CDS funcionam: como unidades centrais que distribuem pacotes para agências, pontos de venda, endereços de clientes etc.

💡 Saiba mais: Como planejar a logística do seu negócio?

Quais são as funções de um centro de distribuição?

O centro de distribuição tem diversas funções na supply chain (cadeia de suprimentos) de uma empresa. Veja quais são as principais:

Recebimento

Os centros de distribuição recebem mercadorias de diversos fabricantes e fornecedores. Para isso, eles têm um espaço de grandes proporções e um serviço de carga e descarga contínuo.

Uma cena comum em um CD é ver dezenas de caminhões estacionados no pátio enquanto os funcionários utilizam equipamentos diversos para descarregar e carregar os veículos.

Movimentação

Dentro do centro de distribuição, são feitas diversas movimentações com os produtos recebidos. Como se trata de um espaço de grandes proporções, é necessário ter um transporte interno organizado para garantir um armazenamento eficaz.

Armazenamento

O armazenamento é uma função importante do centro de distribuição, mas costuma ter uma duração bem menor do que a de um armazém. Isso porque a ideia é que o CD dê vazão aos produtos rapidamente, garantindo entregas ágeis e um alto giro de estoque.

Separação

Na etapa de separação, os profissionais do CD precisam localizar as mercadorias armazenadas, conferir a documentação e separar os produtos para envio.

Expedição

Por fim, a expedição é o momento de despacho das mercadorias para clientes ou para os pontos de venda. Essas entregas podem ser internas ou terceirizadas e há um planejamento minucioso para otimizar os fretes.

💡 Saiba mais: O que é logística de distribuição, como funciona e como otimizar?

Qual a diferença entre centro de distribuição e armazém?

Os centros de distribuição diferem dos armazéns ao concentrarem-se no atendimento direto às demandas dos clientes, agindo como ponte entre fornecedor e consumidor. Equipados com tecnologia avançada, esses centros gerenciam diversos processos, como pedidos, armazenamento e transporte.

Por outro lado, os armazéns têm como principal função o eficiente armazenamento de mercadorias, atendendo às necessidades internas da empresa. Apesar de apresentarem um fluxo mais lento, os armazéns desempenham um papel vital em momentos de alta demanda, destacando-se como uma área estrategicamente diferente, mas igualmente crucial para operações empresariais.

Como funciona um centro de distribuição?

O centro de distribuição funciona como uma unidade logística dinâmica, onde todas as etapas que vimos no tópico anterior são realizadas simultaneamente. O objetivo é garantir que as mercadorias cheguem o mais rápido possível até os clientes e em perfeito estado.

Por isso, o CD é uma empresa baseada na metodologia de foco no cliente. Todos os processos são voltados à satisfação do cliente e ao cumprimento de suas expectativas.

Outro ponto essencial é a forma como os produtos são dispostos e organizados de acordo com os processos da unidade. De modo geral, cada centro de distribuição trabalha com um layout diferente, sendo que os principais são:

  • Layout baseado em fluxo de produtos: funciona em uma espécie de linha reta, na qual os produtos são recebidos em uma ponta do CD, armazenados no meio e expedidos na outra extremidade;
  • Layout baseado em giro de estoque: posiciona os produtos de maior giro na ponta do galpão, próximos à área de separação de itens.

💡 Saiba mais: Como calcular e gerenciar o giro de estoque?

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Quais são os tipos de centros de distribuição?

Existem três principais tipos de centros de distribuição: o de distribuição direta, o de distribuição indireta e o híbrido ou múltiplo. Entenda como funciona cada um deles:

Centro de distribuição direta

É um centro de distribuição que pertence à própria empresa que fornece os produtos. É comum em grandes indústrias e gigantes do e-commerce, que têm seus próprios CDs em diferentes regiões para agilizar as entregas.

É o caso dos centros de distribuição do Mercado Livre, que disponibiliza sua própria solução logística para vendedores do marketplace.

Centro de distribuição indireta

É um centro de distribuição terceirizado que é usado pela empresa para distribuir seus produtos. Geralmente, esse tipo de unidade é contratada por meio de uma transportadora.

Centro de distribuição híbrido ou múltiplo

O centro de distribuição híbrido ou múltiplo pertence a uma empresa que utiliza a estrutura para enviar seus produtos, mas também oferece o serviço para outras empresas. É uma forma de rentabilizar a logística e fechar parcerias no mercado.

Além disso, lojistas maiores e empreendedores que trabalham com dropshipping nacional também podem operar com vários centros de distribuição. Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode cadastras múltiplos CDs com tranquilidade seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o painel da sua Nuvemshop e siga o caminho “Configurações > Pagamentos e frete” e clicar em “Centros de distribuição”;
  2. Se a loja já tiver um centro de distribuição (endereço de saída) principal configurado, você poderá cadastrar novos, clicando em “+ Adicionar novo”. Se a loja não tiver um centro de distribuição principal configurado, você pode configurá-lo clicando em “+ Definir”;
  3. Após configurar os centros de distribuição, você precisa atribuir produtos a eles. Para isso, acesse o painel administrador Nuvemshop e siga o caminho “Produtos > Lista de produtos”;
  4. Localize o produto na listagem e clique sobre seu nome para acessar o formulário de cadastro;
  5. Ao carregar a página, localize a seção “Centros de Distribuição” e selecione o endereço onde o referido produto está armazenado e por onde será enviado;
  6. Ao finalizar, clicar em “Salvar alterações” no final da página;
  7. Pronto! Os centros de distribuição foram cadastrados em seu painel e atribuídos aos produtos da sua Nuvemshop.

💡 Saiba mais: O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?

Como contratar um centro de distribuição?

Se você quer usar um centro de distribuição no seu e-commerce, a maneira mais fácil é contratando uma transportadora para entregar seus produtos. Dessa forma, a empresa fica responsável por coletar as mercadorias e levá-las até o CD mais estratégico, sem que você precise se preocupar com nenhuma etapa do envio.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar sua loja virtual aos Correios e às maiores transportadoras do país em poucos cliques. Basta utilizar alguns dos apps disponíveis em nossa Loja de Aplicativos e fazer a integração com soluções envio, como Mandaê, Jadlog, Frenet e Total Express.

E, se você já tem alto volume de vendas online, conheça a Nuvemshop Next. Esta solução para negócios em expansão oferece um gerente de e-commerce dedicado para apoiar a estratégia do seu negócio, monitorar métricas e sugerir melhorias. Saiba mais:

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Vantagens de usar um centro de distribuição

Se você está se perguntando se vale a pena investir em um centro de distribuição, confira as vantagens e tome sua decisão:

Estoque centralizado

Contratar um CD é uma forma de centralizar o estoque da empresa em um único local. Dessa maneira, os recebimentos e entregas passam pela mesma unidade e fica mais fácil fazer o controle de estoque.

Existem, inclusive, sistemas logísticos nos quais os produtos nem passam pela loja fornecedora, como o cross docking.

💡 Saiba mais: Quais são as diferenças entre cross docking e dropshipping?

Processos digitalizados

Os centros de distribuição contam com tecnologias que digitalizam os processos e reduzem o risco de erros na logística. Um exemplo clássico é o software WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém).

Com esse sistema, é possível controlar os processos e operações que envolvem o estoque e a logística de um negócio, desde a fabricação ou recebimento dos produtos até a entrega ao consumidor. Assim, os profissionais envolvidos têm os dados em tempo real sobre os itens armazenados e conseguem aumentar a eficiência e produtividade da distribuição.

💡 Saiba mais: Como usar o recurso de prateleira infinita para unificar o estoque?

Sazonalidade sob controle

O CD também possibilita um controle mais preciso da sazonalidade de diferentes mercadorias. Como todas as informações de estoque são registradas no mesmo lugar, fica mais fácil entender quais produtos vendem mais ou menos em cada período do ano.

Redução de custos

O centro de distribuição ainda reduz os custos logísticos, já que sai muito mais caro ter uma estrutura própria do que contratar o serviço terceirizado.

Fidelização de clientes

Com a contratação do CD, a empresa tende a melhorar o prazo e o preço de seus fretes. Dessa maneira, os clientes ficam mais satisfeitos e a fidelização aumenta.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Tudo certo sobre centro de distribuição?

Esperamos que você tenha entendido o que é um centro de distribuição, como ele funciona e se vale a pena usar esse serviço na sua empresa. Lembrando que, ao contratar uma transportadora, você terá acesso a todos os benefícios de um CD sem se preocupar com trâmites burocráticos.

E se você ainda não tem um e-commerce para chamar de seu, aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop. Ou, se você já vende online, conheça a Nuvemshop Next, solução que oferece um gerente dedicado ao seu negócio.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre centro de distribuição

Centro de distribuição (CD) é uma empresa logística que fica responsável por receber, armazenar, separar e distribuir produtos para entrega. Dessa forma, ela conecta fabricantes e fornecedores aos seus clientes, agilizando o processo de distribuição.

Os principais tipos de centro de distribuição são os de distribuição direta, indireta ou híbrida.

Depende. Os CDs funcionam de maneira a reduzir ao máximo o tempo de armazenagem, buscando agilizar os fretes. Dessa forma, geralmente, os produtos costumam passar entre um e cinco dias úteis em centros de distribuição.

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