O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?

Homem puxando mercadorias em um armazem, como se estivesse em um galpao de uma estrategia multi cd

Uma gestão de estoque eficiente é um dos pilares mais importantes para um e-commerce de sucesso. Isto porque ela determina a velocidade de envio dos pedidos, os custos de frete e, portanto, a lucratividade no final do mês. Não é por acaso que empresas com mais de uma filial têm lançado mão da estratégia multi CD.

Você sabe o que é multi CD na logística? Esta estratégia nada mais é do que descentralizar a operação logística, e, assim, reduzir o tempo e custo do frete, garantir que prazos sejam sempre cumpridos e aumentar os índices de satisfação do cliente.

Neste artigo, te contaremos tudo sobre a estratégia multi CD e as vantagens de aplicá-la no seu negócio.

Se sua loja já vende no e-commerce e conta com mais de um endereço de estoque, a logística multi CD pode ser muito vantajosa. Continue lendo para saber mais e aproveite para conhecer a Nuvemshop Next, nossa plataforma para lojas virtuais com alto volume de vendas e que oferece a gestão de multi CD:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Agora sim, vamos lá? 🤓

O que é multi CD?

Multi CD é a estratégia logística em que múltiplos centros de distribuição são espalhados pelas localidades de maior importância para uma empresa. Os centros podem estar em diversas cidades de um mesmo estado ou, até mesmo, em diferentes regiões do país. Tudo vai depender das operações e necessidades de cada negócio.

Por meio dessa descentralização, a estratégia multi CD promete reduzir os custos de entrega e otimizar a etapa final do processo de compra. Tudo isso oferecendo prazos de envio cada vez mais curtos — fator que costuma ser muito popular entre os consumidores.

💡Saiba mais: Centro de distribuição: o que é, como funciona e vantagens

Como funciona a estratégia multi CD?

Para que você visualize melhor a estratégia multi CD, considere a seguinte situação:

Imagine que você é um novo empreendedor com operações concentradas na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Por muito tempo, você foi capaz de suprir a demanda recebida do estado sem grandes problemas. Então, seu negócio começa a crescer rapidamente e, de repente, você percebe um aumento significativo na demanda vinda do estado de São Paulo.

Nesse cenário, ao comparar seus ganhos com as vendas no próprio estado, você nota que o custo de envio para o estado vizinho é muito elevado, o que reduz consideravelmente a sua margem de lucro.

Então, para que possa potencializar lucros e expandir as suas operações na região, você decide adotar um novo centro de distribuição no estado de São Paulo. Além de reduzir custos relacionados ao frete, o tempo de entrega diminui, ambos fatores tendo um forte apelo para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Como resultado, seu negócio cresce, seus clientes antigos ficam mais satisfeitos, você expande a área de cobertura da sua empresa e, no melhor dos casos, repete esse ciclo até ter centros de distribuição espalhados pelos principais centros comerciais do país.

💡Saiba mais: Controle de estoque: o que é, como fazer [+ planilha grátis]

Quais as vantagens da estratégia multi CD?

Se bem estruturada, uma estratégia multi CD é capaz de:

  • Reduzir os custos de frete e o tempo de envio, fatores de grande relevância na decisão de compra;
  • Diminuir os riscos de atrasos de encomendas;
  • Diversificar os meios de envio e transportadoras usadas;
  • Aumentar a rotatividade de estoque e, consequentemente, o faturamento;
  • Potencializar o alcance e visibilidade do negócio ao abranger novas regiões;
  • Aumentar os índices de fidelização e satisfação dos clientes.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona um sistema multiempresa?

Como aplicar a estratégia multi CD?

Se chegou até aqui, você já sabe o que é multi CD e as vantagens de adotar a estratégia. Mas, então, como aplicá-la na prática?

A estratégia multi CD pode ser implementada seguindo três passos essenciais. Detalhamos melhor cada um a seguir:

1. Mapeamento de locais estratégicos

O primeiro passo é mapear as localidades de maior relevância para a empresa. Para fazer isso, comece analisando quais são os lugares onde há o maior volume de pedidos do seu produto.

Então, você deve responder algumas perguntas, como:

  • Em quantos dias a entrega será feita com o novo centro de distribuição?
  • Quanto você economiza de frete com a nova locação?
  • Quanto de frete será cobrado dos seus clientes?
  • A oferta parece atrativa?
  • Há espaço para expandir as vendas na região?

Ao reunir esses dados, ficará claro quais lugares são realmente estratégicos para a sua empresa. O ideal é que você consiga cruzar alta demanda, de forma que você possa deixar seus clientes atuais mais satisfeitos, com possibilidade de crescimento, para que você consiga atrair novos consumidores com o custo do frete e tempo de entrega reduzidos.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de frete e como escolher o melhor?

2. Estudo completo do estoque

Nesta etapa, você analisará o seu estoque minuciosamente a fim de otimizar as operações. Escolhidas as locações, é preciso fazer um balanço geral sobre a rotatividade do seu estoque. Você deve reunir as seguintes informações:

  • Quais produtos vendem mais;
  • Em que quantidade você precisa deles para cada região;
  • Qual o tamanho do estoque necessário para cada novo centro.

Para ajudar com essa etapa, recomendamos o uso de um sistema WMS (Warehouse Management System), um tipo de software especializado com foco no gerenciamento de armazéns.

💡 Saiba mais:

3. Implementação

A fase final é a de implementação. A essa altura, você já sabe quais são as localidades de maior interesse, qual o nível de estoque necessário para cada região e os tamanhos de cada novo armazém.

Agora, é hora de buscar as melhores locações e distribuidoras que se encaixem no perfil que você procura. Para isso, considere dimensões, custos do serviço e manutenção e tempo de implementação.

Cruze os valores encontrados com o planejamento feito nos passos anteriores. Tente colocar na ponta do lápis os valores gastos com o novo CD e a economia gerada nos próximos meses, incluindo as possibilidades de aumento no faturamento e na margem de lucro.

Por fim, sua estratégia multi CD estará pronta. Ao observar bons resultados, não se esqueça de estudar outras regiões para levar a sua estratégia ainda mais longe.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como ter múltiplos centros de distribuição na Nuvemshop?

Se você tem uma loja Nuvemshop, você pode configurar e habilitar mais de um endereço de centro de distribuição para o envio dos produtos. Esse recurso é indicado para quem trabalha com o modelo de dropshipping nacional ou possui mais de uma loja física, ou depósito. Veja o passo a passo para habilitar o multi CD na sua loja virtual:

  1. Acesse o painel da sua Nuvemshop e siga o caminho “Configurações > Pagamentos e frete” e clicar em “Centros de distribuição”;
  2. Se a loja já tiver um centro de distribuição (endereço de saída) principal configurado, você poderá cadastrar novos, clicando em “+ Adicionar novo”. Se a loja não tiver um centro de distribuição principal configurado, você pode configurá-lo clicando em “+ Definir”;
  3. Após configurar os centros de distribuição, você precisa atribuir produtos a eles. Para isso, acesse o painel administrador Nuvemshop e siga o caminho “Produtos > Lista de produtos”;
  4. Localize o produto na listagem e clique sobre seu nome para acessar o formulário de cadastro;
  5. Ao carregar a página, localize a seção “Centros de Distribuição” e selecione o endereço onde o referido produto está armazenado e por onde será enviado;
  6. Ao finalizar, clicar em “Salvar alterações” no final da página;
  7. Pronto! Os centros de distribuição foram cadastrados em seu painel e atribuídos aos produtos da sua Nuvemshop.
Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Aprendeu o que é multi CD?

Buscar novas formas de otimizar operações é fundamental quando um negócio está em expansão. Nesse sentido, a estratégia multi CD é capaz de promover crescimento saudável e uma experiência de compra mais agradável para os clientes. Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Se você já têm uma estratégia omnichannel no e-commerce, por que não conhecer a Nuvemshop Next? Esta solução oferece customizações avançadas e integrações para gestão Multi CD, além de atendimento prioritário pelo WhatsApp.

Agora, se você está apenas começando a vender pela internet, crie sua loja virtual gratuita. Em poucos minutos, você poderá alcançar milhares de novos clientes online. É simples e você não precisa de nenhum conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre multi cd

Multi CD é a estratégia logística em que, para reduzir o tempo de entrega e operar de forma mais descentralizada, a empresa utiliza vários centros de distribuição espalhados por diferentes regiões.

Na estratégia, centros de distribuição são espalhados de forma estratégica pela empresa. O objetivo é fazer entregas cada vez mais rápidas, aumentando os índices de satisfação do cliente e a rotatividade do estoque.

Primeiro, você deve mapear lugares estratégicos para o seu negócio. Então, é preciso calcular os custos de implementação dos centros de distribuição e fazer um estudo completo do seu estoque, calculando quais itens são mais importantes e em que quantidade você precisa deles em cada nova locação. Cruzando esses dados, você descobrirá se a estratégia é vantajosa, ou não, para o seu negócio.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies