Quais são as 20 profissões digitais do momento?

Mulher de costas para câmera em frente a metrô representa as profissões digitais
Pontos principais do artigo:
  • Profissões digitais são aquelas que nasceram com a evolução tecnológica e o desenvolvimento da internet;
  • Para começar com uma profissão digital, escolha uma com a qual você tenha algum nível de identificação, forme uma bagagem ampla de conhecimentos e, quando se sentir pronto, comece a buscar clientes e divulgar os seus serviços;
  • Se a sua ideia é trabalhar com vendas na internet, a plataforma da Nuvemshop oferece uma opção de criar uma loja virtual grátis com todos os recursos que você precisa.

A evolução tecnológica fez uma verdadeira transformação no mercado de trabalho, proporcionando o nascimento de diversas atividades e áreas de atuação nas empresas. Nesse sentido, as chamadas profissões digitais são a consequência dessas mudanças e estão gerando bastante impacto na estrutura social.

Se, antes, as pessoas achavam que as máquinas substituiriam a produção humana em passa, hoje vemos que essa transformação é bem mais tênue. Algumas atividades mecânicas foram, sim, incorporadas por softwares, mas isso favoreceu o surgimento de novas demandas no mercado de trabalho.

Quer entender quais são essas profissões digitais e de que forma você pode aproveitar as oportunidades que elas proporcionam? Neste artigo, explicamos tudo e ainda indicamos as carreiras mais promissoras de 2023 para você atuar ou vender pela internet. Então, vamos lá? 🚀

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que são profissões digitais?

Profissões digitais são aquelas que nasceram com a evolução tecnológica e o desenvolvimento da internet. Como o nome sugere, são funções que surgiram a partir das necessidades do mercado e são desempenhadas via web.

Esse é um campo que está em constante evolução, por isso os profissionais digitais precisam ficar antenados e buscar qualificação sempre que uma novidade surgir. Afinal, esse é um grande diferencial competitivo para o colaborador e para a empresa que vai contratá-lo.

Diferentemente das ocupações tradicionais, que requerem graduação e até mesmo especializações na área, muitas das profissões digitais podem ser aprendidas com cursos de capacitação e tecnólogos. Portanto, é mais fácil fazer uma transição de carreira e se aventurar por novos ofícios.

Quais são as 20 profissões digitais?

As novas oportunidades de carreira proporcionaram o surgimento dos chamados nômades digitais, pessoas que trabalham online e que, portanto, não precisam estar fisicamente em um escritório para desempenhar suas funções. Isso permite que elas trabalhem de onde quiserem, eliminando, até mesmo, a necessidade de uma residência fixa.

Esse modo de vida é um dos motivos que fizeram com que as profissões digitais, principalmente as que mencionaremos a seguir, fossem tão procuradas. Confira, a seguir, quais são elas:

  1. Dono de e-commerce;
  2. Especialista em inteligência artificial
  3. Analista de cibersegurança
  4. Produtor de conteúdo;
  5. UX/UI designer
  6. Contador;
  7. Tradutor;
  8. Analista de marketing digital;
  9. Social media;
  10. Analista de SEO;
  11. Analista de inbound marketing;
  12. Growth hacker;
  13. Gestor de tráfego;
  14. Web designer;
  15. Desenvolvedor web;
  16. Cientista de dados;
  17. Programador;
  18. Analista de Inside sales;
  19. Analista de customer success;
  20. Assistente de e-commerce.

Se você se interessou por alguma profissão digital citada acima, veja mais detalhes para se aventurar no mercado:

1. Dono de e-commerce

Montar um e-commerce é a primeira das nossas profissões digitais e pode ser uma forma lucrativa de se tornar um nômade, caso você queira. Isso porque é possível administrar sua loja virtual de qualquer lugar.

Você pode estar pensando: “ok, mas como vou enviar os produtos? Preciso viajar por aí com todo o meu estoque?”. A sorte é que não, você não precisa levar todas as mercadorias que for vender. A primeira alternativa para esse caso é ter um assistente de e-commerce que fique sempre na mesma cidade e faça a separação, o embalo e o envio dos produtos.

No entanto, existe uma possibilidade mais simples. Por meio do modelo de dropshipping, você encontra fornecedores que enviam os produtos diretamente ao cliente final. Desse modo, você repassa os pedidos a esses parceiros e foca na parte de marketing e vendas — que pode ser feita totalmente online.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

2. Especialista em inteligência artificial

Com a consolidação do ChatGPT e a popularização das ferramentas de inteligência artificial (IA), cada vez mais empresas contratam especialistas em IA para incorporar essa nova tecnologia às suas atividades.

Para atuar nessa área, você deve ter uma ampla base de ciência da computação para implementar ferramentas de IA, criar prompts (textos padronizados com instruções para ações da IA), analisar riscos do uso de IA, produzir algoritmos, entre outras funções.

3. Analista de cibersegurança

Os ataques cibernéticos não param de crescer no Brasil e no mundo. Consequentemente, a área de segurança cibernética está em alta entre as profissões digitais.

Entre as funções de um analista de cibersegurança, estão a implementação de políticas de proteção digital, os testes de penetração e a criação de padrões de defesa contra ameaças internas e externas. Além disso, esse profissional deve identificar, monitorar e gerenciar incidentes de segurança, como vazamentos de dados e infecções por malware.

4. Produtor de conteúdo

Marketing de conteúdo uma prática que consiste na produção de materiais como forma de atrair potenciais clientes. Essa estratégia, basicamente, é usada para atrair visitantes por meio de conteúdos que possam ser interessantes para um determinado público-alvo.

Conteúdo é algo necessário, principalmente na web. As pessoas estão constantemente em busca de bons conteúdos para seus sites, blogs, empresas e portais de notícias. E muitas empresas estão dispostas a pagar bem por isso!

Uma pessoa que escreve bem, faz boas fotos ou sabe filmar e editar um bom vídeo pode trabalhar com produção de conteúdo. Por exemplo: ser um contribuidor para sites ou blogs, fazer resenhas de hotéis e restaurantes para guias de viagens, criar vídeos institucionais ou fotos para empresas, fazer animações, roteiros, vender fotos em bancos de imagem etc.

Algumas dessas coisas podem ser feitas a distância, outras in loco. Por exemplo: você pode negociar fotos ou um vídeo para um hostel em troca de hospedagem. 😉

No caso das redes sociais e do YouTube, por meio da produção de conteúdos, é possível, até mesmo, pensar na carreira de influenciador digital. Por que não mostrar o mundo aos seus seguidores? Entretanto, saiba que, nesse meio, há uma grande concorrência e pode ser que você demore até conseguir as primeiras parcerias e o retorno financeiro desejado.

💡 Saiba mais: 10 apps para organizar o trabalho online pelo celular

5. UX/UI designer

O UX/UI designer é um profissional digital que projeta a experiência do usuário. Ou seja, ele é responsável por garantir que plataformas, sites, páginas e aplicativos tenham a melhor usabilidade possível para os usuários.

Para isso, o UX/UI designer trabalha diretamente com as interfaces de sistemas. Entre suas funções, estão a pesquisa de usuários, a criação de personas, o mapeamento de jornadas, a criação de layouts, a organização do conteúdo e a prototipagem.

6. Contador

Quem disse que uma das profissões mais antigas de que se tem notícia não pode ser digitalizada? Trabalhar com contabilidade não é sinônimo de estar preso a um escritório. Tanto que muitas empresas, principalmente as menores, que não têm uma equipe só para cuidar das finanças, acabam contratando esse serviço por fora.

Um contador pode trabalhar diariamente para vários clientes e ainda ganhar mais do que se estivesse trabalhando para um só. Mas cuidado para não assumir mais clientes do que consegue. Lembre-se que qualidade de vida é a prioridade!

7. Tradutor

Se você gosta de idiomas e tem domínio de outra língua, que tal se especializar em tradução? Essa é outra profissão antiga que foi modernizada e, agora, suas atividades podem ser feitas a distância.

Nesse caso, os profissionais são cobrados por número de laudas (uma página de texto impresso) e todas as interações com o cliente podem ser feitas por e-mail ou reuniões por videoconferência. Um prato cheio para quem quer se aventurar na vida de nômade digital.

Para ser um bom tradutor, contudo, é importante fazer cursos específicos, o que permitirá que você traduza textos mais técnicos de diversas áreas, como informática, médica e negócios.

8. Analista de marketing digital

O profissional de marketing digital tem um vasto campo a ser explorado, já que a área é bastante ampla e abarca atividades como mídias sociais, SEO, anúncios do Google, e-mail marketing e muito mais.

Esse é um universo muito amplo e as empresas estão cada vez mais sedentas por profissionais capacitados — sejam eles celetistas ou freelancers. Se você tem experiência nesse tipo de trabalho, pode se candidatar a vagas em plataformas como Workana e 99freelas e trabalhar como freela.

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

9. Social media

Mídias sociais correspondem às plataformas que garantem o compartilhamento de conteúdo em massa, como textos de um blog, vídeos, fotos etc. Essas plataformas são, por sua vez, as redes sociais, cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

Instagram, Facebook, Pinterest, TikTok, LinkedIn e tantas outras páginas fazem parte do escopo de trabalho do social media, ou seja, do profissional que se ocupa de traçar estratégias para vender mais ou consolidar uma marca por meio das redes sociais.

💡 Saiba mais: O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?

10. Analista de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca, em português. Essa estratégia compreende algumas ações em seu site (e também fora dele) para facilitar sua identificação pelos buscadores, como Google, Yahoo e Bing, e apresentar suas páginas em um resultado de pesquisa para os usuários.

Analista de SEO é uma das profissões digitais que cuida de melhorar as páginas de um site ou blog para que elas sejam facilmente encontradas e acessadas pelas pessoas. Para isso, é necessário investir em estratégias que vão desde a parte técnica, como HTML, até ações de produção de conteúdo e link building, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como rankear um site na primeira página do Google?

11. Analista de inbound marketing

Inbound marketing é o conjunto de estratégias dentro do marketing digital para atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes.

Enquanto o marketing tradicional consiste em promover ações invasivas e que, muitas vezes, não são do interesse do consumidor, o objetivo do inbound é fazer com que o próprio cliente procure a empresa. Isso ocorre a partir do interesse despertado com informações e conteúdos de qualidade.

Por meio de conteúdos em blogs, redes sociais e e-mail marketing, principalmente, a ideia é que os potenciais clientes descubram a marca e comecem um relacionamento com ela. A partir daí, essa conexão é nutrida pela empresa, de modo que essa pessoa feche a compra e se torne um cliente.

Com isso, o inbound marketing se mostra uma tática eficaz para atrair consumidores para o seu negócio. Afinal, é muito mais fácil conquistar a confiança do usuário com conteúdos de qualidade do que com um anúncio pago.

📹 Veja também: O que é inbound marketing e por que aplicá-lo na sua loja virtual

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

12. Growth hacker

Growth hacker é uma profissão digital que ajuda empresas a apresentarem crescimento em pouco tempo e com baixo investimento. Para isso, é necessário implementar ações de curto prazo que gerem os resultados esperados pela empresa.

O profissional especializado em growth precisa ter conhecimento em várias áreas do negócio para trazer ideias criativas e inovadoras que promovam o crescimento do setor e da organização.

💡 Saiba mais: O que é growth marketing e como usá-lo em sua estratégia?

13. Gestor de tráfego

O gestor de tráfego ou profissional de mídia paga é aquele responsável pelas campanhas de mídia das empresas. Para isso, ele precisa dominar conceitos de marketing digital, planejamento financeiro, mídias sociais, Google Ads e muito mais.

Por meio dos anúncios pagos, é possível trazer leads qualificados, aumentando as chances de conquistar novos clientes e, dessa forma, aumentar as vendas.

Com o crescimento do interesse em tráfego pago, esse profissional tem sido cada vez mais requisitado e bem remunerado. Dessa forma, trabalhar com gestão de tráfego é promissor para o presente e futuro.

💡 Saiba mais: Campanhas no Google Ads: veja como otimizar seus anúncios [+23 dicas]

14. Web designer

O web designer é o profissional responsável pelo desenvolvimento e criação de interfaces de páginas da internet, como sites de vendas, softwares etc. Em outras palavras, ele cria toda a parte visual do site, combinando conhecimentos em design gráfico e programação.

Para desenvolver essas atividades, o profissional precisa ter noção de usabilidade, espaçamentos, contrastes, formas e cores.

💡 Saiba mais: O que faz um web designer no e-commerce e como trabalhar na área

15. Desenvolvedor web

Desenvolvedor web é o profissional responsável por criar a interface de sites e páginas por meio de códigos HTML e CSS. Seu trabalho está intimamente ligado à atuação do web designer, já que é necessário traduzir o layout para a linguagem de programação usada.

A carreira de desenvolvedor já foi vista como uma profissão digital do futuro. Agora, ela é cada vez mais enraizada no presente, já que é responsável pela criação de sites, softwares e aplicativos cada vez mais sofisticados.

16. Cientista de dados

Talvez esta seja a profissão digital mais requisitada pelas empresas. O cientista de dados é a pessoa responsável por analisar as fontes de dados da organização e transformar aqueles dados em informações relevantes, por meio de apresentações e relatórios dinâmicos, atualizados em tempo real.

Além dos conhecimentos técnicos, esse profissional precisa desenvolver o pensamento analítico e uma visão ampla do negócio.

17. Programador

O profissional de programação é a pessoa que cria, desenvolve ou faz manutenção em softwares. Ele também pode ser chamado de programador, desenvolvedor, engenheiro de software, codificador ou, ainda, cientista da computação.

Essa profissão digital permite elaborar aplicações, sistemas e interfaces, codificar programas, estruturar bancos de dados e implementar recursos tecnológicos. Em outras palavras, esse é um profissional que está diretamente envolvido com soluções computacionais para situações que vão do simples ao complexo.

💡 Saiba mais: O que é preciso para ser um freelancer de programação [+9 plataformas]

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

18. Analista de inside sales

Inside sales ou vendas internas, em português, é um modelo comercial no qual os vendedores fecham negócios com os consumidores de forma remota. Assim, é possível economizar nos custos de deslocamento, melhorar a produtividade da equipe e usar a tecnologia para aumentar as vendas.

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social, o inside sales cresceu ainda mais. Mesmo empresas que trabalhavam com vendas em campo passaram a adotar o modelo para garantir a segurança de seus colaboradores — e perceberam que é uma estratégia mais eficiente.

💡 Saiba mais: O que é Inside Sales e como fazer vendas internas na sua empresa?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

19. Analista de customer success

Customer successsucesso do cliente, no português — é uma estratégia focada na retenção e fidelização de clientes. A ideia é fazer com que o consumidor permaneça com a empresa por mais tempo, aumentando a receita e impulsionando o crescimento do negócio.

A área de customer success de uma empresa vai além de um bom atendimento ao cliente. Na prática, o CS visa o contato direto com o consumidor, avaliando e acompanhando a experiência dele com o produto ou serviço oferecido.

💡 Saiba mais: O que é Customer Success e como aplicar esta estratégia em seu negócio?

20. Assistente de e-commerce

Assistente de e-commerce é a profissaõ digital que dá suporte à operação de uma loja virtual. Também é conhecido como “auxiliar de e-commerce” e as funções designadas a esse cargo podem variar bastante.

Em geral, as tarefas pelas quais essa pessoa pode ficar responsável são:

Como começar em profissões digitais?

Agora que você já conhece as profissões digitais que mais bombam atualmente, chegou o momento de entender quais são os passos a serem seguidos para alavancar a sua carreira. Pegue papel e caneta para anotar todas as dicas! 📝

Reflita

Pode ser que você se identifique com uma ou mais profissões das que listamos aqui. Portanto, o primeiro passo é refletir sobre cada uma delas e, principalmente, sobre você.

Pense no que você gostaria de fazer e em como você poderia fazer. Anote suas ideias, mesmo que elas pareçam absurdas, e continue se desenvolvendo para alcançar seus objetivos. Quanto mais tempo você dedica para pensar sobre o assunto, mais ideias de projetos você terá e de como fazer para colocá-los em prática.

Estude

Dependendo da profissão escolhida, você precisará de um pouco mais de conhecimento para conquistar seus primeiros clientes. Então, vá atrás disso! Existem ótimas plataformas com cursos gratuitos ou bem baratos sobre os mais diversos assuntos. Separe algumas horas da sua semana e comece a estudar.

Algumas dessas plataformas online de cursos são:

Busque clientes

No começo você precisará se esforçar e ser até cara de pau para conquistar seus primeiros clientes. Nessa etapa vale de tudo: fazer cartões de visita, portfólio na internet, site, página nas redes sociais etc. Quanto mais profissional for a sua apresentação, melhor.

Primeiro pense no seu círculo de amizade, informe a eles sobre seu trabalho e peça para que eles divulguem para amigos. Veja quais são as pessoas ou empresas para as quais você gostaria de trabalhar e teria um bom desempenho. Mande e-mail, telefone, marque reuniões. O LinkedIn é uma ótima forma de fazer contato profissional também.

Outra forma bem interessante de conseguir jobs é por meio de sites de freelancers. Lá você encontra pessoas que precisam de trabalhos terceirizados em várias áreas e muitos podem ser feitos à distância. Alguns desses sites são:

Economize

Sim, juntar dinheiro pelo menos para os primeiros meses é muito importante. Corte gastos supérfluos, como restaurantes, roupas e baladas. O sacrifício de alguns meses renderá uma segurança necessária no começo da sua nova empreitada como nômade em alguma profissão digital.

Dê o primeiro passo

Depois de tudo que ensinamos até aqui, chega o momento de sair da zona de conforto e partir para novas aventuras. Por mais que você tenha se preparado e estudado para isso, percalços aparecerão ao longo do caminho.

Portanto, é importante estar sempre aberto para receber feedbacks e mudar o rumo da sua carreira caso seja necessário.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [passo a passo completo]

Já escolheu sua profissão digital?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a conhecer as principais profissões que estão em alta no momento — principalmente no meio online. Ao fazer a sua escolha, lembre-se de se profissionalizar cada vez mais para se destacar no mercado, atrair clientes e ter uma carreira sólida.

Como você viu, o ramo de e-commerce também integra a lista de profissões digitais. Que tal criar a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre profissões digitais

Profissões digitais são aquelas que nasceram com a evolução tecnológica e o desenvolvimento da internet. Como o nome sugere, são funções que surgiram a partir das necessidades do mercado e são desempenhadas via web.

E-commerce, produção de conteúdo, contabilidade, tradução, marketing digital, mídias sociais, analista de SEO, inbound marketing, growth hacker, mídia paga, web design, desenvolvimento web, ciência de dados, programação, inside sales, customer success e assistente de e-commerce.

Primeiro, escolha uma com a qual você tenha algum nível de identificação. Então, estude e se dedique para formar uma bagagem ampla de conhecimentos na área. Quando se sentir pronto, comece a buscar clientes e divulgar os seus serviços.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies