A importância de um bom layout

Ilustração sobre web design.

Já falamos sobre a importância de um boa fotografia dos produtos e como ter um bom logotipo. Seguindo com os conselhos para deixar a sua loja mais atrativa, neste artigo falaremos sobre o layout, que é o encarregado de transmitir seriedade e ser o principal gerador de confiança para que seus clientes efetuem a compra.

Muitas vezes, entramos em um e-commerce novo e, antes que se passem 10 segundos, fechamos a janela do navegador. Por que isso ocorre? Há diversos motivos possíveis, porém os mais frequentes são: não encontramos o que estávamos buscando, o aspecto visual é desagradável ou a página demora tempo demais para carregar.

Para garantir que os seus clientes tenham uma boa experiência de navegação ao visitar a sua loja virtual e sintam o desejo de consumir os seus produtos, é essencial que você se dedique a elaborar um bom layout. E, neste ponto, nos referimos não apenas ao que o visitante vê mas também ao que ele sente.

Seu layout tem que estar em sintonia com o conceito proposto pela marca, a estética determinada pelo branding e a interação do cliente com o site em si, que deve ser intuitiva, eficiente e simples. Vamos conhecer alguns pontos importantes para este recurso?

Chamar a atenção para os melhores produtos

Os clientes que entram em nossa loja têm apenas um interesse predominante: ver produtos. Alguns poucos outros visitantes podem estar interessados em obter uma visão mais profunda da empresa, sua história ou valores. Porém, todos, em especial os novos consumidores, estão interessados em conferir o que podemos oferecer para eles.

Se os produtos que vendemos não estão à vista dos potenciais compradores ou forem apresentados de forma pouco atrativa, eles irão embora e dificilmente voltarão a visitar a loja. Por isso, é fundamental que os produtos que você queira destacar estejam visíveis logo na página principal. Se quiser, pode até incluir um banner ou slide show.

O layout LinkedMan, oferecido pela Nuvem Shop, é um exemplo claro desta apresentação. Mostram-se três botas em tamanho grande e logo abaixo uma linha de sapatos mais casuais. Isso sugere para o cliente a preocupação do designer da loja em estar de acordo com os produtos que são oferecidos.

Transmitir conceitos através de cores

Especialistas em marketing já concluíram que as cores estão diretamente associadas a sensações, portanto você deve escolher com muita atenção aquelas que irão para o seu layout.

Este é o momento de resgatar o estilo de vida proposto pela sua marca e selecionar exatamente as cores que são coerentes com ele:

  • Branco: Está relacionado à calma, pureza, inocência e limpeza;
  • Amarelo: Representa riqueza, energia e alegria;
  • Laranja: Transmite entusiasmo, criatividade, sucesso e determinação;
  • Rosa: Associa-se a romance, amor e amizade;
  • Vermelho: Representa fortaleza, amor e determinação;
  • Verde: Relaxante, transmite harmonia, equilíbrio e fertilidade;
  •  Roxo: Está relacionado com a nobreza, a sabedoria e a independência;
  •  Azul: Transmite calma, estabilidade e tranquilidade;
  •  Preto: É utilizado para sugerir elegância, formalidade e prestígio.

Além de levar em conta as sensações, é preciso considerar as cores institucionais (aquelas que acompanham o logotipo e a marca), sendo aconselhável procurar a ajuda de um designer gráfico para fazer estas escolhas com maior segurança.

Se você não pode ter acesso aos serviços de um designer, porém, uma forma simples de escolher a combinação das cores da loja é usar o Adobe Color CC. A partir de uma cor principal, a ferramenta nos permite escolher cinco cores derivadas que se encontram na mesma gama e combinam entre si:

Como exemplo real, temos a loja Celebrai Vinhos, especializada em vinhos de diversos países (inclusive os brasileiros) que faz bom uso destas combinações:

Simplificar a navegação para o cliente

É fundamental que todos os clientes tenham a informação que buscam ao alcance de suas mãos. Se um visitante da sua loja online necessita entrar em contato a sua equipe de atendimento para tirar uma dúvida, por exemplo, e não encontra o número de telefone da empresa, ou ainda busca uma categoria em particular e não a encontra facilmente, é muito provável que ele se frustre e abandone a sua loja sem nada comprar.

Além de o seu layout destacar os produtos, como mencionamos anteriormente, ele deve estar desenhado de forma que as informações relevantes possam ser acessadas em um clique. Considere, portanto:

  • Uma barra de navegação indicando as categorias (e subcategorias) dos produtos;
  • Uma caixa de pesquisa, de preferência no topo da página;
  • Link direto para a página com as informações de contato;
  • Link direto para a página de perguntas e respostas.

Para saber a melhor maneira de criar e elaborar estas páginas, confira nosso artigo sobre como preparar o seu site para um melhor atendimento ao cliente.

Entendido?

Por fim, reforçamos que deve existir coerência entre seus produtos, sua loja e sua marca. Nem todos os layouts podem combinar com a sua proposta, por isso é importante sempre ter em mente o tipo de produto que está sendo vendido e o público-alvo.

Vender produtos esportivos para homens entre 30 e 50 anos não é o mesmo que oferecer lingeries para mulheres entre 18 e 35 anos, certo? Considerando todos estes aspectos, você poderá apresentar uma loja totalmente atrativa e funcional, criando uma boa experiência de compra online com a mesma qualidade alcançada em uma loja física.

Para que todas estas ideias funcionem, contudo, é necessária uma plataforma que ofereça as melhores possibilidades. A Nuvem Shop possui layouts gratuitos eficientes, bonitos e responsivos, que se adaptam a qualquer dispositivo, para que você não perca nenhum cliente. Crie sua loja teste por até 15 dias grátis e experimente!


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