Como administrar uma loja virtual: 8 estratégias para ter sucesso

Por: Talitha Adde

mulher em uma ligação telefônica, sentada em frente a um computador, representando como administrar uma loja virtual

Passo a passo para administrar uma loja virtual:

  • Encontre a plataforma de vendas ideal
  • Tenha um planejamento financeiro
  • Faça o controle de estoque
  • Escolha fornecedores confiáveis
  • Defina os meios de pagamento
  • Organize a logística
  • Analise os resultados das vendas
  • Valorize a opinião de seus clientes

Quer acompanhar mais dicas sobre como administrar uma loja virtual? Então, siga a leitura deste conteúdo!


Se você vende pela internet, saber como administrar uma loja virtual é essencial para ter sucesso em vendas. Sobretudo quando se trata de um mercado competitivo e em expansão.

Em 2020, o comércio eletrônico se consolidou como uma peça-chave no setor do varejo. Somente no primeiro semestre, teve um aumento de 47% em seu faturamento, segundo informações da Ebit|Nielsen.

Já para 2021, as expectativas de crescimento para o mercado não são muito diferentes: deve crescer 26% nas vendas, o que pode render em um faturamento de R$ 110 bilhões.

Por isso, ter um e-commerce bem gerenciado é uma maneira de se destacar entre tantas opções de lojas virtuais. É essa organização que vai manter o seu negócio ativo e em crescimento!

Quer aprender como administrar uma loja virtual? Continue a leitura do artigo!

Como administrar uma loja virtual em 8 etapas

Para administrar uma loja virtual, você precisa:

  • Encontrar a plataforma de vendas ideal
  • Ter um planejamento financeiro
  • Fazer o controle de estoque
  • Escolher fornecedores confiáveis
  • Definir os meios de pagamento
  • Organizar a logística
  • Analisar os resultados das vendas
  • Valorizar a opinião de seus clientes

Agora, vamos ver os detalhes de cada uma dessas dicas:

1. Encontre a plataforma de vendas ideal

Criar um site de vendas é uma boa opção para quem pretende vender pela internet. Existem duas opções: por meio de uma plataforma de e-commerce ou pelo desenvolvimento web.

Caso você opte por contratar um desenvolvedor para seu site de vendas, cada vez que você precise de alguma atualização, será preciso a ajuda desse profissional, o que pode acabar prejudicando a administração da sua loja virtual.

Para selecionar a sua plataforma de e-commerce, estude as opções disponíveis no mercado.

💡 Saiba mais: Qual é a melhor plataforma de e-commerce?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

2. Tenha um planejamento financeiro

Do ponto de vista operacional até o controle do que entra e sai do caixa, ter um planejamento financeiro para cada etapa ao montar uma loja virtual é essencial para cumprir com todos os requisitos de como administrar um negócio online.

Para evitar surpresas no meio da gestão do seu e-commerce, crie planilhas no Excel para monitorar pontos como as despesas fixas e variáveis, fluxo de caixa e as datas de vencimento de cada uma.

Além disso, você pode contar com um ERP, um sistema de gestão que auxilia os profissionais de uma empresa a registrar e gerir informações fundamentais do negócio.

3. Faça o controle de estoque

O controle de estoque é outro ponto essencial do passo a passo de como administrar uma loja virtual.

Aqui, é recomendado verificar a disponibilidade dos produtos com frequência para que não exista o risco de anunciar itens que não estejam disponíveis.

Uma boa estratégia para evitar erros nesta etapa é criar categorias de produtos. Para isso, defina um método de organização, como prateleiras ou um cômodo exclusivo para cada tipo de mercadoria que você vende em sua loja virtual.

Indica-se também uma planilha de controle de estoque. Sugerimos a da Nuvemshop, que é completa e gratuita. Nela, você encontra diversas lacunas para preencher com os pontos de entrada e de saída do seu negócio, além de um espaço para comparar sua previsão com o lucro alcançado. Faça já o download:

4. Escolha fornecedores confiáveis

Escolher bons fornecedores para o seu negócio também é uma etapa importante para ter sucesso com em como gerenciar um e-commerce. Afinal, se o serviço prestado não for de qualidade, influenciará diretamente em suas vendas e na reputação de seu e-commerce.

Para evitar situações como essa, pesquise quem pode atender às necessidades da sua empresa, quais são os prazos de entrega e as condições de produção.

Para saber mais sobre gestão de fornecedores e critérios para escolher os que melhor se adequam ao seu negócio, baixe o nosso e-book sobre o tema.

💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores para a sua empresa

5. Defina os meios de pagamento

Definir os meios de pagamento também é uma das etapas importantes para gerenciar um e-commerce.

Além de entender a preferência do seu público ao pagar pelas compras, é fundamental que você conheça o perfil dos seus consumidores. Por isso, defina a persona do seu negócio, ou seja, um personagem semifictício para representar seu cliente ideal.

Com isso em mente, conheça os principais meios de pagamento para e-commerce:

  1. Cartão de crédito
  2. Boleto bancário
  3. Débito online
  4. Transferência bancária

Lembre-se de que não basta escolher os mais populares, mas aqueles que se encaixem às necessidades do seu negócio e do seu público

6. Organize a logística

A logística para e-commerce é todo o processo de gerenciamento realizado para garantir que os produtos cheguem aos clientes. Por isso, ela é fundamental na checklist de como administrar uma loja virtual.

Além de escolher bons fornecedores, é preciso organizar todo o processo logístico do seu negócio.

Hoje, as entregas online são realizadas pelos Correios ou transportadoras particulares.

Nos Correios, a principal vantagem é o alcance a, praticamente, todo o território nacional, além de preços mais competitivos de entrega.

Já com uma transportadora, você não precisa se preocupar com a restrição de peso para pacotes — diferentemente dos Correios, que têm o limite de 30 quilos — pode negociar os valores e conseguir prazos menores e mais agilidade na entrega.

7. Analise os resultados de vendas

Acompanhar se o fluxo de vendas da sua loja virtual está crescendo, estagnado ou caindo permite criar estratégias para melhorar.

Analise o número de visitas em seu site, descubra quais são as páginas de produtos mais visitadas e acompanhe quais itens são mais vendidos. Para isso, utilize o Google Analytics, uma ferramenta gratuita de monitoramento e análise de sites.

Ter os dados do seu negócio mensurados e analisados te ajudará a melhorar a administração da sua loja virtual e poderá ser revertido em lucro.

8. Valorize a opinião de seu cliente

Por fim, escutar a opinião de seus clientes também faz parte do guia de como administrar uma loja virtual.

Afinal, para além de números e resultados de vendas, o feedback do comprador final é importante para avaliar se os processos de cada etapa de venda são efetivos.

Você pode, por exemplo, promover pesquisas, ler as avaliações nas páginas de produtos e comentários de redes sociais. A partir disso, crie planos de ação. Seus clientes vão gostar de serem ouvidos e valorizados!

Resumo

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a melhorar o processo de como administrar uma loja virtual! Antes de colocar tudo em prática, comece fazendo uma autoavaliação para entender quais são os possíveis gargalos no passo a passo de gerenciar um e-commerce.

Antes de ir embora, veja um resumo rápido deste conteúdo

Como administrar uma loja virtual em 8 etapas

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  • Tenha um planejamento financeiro
  • Faça o controle de estoque
  • Escolha fornecedores confiáveis
  • Defina os meios de pagamento
  • Organize a logística
  • Analise os resultados das vendas
  • Valorize a opinião de seus clientes

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