Dicas e ideias para escolher nome de loja para dropshipping

Por: Victoria Salemi

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Pontos principais do artigo:

  • O nome para loja de dropshipping influencia diretamente na experiência do cliente com a marca, já que é o primeiro contato dele com o seu negócio e uma forma de fazer com que ele lembre da sua empresa;
  • Essa é uma decisão tão importante que existe até mesmo uma área de estudo qualificada para isso, ela é conhecida como naming;
  • Se você não pode contratar um profissional de naming, algumas dicas podem ajudar a criar um bom nome para loja de dropshipping, como escolher algo curto, simples e que seja fácil de pronunciar;
  • Também é possível usar um gerador de nomes para ajudar a ter ideias. Na Nuvemshop, você tem acesso a essa ferramenta gratuita e pode criar a sua loja virtual de dropshipping com 30 dias de teste grátis.

Você sabia que quando escolhemos um nome de loja para dropshipping estamos tomando uma decisão que vai influenciar diretamente a experiência do cliente com o seu negócio? Isso acontece porque o nome é um dos primeiros contatos que seus consumidores terão com a empresa.

Essa tarefa é algo tão estratégico que existe até mesmo uma área de estudo qualificada para isso. Conhecida como naming, ela tem a responsabilidade de fazer a criação de nomes para serviços, empresas e até mesmo produtos.

Mas, se você está em busca do melhor nome de loja para dropshipping e não pode contratar um profissional de naming, separamos dez dicas para que você tenha sucesso. Confira e veja como aumentar as vendas na sua loja virtual!

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Qual a importância de ter um nome de loja para dropshipping?

Escolher um bom nome para uma loja de dropshipping pode ajudar no fortalecimento da marca. Isso porque o nome, junto com o slogan do negócio, pode reforçar o posicionamento de uma empresa e expressar ao público quais são os seus diferenciais.

💡 Saiba mais: Como fazer slogan para loja virtual?

Dessa forma, é importante que o nome escolhido esteja em harmonia com os valores da marca, que transpareça a sua história e reforce o seu futuro.

Além disso, lembre-se também que o nome para loja de dropshipping deve ser memorável e se destacar da concorrência.

💡 Saiba mais: Ainda vale a pena trabalhar com dropshipping?

Como escolher um nome para loja de dropshipping?

Se você não se considera uma pessoa criativa, provavelmente já se perguntou se seria capaz de escolher o nome para loja de dropshipping ideal, certo?

Porém, saiba que essa etapa de seleção entre as melhores opções é fundamental para entender quais são as suas expectativas e traçar formas de conquistar o público-alvo.

Por isso, separamos uma lista com dez dicas de nome de loja para dropshipping para que você encontre a opção que mais atenda às suas expectativas. Vem com a gente!

💡 Saiba mais:

1. Escolha algo que lembre seu nicho de mercado

O primeiro passo é fazer uma lista com todas as palavras que, de certa forma, têm relação com seu nicho de mercado. Liste todos os termos que venham à sua cabeça. Nesse momento, eles ainda não precisam formar um nome completo, basta refletirem a sua ideia de negócio.

A segunda opção é usar um gerador de nomes, como a do da Nuvemshop, para se inspirar! Na ferramenta, é só marcar o segmento da sua loja e incluir uma palavra que não pode faltar no nome. Em poucos segundos você terá várias opções para escolher.

💡 Saiba mais: 7 principais estratégias de marketing para dropshipping

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2. Opte por nomes de fácil memorização

Ao escolher por um nome mais curto e simples, você consegue atrair mais clientes para a sua marca.

Isso acontece porque é muito mais simples lembrar de um nome que seja fácil de falar e que possa ser encontrado e memorizado com tranquilidade.

Por isso, existem algumas estratégias que você pode colocar em prática para atingir um resultado satisfatório, veja:

  • Opte por diferentes combinações de palavras. Para isso, faça a união de duas opções menores que tenham certa rima e fixem na memória dos consumidores;
  • Tente criar uma palavra ou ajuste uma já existente. Empresas como eBay e Google são grandes exemplos.

💡 Saiba mais: 211 ideias de nomes para lojas virtuais e dicas para criar o seu

3. Selecione um nome com grafia simples

É preciso tomar muito cuidado com a escolha do nome para loja de dropshipping, principalmente se você estiver considerando opções estrangeiras.

Por serem palavras de outros idiomas, é possível que as pessoas tenham dificuldade para pronunciá-las.

Pensando nisso, prefira nomes em português ou com escrita simplese, pois eles são mais fáceis de memorizar, ficam melhores no logotipo e trazem um visual mais limpo.

📹 Veja também: Como criar logo para empresa?

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4. Seja original

O quarto passo pode parecer óbvio, mas ainda existem muitos lojistas que acabam cometendo esse erro: usar um nome muito comum ou que outra pessoa já está usando.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado para entender se outras empresas estão usando o mesmo nome que você deseja.

O desafio é criar algo diferente que reflita o nicho com o qual você vai atuar e os seus produtos, e não ficar semelhante à concorrência.

Se você vender roupas ou peças de maquiagem e beleza, por exemplo, provavelmente você pode ter beauty no nome. Porém, esse é um termo muito usado, então, é preciso usar um complemento que te destaque dos concorrentes.

💡 Saiba mais: Como trabalhar com dropshipping passo a passo

5. Dê uma olhada na concorrência

Citamos no tópico anterior a importância de uma boa análise de mercado. Em se tratando de mapear os concorrentes, ela deve ser ainda mais aprofundada.

Se já existe uma empresa com um nome parecido com o que você tem em mente para sua loja de dropshipping, vale a pena investir em outra opção. Isso evita que o cliente se confunda no momento da compra.

Marcas concorrentes com nomes parecidos dificilmente conseguem criar identificação com os consumidores. Isso acontece porque eles não conseguem enxergar o diferencial entre as duas empresas. Além disso, você pode sofrer com processos judiciais.

💡 Saiba mais: Como fazer dropshipping na Nuvemshop?

6. Faça um levantamento de todas as suas ideias

Entre no Google e em sites de nomes diferentes e escolha opções criativas. Faça uma mistura de letras e encontre um modelo original.

Essas ideias simples para escolher nomes de dropshipping devem estar alinhadas ao seu objetivo principal: aparecer no topo da primeira página das pesquisas.

Para ranquear bem nas pesquisas ou estar em listas de marcas, tente escolher nomes que comecem com as primeiras letras do alfabeto.

💡 Saiba mais: Como indexar seu site no Google com uma estratégia de SEO sólida?

7. Tenha atenção a ambiguidades e duplos sentidos

Prestar atenção nesses dois detalhes vai te salvar de situações desagradáveis e constrangedoras.

Ambiguidade quer dizer duplicidade de sentido em uma mesma frase. Ou seja, é quando uma sentença tem mais de um entendimento, dificultando a compreensão.

Já o duplo sentido é muito utilizado em contextos de humor, porque é um recurso em que as palavras têm mais de uma interpretação de forma intencional. Ele pode ser usado na publicidade, mas apenas em situações que façam sentido para essa estratégia.

💡 Saiba mais: 101 ideias de nomes para loja de roupas

8. Verifique se o nome está disponível para uso

Tente imaginar a seguinte situação: você escolhe o nome, programa a compra de um logotipo, as cores da identidade visual, os adesivos e todos os complementos da marca e, na hora da divulgação, surge a dúvida se o domínio está disponível para uso. Esse é um problema comum que acaba prejudicando muitas lojas de dropshipping nacional.

Registrar um domínio nada mais é do que cadastrar o endereço do seu site, o que vem depois do “www”. Se o nome escolhido não estiver disponível, você terá que iniciar o processo do começo.

💡 Saiba mais: Como registrar um domínio?

Por isso a dica é: escolha uma lista de opções e verifique a disponibilidade de cada uma delas. Não se esqueça de lembrar que deve conter no final o “.com.br” por estarmos no Brasil.

Para saber quais são os domínios que você pode usar e fazer o registro, use serviços como o Registro.br. Além disso, faça a consulta do nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

💡 Saiba mais: 10 melhores plataformas de dropshipping

9. Entenda a diferença entre razão social e nome fantasia

Muitas pessoas acabam confundindo a razão social e o nome fantasia, principalmente porque eles não são muito explicados quando você precisa fazer a abertura da sua empresa.

Razão social nada mais é do que a validação de forma legal do nome da sua marca. Ou seja, é a opção que você vai levar na Junta Comercial ou no cartório e vai aparecer em todos os documentos e contratos.

Geralmente, o nome encontrado na razão social de uma empresa é extenso e muitas vezes foi escolhido apenas para ocasiões formais, não refletindo a identidade da empresa por completo.

Por isso, é importante criar um nome fantasia, que é o nome mais popular da marca. Lembre-se de que ele não é obrigatório e não precisa ser exclusivo entre duas empresas, estando mais relacionado ao conceito da marca.

💡 Saiba mais: Como registrar o nome e a marca da minha empresa

10. Se precisar, mude o nome depois de algum tempo

Por fim, se mesmo após todas essas dicas você precisar mudar o nome da empresa dropshipping por alguma razão, não se preocupe!

Essa é uma tática que muitas companhias utilizam quando o negócio começa a crescer e se desenvolver, tomando rumos diferentes dos objetivos originais.

Modificar a logomarca, as cores da identidade visual e o layout da loja virtual são ações que fazem parte dessa estratégia de reformulação da marca, mais conhecida como rebranding.

Criar uma nova identidade ajuda na divulgação do posicionamento da empresa diante de clientes, fornecedores de dropshipping, funcionários e, com toda certeza, da mídia.

Esse conceito mostra que é possível mudar de ideia com o tempo e evoluir, e isso não é nenhum motivo de fracasso. Estagnar é o que te faz perder negócios, crescer e modificar não! São as grandes transformações que trazem resultados.

💡 Saiba mais: Ideias de nomes para empresas [+ ferramenta grátis]

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Ideias de nome para loja de dropshipping

Trouxemos algumas opções de nome de loja para dropshipping para você usar em seu e-commerce e começar a crescer o seu negócio.

Lembre-se que essas são apenas algumas sugestões. Você deve encontrar o nome que mais faz sentido para a sua história. Confira:

  • Beleza e maquiagem: Beauty Fresh; Diamonds; A Collect; Beleza A; Conceito A; Power Beauty; Eco Beauty; Routine Beauty.
  • Roupas: Sparkle; Inside; New B; Pixels; Flow; Imagine; Out Style; Soul Estilo; Cifras Estilo.
  • Pets: Eco Animais; Animal Planet; Pet Eco; Nature Pet.
  • Lojas em geral: Offset Vendas; Downtown; Guild; Círculo Vendas; Espaço aberto; BlackHole.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja de dropshipping?

📹 Veja também: Gerador de Nomes para Empresas [FERRAMENTA GRÁTIS + passo a passo]

Tudo entendido sobre as dicas de nomes para lojas de dropshipping?

Escolher o melhor nome de loja para dropshipping, embora pareça uma tarefa simples, tem algumas peculiaridades que devem ser levadas em consideração. Por isso, esperamos que este artigo tenha te ajudado a fazer a melhor escolha.

E, se você ainda não tem a sua loja online, que tal criar a sua loja de dropshipping com a Nuvemshop? Faça o teste grátis de 30 dias e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre nomes para lojas de dropshipping

Escolha algo que lembre seu nicho de mercado e que seja de fácil memorização. Faça um brainstorming e separe algumas ideias, então, selecione um nome com grafia simples, que seja original e que ainda não esteja sendo usado pela concorrência. Se precisar, mude o nome depois de algum tempo.

Sim. O ideal é que seja um nome criativo e que reflita o posicionamento da sua loja. Um nome sofisticado, por exemplo, pode sugerir produtos de alta qualidade, enquanto um nome descontraído pode indicar uma abordagem mais informal e produtos populares.

Criar um nome para sua loja de dropshipping é grátis. No entanto, para registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) existe um custo que pode chegar a R$ 355,00 mais taxas que variam entre R$ 298,00 (para MEI, ME, EPP) e R$ 745,00 (para outras empresas).

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