Vale a pena fazer dropshipping?

Por: LabEcom

Imagem mostrando uma mulher preparando uma entrega, representando se dropshipping vale a pena.

Se você quer definir um nicho de atuação, pesquisar quais os melhores produtos para esse cenário, dedicando seu tempo para montar uma boa estratégia de divulgação, nesse caso a resposta é sim, vale a pena fazer dropshipping.


O dropshipping é um modelo de comercialização de produtos online que possibilita ao empreendedor vender sem estoque ou espaço de armazenamento. Neste segmento, o essencial é firmar boas parcerias e investir na divulgação dos produtos. Contudo, com um mercado cada vez mais competitivo e preços muito baixos, vale a pena fazer dropshipping?

Para oferecer itens atrativos, quem deseja trabalhar com dropshipping deve buscar bons fornecedores, tanto no Brasil quanto lá fora. Eles são muito importantes na manutenção de uma estratégia de precificação vantajosa e em oferecer um serviço de entrega eficiente.

Nesta publicação, entenda mais sobre esse mercado e se vale a pena fazer dropshipping no Brasil em 2021.

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O que é dropshipping e como funciona o modelo?

Um primeiro caminho para entender o que é o dropshipping, é relembrar a lógica por trás das vendas online comuns. No e-commerce em geral, um dos primeiros passos de quem quer vender alguma coisa, é ter um estoque de produtos. Isso porque, quando um pedido é feito, com o produto à disposição, o envio é feito imediatamente.

Além disso, essa modalidade permite que quem vende tenha controle sobre o que está disponível e o que não está. Nesse cenário, contudo, é preciso ter bastante espaço de armazenamento disponível. Outro ponto importante é que alguns itens podem ficar encalhados, ocupando espaço e gerando prejuízos para a loja.

No dropshipping, a lógica é diferente:

Quando o cliente faz uma compra no seu site de vendas, você aciona um fornecedor — nacional ou internacional — e ele fará o despacho do produto. Nesse caso, você não precisará se preocupar com armazenamento, embalagem e envio do que foi vendido. O papel do empreendedor nessa transação é unir um nicho de mercado ou um público-alvo específico interessado em certos produtos, a um fornecedor capacitado a atender essa demanda.

Quais são as vantagens do dropshipping?

Como mencionamos, a vantagem que mais chama a atenção de empreendedores para o dropshipping é a possibilidade de vender sem se preocupar com armazenamento dos produtos. Com ela, diversos custos iniciais são removidos da operação. Além disso, há a possibilidade de oferecer mais itens e alcançar mais pessoas com as vendas online.

Entenda melhor cada uma dessas vantagens:

Baixo custo para montar o negócio

Para começar um negócio, além de muito planejamento existem diversos custos a serem considerados. Desde a compra de produtos até o aluguel do espaço para armazenamento.

Para o vendedor, o dropshipping vale a pena por ser uma opção mais econômica inicialmente. Afinal, não é preciso ter os itens em estoque e nem se preocupar com o fluxo logístico. Tudo isso ficará por conta do fornecedor que, em boa parte dos casos, é quem faz a produção das mercadorias.

Variedade de produtos

É comum que alguns itens e utensílios caiam no gosto dos consumidores e passem a ser tendência no Brasil. Quando isso acontece, quem consegue oferecer o produto com maior velocidade pode se dar muito bem. Com o dropshipping, você pode ter acesso rápido a qualquer produto e adicioná-lo rapidamente ao seu catálogo online.

Além disso, para o consumidor, esse tipo de negócio é vantajoso. Isso porque, ele diminui a quantidade de intermediários na venda, o que reduz os custos do produto final. E, também, não fica dependente do estoque de lojas nacionais.

Concentração de esforços em vendas, marketing e atendimento ao cliente

Como não é preciso perder tempo comprando itens, realizando a lógica de recebimento, entrega, logística reversa, etc, o empreendedor pode investir mais tempo na divulgação e no atendimento ao cliente.

A divulgação é fundamental para qualquer e-commerce e deve ser sempre priorizada. Além disso, o atendimento ao cliente é um dos grandes responsáveis por aumentar o nível de confiança na marca e a fidelização dos clientes.

Grande mercado alcançado com as vendas pela internet

Esse formato aumenta consideravelmente o número de consumidores, principalmente quando as vendas são direcionadas a um nicho. Isso porque o acesso a eles é facilitado, eliminando barreiras como a desconfiança em fazer compras internacionais e a dificuldade de compreensão da descrição dos produtos em um idioma que não seja o português.

💡 Saiba mais: Como usar o AliExpress para fazer dropshipping?

Quais são as desvantagens do dropshipping?

Contudo, nem tudo são flores para quem quer entrar nesse ramo. Apesar das várias vantagens que já mencionamos, algumas questões sociais e legais dificultam a vida do empreendedor que quer atuar com dropshipping.

Por isso, é muito importante conhecê-las para não ser pego de surpresa futuramente. As principais desvantagens são:

Tarifas alfandegárias

Em produtos de drosphipping disponibilizados por fornecedores internacionais, é preciso estar atento às regras de importação vigentes no Brasil. Quando um produto é comprado do exterior, é preciso passar pela alfândega.

Nesse processo, é possível que sejam cobradas tarifas para admitir a entrada do produto. Essa etapa pode gerar um custo inesperado ao consumidor — e também insatisfação.

Dependência dos fornecedores

A falta de estoque é um dos principais problemas que os empreendedores enfrentam pela dependência dos fornecedores. Se, de forma inesperada, houver um aumento repentino na compra de um produto, é possível que ele acabe e você ainda esteja com pedidos a serem processados.

Além disso, como todo o processo de preparação e envio dos produtos é feito pelos fornecedores, o vendedor não possui muito conhecimento sobre o que será entregue. Ao mesmo tempo, isso não diminui a responsabilidade do vendedor com o consumidor, afinal, é ele quem faz a intermediação com o fornecedor.

Por isso, o vendedor depende das informações prestadas pelo fornecedor para prestar um bom atendimento.

Prazo de entrega demorados

Principalmente quando falamos de compras internacionais, o prazo de entrega para produtos vendidos por dropshipping pode ser bastante alto. Além disso, a passagem pela alfândega pode aumentar ainda mais esse tempo. Por isso, é muito importante informar de forma clara a previsão de entrega e, assim que possível, enviar o código de rastreio ao consumidor.

Concorrência acirrada

O número de pessoas apostando no mercado de dropshipping cresce a cada dia. Com poucas estratégias de diferenciação entre as lojas, a maioria acaba vendendo os mesmos produtos, por preços muito parecidos. Nesse cenário, é importante demonstrar algo que destaque as suas vendas e diferencie o que você tem a oferecer.

Vale a pena fazer dropshipping?

Chegamos à pergunta mais importante: então, vale a pena fazer dropshipping?

Essa é uma decisão bastante pessoal e depende muito de uma série de questões no contexto do empreendedor. Se a sua ideia é selecionar alguns produtos da moda e divulgar um pouco, provavelmente a resposta é não. Isso porque, com essa estratégia em mente, você só terá perda de tempo e dinheiro.

Por outro lado, se você quer definir um nicho de atuação, pesquisar quais os melhores produtos para esse cenário, dedicando seu tempo para montar uma boa estratégia de divulgação, nesse caso a resposta é sim, vale a pena fazer dropshipping.

Para o empreendedor, é muito importante fazer o cálculo para ver se vale a pena investir no dropshipping de acordo com a sua realidade e a sua determinação em se dedicar ao segmento.

📹 Veja também: Como começar no dropshipping?

Como ter sucesso fazendo dropshipping?

Ok, se você entendeu que para você vale a pena fazer dropshipping ainda em 2021, aqui estão algumas dicas para começar com o pé direito:

1. Defina um nicho de mercado estratégico

Um grande erro que as pessoas cometem é tentar abraçar o mundo todo. Tentar vender para todo mundo pode acabar sendo o caminho para não vender para ninguém. Por isso, ter um nicho é uma característica importante para definir o tom e o objetivo do seu negócio.

Algumas pessoas dizem que você deve vender produtos pelos quais é apaixonado. Esse pode ser um caminho, mas também é preciso estudar e buscar dados que apoiem a decisão de apostar em certos produtos. Você não pode vender aquilo que você gostaria de comprar, mas o que o seu nicho de mercado deseja.

Quando você já possui uma audiência, é interessante entender quais os produtos que você vai comercializar. Para isso, uma boa estratégia é construir uma buyer persona e buscar as dores e desejos desse consumidor ideal.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

Escolha os fornecedores com cuidado

Este é um ponto muito importante pois existe uma relação direta entre os fornecedores e o seu consumidor final. Caso ocorra algum problema nessa relação, como um produto que chegou defeituoso ou erro no endereço de envio, o peso dessa situação cairá sobre a sua marca.

Por isso, busque fornecedores que sejam claros sobre os seus negócios, que conversem sobre uma política de troca e devolução e entendam a necessidade de manter uma boa relação nos negócios.

Teste os produtos que vai vender

O mundo das vendas por dropshipping funciona de maneira muito ágil, além de ser extremamente competitivo. As tendências estão sempre mudando e é preciso ser esperto para “surfar na onda” dos produtos da moda quando eles aparecem. Para trabalhar com dropshipping no Brasil, é importante saber identificar essas tendências.

Contudo, pode ser bastante prejudicial para a confiança na sua marca, embarcar e divulgar um produto que, na verdade, é uma grande enganação. Por isso, não envie qualquer produto para a sua loja. Verifique primeiro as funcionalidades, avaliações de outros consumidores e, se possível, teste você mesmo.

📹 Veja também: O que NÃO vender com dropshipping?

Tenha cuidado especial com o atendimento ao cliente

A partir do momento que você entende quem é o seu público, fica muito mais fácil investir nos produtos apropriados, pensar em uma comunicação estratégica e manter o foco em um mesmo caminho.

Nesse processo, lembre-se também de priorizar o atendimento ao cliente para garantir a fidelização de quem já comprou na sua loja. Tenha em mente que a má experiência sempre é mais lembrada que a boa.

Escolha ferramentas que te permitam automatizar o processo

Se você acha que não vai ter tanto tempo para se determinar a cada atividade do seu negócio de dropshipping, considere utilizar ferramentas que vão te auxiliar nesse caminho. Atualmente já é possível automatizar a criação da loja virtual, escolha dos produtos e a venda ao consumidor.

Uma ferramenta fundamental para isso é o Dropi. Com ele você faz todo processo de dropshipping direto de um único aplicativo – desde a venda até a entrega do produto pelo fornecedor ao consumidor final.

Além disso, o Dropi possui uma parceria com a Nuvemshop e o Aliexpress que garante um fluxo eficiente para vender produtos importados no Brasil.

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Crie uma política de trocas e devoluções

Como já foi dito, a modalidade de dropshipping obedece às regras de direito do consumidor aplicadas no Brasil. Uma delas é o direito de arrependimento da compra em até 7 dias. Por isso, é importante que você tenha uma definição clara entre os envolvidos no processo de compra sobre como essa devolução poderá ser feita.

💡 Saiba mais: Como criar uma política de troca e devolução?

Deixe claros os prazos de entrega

A divulgação dos prazos de entrega é muito importante para passar a sensação de segurança ao consumidor. Quanto maior a clareza na divulgação destes dados, melhor. Isso também ajuda na diminuição do fluxo de mensagens enviadas para o atendimento ao cliente.

Acompanhe o envio e seja pró-ativo diante de eventuais problemas

A conexão do consumidor durante a compra é com você e não com o fornecedor. Por isso, é sua responsabilidade também acompanhar se o envio foi bem sucedido e se está tudo dando certo. Deixar seu cliente sozinho nesse momento pode ser decisivo para que ele não compre mais na sua loja. Lembre-se também de compartilhar o código de rastreio assim que possível.

Resumo

Começar a vender sem estoque e com baixo investimento inicial: é esse o foco de todo mundo que deseja entrar no mercado de dropshipping. Contudo, existem diversos outros fatores que vão interferir para que uma estratégia seja bem sucedida.

Somente pensando em cada um deles e considerando o seu contexto é que o empreendedor poderá saber se vale a pena investir em dropshipping em 2021.

Vamos relembrar o que vimos de importante neste artigo?

O que é dropshipping e como funciona o modelo?

Dropshipping é um modelo de e-commerce em que o vendedor divulga os produtos e, quando o cliente faz a compra, o pedido é repassado a um terceiro, o fornecedor, que é responsável por enviá-lo. Questões de estoque e armazenamento de produtos também são responsabilidade do fornecedor.

Quais são as vantagens do dropshipping?

  • Baixo custo para montar o negócio;
  • Variedade de produtos;
  • Concentração de esforços em vendas, marketing e atendimento ao cliente;
  • Grande mercado alcançado com as vendas pela internet;

Quais são as desvantagens do dropshipping?

  • Tarifas alfandegárias;
  • Dependência dos fornecedores;
  • Prazo de entrega demorados;
  • Concorrência acirrada

Vale a pena fazer dropshipping?

Em um mercado ágil e com tanta concorrência como o de dropshipping, o empreendedor que pensa em embarcar nessa ideia deve primeiro entender como fazer isso. Se você já entendeu que é capaz e que esse é o ramo pelo qual deseja seguir, então, para você, vale a pena fazer dropshipping em 2021.

Como ter sucesso fazendo dropshipping?

  • Defina um nicho de mercado estratégico;
  • Escolha os fornecedores com cuidado;
  • Teste os produtos que vai vender;
  • Tenha cuidado especial com o atendimento ao cliente;
  • Escolha ferramentas que te permitam automatizar o processo;
  • Crie uma política de trocas e devoluções;
  • Deixe claros os prazos de entrega;
  • Acompanhe o envio e seja pró-ativo diante de eventuais problemas.

E, se você já optou por abrir seu empreendimento de dropshipping, mas ainda não criou sua loja virtual, aproveite para montá-la hoje mesmo. Na Nuvemshop, oferecemos um teste de 30 dias gratuitos!

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