Vale a pena fazer dropshipping em 2022? Veja os prós e contras

Por: Victoria Salemi

Imagem mostrando uma mulher preparando uma entrega, representando se dropshipping vale a pena.

Vale a pena fazer dropshipping em 2022 se você tiver disposição para estudar o modelo, escolher um nicho de mercado, montar um bom catálogo e investir tempo e energia na sua loja. Dessa forma, você tem grandes chances de ter sucesso com o modelo de estoque terceirizado!


O dropshipping é um modelo de comercialização de produtos online que possibilita ao empreendedor vender sem estoque ou espaço de armazenamento. Neste segmento, o essencial é firmar boas parcerias e investir na divulgação dos produtos. Contudo, com um mercado cada vez mais competitivo e preços muito baixos, será que ainda vale a pena fazer dropshipping em 2022?

Para oferecer itens atrativos, quem deseja trabalhar com dropshipping deve encontrar bons fornecedores, tanto no Brasil quanto lá fora. Eles são muito importantes na manutenção de uma estratégia de precificação vantajosa e em oferecer um serviço de entrega eficiente.

No entanto, com tantos concorrentes, você deve estar se perguntando se ainda é possível lucrar nesse segmento — ou se o mercado já está saturado.

Nesta publicação, você vai entender mais sobre esse modelo e decidir se vale a pena fazer dropshipping no Brasil em 2022. Vamos à leitura? 👀

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O que é dropshipping e como funciona o modelo?

O primeiro passo para entender o que é dropshipping é relembrar a lógica das vendas online comuns. No e-commerce em geral, um dos primeiros passos do empreendedor é providenciar um estoque de produtos. Isso porque, quando um pedido é feito, com o item à disposição, o envio é feito imediatamente.

Além disso, essa modalidade permite que quem vende tenha controle sobre o que está disponível e o que não está. Nesse cenário, contudo, é preciso ter bastante espaço de armazenamento disponível. Outro ponto importante é que alguns itens podem ficar encalhados — e estoque parado é sinônimo de prejuízo.

No dropshipping, a lógica é diferente. Quando o cliente faz uma compra no seu site de vendas, você aciona um fornecedor — nacional ou internacional — e ele faz a separação e envio do produto ao cliente.

Nesse caso, você não precisa se preocupar com armazenamento, embalagem e entrega do que foi vendido. Seu papel na loja de dropshipping é unir um nicho de mercado ou um público-alvo específico interessado em certos produtos, a um fornecedor capacitado para atender a essa demanda.

💡 Saiba mais: Como começar a fazer dropshipping?

Ilustração mostrando como funciona o dropshipping

Quais são as vantagens do dropshipping?

Como mencionamos, a vantagem que mais chama a atenção de empreendedores para o dropshipping é a possibilidade de vender sem se preocupar com o controle de estoque e com a gestão logística. Com isso, diversos custos iniciais são removidos da operação.

Além disso, há a possibilidade de oferecer mais itens e alcançar mais pessoas com as vendas online. Entenda melhor as vantagens do dropshipping:

Baixo custo para montar o negócio

Para começar um negócio, além de muito planejamento existem diversos custos a serem considerados. Desde a compra de produtos até o aluguel do espaço para armazenamento.

Para o vendedor, o dropshipping vale a pena por ser uma opção mais econômica inicialmente. Afinal, não é preciso ter os itens em estoque e nem se preocupar com o fluxo logístico. Tudo isso ficará por conta do fornecedor que, em boa parte dos casos, é quem faz a produção das mercadorias.

📹 Veja também: Como começar a trabalhar com dropshipping com apenas R$ 50

Variedade de produtos

É comum que alguns produtos vendidos online caiam no gosto dos consumidores e passem a ser tendência no Brasil. Quando isso acontece, quem consegue oferecer a novidade com maior velocidade pode se dar muito bem.

Com o dropshipping, você pode ter acesso rápido a qualquer produto e adicioná-lo rapidamente ao seu catálogo online.

Além disso, para o consumidor, esse tipo de negócio é vantajoso. Isso porque, ele diminui a quantidade de intermediários na venda, o que reduz os custos do produto final. E, também, não fica dependente do estoque de lojas nacionais.

Concentração de esforços em vendas, marketing e atendimento ao cliente

Como não é preciso perder tempo comprando produtos,, realizando a lógica de recebimento, entrega, logística reversa, etc, o empreendedor pode investir mais tempo na divulgação e no atendimento ao cliente.

A divulgação é fundamental para qualquer e-commerce e deve ser sempre priorizada. Além disso, o atendimento ao cliente é um dos grandes responsáveis por aumentar o nível de confiança na marca e a fidelização dos clientes.

Grande mercado alcançado com as vendas pela internet

Esse formato aumenta consideravelmente o número de consumidores alcançados, principalmente quando as vendas são direcionadas a um nicho. Isso porque o acesso a eles é facilitado, eliminando barreiras como a desconfiança em fazer compras internacionais e a dificuldade de compreensão da descrição dos produtos em um idioma que não seja o português.

💡 Saiba mais: Como usar o AliExpress para fazer dropshipping?

Quais são as desvantagens do dropshipping?

Contudo, nem tudo são flores para quem quer entrar nesse ramo. Apesar das várias vantagens que já mencionamos, algumas questões sociais e legais dificultam a vida do empreendedor que quer atuar com dropshipping.

Por isso, é muito importante conhecê-las para não ser pego de surpresa futuramente. As principais desvantagens são:

Tarifas alfandegárias

Em produtos de dropshipping disponibilizados por fornecedores internacionais, é preciso estar atento às regras de importação vigentes no Brasil. Quando um produto é comprado do exterior, é preciso passar pela alfândega.

Nesse processo, é possível que sejam cobradas tarifas para admitir a entrada do produto. Essa etapa pode gerar um custo inesperado ao consumidor — e também insatisfação.

💡 Saiba mais: Qual o CNAE para dropshipping e como regularizar seu CNPJ

Dependência dos fornecedores

A falta de estoque é um dos principais problemas que os empreendedores enfrentam pela dependência dos fornecedores. Se, de forma inesperada, houver um aumento repentino na compra de um produto, é possível que ele acabe e você ainda esteja com pedidos a serem processados.

Além disso, como todo o processo de preparação e envio dos produtos é feito pelos fornecedores, o vendedor não possui muito conhecimento sobre o que será entregue. Ao mesmo tempo, isso não diminui a responsabilidade do vendedor com o consumidor, afinal, é ele quem faz a intermediação com o fornecedor.

Por isso, o vendedor depende das informações prestadas pelo fornecedor para prestar um bom atendimento.

Prazo de entrega demorados

Principalmente quando falamos de compras internacionais, o prazo de entrega para produtos vendidos por dropshipping pode ser bastante longo. Além disso, a passagem pela alfândega pode aumentar ainda mais esse tempo. Por isso, é muito importante informar de forma clara a previsão de entrega e, assim que possível, enviar o código de rastreio ao consumidor.

Concorrência acirrada

O número de pessoas apostando no mercado de dropshipping cresce a cada dia. Com poucas estratégias de diferenciação entre as lojas, a maioria acaba vendendo os mesmos produtos, por preços muito parecidos. Nesse cenário, é importante demonstrar algo que destaque as suas vendas e diferencie o que você tem a oferecer.

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Vale a pena fazer dropshipping?

Chegamos à pergunta mais importante: afinal de contas, vale a pena fazer dropshipping no Brasil em 2022?

Essa é uma decisão bastante pessoal e depende muito de uma série de questões no contexto do empreendedor. Se a sua ideia é selecionar alguns produtos da moda e divulgar um pouco esperando por retornos imediatos, provavelmente a resposta é não. Isso porque, com essa estratégia em mente, você só perderá tempo e dinheiro.

Por outro lado, se você quer definir um nicho de atuação, pesquisar quais os melhores produtos para esse cenário e dedicar seu tempo para montar uma boa estratégia de divulgação, nesse caso a resposta é sim, vale a pena fazer dropshipping.

Para o empreendedor, é muito importante fazer o cálculo para ver se vale a pena investir no dropshipping de acordo com a sua realidade e a sua determinação em se dedicar ao segmento.

📹 Veja também: Está com medo de começar no dropshipping? Veja nossas dicas!

Como ter sucesso fazendo dropshipping?

Se você entendeu que para você vale a pena fazer dropshipping em 2022, aqui estão algumas dicas para começar com o pé direito:

1. Defina um nicho de mercado estratégico

Um grande erro que as pessoas cometem é tentar abraçar o mundo todo. Tentar vender para um público muito amplo pode acabar sendo o caminho para não vender para ninguém. Por isso, ter um nicho é uma característica importante para definir o tom e o objetivo do seu negócio.

Algumas pessoas dizem que você deve vender produtos pelos quais é apaixonado. Esse pode ser um caminho, mas também é preciso estudar e buscar dados que apoiem a decisão de apostar em certos produtos. Você não deve vender aquilo que você gostaria de comprar, mas sim o que o seu público-alvo deseja.

Quando você já possui uma audiência, é interessante entender quais os produtos você vai comercializar. Para isso, uma boa estratégia é construir uma buyer persona e buscar as dores e desejos desse consumidor ideal.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Escolha os fornecedores com cuidado

Este é um ponto muito importante, pois existe uma relação direta entre os fornecedores e o seu consumidor final. Caso ocorra algum problema nessa relação, como um produto que chegou com defeito ou erro no endereço de envio, o peso da insatisfação do cliente cairá sobre a sua marca.

Por isso, busque fornecedores que sejam claros sobre os seus negócios, que conversem sobre uma política de troca e devolução e entendam a necessidade de manter uma boa relação nos negócios.

3. Teste os produtos que vai vender

O mundo das vendas por dropshipping funciona de maneira muito ágil, além de ser extremamente competitivo. As tendências estão sempre mudando e é preciso ser esperto para “surfar na onda” dos produtos da moda quando eles aparecem. Para trabalhar com dropshipping no Brasil, é importante saber identificar essas tendências.

Contudo, pode ser bastante prejudicial para a confiança na sua marca, embarcar e divulgar um produto que, na verdade, é uma grande enganação. Por isso, não envie qualquer produto para a sua loja. Verifique primeiro as funcionalidades, avaliações de outros consumidores e, se possível, teste você mesmo.

4. Tenha cuidado especial com o atendimento ao cliente

A partir do momento que você entende quem é o seu público, fica muito mais fácil investir nos produtos apropriados, pensar em uma comunicação estratégica e manter o foco em um mesmo caminho.

Nesse processo, lembre-se também de priorizar o atendimento ao cliente para garantir a fidelização de quem já comprou na sua loja. Tenha em mente que a má experiência sempre é mais lembrada que a boa.

5. Escolha ferramentas que te permitam automatizar o processo

Se você acha que não vai ter tanto tempo para se determinar a cada atividade do seu negócio de dropshipping, considere utilizar ferramentas de automação que vão te auxiliar nesse caminho. Atualmente já é possível automatizar a criação da loja virtual, escolha dos produtos e a venda ao consumidor.

Uma ferramenta fundamental para isso é o Dropi. Com ele você faz todo processo de dropshipping direto de um único aplicativo – desde a venda até a entrega do produto pelo fornecedor ao consumidor final.

Além disso, o Dropi possui uma parceria com a Nuvemshop e o Aliexpress que garante um fluxo eficiente para vender produtos importados no Brasil.

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6. Crie uma política de trocas e devoluções

Como já foi dito, a modalidade de dropshipping obedece às regras de Direito do Consumidor aplicadas no Brasil. Uma delas é o direito de arrependimento da compra em até sete dias. Por isso, é importante que você tenha uma definição clara entre os envolvidos no processo de compra sobre como essa devolução poderá ser feita.

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7. Deixe claros os prazos de entrega

A divulgação dos prazos de entrega é muito importante para passar uma sensação de segurança ao consumidor. Quanto maior a clareza na divulgação destes dados, melhor. Isso também ajuda na diminuição do fluxo de mensagens enviadas para o atendimento ao cliente.

8. Acompanhe o envio e seja pró-ativo diante de eventuais problemas

A conexão do consumidor durante a compra é com você e não com o fornecedor. Por isso, é sua responsabilidade também acompanhar se o envio foi bem-sucedido e se está tudo dando certo. Deixar seu cliente sozinho nesse momento pode ser decisivo para que ele não compre mais na sua loja. Lembre-se também de compartilhar o código de rastreio assim que possível.

Resumo

Começar a vender sem estoque e com baixo investimento inicial: é esse o foco de todo mundo que deseja entrar no mercado de dropshipping. Contudo, existem diversos outros fatores que devem ser considerados para que uma estratégia seja bem sucedida.

Somente pensando em cada um deles e considerando o seu contexto é que o empreendedor poderá saber se vale a pena investir em dropshipping em 2022.

Vamos relembrar o que vimos de importante neste artigo?

O que é dropshipping e como funciona o modelo?

Dropshipping é um modelo de e-commerce em que o vendedor divulga os produtos e, quando o cliente faz a compra, o pedido é repassado a um terceiro, o fornecedor, que é responsável por enviá-lo. Questões de estoque e armazenamento de produtos também são responsabilidade do fornecedor.

Vale a pena fazer dropshipping?

Vale a pena fazer dropshipping em 2022 se você estiver disposto a estudar o modelo, escolher um nicho de mercado, montar um bom catálogo e investir tempo e energia na sua loja. Caso contrário, você pode se frustrar.

Como ter sucesso fazendo dropshipping?

  1. Defina um nicho de mercado estratégico;
  2. Escolha os fornecedores com cuidado
  3. Teste os produtos que vai vender
  4. Tenha cuidado especial com o atendimento ao cliente
  5. Escolha ferramentas que te permitam automatizar o processo
  6. Crie uma política de trocas e devoluções
  7. Deixe claros os prazos de entrega
  8. Acompanhe o envio e seja pró-ativo diante de eventuais problemas

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