Como fazer slogan para loja virtual grátis [guia]

Por: Luiz Piovesana

Mão segurando caneta contra caderno, como quem está tendo ideias de slogan para loja virtual

O principal objetivo de uma empresa é chamar a atenção e causar uma boa primeira impressão para o público-alvo. O slogan serve a este exato propósito: ele tem como principal missão fixar a marca e identidade na cabeça de quem o escuta, além de comunicar seus principais valores. Dito isso, que tal aprender como fazer um slogan para loja virtual?

Para que você possa criar um slogan criativo e eficaz, criamos este artigo reunindo tudo: para que serve o slogan, conceitos gerais, até dicas sobre como fazer um slogan e exemplos dos melhores do mercado. Se quiser saber mais, continue com a leitura!

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O que é slogan?

Slogan é uma frase curta e poderosa que tem o objetivo de expressar a ideia central e posicionamento de uma marca. Serve para definir e transmitir suas missões e valores principais, estando presente em todos os canais de comunicação da empresa.

Geralmente vem acompanhado do logotipo, sendo usado como uma espécie de assinatura que também reforça a identidade visual escolhida. Quando bem pensado, o slogan é capaz de fazer com que uma marca seja identificada com sua simples menção.

💡 Saiba mais: Aprenda o que é slogan e como criar um para a sua empresa

Para que serve o slogan?

O slogan tem a missão de deixar clara a ideia principal de uma marca, de forma notável e sucinta. Se bem feito, gruda na cabeça da audiência, fazendo com que lembrem da sua empresa ao precisarem do produto ou serviço que você oferece.

É provável que você reconheça alguma dessas duas frases:

  • “Tomou Doril, a dor sumiu”;
  • “Red Bull te dá asas”.

Na verdade, é bastante provável que você conheça as duas. Esses são exemplos de slogans de sucesso que foram capazes de representar bem duas marcas e produtos famosos. Por sua simplicidade e genialidade, reverberaram entre o público-alvo e se tornaram parte do imaginário popular.

Como fazer um slogan em 5 passos?

Agora que falamos sobre a relevância de um slogan para loja virtual, vamos para a parte prática. A seguir, separamos cinco passos fundamentais para a criação de um slogan profissional. Confira:

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1. Conheça sua persona

A persona do seu negócio é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Trata-se de um personagem com nome e idade definidos e com características detalhadas sobre seus gostos e interesses.

Ao conhecer sua persona, é possível conhecer a forma como ela se comunica, além de poder explorar melhor suas principais dores e desejos.

Com esses dados, é possível criar um slogan alinhado ao tom de voz do público-alvo, endereçando diretamente de que forma seu produto ou serviço pode resolver seus principais problemas e anseios.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal

2. Faça uma lista de palavras que representam sua marca

Ao idealizar um slogan, uma boa tática é criar listas com palavras que se relacionam com sua marca ou produto.

Quais adjetivos melhor definem sua proposta? Moderno, simples, profundo, rápido, delicado ou tranquilo? Se sua empresa for relacionada ao mercado alimentício, convém usar verbos como saborear, provar, degustar e apreciar.

Com as listas feitas, chegou a hora de criar combinações e decidir qual soa melhor. Convém repetí-las em voz alta para sentir sua fluidez, assim como pedir a opinião de pessoas que sejam próximas da sua persona.

3. Seja simples e direto

Economize palavras e cite somente o essencial. Mesmo que sua empresa tenha as melhores qualidades, não há necessidade de citar todas elas. A regra de um bom slogan é a simplicidade.

Falando nisso, também é recomendado que você evite palavras complexas. É muito mais fácil memorizar palavras comuns. Sendo assim, poste no que é de fácil compreensão e que tenha uma pronúncia igualmente simples.

4. Foque em despertar emoção

Para que seu slogan seja marcante e grude na mente da sua audiência, convém usar palavras com o poder de evocar emoções positivas.

Certifique-se de que as palavras escolhidas tenham um efeito forte e duradouro em quem as escuta, de forma que despertem a vontade de tomar alguma iniciativa nos seus consumidores.

Palavras como alegria, sucesso, felicidade, amor, essencial costumam ter um forte apelo emocional, mas tudo depende do seu nicho.

5. Capriche no ritmo e fluidez do seu slogan

O que muitos slogans famosos têm em comum é sua capacidade de soar agradável. Seja com um toque de humor, com palavras que rimam ou que simplesmente vão bem juntas.

Um slogan fluido e memorável tem maiores chances de viralizar e cair no gosto popular. Para alcançar isso, repita-o em voz alta, substitua palavras e mude-as de ordem. Em resumo: experimente. Pode parecer impossível atingir a combinação perfeita, mas você pode se aproximar dela.

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11 exemplos dos melhores slogans do mercado

Para te inspirar, reunimos alguns dos slogans mais marcantes de empresas líderes do mercado.

A fim de entender mais a fundo o efeito de um slogan de sucesso, sugerimos que você tente identificar a marca apenas lendo o slogan. Antes, listamos apenas as frases. Em seguida, temos uma lista com as marcas às quais eles pertencem. Vamos lá?

  1. “Dedicação total a você”;
  2. 1.001 utilidades”;
  3. “Desce redondo”;
  4. “Amo muito tudo isso”;
  5. “Refresca até pensamento”;
  6. “Não te abandona”;
  7. “Energia que dá gosto”;
  8. “Faz um 21”;
  9. “Você conhece, você confia”;
  10. “Viver sem fronteiras”;
  11. “Terrível contra os insetos. Contra os insetos”.

A que marcas pertencem:

  1. Itaú;
  2. Bombril;
  3. Skol;
  4. McDonald’s;
  5. Brahma;
  6. Rexona;
  7. Nescau;
  8. Embratel;
  9. Volkswagen;
  10. Tim;
  11. SBP.

Tudo certo para criar um slogan para loja virtual?

Slogan são as palavras que sustentam as missões e valores do seu empreendimento. Por isso, é necessário dedicar tempo e atenção na criação de algo marcante, eficaz e atemporal. Ao fazer isso, é possível deixar uma impressão forte nos seus clientes em potencial, fazendo com que eles saibam logo de cara a que propósito seu negócio serve.

Esperamos que você tenha se inspirado e criado os primeiros rascunhos do seu slogan para loja virtual. Se não, você pode contar com a ajuda e inspiração do gerador de slogan gratuito da Nuvemshop.

E, já que está aqui, que tal criar a loja virtual do seu negócio? Com a plataforma da Nuvemshop, sua loja estará pronta em questão de minutos, sem que você precise de nenhum conhecimento técnico, com 30 dias grátis. Esperamos você! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre slogan para loja virtual

1. Faça uma lista de palavras que tenham algum tipo de conexão com sua marca; 2. Conheça seu público-alvo e a forma como ele se expressa; 3. Seja breve e simples; 4. Tente capturar a essência da sua empresa; 5. Certifique-se de que seu slogan soa marcante;

O slogan de uma loja virtual tem o objetivo de comunicar a mensagem central de um negócio. Além disso, ele deve ser criativo e marcante, de forma que grude na cabeça da audiência.

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