O que é copywriting e como escrever uma copy para o seu negócio?

Por: Talitha Adde

imagem de um computado aberto, com uma xícara de café ao lado. Dispositivo é essencial para criar textos de copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.


Um dos maiores desafios para quem faz vendas online é convencer um potencial cliente a comprar a sua solução. Mas, o que poucos sabem, é que existe uma estratégia que pode ajudar nesta conversão: o copywriting.

A “copy” é um estilo de conteúdo capaz de convencer usuários a realizarem uma ação, como visitar um site de vendas, usando apenas gatilhos mentais. No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso conhecer algumas técnicas.

Quer entender melhor o que é copywriting e como ele pode ajudar a melhorar as vendas da sua loja virtual? Então, siga com a leitura deste conteúdo!

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O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

Para essa estratégia, o copywriter deve escrever o texto com o objetivo de despertar o interesse do leitor. No caso de conteúdo para e-commerce, a ideia é gerar conversões e aumentar as vendas.

Diferença entre copywriting, marketing de conteúdo e redação publicitária

Se você está procurando dicas de como escrever um copywriting, provavelmente, tenha lido assuntos sobre marketing de conteúdo e a redação publicitária. Apesar de todos fazerem parte de estratégias de marketing digital, são conceitos diferentes. Então, vamos entender melhor a diferença entre eles:

Copywriting

Como já comentamos, o copywriting é um texto criado com técnicas de persuasão com o objetivo de incentivar com que o leitor realize alguma ação.

Marketing de conteúdo

Já o marketing de conteúdo se preocupa mais com a jornada do cliente, atraindo novos consumidores por meio de materiais para blog, estratégias de e-mail marketing, produção de e-books e infográficos. Aqui, geralmente, os resultados são percebidos a médio e longo prazo.

Redação publicitária

Por último, a redação publicitária pode ser definida como um conteúdo informativo, voltado para a construção da imagem da marca e reconhecimento do público, sem foco em uma tomada de ação.

Como elaborar um texto de copywriting?

Tudo certo até aqui? Se você considera que o copywriting é a estratégia ideal para gerar mais vendas para o seu negócio, então veja algumas dicas de como elaborar este texto:

1. Converse com o seu público

Para ter sucesso com uma estratégia de copywriting, você precisa saber para quem está escrevendo. Por isso, saiba quem é a sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal.

Para isso, defina idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outra informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento do seu público.

Assim, é possível criar um conteúdo com estilo, linguagem e abordagem que se aproxime à realidade dos seus clientes.

2. Crie um bom título para o seu texto

Ao escrever uma copy, dê uma atenção especial ao título. Afinal, ele é o primeiro contato que o seu leitor terá com o texto.

Um bom título deve chamar a atenção das pessoas e será determinante para elas seguirem com a leitura do conteúdo. Ele pode começar com números, uma pergunta provocativa etc. O importante é que o título seja direto.

3. Use verbos de ação

Como vimos, o principal objetivo do copywriting é fazer com que um potencial cliente siga uma ação definida por você, seja para realizar uma compra, contratar um serviço ou visitar um site.

Para que a ação seja efetiva, utilize verbos no imperativo, como: “veja”, “entenda”, “clique” etc. Principalmente nos títulos e nos CTAs, ou seja, botões-de-ação.

4. Traga dados de números e pesquisas

Se o objetivo do seu texto é comprovar uma informação, cite dados e pesquisas. A estratégia ajuda a trazer credibilidade para a sua copy e, claro, ajudar com o seu objetivo de vendas. Veja um exemplo do site da plataforma de e-commerce Nuvemshop:

captura de tela do site da plataforma Nuvemshop, que mostra um exemplo de copywriting

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Garanta que o seu conteúdo seja único, com informações relevantes para a sua persona.

5. Invista no storytelling

O storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. Essa estratégia é uma das formas mais eficazes para atrair a atenção e engajar o seu público em um texto.

Ao contar uma história, você pode trazer emoções e memórias no leitor, além de tornar a conversa mais humana e enriquecer essa interação.

6. Enfatize o principal tópico do texto

Vamos supor que você tem uma loja virtual de camisetas online e precise convencer um potencial cliente a comprar o seu produto.

Nesse caso, o ideal é que você apresente os diferenciais da sua confecção na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios de adquirir uma de suas camisetas e reforce a importância do produto na conclusão.

Dessa forma, ao descrever as vantagens da sua mercadoria, você cria uma conexão emocional com o seu leitor.

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6 técnicas de copywriting para você utilizar na sua estratégia

Como a persuasão é um dos pontos-chave para considerar ao montar uma copy, vamos agora conhecer alguns gatilhos mentais para você utilizar no seu texto. Veja a seguir:

1. Reciprocidade

Se você deseja que um cliente realize uma ação, precisa entregar algo de valor para ele primeiro. Caso tenha um negócio online, é importante criar valor para os clientes antes de propor a compra. Você pode, por exemplo:

  • Oferecer períodos de teste grátis, dependendo do que está vendendo;
  • Disponibilizar gratuitamente um material rico (e-books, planilhas etc).
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2. Prova social

Pessoas são influenciadas por outras. Por isso, o gatilho mental da prova social usa como base o comportamento de conhecidos ou influenciadores de opinião na tomada de decisão. Para vendas, essa estratégia pode ser utilizada da seguinte forma:

  • Mostrando o número de pessoas que compram um determinado produto;
  • Apresentando o depoimento de clientes;
  • Destacando cases de sucesso da sua loja virtual.

3. Autoridade

No copywriting, o gatilho da autoridade pode ser entendido como o uso de dados e referências que dão respaldo e garantia ao que foi escrito.

Na prática, você pode utilizar esta estratégia com a opinião de especialistas da área ou trazendo dados relevantes, como outros artigos, reportagens, vídeos etc.

4. Escassez

A escassez gera uma ação porque provoca a sensação de perda. Isso faz com que agimos emocionalmente para evitar esse sentimento. Esse gatilho pode ser utilizado na sua estratégia com abordagens como:

  • Destacando informações sobre prazo de término, como: “só até amanhã”, “últimas peças” etc;
  • Oferecendo um bônus, por exemplo: “ao levar este produto, você ganha 50% de desconto em uma segunda peça”.

5. Urgência

O objetivo de uma copy é fazer com que o leitor tome uma decisão rápida que gere uma conversão. Por isso, o gatilho de urgência deve ser utilizado na sua estratégia de copywriting.

Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar. Veja:

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6. Afinidade

Este gatilho mostra que as pessoas tendem a se conectar com marcas ou pessoas que fazem sentido para elas, seja emocionalmente, historicamente ou por alguma característica.

Por isso é importante utilizar a estratégia do storytelling em suas copys.

O que evitar ao escrever uma copy?

Como vimos até agora, existem várias técnicas para escrever um bom copywriting. No entanto, é preciso também evitar alguns pontos que podem comprometer a qualidade do seu texto. Vamos a eles:

1. Evite conteúdo técnico

Evite uma linguagem técnica quando for descrever o seu produto ou serviço. Isso pode comprometer a experiência do usuário e afastar potenciais clientes que querem saber mais sobre o assunto. Lembre-se sempre de conversar com a sua persona da forma mais objetiva possível.

2. Não exagere nos benefícios

A dica aqui é: seja direto. Evite publicidade escancarada dos seus produtos ou serviços. Para isso, não utilize palavras em excesso, ou tente se explicar demais.

Além disso, não ofereça algo para o seu cliente que não será entregue.

3. Utilizar apenas o verbo imperativo

Procure utilizar diferentes tempos verbais para que o seu texto fique mais diverso. Afinal, escrever copys apenas dando ordens, ou seja, no imperativo, pode não ser tão efetivo assim.

Resumo

Esperamos que este guia sobre copywriting te ajude a criar bons textos para divulgar o seu negócio! Como vimos, é possível elaborar anúncios capazes de gerar vendas imediatas e ações simples de mensurar o sucesso.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

Como elaborar um texto de copywriting?

  1. Converse com o seu público
  2. Crie um bom título para o seu texto
  3. Use verbos de ação
  4. Traga dados de números e pesquisas
  5. Invista no storytelling
  6. Enfatize o principal tópico do texto

6 técnicas de copywriting para você utilizar na sua estratégia

  1. Reciprocidade
  2. Prova social
  3. Autoridade
  4. Escassez
  5. Urgência
  6. Afinidade

O que evitar ao escrever uma copy?

  1. Evite conteúdo técnico
  2. Não exagere nos benefícios
  3. Utilizar apenas o verbo imperativo

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