O que é copywriting e como usá-la para gerar conversões?

imagem de um computado aberto, com uma xícara de café ao lado. Dispositivo é essencial para criar textos de copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica utilizando técnicas da escrita persuasiva. Em outras palavras, o copywriter deve escrever o texto com o objetivo de despertar o interesse do leitor para fazer uma compra ou contratar um serviço.


Um dos maiores desafios para quem faz vendas online é convencer um potencial cliente a comprar a sua solução. Mas, o que poucos sabem, é que existe uma estratégia que pode ajudar nesta conversão: o copywriting.

A “copy” é um estilo de conteúdo capaz de convencer usuários a realizarem uma ação, como visitar um site de vendas, usando apenas gatilhos mentais. No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso conhecer algumas técnicas.

Quer entender melhor o que é copywriting e como ele pode ajudar a melhorar as vendas da sua loja virtual? Então, aproveite o conteúdo!

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O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer o público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

Para essa estratégia, o copywriter deve escrever o texto com o objetivo de despertar o interesse do leitor. No caso de conteúdo para e-commerce, a ideia é gerar conversões e aumentar as vendas.

💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual e vender muito

Como elaborar um texto de copywriting?

Se você considera que o copywriting é a estratégia ideal para gerar mais vendas para o seu negócio, então veja algumas dicas de como elaborar este texto:

1. Converse com o seu público

Para ter sucesso com uma estratégia de copywriting, você precisa saber para quem está escrevendo. Por isso, saiba quem é a sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal.

Para isso, defina idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outra informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento do seu público.

Assim, é possível criar um conteúdo com estilo, linguagem e abordagem que se aproxime à realidade dos seus clientes.

2. Crie um bom título para o seu texto

Ao escrever uma copy, dê uma atenção especial ao título. Afinal, ele é o primeiro contato que o seu leitor terá com o texto.

Um bom título deve chamar a atenção das pessoas e será determinante para elas seguirem com a leitura do conteúdo. Ele pode começar com números, uma pergunta provocativa etc. O importante é que o título seja direto.

3. Use verbos de ação

Como vimos, o principal objetivo do copywriting é fazer com que um potencial cliente siga uma ação definida por você, seja para realizar uma compra, contratar um serviço ou visitar um site.

Para que a ação seja efetiva, utilize verbos no imperativo, como: “veja”, “entenda”, “clique” etc. Empregue esses verbos principalmente nos títulos e nos CTAs, ou seja, botões-de-ação.

4. Traga dados de números e pesquisas

Se o objetivo do seu texto é comprovar uma informação, cite dados e pesquisas. A estratégia ajuda a trazer credibilidade para a sua copy e, claro, auxilia com o seu objetivo de vendas. Veja um exemplo do site da plataforma de e-commerce Nuvemshop:

Captura de tela da página principal da Nuvemshop mostrando um exemplo de copywriting.

Garanta que o seu conteúdo seja único, com informações relevantes para a sua persona.

5. Invista no storytelling

O storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. Essa estratégia é uma das formas mais eficazes para atrair a atenção e engajar o seu público em um texto.

Ao contar uma história, você pode trazer emoções e memórias no leitor, além de tornar a conversa mais humana e enriquecer essa interação.

6. Enfatize o principal tópico do texto

Vamos supor que você tem uma loja virtual de camisetas online e precisa convencer um potencial cliente a comprar o seu produto.

Nesse caso, o ideal é que você apresente os diferenciais da sua confecção na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios de adquirir uma de suas camisetas e reforce a importância do produto na conclusão.

Dessa forma, ao descrever as vantagens da sua mercadoria, você cria uma conexão emocional com o seu leitor.

Qual é a diferença entre copywriting, marketing de conteúdo e redação publicitária?

Se você está procurando dicas de como escrever um copywriting, provavelmente, tenha lido sobre marketing de conteúdo e redação publicitária. Apesar de todos fazerem parte de estratégias de marketing digital, são conceitos diferentes. Então, vamos entender melhor a diferença entre eles:

Copywriting

Como já comentamos, o copywriting é um texto criado com técnicas de persuasão com o objetivo de incentivar com que o leitor realize alguma ação.

💡 Saiba mais: O que é copy para vendas no Instagram e como fazer?

Marketing de conteúdo

Já o marketing de conteúdo se preocupa mais com a jornada do cliente, atraindo novos consumidores por meio de materiais para blog, estratégias de e-mail marketing, produção de e-books e infográficos. Aqui, geralmente, os resultados são percebidos a médio e longo prazo.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing passo a passo?

Redação publicitária

Por último, a redação publicitária pode ser definida como um conteúdo informativo, voltado para a construção da imagem da marca e reconhecimento do público, sem foco em uma tomada de ação.

Quais são as melhores técnicas e gatilhos de copywriting para você utilizar na sua estratégia?

Como a persuasão é um dos pontos-chave para considerar ao montar uma copy, vamos agora conhecer alguns gatilhos mentais para você utilizar no seu texto. Veja a seguir:

1. Reciprocidade

Se você deseja que um cliente realize uma ação, precisa entregar algo de valor para ele primeiro. Caso tenha um negócio online, é importante criar valor para os clientes antes de propor a compra. Você pode, por exemplo:

  • Oferecer períodos de teste grátis, dependendo do que está vendendo;
  • Disponibilizar gratuitamente um material rico (e-books, planilhas etc.).

2. Prova social

Pessoas são influenciadas por outras. Por isso, o gatilho mental da prova social usa como base o comportamento de conhecidos ou influenciadores de opinião na tomada de decisão. Para vendas, essa estratégia pode ser utilizada da seguinte forma:

  • Mostrando o número de pessoas que compram um determinado produto;
  • Apresentando o depoimento de clientes;
  • Destacando cases de sucesso da sua loja virtual.

💡 Saiba mais: Prova social: o que é, vantagens e como utilizá-la?

3. Autoridade

No copywriting, o gatilho da autoridade pode ser entendido como o uso de dados e referências que dão respaldo e garantia ao que foi escrito.

Na prática, você pode utilizar esta estratégia com a opinião de especialistas da área ou trazendo dados relevantes, como outros artigos, reportagens, vídeos etc.

4. Escassez

A escassez gera uma ação porque provoca a sensação de perda. Isso faz com que nossas ações sejam tomadas emocionalmente para evitar esse sentimento. Esse gatilho pode ser utilizado na sua estratégia com abordagens como:

  • Destacando informações sobre prazo de término, como: “só até amanhã”, “últimas peças” etc;
  • Oferecendo um bônus, por exemplo: “ao levar este produto, você ganha 50% de desconto em uma segunda peça”.

5. Urgência

O objetivo de uma copy é fazer com que o leitor tome uma decisão rápida que gere uma conversão. Por isso, o gatilho de urgência deve ser utilizado na sua estratégia de copywriting.

Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar. Veja:

6. Afinidade

Este gatilho mostra que as pessoas tendem a se conectar com marcas ou pessoas que fazem sentido para elas, seja emocionalmente, historicamente ou por alguma característica.

Por isso é importante utilizar a estratégia do storytelling em suas copys.

Quais são os principais erros ao escrever uma copy?

Como vimos até agora, existem várias técnicas para escrever um bom copywriting. No entanto, é preciso também evitar alguns pontos que podem comprometer a qualidade do seu texto. Vamos a eles:

1. Escrever muito conteúdo técnico

Evite uma linguagem técnica quando for descrever o seu produto ou serviço. Isso pode comprometer a experiência do usuário e afastar potenciais clientes que querem saber mais sobre o assunto. Lembre-se sempre de conversar com a sua persona da forma mais objetiva e clara possível.

2. Exagerar nos benefícios

A dica aqui é: seja direto. Evite publicidade escancarada dos seus produtos ou serviços. Para isso, não utilize palavras em excesso, ou tente se explicar demais.

Além disso, não ofereça algo para o seu cliente que não será entregue.

3. Utilizar apenas o verbo imperativo

Procure utilizar diferentes tempos verbais para que o seu texto fique mais diverso. Afinal, escrever copys apenas dando ordens, ou seja, no imperativo, pode não ser tão efetivo assim.

Tudo entendido sobre copywriting?

Esperamos que este guia sobre copywriting te ajude a criar bons textos para divulgar o seu negócio! Como vimos, é possível elaborar anúncios capazes de gerar vendas imediatas e mensurar os resultados com facilidade.

Gostou das nossas dicas sobre copywriting? Se você ainda não vende pela internet, venha conhecer a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

Para trabalhar com copywriting você precisa conversar com o seu público, criar um bom título para o seu texto, usar verbos de ação, trazer dados de números e pesquisas, investir no storytelling e enfatizar o principal tópico do texto.

As principais técnicas de copywriting são: reciprocidade, prova social, autoridade, escassez, urgência e afinidade.

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