O que é copywriting e como escrever uma copy para o seu negócio?

Por: Manoella Curi

imagem de um computado aberto, com uma xícara de café ao lado. Dispositivo é essencial para criar textos de copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.


Um dos maiores desafios para quem faz vendas online é convencer um potencial cliente a comprar a sua solução. Mas, o que poucos sabem, é que existe uma estratégia que pode ajudar nesta conversão: o copywriting.

A “copy” é um estilo de conteúdo capaz de convencer usuários a realizarem uma ação, como visitar um site de vendas, usando apenas gatilhos mentais. No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso conhecer algumas técnicas.

Quer entender melhor o que é copywriting e como ele pode ajudar a melhorar as vendas da sua loja virtual? Então, aproveite o conteúdo!

Para se aprofundar ainda mais, siga com a leitura do artigo!

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O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

Para essa estratégia, o copywriter deve escrever o texto com o objetivo de despertar o interesse do leitor. No caso de conteúdo para e-commerce, a ideia é gerar conversões e aumentar as vendas.

Diferença entre copywriting, marketing de conteúdo e redação publicitária

Se você está procurando dicas de como escrever um copywriting, provavelmente, tenha lido assuntos sobre marketing de conteúdo e a redação publicitária. Apesar de todos fazerem parte de estratégias de marketing digital, são conceitos diferentes. Então, vamos entender melhor a diferença entre eles:

Copywriting

Como já comentamos, o copywriting é um texto criado com técnicas de persuasão com o objetivo de incentivar com que o leitor realize alguma ação.

Marketing de conteúdo

Já o marketing de conteúdo se preocupa mais com a jornada do cliente, atraindo novos consumidores por meio de materiais para blog, estratégias de e-mail marketing, produção de e-books e infográficos. Aqui, geralmente, os resultados são percebidos a médio e longo prazo.

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Redação publicitária

Por último, a redação publicitária pode ser definida como um conteúdo informativo, voltado para a construção da imagem da marca e reconhecimento do público, sem foco em uma tomada de ação.

Como elaborar um texto de copywriting?

Tudo certo até aqui? Se você considera que o copywriting é a estratégia ideal para gerar mais vendas para o seu negócio, então veja algumas dicas de como elaborar este texto:

1. Converse com o seu público

Para ter sucesso com uma estratégia de copywriting, você precisa saber para quem está escrevendo. Por isso, saiba quem é a sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal.

Para isso, defina idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outra informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento do seu público.

Assim, é possível criar um conteúdo com estilo, linguagem e abordagem que se aproxime à realidade dos seus clientes.

2. Crie um bom título para o seu texto

Ao escrever uma copy, dê uma atenção especial ao título. Afinal, ele é o primeiro contato que o seu leitor terá com o texto.

Um bom título deve chamar a atenção das pessoas e será determinante para elas seguirem com a leitura do conteúdo. Ele pode começar com números, uma pergunta provocativa etc. O importante é que o título seja direto.

3. Use verbos de ação

Como vimos, o principal objetivo do copywriting é fazer com que um potencial cliente siga uma ação definida por você, seja para realizar uma compra, contratar um serviço ou visitar um site.

Para que a ação seja efetiva, utilize verbos no imperativo, como: “veja”, “entenda”, “clique” etc. Principalmente nos títulos e nos CTAs, ou seja, botões-de-ação.

4. Traga dados de números e pesquisas

Se o objetivo do seu texto é comprovar uma informação, cite dados e pesquisas. A estratégia ajuda a trazer credibilidade para a sua copy e, claro, ajudar com o seu objetivo de vendas. Veja um exemplo do site da plataforma de e-commerce Nuvemshop:

captura de tela do site da plataforma Nuvemshop, que mostra um exemplo de copywriting

Garanta que o seu conteúdo seja único, com informações relevantes para a sua persona.

5. Invista no storytelling

O storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. Essa estratégia é uma das formas mais eficazes para atrair a atenção e engajar o seu público em um texto.

Ao contar uma história, você pode trazer emoções e memórias no leitor, além de tornar a conversa mais humana e enriquecer essa interação.

6. Enfatize o principal tópico do texto

Vamos supor que você tem uma loja virtual de camisetas online e precise convencer um potencial cliente a comprar o seu produto.

Nesse caso, o ideal é que você apresente os diferenciais da sua confecção na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios de adquirir uma de suas camisetas e reforce a importância do produto na conclusão.

Dessa forma, ao descrever as vantagens da sua mercadoria, você cria uma conexão emocional com o seu leitor.

6 técnicas de copywriting para você utilizar na sua estratégia

Como a persuasão é um dos pontos-chave para considerar ao montar uma copy, vamos agora conhecer alguns gatilhos mentais para você utilizar no seu texto. Veja a seguir:

1. Reciprocidade

Se você deseja que um cliente realize uma ação, precisa entregar algo de valor para ele primeiro. Caso tenha um negócio online, é importante criar valor para os clientes antes de propor a compra. Você pode, por exemplo:

  • Oferecer períodos de teste grátis, dependendo do que está vendendo;
  • Disponibilizar gratuitamente um material rico (e-books, planilhas etc).

2. Prova social

Pessoas são influenciadas por outras. Por isso, o gatilho mental da prova social usa como base o comportamento de conhecidos ou influenciadores de opinião na tomada de decisão. Para vendas, essa estratégia pode ser utilizada da seguinte forma:

  • Mostrando o número de pessoas que compram um determinado produto;
  • Apresentando o depoimento de clientes;
  • Destacando cases de sucesso da sua loja virtual.

3. Autoridade

No copywriting, o gatilho da autoridade pode ser entendido como o uso de dados e referências que dão respaldo e garantia ao que foi escrito.

Na prática, você pode utilizar esta estratégia com a opinião de especialistas da área ou trazendo dados relevantes, como outros artigos, reportagens, vídeos etc.

4. Escassez

A escassez gera uma ação porque provoca a sensação de perda. Isso faz com que agimos emocionalmente para evitar esse sentimento. Esse gatilho pode ser utilizado na sua estratégia com abordagens como:

  • Destacando informações sobre prazo de término, como: “só até amanhã”, “últimas peças” etc;
  • Oferecendo um bônus, por exemplo: “ao levar este produto, você ganha 50% de desconto em uma segunda peça”.

5. Urgência

O objetivo de uma copy é fazer com que o leitor tome uma decisão rápida que gere uma conversão. Por isso, o gatilho de urgência deve ser utilizado na sua estratégia de copywriting.

Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar. Veja:

6. Afinidade

Este gatilho mostra que as pessoas tendem a se conectar com marcas ou pessoas que fazem sentido para elas, seja emocionalmente, historicamente ou por alguma característica.

Por isso é importante utilizar a estratégia do storytelling em suas copys.

O que evitar ao escrever uma copy?

Como vimos até agora, existem várias técnicas para escrever um bom copywriting. No entanto, é preciso também evitar alguns pontos que podem comprometer a qualidade do seu texto. Vamos a eles:

1. Evite conteúdo técnico

Evite uma linguagem técnica quando for descrever o seu produto ou serviço. Isso pode comprometer a experiência do usuário e afastar potenciais clientes que querem saber mais sobre o assunto. Lembre-se sempre de conversar com a sua persona da forma mais objetiva possível.

2. Não exagere nos benefícios

A dica aqui é: seja direto. Evite publicidade escancarada dos seus produtos ou serviços. Para isso, não utilize palavras em excesso, ou tente se explicar demais.

Além disso, não ofereça algo para o seu cliente que não será entregue.

3. Utilizar apenas o verbo imperativo

Procure utilizar diferentes tempos verbais para que o seu texto fique mais diverso. Afinal, escrever copys apenas dando ordens, ou seja, no imperativo, pode não ser tão efetivo assim.

Tudo entendido sobre copywriting?

Esperamos que este guia sobre copywriting te ajude a criar bons textos para divulgar o seu negócio! Como vimos, é possível elaborar anúncios capazes de gerar vendas imediatas e ações simples de mensurar o sucesso.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem o objetivo de convencer um público-alvo a realizar uma ação específica — como fazer uma compra ou contratar um serviço — utilizando técnicas da escrita persuasiva.

  1. Converse com o seu público;
  2. Crie um bom título para o seu texto;
  3. Use verbos de ação;
  4. Traga dados de números e pesquisas;
  5. Invista no storytelling;
  6. Enfatize o principal tópico do texto.

  1. Reciprocidade;
  2. Prova social;
  3. Autoridade;
  4. Escassez;
  5. Urgência;
  6. Afinidade.

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