4 métricas de e-mail marketing para você analisar

Por: Nuvemshop

homem analisando gráficos em tablet, o que representa as métricas de e-mail marketing

O e-mail é o canal que garante um contato direto com o seu público-alvo em uma estratégia de marketing digital. Contudo, para garantir que a estratégia está funcionado, é fundamental conhecer as métricas de e-mail marketing.

Por métricas, entende-se que são os indicadores mensuráveis da sua estratégia e, portanto, mostram em números se você está direcionando o tempo e energia do seu time para uma ação com resultados.

Além disso, é importante ter atenção à entregabilidade do e-mail marketing para não acabar sendo penalizado como SPAM.

Neste artigo, entenda o que são as métricas de e-mail marketing, suas vantagens, as principais e como encontrá-las. Além disso, veja também algumas ferramentas úteis!

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O que são métricas de e-mail marketing?

Métricas de e-mail marketing são os resultados mensuráveis obtidos a partir do envio das campanhas. Isto é, o que pode ser medido em números.

Existem muitas formas de fazer essa campanha por e-mail marketing. Ela pode ser uma newsletter, que tem um caráter mais informativo, campanha promocional, com descontos, lançamento, e muitos outros.

Para cada um deles, para verificar se a estratégia trouxe resultados, é fundamental verificar as suas métricas.

Quais são as vantagens de acompanhar métricas de e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia que demanda um acompanhamento constante. Isso porque os resultados variam bastante de uma campanha para outra.

Para entender o que está dando certo ou não, não basta simplesmente olhar para os números brutos. É preciso fazer uma análise de contexto e também verificar os elementos subjetivos que estão ali.

Por exemplo, uma newsletter que é enviada à meia-noite. Provavelmente, poucas pessoas vão abrir esse email nas primeiras cinco horas, justamente por causa do horário.

Isso não significa que, na manhã do dia seguinte, seja possível dizer que ele foi um fracasso. Há todo um contexto específico que levou àquele número baixo.

Nesse caso, a análise pode ser feita por outro caminho: por que a newsletter foi enviada nesse horário? Ela já havia sido enviada à meia-noite em outro momento? Qual foi o resultado? Qual deles performou melhor?

O envio pode ser um teste da equipe para entender qual horário funciona melhor. Se a maior parte das interações pelas redes sociais acontece nesse horário, é válida a tentativa para saber a resposta quando falamos do e-mail.

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para enviar e-mail marketing?

Portanto, são muitas as nuances que cercam essa estratégia e, para ter uma avaliação mais precisa, é importante pensar nessas variáveis.

💡 Saiba mais: Como criar um teste A/B no e-mail marketing

Como acompanhar as métricas de e-mail marketing?

Existem muitas métricas de e-mail marketing e a importância de cada uma depende do objetivo da sua estratégia.

Por exemplo, em uma ação de awareness, isto é, para medir a percepção do consumidor, é importante deixar as informações direto no e-mail para que a pessoa não precise clicar em um link para ser impactada.

Portanto, as taxas de abertura de e-mail terão maior relevância, uma vez que indicam, dentre as pessoas que receberam, quem de fato abriu o e-mail.

Interessante, não é? Confira mais métricas de e-mail marketing e como acompanhá-las:

1. Taxa de abertura

A taxa de abertura, como dissemos, indica quem são as pessoas, dentre aquelas que receberam o e-mail, que de fato o abriram. Esse é um resultado diretamente impactado pela entregabilidade da sua estratégia e, também, para o assunto utilizado.

A entregabilidade é a capacidade que os seus e-mails têm de chegar até a caixa de entrada das pessoas da sua base. Esse fator é resultado da qualidade da sua base e da sua estratégia de e-mail marketing.

Explicando melhor: se você utiliza uma base de e-mails comprada, por exemplo, há chances de que você seja penalizado por isso.

Nesse caso, pode acontecer da sua comunicação na caixa de SPAM de seus clientes. Além disso, se você envia e-mails demais no dia ou semana, também pode ser penalizado. Por isso, é importante manter uma estratégia coerente e sem exageros.

Para calcular a taxa de abertura, basta dividir o número de e-mails que foram abertos, pela quantidade de e-mails enviados.

A maior parte das ferramentas de e-mail marketing já entrega esse valor corretamente para cada campanha.

2. Taxa de clique

A taxa de clique diz respeito a proporção de pessoas clicaram no conteúdo do seu e-mail de acordo com o total de e-mails que foram enviados. Essa métrica une todas aquelas estratégias que mencionamos na taxa de abertura com mais uma questão: convencer o usuário a acessar o conteúdo que você enviou.

Portanto, além da entregabilidade e de ter um assunto interessante, é preciso trabalhar um bom conteúdo para que o destinatário clique e acesse o que você enviou.

Esse indicador é muito importante para estratégias de conversão, e-mails promocionais e também newsletters, onde o objetivo é levar a pessoa até o seu blog ou material rico.

Para chegar à taxa de clique, basta dividir o total de cliques pelo total de e-mails enviados.

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão dá um passo além, seguindo o caminho da taxa de cliques: ela verifica quantas pessoas de fato converteram naquele conteúdo que foi enviado por e-mail.

É um caminho com muitos processos e cliques e, por isso, exige um refinamento das estratégias para obter um bom resultado.

4. Bounce rate ou taxa de rejeição

A bounce rate, ou taxa de rejeição, indica quais e-mails não foram entregues ao destinatário. Existem dois tipos de bounce:

  • Soft bounce: resultado de um problema temporário, como uma caixa de entrada que está cheia ou uma instabilidade momentânea do servidor;
  • Hard bounce: um problema mais grave, que pode ser erro no e-mail, conta desativada ou algum outro problema que impeça completamente a entrega.

A taxa de rejeição impacta diretamente na entregabilidade. Uma taxa alta de bounce pode prejudicar todas as suas campanhas futuras e pode se transformar em uma penalização que irá marcar os seus envios sempre como SPAM.

Por isso, é importante fazer a limpeza da base de tempos em tempos, removendo os e-mails inválidos ou problemáticos.

Esse é outro dado que será fornecido pela ferramenta de e-mail marketing que você utilizar.

Ferramentas de e-mail marketing para analisar métricas

A seguir, conheça duas ferramentas de e-mail marketing para medir os seus resultados:

RD Station Marketing

Uma ferramenta muito poderosa para utilizar na sua estratégia de e-mail marketing é a RD Station.

Ela irá entregar todas essas métricas por campanha, além dos números brutos de cada uma, como quantos cliques foram feitos em cada link da página e outras informações importantes como taxa de descadastro.

Caso você queira usar apenas o e-mail marketing, ela pode ser um exagero. Agora, se o seu objetivo é automação de e-mails, incluindo redes sociais e exportação de relatórios, ela é, sem dúvida, uma ótima opção.

Para contratar os serviços do RD Station,, há uma grande variedade de planos que dependem do tamanho da base de e-mails a ser usada. Confira:

  • Plano light: de R$59 ao mês;
  • Plano basic: R$439 ao mês;
  • Plano Pro: R$839 ao mês mais serviço de implementação no valor único de R$1.985;
  • Plano Enterprise: R$2.309 ao mês mais implementação personalizada de R$ 2.615.

MailChimp

Para empresas menores, com estratégias mais no início, o MailChimp é uma excelente opção.

O seu foco é automatizar campanhas de e-mail marketing, mas também permite criar landing pages, fazer testes a/b, anúncios pagos, ter um CRM e muito mais! É uma ferramenta simples, mas bem completa.

Ele oferece uma versão gratuita disponível, mas com algumas limitações nas funcionalidades e número de envios. Há ainda:

  • Plano Essentials: custo inicial de R$55,00;
  • Plano Standard: custo inicial de R$85,00;
  • Plano Premium: custo inicial de R$1.670,00;

💡 Saiba mais: 15 melhores ferramentas de e-mail marketing grátis

Resumo

Neste artigo você viu como as métricas são importantes para a estratégia de e-mail marketing, como encontrá-las e algumas ferramentas para começar a trabalhar a sua automação de marketing.

Veja um resumo do que abordamos:

O que são métricas de e-mail marketing?

São os resultados mensuráveis da estratégia de e-mail marketing.

Como acompanhar as métricas de e-mail marketing?

  1. Taxa de abertura
  2. Taxa de clique
  3. Taxa de conversão
  4. Bounce rate ou taxa de rejeição

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