Passo a passo de como fazer uma introdução

Por: Raquel Lisboa

Teclado de computador, caneta, bloco de notas e óculos, o material para fazer uma introducao

Aqui você encontra:

Para fazer uma boa introdução, levante perguntas (que serão respondidas no conteúdo), utilize estatísticas e faça analogias que tenham relação com o título e com o conteúdo que será desenvolvido. Desperte a curiosidade do seu leitor, seja breve, claro e objetivo.


Você está pesquisando sobre como fazer uma introdução? Não se preocupe, você não é o único! São inúmeras pessoas que buscam informações sobre o tema.

Prender a atenção do leitor, desde o contato inicial, é o principal desafio de uma redação. Afinal, como diria o famoso ditado: “a primeira impressão é a que fica”.

Depois do título, a introdução é o primeiro contato que vai (ou não) levar o seu público a continuar a leitura do seu conteúdo.

Então, para te ajudar a elaborar um texto para prender a atenção do leitor, preparamos este guia exclusivo.

Se você é lojista, saiba que também é muito importante desenvolver textos atraentes para o seu público, seja por meio de e-mail marketing ou artigos de blog. Essa estratégia, conhecida como marketing de conteúdo, é um dos principais meios de captação de clientes atualmente.

Com isso esclarecido, pegue seu bloco de notas e vamos para as dicas de como escrever uma introdução! ✍

O que é introdução?

Introdução, como o próprio nome indica, é a abertura de um texto— ou seja, é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo.

Se for um artigo que se relaciona a fatos históricos, a introdução também é o espaço ideal para dar um rápido contexto, indicando o ambiente e o tempo dos acontecimentos que serão explorados.

Mesmo que óbvio para muitos, vale ressaltar que a introdução não é o resumo do texto. Para que fique fácil associar: ela não é como o trailer de um filme, mas, sim, como os primeiros momentos dele.

Por exemplo: nos quatro minutos iniciais de Harry Potter e a Pedra Filosofal(2001) — o filme inaugural da série — são apresentados diálogos rápidos, que deixam os telespectadores curiosospor descobrir mais sobre a história do personagem principal.

Questões, como: quem é Harry Potter, o que significa aquela cicatriz em sua testa e por que ele se tornará famoso, são o que fazem as pessoas continuarem a assistir. E é exatamente esse tipo de inquietaçãoque você, como redator, deve despertar no seu leitor.

Importância de escrever uma boa introdução

A introdução é essencial para motivar o públicoa conferir o conteúdo por inteiro. Além desse convite decisivo, é nela que o objetivo do texto deve ser destacado:

  • Por que o artigo é relevante?
  • Como ele pode contribuir para a vida do leitor?

Por exemplo:se você tem uma loja virtual de móveis, no blog do seu negócio, você pode criar um artigo sobre como harmonizar móveis para a sala de estar.

Neste caso, o objetivo principal do conteúdo será o de ajudar o cliente(ou potencial cliente) a construir um ambiente mais agradável para si mesmo ou para sua família.

Esse tipo de texto tem a capacidade de, não só despertar afinidadeentre uma marca e seu público, mas também de criar um espaço seguro para indicar produtos de uma maneira mais despretensiosa.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como fazer uma boa introdução: passo a passo

Enumeramos abaixo outras estratégias que podem te ajudar a deixar seu conteúdo irresistível e conquistar a atenção do seu leitor. Você não vai perdê-las, certo?

1. Cuide da linguagem e do tom do texto

Linguagem e tom são elementos que criam conexão instantâneacom o público. Afinal, por meio deles, o leitor consegue perceber que o conteúdo está “falando a língua dele”.

Se o seu público é composto de adolescentes, por exemplo, fica clara a necessidade de se dedicar a um vocabulário coloquiale a um estilo descontraído. Neste caso, você pode se inspirar em outras fontes, como Capricho e TodaTeen, que são revistas virtuais para jovens.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

2. Faça perguntas para iniciar a introdução

O ser humano é curioso por natureza. Então, por que não usar isso a favor do seu texto, não é mesmo?

Induza seu leitor a refletir sobre o tema, questione se alguma vez ele já parou para pensar sobre o assunto proposto ou incite emoções como alegria, dúvida, surpresa etc.

Despertando o gatilho mental de pergunta e resposta— e atrelando-o ao objetivo que deve ser apresentado na introdução, conforme comentado anteriormente —, você instigará o público a seguir com a leitura.

💡 Saiba mais: Gatilhos mentais: como utilizá-los para gerar vendas?

3. Use elementos básicos

Em uma introdução, os elementos básicos são o gancho e a transição.

O gancho é o sinônimo de uma frase de destaque, que pode ser até mesmo uma pergunta, como indicado na estratégia 2.

Se o seu texto for sobre distúrbios do sono, um exemplo práticoé o de começar com uma questão do tipo “Você sabe quantas horas um jovem adulto precisa dormir?”.

A transição, por sua vez, é a ação de reiterar o títuloe relacioná-lo aos pontos que serão desenvolvidos ao longo do artigo. Um exemplo é a própria introdução deste conteúdo que você está lendo.

4. Compartilhe estatísticas

Se couber ao texto, busque por dados que tenham relação com o tema. Se o seu artigo for sobre a Covid-19 no Brasil, por exemplo, você pode citar estatísticassobre casos confirmados, curados e mortes em determinado intervalo de tempo.

Dessa maneira, há a oportunidade de construir um conteúdo com tom analítico e ativar o gatilho mental de autoridadeno leitor, mostrando que o seu artigo é sério e comprometido com a verdade.

5. Crie um conteúdo escaneável

Essa dica, na verdade, vale para todo o texto— especialmente se ele for publicado na internet, onde o leitor pode conferi-lo tanto de um desktop, quanto de um dispositivo móvel.

Mas por quê?

Se um conteúdo com longas frases for acessado em uma tela menor, como a de um celular, por exemplo, ele se tornará extremamente blocado e difícil de ler. Portanto, organize as ideias em pequenos parágrafos, de três a quatro linhas no máximo.

Além disso, desde a introdução, utilize palavras-chave relacionadas ao assunto proposto e sublinhe-as quando fizer sentido. Isso não só ajudará na leitura, mas também em aspectos de SEO:

6. Desenvolva analogias

Analogia é o estabelecimento de semelhanças. Um exemplo claro dessa estratégia é a relação que foi apresentada no início deste artigo sobre a introdução de um texto e o início de um filme (do Harry Potter).

Esse recurso tem como objetivo principal auxiliar o processo cognitivo — ou seja, fazer com que o leitor entenda um conteúdo com mais facilidade.

7. Utilize citações na introdução de um texto

Frases de efeito ou renomadas, se usadas na medida certa, podem se tornar grandes aliadas na hora de atrair a atenção do leitor. Neste caso, é preciso apenas um cuidado: checar a fonte para não atribuir determinada fala à pessoa errada.

Além disso, não se esqueça de citar a procedência, ok?

8. Lembre-se do CTA (Call To Action)

Por fim, mas não menos importante, use um CTA na introdução do seu texto.

CTA, caso você não saiba, é qualquer tipo de chamada para ação— em artigos, é a chamada para que o público continue a ler. Portanto, ao final da introdução de um texto, não se esqueça de adicionar frases com verbos no imperativo e/ou em tom de convite, como:

  • Vamos lá?
  • Você não vai perder, certo?
  • Siga com a gente!

3 dicas para fazer uma introdução assertiva

No passo a passo de como fazer uma introdução, já vimos algumas estratégias de como desenvolvê-la.

No entanto, para tornar o seu texto inicial mais assertivo, existem alguns padrões que podem ser seguidos. Veja:

1. Faça uma introdução curta

A introdução deve compor, no máximo, 10% do conteúdo total. Ou seja, em um artigo de 2.000 palavras, ela deve ter cerca de 200 termos. Por isso, nada de se prolongar!

Essa parte do texto, conforme vem sendo comentado, serve apenas para apresentar o tema e o objetivo do conteúdo. Explicações extras e elaboração dos pontos-chave devem aparecer apenas no desenvolvimento, ok?

2. Resolva um problema do leitor

O tema, geralmente, é definido para ajudar a solucionar um problema do leitor. Então, garanta que na introdução você vai deixar isso claro.

Por exemplo, se a sua loja virtual vende acessórios para bicicletas e você percebe que a necessidade de utilizar meios de transporte alternativos está crescendo. O problema, portanto, é a mobilidade.

Aqui, a sugestão é criar um texto sobre o assunto. Você cita o tema/problema na introdução, desenvolve durante o texto e propõe alternativas na conclusão.

3. Mantenha a coerência textual

Coerência textual é a formação de ideias e como elas se conectam. Logo, um conteúdo coerente é aquele que, acima de tudo, não se contradiz. A seguir, confira os exemplos:

  1. Para resolver este problema é necessário envolver somente a administração. Você pode chamar o responsável dessa área, por favor? (coerência)
  2. Para resolver este problema é necessário envolver somente a administração. Você pode chamar a equipe de logística, por favor? (incoerência)

Mesmo com frases simples, já é possível perceber que o segundo exemplo nos mostra certa incoerência, afinal, se é a administração que deve resolver o problema, por que chamar a equipe de logística, certo?

Por isso, ao construir uma introdução, cuide de sua relação com o título, o desenvolvimento e a conclusão do texto, já que eles não devem ser contraditórios em nenhum aspecto.

Melhores palavras para começar uma introdução

Você já entendeu como fazer uma introdução, mas ainda tem dúvidas de como iniciá-la? Separamos algumas ideias de palavras e frases para começar o seu texto. Confira-as a seguir:

  • Hoje em dia…
  • Atualmente…
  • Nos últimos anos…
  • Muitos sabem…
  • Muitos têm conhecimento de…
  • Ao analisar…
  • Ao observar o cenário…
  • Apesar de muitos acreditarem que…
  • Ao contrário do que muitos acreditam…
  • Como o objetivo de…
  • É fundamental…
  • É indiscutível…
  • Segundo (nome da fonte)…
  • De acordo com (nome da fonte)…
  • Em virtude de…
  • Em vista de…

Além disso, crie um esboço do texto (incluindo subtítulos e palavras-chave) para compreender o que cabe à introdução.

Esses foram apenas alguns exemplos de expressões para o seu texto inicial. Assim, sinta-se à vontade para deixar a criatividade fluir, ok? Temos certeza de que você é capaz de criar parágrafos iniciais inovadores! 😉

Resumo

Como visto, não existe uma receita pronta sobre como fazer uma boa introdução, mas, sim, dicas de como aprimorá-la em seus conteúdos.

A base para uma escrita incrível é a prática (que leva à perfeição!) e a constante busca por exemplos de introduçãopara se inspirar. ✨

Assim, esperamos que este guia tenha te ajudado a perceber que, com um pouco de paciência e estudo, criar a introdução de um texto envolventeé possível!

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que é introdução?

Introdução é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo.

Importância de escrever uma boa introdução

A introdução é essencial para motivar o público a conferir o conteúdo por inteiro. Além desse convite decisivo, é nela que o objetivo do texto deve ser destacado.

Como fazer uma boa introdução: passo a passo

  1. Cuide da linguagem e do tom do texto
  2. Faça perguntas para iniciar a introdução
  3. Use elementos básicos
  4. Compartilhe estatísticas
  5. Crie um conteúdo escaneável
  6. Desenvolva analogias
  7. Utilize citações na introdução de um texto
  8. Lembre-se do CTA (Call To Action)

3 dicas para fazer uma introdução assertiva

  1. Faça uma introdução curta
  2. Resolva um problema do leitor
  3. Mantenha a coerência textual

Melhores palavras para começar uma introdução

  • Hoje em dia…
  • Atualmente…
  • Nos últimos anos…
  • Muitos sabem…
  • Muitos têm conhecimento de…
  • Ao analisar…
  • Ao observar o cenário…
  • Apesar de muitos acreditarem que…
  • Ao contrário do que muitos acreditam…
  • Como o objetivo de…
  • É fundamental…
  • É indiscutível…
  • Segundo (nome da fonte)…
  • De acordo com (nome da fonte)…
  • Em virtude de…
  • Em vista de…

Pronto para colocar todas as dicas de como fazer uma boa introdução em prática? Se você está procurando uma plataforma para montar a sua loja virtual, não perca mais tempo. Aproveite e teste a Nuvemshoppor 30 dias gratuitos!

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies