Guia completo para fazer uma boa introdução [+exemplos]

Teclado de computador, caneta, bloco de notas e óculos, o material para fazer uma introducao

Uma boa introdução deve ser breve e envolvente, proporcionando uma visão geral do tema, destacando sua importância e despertando o interesse do leitor. Para isso, comece organizando o texto de forma lógica, indicando como o conteúdo será apresentado. Depois, termine com um gancho que motive o leitor a continuar explorando o texto.


Se você está pensando em montar um blog para a sua loja virtual ou simplesmente está em busca de aprender a escrever melhor, certamente saber como fazer uma introdução é importante nesse processo. Afinal, se não temos um bloco textual inicial atrativo, isso pode fazer com que os leitores se afastem ou não leiam nossos conteúdos até ao final.

Por isso, no texto de hoje, vamos ensinar a como fazer uma introdução poderosa e atraente. Então, pegue seu bloco de notas e vamos para as dicas de como escrever uma introdução para você conseguir escrever bons textos para o público-alvo do seu negócio! ✍

O que é uma introdução?

Introdução é a abertura de um texto — ou seja, é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo.

Mesmo que óbvio para muitos, vale ressaltar que fazer uma introdução não é o mesmo que resumir um texto. Para que fique fácil associar: ela não é como o trailer de um filme, mas, sim, como os primeiros momentos dele.

Por exemplo: nos quatro minutos iniciais de Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) — o filme inaugural da série — são apresentados diálogos rápidos, que deixam os telespectadores curiosos por descobrir mais sobre a história do personagem principal.

Questões, como: quem é Harry Potter, o que significa aquela cicatriz em sua testa e por que ele se tornará famoso, são o que fazem as pessoas continuarem a assistir. E é exatamente esse tipo de inquietação que você, como redator, deve despertar no seu leitor.

Importância de escrever uma boa introdução

A introdução de texto é essencial para motivar o público a conferir o conteúdo por inteiro. Além desse convite decisivo, é nela que o objetivo do texto deve ser destacado:

  • Por que o artigo é relevante?
  • Como ele pode contribuir para a vida do leitor?

Por exemplo: se você tem uma loja virtual de móveis, no blog do seu negócio, você pode criar um artigo sobre como harmonizar móveis para a sala de estar.

Neste caso, o objetivo principal do conteúdo será o de ajudar o cliente (ou potencial cliente) a construir um ambiente mais agradável para si mesmo ou para sua família.

O texto de introdução tem a capacidade de, não só despertar afinidade entre uma marca e seu público, mas também de criar um espaço seguro para indicar produtos de uma maneira mais despretensiosa.

Como fazer uma introdução?

Uma boa introdução precisa ter ligação com o desenvolvimento e a conclusão do texto. Apesar de ser direta e objetiva, ela precisa atrair a atenção do leitor e organizar as ideias do texto.

Enumeramos abaixo outras estratégias para você começar um texto que podem te ajudar a deixar seu conteúdo irresistível e conquistar a atenção do seu leitor. Você não vai perdê-las, certo?

Linguagem

Linguagem e tom são elementos que criam conexão instantânea com o público. Afinal, por meio deles, o leitor consegue perceber que o conteúdo está “falando a língua dele”.

Se o seu público é composto de adolescentes, por exemplo, fica clara a necessidade de se dedicar a um vocabulário coloquial e a um estilo descontraído ao começar um texto. Neste caso, você pode se inspirar em outras fontes, como Capricho e TodaTeen, que são revistas virtuais para jovens.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

Gatilhos

O ser humano é curioso por natureza. Então, por que não usar isso a favor do seu texto, não é mesmo?

Então, ao aprender a como começar um texto, induza seu leitor a refletir sobre o tema, questione se alguma vez ele já parou para pensar sobre o assunto proposto ou incite emoções como alegria, dúvida, surpresa etc.

Despertando o gatilho mental de pergunta e resposta — e atrelando-o ao objetivo que deve ser apresentado na introdução, conforme comentado anteriormente —, você instiga o público a seguir com a leitura.

💡 Saiba mais: Gatilhos mentais: como utilizá-los para gerar vendas?

Elementos básicos

Se tratando de como fazer uma introdução, os elementos básicos são o gancho e a transição.

O gancho é o sinônimo de uma frase de destaque, que pode ser até mesmo uma pergunta, como indicado na estratégia anterior.

Se o seu texto for sobre distúrbios do sono, um exemplo prático é o de começar com uma questão do tipo “Você sabe quantas horas um jovem adulto precisa dormir?”.

A transição, por sua vez, é a ação de reiterar o título e relacioná-lo aos pontos que serão desenvolvidos ao longo do artigo. Um exemplo é a própria introdução deste conteúdo que você está lendo.

Estatísticas

Se couber ao texto, busque por dados que tenham relação com o tema ao começar a escrever. Se o seu artigo for sobre a Covid-19 no Brasil, por exemplo, você pode citar estatísticas sobre casos confirmados, curados e mortes em determinado intervalo de tempo.

Dessa maneira, há a oportunidade de construir um conteúdo com tom analítico e ativar o gatilho mental de autoridade no leitor, mostrando que o seu artigo é sério e comprometido com a verdade.

Escaneabilidade

Essa dica, na verdade, vale para todo o texto — especialmente se ele for publicado na internet, onde o leitor pode conferi-lo tanto de um desktop, quanto de um dispositivo móvel.

Mas por quê?

Se um conteúdo com longas frases for acessado em uma tela menor, como a de um celular, por exemplo, ele pode se tornar difícil de ler. Portanto, organize as ideias em pequenos parágrafos, de três a quatro linhas no máximo.

Além disso, desde a introdução, utilize palavras-chave relacionadas ao assunto proposto e sublinhe-as quando fizer sentido. Isso não só ajudará na leitura, mas também em aspectos de SEO.

💡 Saiba mais: O que são técnicas de SEO e como utilizá-las em um site?

Analogia

Analogia é o estabelecimento de semelhanças. Um exemplo claro dessa estratégia é a relação que foi apresentada no início deste artigo sobre a introdução de um texto e o início de um filme (do Harry Potter).

Esse recurso tem como objetivo principal auxiliar o processo cognitivo — ou seja, fazer com que o leitor entenda um conteúdo com mais facilidade.

Citações

Frases de efeito ou renomadas, se usadas na medida certa, podem se tornar grandes aliadas na hora de atrair a atenção do leitor. Neste caso, é preciso apenas um cuidado: checar a fonte para não atribuir determinada fala à pessoa errada.

Além disso, não se esqueça de citar a procedência, ok?

CTA (Call To Action)

Por fim, mas não menos importante, use um CTA na introdução do seu texto.

CTA, caso você não saiba, é qualquer tipo de chamada para ação— em artigos, é a chamada para que o público continue a ler. Portanto, ao final da introdução de um texto, não se esqueça de adicionar frases com verbos no imperativo e/ou em tom de convite, como:

  • Vamos lá?
  • Você não vai perder, certo?
  • Siga com a gente!

Frases para iniciar uma introdução

Você já entendeu como fazer uma boa introdução, mas ainda tem dúvidas de como iniciá-la? Separamos algumas ideias de palavras e frases para você aprender a como começar um texto.

Confira-as a seguir:

  • “Hoje em dia…”
  • “Muito se discute a importância de…”
  • “Atualmente…”
  • “Nos últimos anos…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Muitos sabem…”
  • “Muitos têm conhecimento de…”
  • “Ao analisar…”
  • “Ao observar o cenário…”
  • “Apesar de muitos acreditarem que…”

Além disso, uma boa dica é criar um esboço do texto (incluindo subtítulos e palavras-chave) para compreender o que cabe à introdução antes de começar o texto.

Esses foram apenas alguns exemplos de expressões para você saber como fazer uma introdução. Assim, sinta-se à vontade para deixar a criatividade fluir, ok? Temos certeza de que você é capaz de criar parágrafos iniciais inovadores! 😉

Exemplos de introduções

Agora que você já sabe como fazer uma introdução, vamos aos exemplos para tornar esse processo mais prático! 📝

Introdução com informação importante

Você pode chamar a atenção do leitor na introdução utilizando uma informação importante. Por exemplo, no Enem 2020, que trouxe o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” uma das redações nota mil começa da seguinte forma:

“Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira que, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos psicológicos. No contexto nacional atual, indivíduos com patologias mentais ainda sofrem com diversos estigmas criados. Isso ocorre, pois faltam informações corretas sobre o assunto e, também, existe uma carência de representatividade desse grupo nas mídias.”

Nesse caso, a autora usa a biografia de uma psiquiatra renomada para defender a tese de que pessoas com transtornos mentais sofrem preconceito no Brasil. Assim, o texto ganha credibilidade e apresenta sua argumentação logo no início.

Introdução com pergunta ao leitor

Fazer uma pergunta ao leitor na introdução é sempre uma boa ideia. Afinal, quem não se sente intrigado ou reflexivo logo quando lê um questionamento?

Nesse sentido, você consegue criar um engajamento por parte do leitor e pode fazer com que ele fique atento durante todo um texto. Repare no exemplo a seguir, de um artigo escrito pelo economista Marcio Pochmann, intitulado “O fantasma da desmodernização”:

“Superar o atraso sempre foi um árduo desafio nacional. Mas agora, uma avalanche de dissolução arrasta tudo: das instituições de planejamento à Educação, Ciência e centros de pesquisa como o IBGE. Será possível revertê-la, em 2022?”

Começar o artigo dessa forma, com uma pergunta intrigante, é uma ótima maneira de despertar a curiosidade do leitor sobre o tema e gerar expectativa para a leitura.

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Introdução com estatística

Usar uma estatística na introdução é uma boa estratégia porque as pessoas adoram dados. Então, para exemplificar, veja o texto a seguir, publicado no Canal Tech e intitulado “53% das pessoas querem trocar de carreira depois da Covid-19”:

“Segundo o relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, 53% dos brasileiros querem mudar de profissão após a Covid-19. Os principais motivos são equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), desejo por um salário mais alto (49%), busca por uma função mais significativa (31%), redução da jornada de trabalho (31%) e trabalho por prazer (14%).”

No exemplo acima, os dados ocupam toda a introdução. Dessa maneira, o leitor sabe que a informação é respaldada por estatística, ou seja, é real. Isso pode fazer com que ele sinta mais interesse em continuar lendo o seu texto e não pare somente nas primeiras linhas.

Introdução com citação

Introduzir seu texto com uma citação é uma ótima maneira de contextualizar o leitor sobre o tema e a argumentação. É uma técnica muito usada no jornalismo, uma vez que é preciso trazer os fatos como eles são ao texto.

Por exemplo, no artigo “Médico da Unifesp publica fake news: ‘O coronavírus não faz mal a ninguém’”, da revista Vice, a introdução parte de uma citação:

“‘O coronavírus não faz mal a ninguém”’, afirma, em vídeo publicado no YouTube, o brasileiro Beny Schmidt, médico patologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). ‘Esse vírus não é um vírus letal. Não era necessário todo esse alarde’, completou. O coronavírus já matou mais de cinco mil pessoas até o momento.”

Introdução que conta uma história

Por fim, um recurso muito interessante para tornar sua introdução mais criativa é contar uma história logo no início do texto. Veja como a jornalista Débora Lopes introduz o tema da ansiedade durante a pandemia em seu texto:

“Você está enviando um e-mail, regando as plantas, preenchendo uma planilha ou botando roupa pra lavar. De repente e do nada, começa: angústia, coração disparado, mão suando, medo, aperto no peito. Só quem sofre de ansiedade sabe o peso de cada um desses sintomas. E agora, para ansiosos ou não, chegou o período de quarentena.”

Nesse caso, iniciar o texto com uma descrição dos sintomas de um episódio de ansiedade torna a leitura mais empolgante e lúdica. Como consequência, o leitor tem mais vontade de prosseguir e entender onde isso vai parar.

O que evitar ao fazer uma introdução?

O principal erro ao fazer uma introdução é não apresentar o tema do texto com clareza. Isso porque apresentar ideias sem sentido no início da escrita pode confundir o leitor e fazer com que ele perca o interesse em continuar lendo o texto.

Além disso, elaborar uma introdução extremamente longa e com frases desnecessárias pode ser tão negativo quanto não ser claro e objetivo.

Por isso, para fazer uma boa introdução, lembre-se de utilizar a linguagem correta, inserir citações e abordar o tema do texto de modo que apresente o que será desenvolvido no seu decorrer.

Pronto para escrever sua introdução?

Como visto, não existe uma receita pronta sobre como fazer uma boa introdução, mas, sim, dicas de como aprimorá-la em seus conteúdos.

A base para uma escrita incrível é a prática (que leva à perfeição!) e a constante busca por exemplos de introdução para se inspirar. ✨

Assim, esperamos que este guia tenha te ajudado a perceber que, com um pouco de paciência e estudo, criar a introdução de um texto envolvente é possível!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como fazer introdução

Introdução é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo.

Para fazer uma boa introdução é necessário cuidar da linguagem e do tom do texto, fazer perguntas para iniciar a introdução, usar elementos básicos, compartilhar estatísticas, criar um conteúdo escaneável, desenvolver analogias, utilizar citações na introdução de um texto e lembrar-se do CTA (Call To Action).

  1. Hoje em dia…;
  2. Atualmente…;
  3. Nos últimos anos…;
  4. Muitos sabem…;
  5. Muitos têm conhecimento de…;
  6. Ao analisar…;
  7. Ao observar o cenário...;
  8. Apesar de muitos acreditarem que…

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