Frete fixo: o que é e como oferecer no seu negócio? [guia]

Homens circulando em armazém, no que parece ser uma estratégia de multi CD

Não é novidade que o custo do frete é um fator de extrema importância na decisão de compra. Geralmente, é nessa etapa que o consumidor considera outras opções e compara os preços com os da concorrência. Como nem sempre é possível oferecer o irresistível frete grátis, você já ouviu falar no frete fixo?

O frete fixo promete uma experiência de compra mais agradável pela previsibilidade e transparência no preço do frete. Não só isso, essa modalidade também pode ser a chave para expandir um negócio para novas regiões sem ter que praticar taxas de entrega tão elevadas.

Se o que você quer é oferecer as melhores condições de envio e fidelizar seus clientes, estamos aqui para te ajudar. Neste artigo, você aprenderá exatamente o que é frete fixo e as principais vantagens desse modelo de entregas. Então, vamos lá? 🤓

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O que é frete fixo?

Frete fixo é a modalidade de frete em que um preço padrão é definido para determinados tipos de compras. Em linhas gerais, essas vendas precisam atender a condições específicas estabelecidas pelo lojista, geralmente relacionadas à localização, tipo de produto e preço mínimo por compra.

O frete fixo tornou-se popular entre empresários que desejam oferecer condições de envio que tenham algum fator atrativo. Nesse caso, o fator previsibilidade seria o responsável por transmitir maior confiança entre os consumidores.

Além disso, pelo tamanho continental do Brasil, é comum que pessoas de regiões afastadas dos principais centros comerciais tenham que pagar fretes mais caros que o normal. Nesse sentido, o frete se manter no mesmo nível para diferentes grupos pode fazer com que clientes dessas localidades sintam-se menos lesados.

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Quais são as vantagens do frete fixo?

Agora que você já sabe o que é frete fixo, vamos te contar quais são as principais vantagens de adotar esse modelo. Confira:

  • Maior transparência e previsibilidade para o consumidor, uma vez que o valor do frete fixo geralmente é informado antes da página de checkout;
  • Aumento da competitividade em relação a outras lojas que utilizam frete variável;
  • Mais facilidade nos cálculos relacionados a entregas e à gestão de estoque;
  • Possibilidade de escolher transportadoras mais eficientes e de melhor qualidade, já que o valor fixo pode tornar possível negociações com essas empresas;
  • Facilidade no cálculo de margens de lucro, já que o custo do frete é mais previsível;
  • Redução de esforços relacionados ao atendimento ao cliente, já que clientes têm menos dúvidas sobre o custo de frete;
  • Possibilidade de implementar estratégias de marketing digital com esse apelo.

Como oferecer frete fixo no meu negócio?

Agora, vamos te ensinar de forma prática, em cinco passos simples, como aplicar a estratégia de frete fixo no seu negócio. Confira:

1. Calcule os seus gastos com frete

Antes de tudo, é importante listar todos os custos referente à entrega de produtos, como embalagem, transporte e seguro. Esses custos podem variar de acordo com a região e o tipo de produto, por isso é importante fazer uma análise detalhada para que nenhum valor importante seja deixado de fora.

💡Saiba mais: Como fazer cotação de frete online?

2. Estabeleça regras claras

Ao oferecer frete fixo, é importante ter de forma muito clara nos seus canais de venda quais são as regras para que essa modalidade seja válida. Para algumas empresas, o frete fixo é aplicado de acordo com a região. Em outras, ele pode estar disponível a depender de um valor mínimo de compra ou, até mesmo, mediante a assinatura de um programa de fidelidade.

3. Defina um valor competitivo

Agora, para que a estratégia funcione, é importante definir um valor competitivo para o seu frete fixo. Afinal, de nada adianta oferecer essa modalidade se o preço continua elevado. Para isso, pesquise o que seus concorrentes estão cobrando e escolha um valor que seja, ao mesmo tempo, lucrativo para você e atrativo para seus clientes.

💡Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja virtual?

4. Use do marketing para divulgar a estratégia

A cereja no topo da sua estratégia é a forma como você consegue levá-la até os seus clientes. Fale sobre as vantagens do modelo e ressalte o fato de não existir surpresas desagradáveis na finalização das compras na sua loja.

Além disso, se você acha que seu frete fixo pode ser mais atrativo para consumidores de determinadas regiões, não deixe de fazer apelos nesse sentido para esse público nos seus canais de comunicação.

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Como reduzir o custo do frete?

Como falamos, para aplicar a estratégia de frete fixo, é importante conhecer a fundo os custos totais com frete do seu negócio. Mas, após isso, como reduzí-los?

A seguir, listamos dicas para que você economize com transportadoras e possa ter uma estratégia ainda mais eficaz. Veja:

1. Conheça as opções de transportadoras

Primeiro, é importante conhecer bem as suas opções. Para isso, busque e analise o máximo de transportadoras possíveis. Avalie quais oferecem o melhor custo-benefício em relação a preço, qualidade do serviço e cobertura geográfica.

💡Saiba mais: Quais são os tipos de frete e como escolher o melhor?

Algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, têm integração com diversas transportadoras. Dessa forma, é mais fácil automatizar todos os processos relacionados ao envio e escolher a melhor opção.

O Nuvem Envio, por exemplo, é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop para atender às necessidades de frete dos lojistas. Afinal, a etapa de envio das mercadorias até os clientes é fundamental para quem atua com vendas online.

A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada. Para se ter uma ideia, por meio da solução é possível oferecer fretes até 40% mais baratos.

Com essa abordagem, o Nuvem Envio permite que os empreendedores se concentrem na criação e venda de seus produtos, sem precisar se preocupar com questões logísticas complexas e burocráticas.

💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?

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2. Negocie valores

É comum que transportadoras ofereçam descontos para contratos de longo prazo com grandes volumes de entregas. Nesse sentido, é importante negociar e tentar chegar a um acordo que seja proveitoso para ambas as partes.

3. Diminua o tamanho das embalagens

Um erro comum capaz de aumentar o preço do frete é a escolha de embalagens inadequadas. Muitas vezes, lojistas usam embalagens maiores que o necessário para produtos menores, o que acarreta em cobranças extras por volume. Nesse sentido, certifique-se de sempre usar embalagens adequadas ao tamanho dos itens enviados.

💡Saiba mais: Como escolher embalagens para e-commerce?

4. Otimize outros setores da logística

Antes da entrega, os produtos passam por outros lugares e processos até chegar ao seu cliente. Outra forma de economizar no frete é otimizando a gestão logística da sua empresa. Você pode fazer isso mantendo seu estoque organizado e fazendo um bom planejamento de rotas de entrega.

💡Saiba mais: O que é logística de distribuição, como funciona e como otimizar?

E aí, já sabe o que é frete fixo?

A entrega de produtos é um aspecto crucial para qualquer lojista. Os clientes esperam que seus pedidos cheguem de forma rápida e confiável, e o custo do frete é um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra. Esperamos que nosso artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a estratégia de frete fixo.

Aproveitando que está aqui, já pensou em empreender na internet e criar uma loja virtual gratuita? Com a Nuvemshop, você conta com as principais opções de frete do mercado, entre centenas de outras facilidades. Além disso, é possível montar um e-commerce sem a ajuda de ninguém com a nossa plataforma — ela é simples e intuitiva pensando em você. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre frete fixo

Frete fixo é a modalidade de frete em que um preço único é definido para todas as compras ou para um grupo de consumidores que atendam a condições pré-estabelecidas pelo lojista. É uma estratégia bastante usada para nivelar custos de diferentes regiões e oferecer maior segurança aos clientes por conta da previsibilidade e transparência nos valores.

Para oferecer frete fixo, primeiro você deve calcular seus gastos mensais com frete e cruzá-los com as vendas mensais. Considere os pormenores das entregas, como tamanho do produto, volume, peso e quantidades médias de cada compra. Então, estabeleça uma média de preço capaz de cobrir os custos totais entre as diferentes localidades alcançadas pela sua empresa.

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