O que é Threads do Instagram e como usar a nova rede social?

Logo do Threads com ícones relacionados ao Instagram ao fundo.

Pontos principais do artigo:

  • O Threads do Instagram é uma nova ferramenta, criada pelo grupo Meta, que permite o compartilhamento de textos de até 500 caracteres, links, fotos e vídeos de até cinco minutos;
  • Para usar a nova rede social, é preciso ter uma conta no Instagram e fazer o download do aplicativo Threads, que está disponível para tanto para Android quanto para iOS;
  • A rede bateu recordes em seu lançamento, conquistando mais de dez milhões de usuários em apenas sete horas. Mas, até hoje, a plataforma já perdeu mais de 80% desse público;
  • Ainda assim, ter o perfil da empresa na rede social pode ser importante para aumentar o reconhecimento de marca, promover produtos, criar promoções e gerar engajamento com um público mais segmentado.

A Meta, marca responsável pela administração das redes sociais do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, anunciou uma nova funcionalidade em 2023: o Threads.

A novidade, que é conectada a uma conta no Instagram, chega para concorrer diretamente com o Twitter. Por isso, o aplicativo permite que os usuários ou marcas compartilhem ideias, promoções e notícias em postagens com até 500 caracteres ou em vídeos de até cinco minutos. Interessante, não é?

Então, se você quer saber melhor o que é o Threads, para que serve e com usar a ferramenta em sua estratégia de marketing digital e vendas, continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é Threads?

Threads é um aplicativo de microblog vinculado ao Instagram. A ferramenta, criada pelo grupo Meta, permite o compartilhamento de textos de até 500 caracteres, além de links, fotos, animações e vídeos de até cinco minutos.

A ideia do serviço, que foi criado para concorrer com o Twitter, é que os usuários expressem opiniões sobre um assunto em alta, dividam as suas rotinas, façam promoções de produtos ou serviços, entre outros.

Por isso, assim como na rede social concorrente, as informações são apresentadas em formato de thread (o que deu origem ao novo da rede social).

O termo, que já era popular no Twitter, está relacionado às conversas que seguem uma linha, ou seja, onde um usuário pode fazer um comentário sobre a publicação no mesmo post, criando uma conversa em sequência e formando uma thread.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Twitter e aumentar o alcance da marca?

Como criar uma conta no Threads?

A seguir, veja passo a passo como entrar no Threads do Instagram e começar a usar o aplicativo:

Tenha uma conta no Instagram

Para usar o Threads, é preciso ter uma conta no Instagram. Caso você ainda não tenha, siga o passo a passo abaixo:

  • Baixe o app do Instagram na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android);
  • Depois de instalar o aplicativo, toque no botão Abrir;
  • Cadastre-se com um e-mail ou número de telefone e toque em Avançar;
  • Pronto! A sua conta no Instagram está criada.

💡 Saiba mais: Como recuperar conta no Instagram?

Baixe o Threads

Com a sua conta do Instagram em mãos, chegou a hora de baixar o Threads. Para isso:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
  • O Threads está disponível para download em sistemas Android e iOS;
  • Na página inicial, toque em Entrar com o Instagram;
  • Preencha o seu perfil com uma mini bio ou link para algum site;
  • Se preferir, pode selecionar a opção para Importar do Instagram;
  • Abra o app do Instagram, acesse as suas notificações — no símbolo de coração — e aprove o seu acesso;
  • Por fim, volte ao aplicativo do Threads e escolha entre perfil público ou privado;
  • Toque em Continuar;
  • Leia como o aplicativo funciona e toque em Entrar no Threads.

Print da página principal de cadastro na plataforma Threads.

💡 Saiba mais: Como ser verificado no Instagram?

Como usar o Threads em uma estratégia de vendas?

O Threads do Instagram foi o mais absoluto sucesso na sua inauguração. Em apenas sete horas, a rede já tinha mais de 10 milhões de usuários cadastrados, segundo dados da Forbes.

E, apesar da nova plataforma ter perdido força com o tempo, já que as pesquisas indicam que mais de 80% dos usuários deixaram de acessar a ferramenta, essa ainda pode ser uma boa oportunidade para aumentar o reconhecimento de marca entre um público mais nichado que segue ativo na rede social.

Se você já tem uma conta comercial no Instagram, por exemplo, usar o Threads pode ajudar a fortalecer a sua estratégia na rede e tornar o seu negócio mais conhecido pelos clientes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar as vendas com a nova rede social. Confira a seguir:

Divulgar produtos

O Threads permite o compartilhamento de links externos. Ou seja, a plataforma pode ser usada para divulgar páginas de produtos do seu negócio ou direcionar o usuário para um link de pagamento.

Como exemplo, podemos citar a ação das Lojas Americanas para vender chocolates. A marca usou a nova rede social para divulgar uma promoção do produto KitKat e direcionou os usuários para a página de pagamento. Veja:

Mockup de captura de tela da propaganda da Americanas

Assim, se você tem uma loja virtual, por exemplo, usar o Threads pode ser uma estratégia eficiente para se livrar de estoque parado e divulgar combos promocionais ou produtos específicos que você queira impulsionar a saída.

💡 Saiba mais: Como fazer uma queima de estoque?

Criar promoções

Uma outra dica para aproveitar os recursos da rede social é criar códigos promocionais com link direto para a compra.

No lançamento da plataforma, marcas como a Magazine Luiza e a Kabum usaram dessa estratégia para aumentar as suas vendas. Veja:

Mockup de captura de tela da propaganda da Magazine Luiza

💡 Saiba mais: Como anunciar uma promoção no Instagram?

Anunciar novidades

Anunciar uma nova coleção ou linha de produtos é ótimo para atrair novos clientes, já que atiça a curiosidade e deixa as pessoas mais atentas ao lançamento.

Nesse sentido, o Threads pode ser muito eficiente, já que permite o compartilhamento de vídeos de até cinco minutos, além de posts com até 500 caracteres. Por isso, seja criativo e tente usar mensagens que remetem a sua coleção. Veja um exemplo da Riachuelo:

Mockup de captura de tela da propaganda da Riachuelo

💡 Saiba mais: Como atrair clientes no Instagram e aumentar o alcance do seu negócio?

Compartilhar avaliações de clientes

Outro ponto positivo do Threads é que ele é mais um espaço que permite que marcas compartilhem opiniões de clientes sobre um produto ou serviço, estimulando a prova social.

No perfil comercial da Shein na rede social, podemos ver a estratégia sendo aplicada:

Mockup de captura de tela da propaganda da Shein

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

Tudo certo para começar a usar o Threads?

Ao longo deste artigo, vimos o que é o Threads do Instagram e como a rede social funciona. Se for usar a ferramenta em sua estratégia de vendas, lembre-se de entender o tom de voz da sua marca antes de criar os conteúdos.

E, se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e vender para os seus novos seguidores? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar com a maior plataforma de e-commerce da América Latina! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Threads do Instagram

Threads é uma nova rede social criada pelo grupo Meta, que também é responsável pelo Instagram, pelo Facebook e pelo WhatsApp. A plataforma funciona de forma parecida com o Twitter e foi lançada para concorrer com o atual "X".

Para usar a nova rede social, é preciso ter uma conta no Instagram. Tendo o perfil na rede social, o Threads está disponível para download em sistemas Android e iOS.

Não. Com a nova atualização do aplicativo, é possível desativar a sua conta no Threads sem apagar o perfil no Instagram. Para isso, basta entrar em Configurações > Conta > Excluir ou Desativar o perfil.

Ainda que o Threads não tenha funções específicas para anúncio ou recebimento de pagamentos, ter o perfil da empresa na rede social pode ser importante para aumentar o reconhecimento de marca, promover a divulgação de produtos, fazer promoções e gerar engajamento de público.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies