Concorrência: por que monitorar e como se destacar diante dela

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Monitorar a concorrência é o X da questão para você, empreendedor, que quer vender mais. Por meio desse acompanhamento é possível melhorar suas estratégias de marketing, atuar melhor no seu nicho, deixar sua empresa frente à frente dos maiores lojistas e fidelizar seus clientes.

Por isso, criamos um conteúdo especial te mostrando os motivos pelos quais você deve analisar a concorrência e a importância dessa ação para o seu negócio. Confira:

Depois de conferir o porquê de investigar seus concorrentes, aprenda também como se destacar nesse mercado que cresce a cada dia e fortaleça sua marca com as dicas a seguir. Vamos lá?

Conheça seu público-alvo

Parece meio óbvio, certo? Mas muitas vezes, na corrida louca de vender mais e mais, esquece-se do principal: daqueles que fazem seu e-commerce realmente crescer e lucrar. Por isso, estabeleça seu público.

Compreenda os hábitos de compra, o que buscam e quais necessidades pretendem suprir: são por questões pessoais ou profissionais? Quanto mais informações, melhor. Considere idade, sexo, nível socioeconômico, quais atividades exercem e problemas enfrentados, o que consomem com maior assiduidade e o porquê.

Por exemplo: você tem uma loja de cosméticos e uma das seções vende produtos com glitter. Claramente esse departamento só será interessante, em grande parte, para jovens. Levando isso em consideração, é necessário cuidado na precificação e nas formas de pagamento oferecidas, pois seu alvo provavelmente ainda não tem um emprego fixo, nem cartão de crédito.

Determinando essas métricas, será muito mais fácil satisfazer seus consumidores. Por meio dessas informações atreladas ao estilo de vida, você conseguirá estabelecer com maior certeza suas estratégias de marketing e conteúdo.

Cuidado redobrado com a plataforma

Seu site é semelhante a uma loja física. Se você chegar a um estabelecimento e o atendente demorar para te receber, você vai embora, não? O mesmo acontecerá se o carregamento de páginas for lento: o cliente perderá a paciência e buscará por outra loja. Sendo assim, otimize sua landing page para aumentar a velocidade e qualidade do seu empreendimento.

Faça da versão mobile sua melhor amiga. Você sabia que esse tipo de acesso vem crescendo nos últimos meses? De acordo com E-commerce Radar, as compras por dispositivos móveis aumentaram de 22% para 31% entre 2016 e 1º semestre de 2017. Então, invista em layouts responsivos. Com isso, as imagens serão automaticamente redimensionadas, não sobrecarregando a transferência de dados em celulares e tablets.

Lembre-se também de aperfeiçoar as páginas de checkout. Imagine o cliente como se estivesse na fila do supermercado: ele quer adquirir apenas um produto e há mais de 10 pessoas à sua frente. Desanimador, não é? O mesmo para as páginas que o levam à finalização da compra – tente fazê-la com no máximo três passos. Além, claro, de simplificar o quanto puder o preenchimento de dados do consumidor.

Capriche, por fim, na interface e no conteúdo. Um design intuitivo e descrições relevantes farão toda a diferença. Saiba informar do que se trata cada produto: tamanho, cor, peso, forma e quais são suas funcionalidades. Tomando todos esses devidos cuidados, você com certeza proporcionará uma navegação muito mais agradável ao seu cliente.

Diversifique as condições de pagamento

Cerca de 82% dos carrinhos gerados no e-commerce são abandonados, segundo E-commerce Radar. E grande parte dessas desistências estão relacionadas ao momento de encerrar a compra.

Pensando em uma experiência mais rápida e prática e consequentemente no aumento das taxas de conversão, opte pelo checkout transparente. Diferentemente dos outros, trata-se de uma experiência on-site. Permite que o cliente efetue o pagamento dentro da própria loja, sem a necessidade de ser redirecionado a páginas exteriores.

Perceba quais os melhores meios de pagamento a serem adotados no seu e-commerce: gateways ou intermediadores. O primeiro trata-se de uma ferramenta que conecta a sua loja com os bancos e operadoras – como as maquininhas físicas de cartões. E o segundo, o próprio nome já diz: são empresas intermediadoras das transações financeiras, como PagSeguro, Moip, Paypal, entre outras.

Portanto, dê diferentes alternativas ao seu consumidor, possibilitando assim maior acesso aos seus produtos e serviços. Garanta descontos à vista, mas também parcelamentos por meio de cartões ou boletos bancários.

“Quem não se comunica, se trumbica!”

Já dizia Chacrinha: comunicar-se é essencial. Com o seu cliente então, faz toda a diferença. Ofereça atendimento exclusivo e de qualidade. Esteja sempre aberto a ouvi-lo e use isso a seu favor, implementando melhorias. Responda tudo o mais rápido possível (reclamações principalmente!). Tenha sempre em mente que a reputação da sua marca está em jogo.

Disponibilize suporte via chat antes, durante e depois da compra. Os dois primeiros serão para tirar dúvidas sobre os produtos, serviços, entregas e formas de pagamento (diminuindo assim carrinhos abandonados, já que muitos deixam de comprar por não terem compreendido bem sobre o que a loja disponibiliza).

E o terceiro com o intuito de fidelizar o seu cliente. O pós-venda é crucial, pois é o momento para encantar e surpreender. É a ocasião ideal para proporcionar ao seu consumidor uma experiência única. Invista então no elemento surpresa: brinde-o com descontos e/ou frete grátis para a próxima compra.

Outra dica plus é, se você vende algum tipo de produto que necessita de instalação, presenteie seu cliente com esse serviço gratuito. Por exemplo: “Na compra de três chuveiros da marca X, oferecemos uma instalação grátis em até sete dias úteis!” Com isso, além de se sentir especial e bem atendido, ele voltará para fazer um novo negócio.

Liquidações, parcerias e produtos exclusivos

Esses são outros três elementos – juntos de uma boa divulgação – que te diferenciarão da concorrência. As liquidações são oportunidades de destrinchar produtos que estão parados na sua prateleira e de combinar itens com boa saída e de baixo custo. Já as parcerias são ótimas tanto para divulgar produtos, quanto serviços.

Por exemplo: você tem uma loja de maquiagem e não tem percebido uma boa saída para itens de olhos. Esse é o momento ideal para uma cooperação. Divulgue: “Na compra de uma sombra cremosa, um delineador e um rímel, ganhe um curso grátis com a maquiadora Y!” Assim, com certeza sua marca e o trabalho dessa profissional ganharão maior visibilidade.

Produtos exclusivos são a oferta de algo singular, podendo ser a marca registrada do seu e-commerce. Se você vende artigos esportivos, como camisas de times, ofereça o serviço de customização: “Por apenas mais R$15, personalize a camisa do seu time do coração com seu nome e número!” Com certeza isso chamará a atenção dos fanáticos de futebol.

Pense sempre nas possibilidades e facilidades que só a sua marca poderão proporcionar ao seu comprador. Use e abuse da criatividade. Inovação é a palavra de ordem!

Não só de produtos vive o e-commerce

Vender bons produtos, ter layouts funcionais e diferentes formas de pagamento fazem a diferença? Com certeza! Porém seu e-commerce não depende só disso. Hoje é preciso ir além. É de extrema importância estar em contato com o seu cliente e não somente no momento da compra.

Por isso, crie conteúdos de qualidade relacionados ao nicho e divulgue no seu blog corporativo e nas redes sociais. Esses são os meios ideais para se aproximar dos seus seguidores e mantê-los informados sobre as novas tendências.

Se você vende acessórios para o cabelo, por exemplo, invista em posts que ensinem a fazer penteados para diferentes ocasiões. Ou, se você vende brinquedos infantis, crie conteúdos que auxiliem os pais em recreações lúdicas.

Através desses canais, você imprimirá a personalidade da sua marca e assim será muito mais fácil criar um elo de identificação e fidelização com o seu consumidor.

Responsabilidade socioambiental

Nos tempos atuais, campanhas voltadas à preservação de recursos naturais vêm se tornando cada vez mais frequentes. Governos, escolas e empresas estão se unindo para que ocorra, com maior veemência, uma conscientização mundial.

Por essa razão, sua loja não pode ficar de fora. Seja responsável e transparente em relação aos seus produtos. Se você trabalha com móveis de madeira, por exemplo, indique a origem das peças. Nas entregas, personalize selos de comprovação. E para ganhar ainda mais destaque diante da concorrência, providencie os selos oficiais que são distribuídos por organizações ecológicas.

Se você trabalha com pequenos eletroeletrônicos, negocie: “Envie-nos uma peça quebrada, que está parada na sua casa, e ganhe desconto de 15% na próxima compra!”. Investindo no comércio consciente, seu cliente admirará sua política de venda e voltará para usar o cupom de recompensa.

Busque por economia, agilidade e responsabilidade na hora de empreender: diferencie-se. Invista em novos projetos para fazer seu e-commerce crescer ainda mais!

Sua marca tem voz própria?

Sim, é verdade: sua marca precisa ter personalidade, assim como uma pessoa. Ela necessita de uma missão, uma visão e de valores, pois só com essas particularidades será possível transmitir a todos a cultura da sua empresa.

Missão trata-se do motivo pelo qual sua empresa foi criada. Para que ela existe, o que faz e para quem. Como, por exemplo, uma marca de cosméticos para terceira idade: ela pode existir para fazer com que as mulheres dessa faixa etária se sintam mais belas.

Visão diz sobre aonde sua marca quer chegar e o que ela deseja alcançar. Em que direção os esforços devem ser apontados – o que será investido, como e o porquê. Relaciona-se às inspirações e aspirações a curto, médio e longo prazos.

Já valores referem-se ao que orienta o seu e-commerce: quais são os princípios e as crenças adotados para as tomadas de decisão. No que sua empresa acredita ser correto tanto no relacionamento com o cliente, quanto no trabalho em equipe.

Logo, se você não tem essas características bem delimitadas, repense. Sabendo qual é voz da sua marca e o que deseja transmitir, você automaticamente terá um norte sempre que se sentir em dúvida de qual caminho apostar e investir.

Tudo certo?

Espero que essas dicas sobre concorrência tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo na sua marca. Acredite no seu negócio e mãos à obra!

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Raquel Lisboa

Graduada em Letras. Adora cachorros, filmes românticos e literatura em geral. É viciada em seriados e chocolate.


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