Como montar uma loja de bolsas femininas em 2026?
- O passo a passo para montar uma loja de bolsas inclui a escolha do modelo de negócio, formalização da empresa, definição de fornecedores e estruturação da loja;
- Para vender online, também é importante escolher uma boa plataforma de e-commerce, meios de pagamento e envio, além de montar um bom plano de marketing;
- Na Nuvemshop, você cria a sua loja virtual grátis e começa a vender com estrutura profissional desde o primeiro dia, alcançando clientes de todo o Brasil!
Ter o próprio negócio é o desejo de boa parte dos brasileiros, seja pelo sonho de empreender, necessidade de uma renda extra ou sonho de mudar de carreira. Entre as várias opções, uma alternativa que vale a pena é entender como montar uma loja de bolsas e ganhar dinheiro na internet.
Isso porque, segundo dados do NuvemCommerce, relatório anual do e-commerce brasileiro, o segmento de acessórios foi um dos que mais se destacaram em 2024, com um faturamento de mais de R$ 290 milhões.
E, com uma expectativa de crescimento anual de 11,56% até 2029, vender acessórios pela internet se tornou uma excelente oportunidade para quem quer começar um negócio próprio.
Se esse é o seu caso, continue a leitura! Neste artigo, vamos explicar passo a passo como montar uma loja de bolsas do zero à primeira venda. Confira!
Quais os primeiros passos de como montar uma loja de bolsas?
Antes de começar a vender suas bolsas, seja por meio de uma loja virtual de sucesso ou um comércio físico, é fundamental traçar uma série de estratégias para não pular etapas importantes e conseguir estruturar um negócio lucrativo.
Pensando nisso, listamos os oito passos essenciais para começar. Confira:
1. Planeje o tipo de negócio (físico ou online)
O primeiro passo para montar uma loja de bolsas é definir como você quer atuar: em uma loja física, de forma totalmente online ou combinando os dois modelos.
Cada formato exige estruturas diferentes. Enquanto o ponto físico envolve a escolha de uma boa localização e custos extras, como aluguel e reforma do espaço, o e-commerce permite começar com menos investimento e alcançar clientes de qualquer lugar do país.
Caso você escolha vender pela internet, por exemplo, também há uma série de opções viáveis, como comercializar em marketplaces ou nas redes sociais. Usando o Instagram ou TikTok, por exemplo, você pode mostrar seus produtos, atrair o público e direcioná-los para o canal de venda principal, como um site.
Na Nuvemshop, por exemplo, é possível criar a sua loja virtual grátis e integrar o seu catálogo de produtos de forma automática com o Instagram. Assim, é possível transformar seguidores em clientes e aproveitar o melhor dos dois canais.
2. Identifique o tipo de atividade
Independentemente da forma como os itens serão vendidos, é fundamental formalizar sua empresa e cumprir alguns requisitos básicos para que seu negócio possa funcionar sem impedimentos.
O primeiro passo para montar uma loja de bolsas é definir o tipo de empresa mais adequado, como Microempreendedor (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Para isso, é preciso observar o faturamento bruto atual (ou esperado, caso você ainda não tenha começado a vender).
Para quem está começando pequeno e quer simplificar a burocracia, o MEI é a opção mais prática, desde que o faturamento anual não ultrapasse o limite permitido de até R$ 81 mil por ano.
Caso seu faturamento previsto seja maior ou você deseje contratar mais funcionários, é possível abrir uma ME (até R$ 360 mil) ou EPP (até R$ 4,8 milhões) optando pelo Simples Nacional, que também oferece uma tributação simplificada.
💡 Saiba mais: Qual o melhor tipo de empresa para abrir no Brasil?
3. Eleja a natureza jurídica
Ainda sobre a formalização da sua loja de bolsas, é preciso determinar qual é a natureza jurídica do empreendimento. Essa classificação ajuda a definir quais normas serão aplicadas ao seu negócio a depender do tipo societário.
Os tipos mais comuns são:
- Empresário Individual (EI) — quando uma única pessoa é responsável pelo negócio. Nesse caso, o nome civil do dirigente deve ser a razão social da empresa, ou seja, o nome verdadeiro do empreendimento;
- Sociedade Limitada (LTDA) — acontece quando dois ou mais sócios se reúnem e investem na empresa de forma proporcional, tendo como base um contrato social referente às cotas da empresa. Desse modo, a participação dos sócios fica restrita à quantidade de cotas pertencente a cada um deles;
- Sociedade Simples (SS) — nesse caso, os sócios da empresa não desenvolvem atividades comerciais, mas atuam em serviços ligados à sua área de formação, nas áreas de contabilidade, direito, administração etc.;
- Sociedade Anônima (SA) — ocorre quando o capital social da empresa não é atribuído a um sócio específico, mas dividido em ações que podem ser compradas e vendidas livremente;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) — por fim, essa forma jurídica corresponde a negócios formados por apenas uma pessoa. Nesse caso, o capital pertence unicamente ao titular, não podendo ser inferior a cem vezes o salário mínimo vigente.
💡Saiba mais: Como abrir uma empresa: o passo a passo definitivo
4. Abra um CNPJ
Com o tipo de empresa e a natureza jurídica definidos, chega o momento de formalizar oficialmente o seu negócio abrindo um CNPJ. Esse registro é essencial para emitir notas fiscais, comprar de fornecedores que exigem cadastro empresarial e operar de forma regular perante a Receita Federal.
A boa notícia é que processo pode ser feito totalmente online pelo portal GOV.BR. Basta você preencher as informações da empresa, escolher as atividades que irá exercer (por meio dos códigos CNAE) e enviar a documentação solicitada.
Depois disso, é necessário concluir os registros complementares, como inscrição estadual ou municipal, que variam de acordo com o estado e se você fará vendas presenciais, online ou ambas.
Uma vez com o CNPJ ativo, sua loja de bolsas passa a ter existência legal, permitindo que você abra conta bancária empresarial, contrate funcionários e emita notas fiscais para seus clientes.
💡 Saiba mais: Como abrir um CNPJ de loja virtual?
5. Entenda o mercado de bolsas
Agora que você já sabe os primeiros passos para formalizar sua empresa e montar uma loja de bolsas, é chegado o momento de estudar o mercado no qual você deseja entrar. O setor está em queda? Em ascensão? Quais são as perspectivas para os próximos anos?
As informações sobre o mercado de bolsas podem ser obtidas por meio de pesquisas, como as elaboradas pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fazer essas perguntas e investigar o cenário é fundamental para que você consiga estruturar um plano de negócios coerente, visando ao sucesso da sua loja.
💡 Saiba mais: Como fazer bolsas para vender?
6. Eleja os fornecedores
Antes mesmo de montar uma loja de bolsas, é necessário determinar quais serão os produtos vendidos. Por isso, encontrar os fornecedores certos é fundamental.
Comece pesquisando diferentes opções no mercado, avaliando variedade de modelos, materiais utilizados, estilos oferecidos e a reputação de cada fornecedor. Dê preferência para parceiros que entreguem peças com acabamento de qualidade, já que isso influencia diretamente na percepção da sua marca.
Também observe as condições de compra, como preço mínimo, formas de pagamento, possibilidade de compra no atacado, políticas de troca e suporte pós-venda. Quanto melhores forem essas condições, maior será a sua flexibilidade para precificar e reforçar a lucratividade do negócio.
Está tendo dificuldades para gerenciar os fornecedores de roupas e acessórios da sua loja de bolsas? Então, confira, a seguir, uma lista completa de fornecedores para o seu negócio:
7. Faça um plano de negócios
O plano de negócio é um documento imprescindível para guiar o crescimento do seu negócio. Isso porque ele funciona como um mapa: ajuda você a entender o mercado, estruturar sua operação e tomar decisões mais seguras.
Em resumo, o plano de negócios vai te ajudar a entender onde o seu negócio está, qual caminho deve seguir e aonde ele pode chegar. Além disso, é um documento extremamente importante na busca por investidores.
Para criar o planejamento adequadamente, tenha atenção aos seguintes pontos:
- Descrição geral da empresa: sua história, localização, composição do time, o que faz, aonde pretende chegar, missão e valores e estrutura legal;
- Análise de mercado: quem são seus concorrentes, quais modelos de bolsas eles vendem, faixa de preço e diferenciais;
- Público-alvo: defina para quem você quer vender. Quanto mais claro o perfil, mais fácil escolher produtos e criar campanhas certeiras;
- Mix de produtos: liste os tipos de bolsas que pretende trabalhar (bolsas femininas, mochilas, carteiras, bolsas esportivas, bolsas de festa);
- Plano financeiro: estime custos fixos e variáveis, margem de lucro, investimento inicial e ponto de equilíbrio.
- Estratégia de marketing e vendas: como você vai atrair clientes? Você pode usar redes sociais, anúncios pagos, marketplaces ou sua própria loja virtual.
- Operação e logística: como será o estoque, embalagem e envio dos pedidos, especialmente se vender online.
Com tudo estruturado, fica muito mais fácil prever riscos, aproveitar oportunidades e construir um negócio mais profissional desde o primeiro dia.
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8. Mapeie seus concorrentes
Mencionamos que analisar a concorrência é algo que deve estar descrito no plano de negócios da sua loja de bolsas, mas conhecer as empresas que vendem o mesmo que você é uma tarefa fundamental, por isso dedicamos um tópico apenas para esse assunto.
É muito importante saber o que os concorrentes estão oferecendo e o que deixa seus clientes satisfeitos. Faça uma visita a outras lojas, analise o atendimento e tudo mais o que estiver ao seu redor.
Fazer a análise SWOT dos concorrentes, por exemplo, ajudar a entender quais são os pontos de melhoria das demais empresas e o que o seu negócio tem a oferecer para suprir as necessidades dos clientes.
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Como montar uma loja de bolsas física?
Muitas pessoas se perguntam se vale mais a pena abrir uma loja física ou virtual, principalmente quando o produto vendido é comumente visto no mundo físico. No entanto, é possível integrar as duas modalidades e oferecer uma experiência completa para os clientes.
Para ter uma loja virtual integrada com a física, antes de mais nada, é preciso estruturar ambas. Veja, a seguir, os passos básicos para montar uma loja física de bolsas femininas:
Tenha em mãos a documentação exigida
Ao entender como montar uma loja de bolsas, você percebeu que é preciso providenciar uma série de documentos que formalizam o seu negócio, certo? Essa papelada tem prazo de validade, por isso é necessário ficar de olho para se manter sempre regularizado.
Veja, a seguir, os documentos necessários para montar uma loja de bolsas física:
- Cópia autenticada do seu RG e CPF;
- CNPJ;
- Folha espelho do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
- Cópia do contrato de locação ou compra e venda do imóvel;
- IPTU do imóvel;
- Alvará de funcionamento;
- Demais documentos específicos de cada cidade.
Nesse processo, você também pode encontrar orientações para emissão do alvará de funcionamento, que é o que comprova que sua loja autorizada a realizar as atividades no local escolhido.
No entanto, as empresas que exercem atividades de baixo risco, como é o caso da loja de bolsas, estão dispensadas da emissão de alvará de funcionamento. Essa regra passou a valer a partir da Lei da Liberdade Econômica, vigente desde setembro de 2019.
Escolha o melhor local
E, por falar em alvará de funcionamento, é necessário ter bastante atenção no momento de escolher o local onde será instalada a sua loja. Isso porque a escolha do local e do espaço físico é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento.
O ideal é escolher um local onde existam outras lojas similares, sejam elas concorrentes ou complementares. Uma loja de bolsas, por exemplo, costuma ser vizinha de lojas de roupas e outros acessórios do vestuário.
Apenas por estarem juntas, elas atrairão um maior fluxo de clientes em potencial para a região. A partir daí, cada uma poderá atuar conforme suas próprias estratégias para se destacar e vender mais.
Além disso, pense também na comodidade oferecida para seus clientes, como estacionamento e proximidade a pontos de ônibus e outros meios de transporte público. Esses são pontos positivos na escolha da localização, pois ajudam a loja a se destacar no mercado.
Estruture sua loja
A organização da loja, o ambiente e o espaço de circulação fazem diferença na percepção da marca e até no volume de vendas. Por isso, o primeiro passo é avaliar se o local precisa de alguma reforma, como pintura, iluminação extra, troca de piso ou pequenas adaptações para o seu negócio.
Depois, invista em móveis que valorizem os produtos e permitam boa visualização. Ganchos, araras e nichos ajudam a destacar modelos, cores e tamanhos. Bolsas de uso diário, mochilas e acessórios podem ser distribuídos em setores diferentes para tornar a busca mais intuitiva.
Lembre-se também de que a vitrine é o cartão de visitas da loja. Portanto, mantenha-a sempre atualizada, com combinações de produtos que despertem desejo e reflitam tendências ou sazonalidades, como uma coleção especial para o Dia das Mães.
💡 Saiba mais: Como montar o layout de lojas físicas?
Divulgue o negócio
Divulgar sua loja de bolsas é um importante instrumento para tornar a empresa e os seus produtos conhecidos pelos potenciais clientes. O objetivo da propaganda é, portanto, construir uma imagem positiva da marca e atrair o consumidor.
No caso da loja física, a divulgação pode ser feita utilizando os mais variados meios de comunicação e em diferentes peças, como:
- Distribuição de panfletos e cartões de visita;
- Faixas e banners que chamam a atenção de quem passa pelo local;
- Parcerias com comércios locais para expor seus produtos;
- Eventos de inauguração, como um coquetel de abertura;
- Campanhas nas redes sociais;
- Entre outros.
Escolher a mídia mais adequada vai depender do público-alvo que você deseja alcançar e se a ação se enquadra no orçamento da empresa.
Além disso, é muito importante que os profissionais da empresa que atuam diretamente com o público, como é o caso do setor de comércio, saibam lidar bem com os clientes — sendo simpáticos e agradáveis — para garantir a sua fidelidade e ganhar sua confiança.
💡Saiba mais: Como encantar clientes na sua empresa?
Como montar uma loja de bolsas online?
Já mencionamos quais são os passos comuns para quem está aprendendo como montar uma loja de bolsas, seja ela física ou virtual. Agora, contudo, vamos nos ater às etapas imprescindíveis para quem deseja ter um negócio online.
Então, continue a leitura e veja quais são os nove estágios para abrir seu e-commerce de bolsas!
Escolha a melhor plataforma de e-commerce
Eleger a melhor plataforma de e-commerce para vender bolsas online é, sem dúvidas, a principal etapa do processo. Uma escolha errada pode comprometer a experiência do cliente na loja e, consequentemente, impactar as vendas.
Por isso, priorize uma solução que ofereça:
- Facilidade de uso: deve permitir que você cadastre produtos e personalize sua loja sem precisar de conhecimentos técnicos;
- Integrações com meios de pagamento e envio: quanto mais opções o cliente tiver para pagar e receber, maiores as chances de conversão;
- Integração com redes sociais e marketplaces: facilita vender em vários canais ao mesmo tempo e aumentar seu alcance;
- Boas ferramentas de marketing: recursos como cupons de desconto, recuperação de carrinho e integração com Google e Meta Ads ajudam a impulsionar as vendas.
Com a solução da Nuvemshop, você conta com todos esses recursos em uma plataforma completa que simplifica o dia a dia e permite que você foque no que realmente importa: atrair clientes, vender mais e fortalecer sua marca. Crie sua loja virtual grátis e faça o teste!
Defina o layout da sua loja virtual
Depois de definir a melhor plataforma para montar uma loja de bolsas online, é preciso dar uma cara para o seu site. Para isso, você deve escolher o seu layout que combine com a identidade visual escolhida e ajude a transmitir a personalidade da sua marca.
Priorize temas que ofereçam uma navegação simples, fotos em destaque e boa organização das categorias. Como bolsas têm forte apelo estético, um layout limpo e visualmente atraente facilita a apresentação dos produtos e melhora a experiência do cliente.
Além disso, verifique se o layout é responsivo, ou seja, se ele se adapta automaticamente a celulares e tablets. Hoje, a maior parte das compras online acontece pelo mobile, por isso é indispensável garantir que o site continue bonito, rápido e fácil de usar em qualquer dispositivo.
💡 Saiba mais: 10 sites que usam a Nuvemshop para inspirar o seu negócio
Cadastre os produtos
Chegou o momento de, finalmente, cadastrar os produtos no seu e-commerce. Essa etapa pode ser um pouco mais demorada, mas é importante já que, em uma loja virtual, o cliente não tem a opção de sentir e nem experimentar as bolsas, ele depende totalmente das informações que você oferece.
Por isso, capriche nas fotos e descrições. Use imagens do produto em alta qualidade, com boa iluminação e mostrando diferentes ângulos do produto. Se possível, inclua fotos de detalhes importantes, como alças, fechos, bolsos internos e acabamentos. Quanto mais clareza você transmitir, maior a confiança do cliente.
Nas descrições dos produtos, não se limite a copiar as informações enviadas pelos fornecedores. Informe materiais, dimensões, peso, capacidade, cores disponíveis e qualquer característica que ajude o comprador a entender exatamente o que está adquirindo.
Se precisar de ajude, use nosso Gerador de descrição de produto gratuito:
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Escolha os meios de pagamento
O passo seguinte é a escolha dos meios de pagamento em seu e-commerce. Lembre-se de oferecer diferentes opções ao seu cliente. No Brasil, o cartão de crédito é o preferido dos consumidores, seguido pelo Pix.
Quanto mais alternativas você disponibilizar, maior a chance de atender diferentes perfis de compradores e evitar o abandono de carrinho. Além do crédito e do Pix, considere incluir boleto bancário, carteiras digitais e pagamento por link para facilitar compras feitas via redes sociais ou atendimento direto.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode utilizar o Nuvem Pago, que reúne os principais métodos de pagamento em um único lugar, com aprovação rápida e taxas competitivas, além de ser o único com isenção da tarifa por venda.
Defina os meios de envio
Para garantir que as compras cheguem até o consumidor, também é importante definir os meios de envio. Aqui, também é considerável oferecer mais de uma opção. Normalmente, a mais barata terá um prazo maior, enquanto a mais cara será mais rápida.
Uma alternativa que facilita a integração entre a sua loja e as transportadoras ou Correios é o uso de gateways de frete. Como, na maioria das vezes, é o consumidor quem arca com o custo do envio das mercadorias, você deve deixar que ele escolha a forma que achar melhor. Isso porque o frete costuma ser um ponto sensível na experiência de compra online.
Também vale considerar estratégias que deixem o frete mais atrativo, como frete grátis acima de um valor mínimo, retirada em pontos parceiros ou retirada presencial caso você tenha um espaço físico ou estúdio. Essas alternativas ampliam as opções do cliente e aumentam o ticket médio.
💡 Saiba mais: Como otimizar o frete da sua loja usando o Nuvem Envio?
Elabore um plano de marketing
Por fim, é necessário saber como atrair visitantes para seu site. Para isso, existem algumas estratégias de divulgação online, mas todas dependem de um bom planejamento.
O plano de marketing é o documento responsável por registrar diversos aspectos das ações de divulgação que você planeja para sua marca. Nesse documento, você define quais canais pretende usar, como Instagram, TikTok, Google ou até anúncios pagos, e qual será o papel de cada um na atração de clientes.
O planejamento também deve incluir as redes sociais que o seu consumidor ideal costuma acessar. Quando falamos em loja de bolsas, por exemplo, duas plataformas que têm forte apelo visual são o Instagram e o Pinterest. Portanto, lembre-se de incluí-las na sua estratégia.
💡 Saiba mais: Como fazer um plano de marketing de sucesso?
Tudo certo sobre como montar um negócio de bolsas?
Entender como montar uma loja de bolsas envolve muito mais do que apenas escolher a mercadoria. O segredo para ter uma loja de sucesso é prestar atenção em todas as etapas do processo, desde a formalização do negócio até a montagem da loja — seja ela física ou virtual.
Quando cada etapa é bem estruturada, sua marca ganha profissionalismo, transmite confiança e cria uma base sólida para crescer.
E, agora que você já sabe o passo a passo, está na hora de transformar sua ideia em um negócio real. Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e comece com estrutura profissional desde o primeiro dia! 💙







