Como montar o layout de lojas físicas e virtuais?

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Pontos principais do artigo:
  • O layout de uma loja física é a organização e disposição dos elementos dentro de um espaço comercial;
  • A ideia é que essa disposição otimize o fluxo de clientes, destaque produtos relevantes e crie uma experiência de compra agradável;
  • Em lojas virtuais, o layout é a organização dos elementos no site. Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja online e contar com mais de 60 temas gratuitos prontos para usar.

Dizem que a primeira impressão é a que fica e, quando falamos sobre layout de loja, essa afirmação é muito verdadeira.

A loja física, por exemplo, pode ser o canal de contato inicial (ou único) entre o consumidor e a marca e, por isso, seus elementos e a mensagem que a organização do ambiente transmite possuem um papel diretamente ligado à rentabilidade do negócio.

Mas saiba que nem só de beleza vive um comércio. O espaço também deve levar em consideração a experiência de quem circula por ali e trazer uma disposição que, além de atrativa, seja funcional — tanto para o lojista, quanto para o consumidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o texto para descobrir os melhores tipos de layout de loja física, como fazer a ambientação e dicas para potencializar a identidade visual com um e-commerce para a empresa.

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O que é o layout de loja?

O layout de loja é a organização e disposição física dos elementos dentro de um espaço comercial, como prateleiras, produtos, vitrines etc. Na prática, a ideia é facilitar o acesso à oferta de produtos e trazer clareza para os clientes em seus processos de compra.

Isso inclui, por exemplo, como e onde os produtos são colocados, considerando categorias, promoções, produtos de alta rotatividade e as mercadorias que você deseja destacar.

Isso porque quanto mais claro ou evidente for o acesso a determinados itens, maior será a chance de chamar a atenção dos consumidores para aquele produto. Quando aplicado a itens de alto valor, por exemplo, essa pode ser uma estratégia eficiente para aumentar o faturamento da empresa.

💡 Saiba mais: Como fazer a exibição de produtos para aumentar as vendas?

Como deve ser um layout de loja?

Um layout deve ser acolhedor e, ao mesmo tempo, estimulante. Ou seja, os consumidores precisam se sentir confortáveis para entrar e transitar pela loja, ao mesmo tempo em que são encorajados a descobrir as mercadorias.

O que levar em consideração ao criar um layout de loja?

O primeiro passo para criar um layout de loja eficiente é pensar de que forma a marca deseja se comunicar e quais são os recursos disponíveis para isso. Alguns questionamentos ajudam a chegar em conclusões iniciais importantes:

  • Produtos: quais são os produtos que você irá vender? Qual o melhor jeito de expô-los, a fim de chamar a atenção das pessoas?
  • Público-alvo: quem é o seu público? Qual a sua faixa etária, gênero e classe social? O que eles esperam ao visitar sua loja?
  • Espaço: qual o espaço disponível? Como você pode fazer o melhor aproveitamento do lugar?
  • Investimento: qual será o capital destinado à estrutura e à decoração?

Ajuste o que for necessário para atender bem aos clientes, mantendo sempre a personalidade da empresa em evidência. Lembre-se de que, aqui, o objetivo é criar um ambiente que incentive os clientes a permanecerem mais tempo na loja.

💡 Saiba mais: Público-alvo: o que é e como definir o do seu negócio?

Como montar um layout de loja física?

Após entender exatamente quem é o seu público e quais os tipos de produtos e serviços que sua empresa irá oferecer, chega a hora de “botar a mão na massa” e entender, de fato, como montar um layout de loja.

Para isso, coloque-se no lugar do consumidor e preste atenção aos seguintes pontos:

  1. Invista em uma fachada atraente;
  2. Monte uma vitrine incrível;
  3. Defina o melhor local para o estoque;
  4. Posicione o caixa em um local estratégico;
  5. Facilite o acesso e a circulação de pessoas;
  6. Planeje a disposição dos produtos com cuidado;
  7. Realce as cores e a decoração;
  8. Escolha a iluminação ideal.

A seguir, detalhamos um pouco mais sobre cada tópico:

Invista em uma fachada atraente

A fachada da loja merece destaque, pois é o primeiro elemento que o público verá. Por isso, invista em uma fachada despoluída, mas que exiba seu logo com nitidez e utilize as cores da sua identidade visual.

Você também pode fazer uma análise de onde as pessoas costumam olhar (para cima, para a frente ou para baixo) e utilizar os recursos apropriados para aproveitar esse espaço ou direcionar a atenção das pessoas para onde você deseja usando painéis eletrônicos ou cavaletes.

Só não se esqueça de conferir e respeitar a legislação de sua cidade, utilizando o formato e as dimensões exigidos pela sua prefeitura.

Monte uma vitrine incrível

Assim como a fachada, a vitrine também é um chamariz para os seus produtos e serviços. Organize-a para que seja um resumo coeso do que a pessoa irá encontrar ao entrar na loja em termos de produtos, preço e experiência de compra.

Outra dica é aproveitar a sazonalidade à favor das vendas. Durante certas épocas do ano, como Natal ou Dia dos Namorados, a vitrine pode ser decorada para refletir essas datas, conectando a loja com as emoções e expectativas dos clientes.

Quer se preparar com antecedência e não perder nenhuma data importante? Então, aproveite para baixar o nosso calendário comercial gratuito atualizado para 2024:

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Defina o melhor local para o estoque

Certamente, você precisará de espaço para armazenar os itens de estoque e as novas mercadorias que chegarem, certo?

Calcule onde é possível alocá-los, considerando a segurança, facilidade para buscar os itens quando preciso, o volume de mercadorias que irá guardar e a organização do espaço (contando com prateleiras, caixas, nichos ou o que for melhor para sua operação).

Lembre-se: o estoque também faz parte do seu patrimônio e precisa de atenção e planejamento para evitar prejuízos desnecessários.

💡 Saiba mais: O que é gestão de estoque e como fazer uma eficiente?

Posicione o caixa em um local estratégico

O local do caixa também é de suma importância, pois pode influenciar o fluxo de clientes e a experiência de compra dos consumidores na sua loja.

Por exemplo, colocar o caixa próximo à porta em mercadinhos e conveniências permite controlar melhor o fluxo de entrada e saída, evitando furtos. Por outro lado, fazer o mesmo em restaurantes pode obstruir o acesso ou dar a impressão de que o ambiente está cheio, desencorajando as pessoas a entrar.

Estude a melhor posição para o seu segmento, tendo em mente que ele deve estar sempre claramente sinalizado e facilmente acessível.

💡 Saiba mais: O que é força de vendas e como montar uma?

Facilite o acesso e circulação de pessoas

Quando falamos do layout de loja física, a circulação de pessoas é um aspecto primordial para criar uma boa experiência de compra e gerar mais vendas.

Em alguns casos, o ideal é que os clientes tenham tempo e mais espaço para avaliar as opções e manusear os objetos. Em contrapartida, alguns modelos de negócio trabalham com a urgência e a pressa, sendo que a disposição dos corredores é mais estreita justamente para incentivar compras mais rápidas e por impulso.

De qualquer forma, pense em um formato que case com o seu segmento e a intenção de compra de seus clientes. O objetivo é evitar que os consumidores fiquem estressados ou desapontados ao transitar pelos corredores e facilitar a exposição de produtos.

Planeje a disposição dos produtos com cuidado

Há casos em que o consumidor sabe exatamente do que necessita, ao passo que, em outros, a intenção não será tão clara. Portanto, é importante que a organização da loja ajude a localizar os produtos de forma fácil.

Nesse caso, a dica é organizar os itens em categorias e subcategorias de acordo com a sua estratégia de vendas, agrupando marcas e formatos de modo harmônico. Preferencialmente, deixe os artigos próximos a produtos relacionados, o que estimulará a aquisição de mais itens e aumentará o ticket médio.

Por último, certifique-se de que os produtos estarão sempre voltados para a frente, a uma altura adequada e com a precificação evidente em etiquetas ou nas gôndolas. Isso facilitará a identificação dos detalhes e fará com que as compras sejam mais ágeis e satisfatórias.

💡 Saiba mais: O que é merchandising no ponto de venda e por que adotar?

Realce as cores e a decoração

As cores, o estilo e o mobiliário no interior da loja devem refletir a identidade visual da marca e fazer com que o público se sinta confortável e se identifique com o ambiente.

Para isso, busque por cores e materiais que transmitam a mensagem e as sensações que você gostaria para a sua loja.

Materiais nobres e em cores neutras, como madeira e mármore, por exemplo, podem transmitir uma imagem de sofisticação e alta qualidade. Por isso, são muito utilizados em lojas de luxo ou que trabalham com produtos de grife.

💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio

Escolha a iluminação ideal

Por fim, lembre-se de que a iluminação no layout da loja deve acompanhar a proposta de seus produtos.

Sendo assim, a luz fria ou branca ilumina mais o ambiente e é indicada para lojas que querem trabalhar com a agilidade. A luz quente ou amarela dá a sensação de conforto, incitando as pessoas a ficarem mais tempo no espaço.

Já a iluminação direcionada evidencia produtos que precisam de destaque. Se você tem um item importante em promoção, por exemplo, pode adicionar uma luz específica sobre ele, chamando a atenção do consumidor.

💡 Saiba mais: O que é e qual a função do visual merchandising?

Tipos de layout de loja

Existem diferentes tipos de layout de loja, também conhecidos como a planta baixa de um comércio. A seguir, listamos alguns dos mais comuns e suas respectivas características:

Layout simples ou reto

Como o nome diz, esse modelo de layout é o mais simples e econômico. Ideal para lojas com espaço limitado, a disposição dos produtos é feita de forma linear e o fluxo de circulação normalmente é feito por um corredor central.

Uma boa estratégia é posicionar o caixa ao fundo, fazendo com que os consumidores precisem percorrer toda a loja para fazer o pagamento, o que aumenta as chances de se interessarem por algum outro produto no caminho.

Exemplos de uso:

  • Lojas de conveniência;
  • Adegas e lojas de bebidas.

Exemplo de layout de loja simples ou reto.

💡Saiba mais: Como vender bebidas: guia completo para lucrar

Layout em grade

O layout em grade dispõe os produtos linearmente e em colunas, dando o aspecto de padronização e organização.

Esse tipo de layout é baseado na eficiência e no fluxo facilitado e o seu foco é a praticidade. A disposição segue um padrão e considera a popularidade das marcas, tornando os itens facilmente acessíveis para o público.

Como desvantagem, pesa o fato de não ser um ambiente visualmente inspirador, focado inteiramente na funcionalidade do espaço, fator que deve ser ajustado na comunicação e sinalização da loja.

Exemplos de uso:

  • Supermercados;
  • Drogarias.

Exemplo de layout de loja em grade.

Layout em loop

O layout em loop é ideal para criar uma rota clara para o fluxo de circulação, induzindo os consumidores a percorrerem o caminho que vai da entrada até os caixas.

Esse formato instiga os clientes a caminhar por toda a loja demoradamente, conferindo cada categoria ao longo das paredes e de uma ilha central. Ele ajuda na visibilidade de todos os produtos e favorece compras não planejadas.

No entanto, o uso do espaço não é tão otimizado nesse tipo e pode causar frustração em clientes que já sabem o que desejam e querem comprar rapidamente, já que terão que atravessar a loja inteira para efetuar a compra.

Exemplos de uso:

  • Lojas de decoração;
  • Varejos de porte médio ou grande, com mais de uma categoria ou subcategoria.

Exemplo de layout de loja em loop.

Layout do caminho forçado

O caminho forçado é um modelo em que, como o nome já diz, obriga o público a percorrer um caminho específico traçado pelos lojistas.

Sua principal vantagem é favorecer a compra não planejada, uma vez que os produtos são dispostos por todos os lados no trajeto até o caixa, despertando a atenção dos consumidores.

Todavia, sua desvantagem é não permitir a livre circulação e forçar que as pessoas percorram um caminho maior, o que pode causar irritação.

Exemplos de uso:

  • Alguns tipos de padarias;
  • Alguns tipos de lojas de móveis.

Exemplo de layout de loja do caminho forçado.

Layout misto ou free flow

O formato misto é o tipo de layout de loja mais dinâmico, pois mistura os formatos anteriores e não tem um fluxo de circulação definido. Nele, os clientes podem circular livremente, criando sua própria experiência de compra.

As compras não planejadas também são um ponto forte desse modelo, visto que muitas vezes o cliente entra na loja para comprar algo, mas sem um direcionamento específico acaba se encantando com as outras categorias que encontra ao acaso.

Contudo, a falta de padronização prejudica aqueles que buscam por itens específicos, dado que não existe uma sinalização clara sobre a localização de cada categoria.

Ainda, não é tão simples fazer a organização dos produtos e a reposição de estoque, o que pode representar uma perda na oportunidade de vendas ou dar um aspecto de desordem ao ambiente.

Exemplos de uso:

  • Livrarias multidepartamentos;
  • Lojas de grande porte;
  • Lojas de departamento.

Exemplo de layout de loja misto ou free flow.

Como funciona o layout de loja virtual?

Nas lojas virtuais, o layout também está relacionado à organização e disposição dos elementos, só que no site. Por isso, assim como o layout físico de uma loja, ele também deve ser projetado para otimizar a navegação, promover uma boa experiência para o usuário e aumentar as vendas.

Isso inclui, por exemplo:

  • Design da página inicial;
  • Páginas de produto;
  • Carrinho de compras e checkout;
  • Elementos de segurança;
  • Cores, fontes e estilos visuais usados no site;
  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Recomendação de produtos relacionados;
  • Entre outros.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtal em poucos minutos e contar com mais de 60 opções de layouts profissionais e prontos para editar.

Assim, você não precisa contratar um programador para criar toda a estrutura do site do zero, mas ainda pode alterar cores, banners e fontes para deixar a sua loja online com a mesma identidade visual da sua loja física.

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Entendeu a importância do layout de loja?

Como vimos, montar um layout de loja não é tarefa fácil. As definições iniciais, a escolha do espaço e do tipo ideal de layout são determinantes para ter uma loja que atrai ou afasta o público — tudo depende das suas escolhas.

É fundamental fazer com que as pessoas consigam transitar com facilidade e encontrar não só o que buscavam, mas também outras possibilidades interessantes de compra.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre layout de loja

O layout de loja é a planta baixa de uma loja física, e a disposição dos produtos e elementos que a compõem para criar uma boa experiência de compra e gerar mais vendas.

O layout de loja deve ser convidativo e funcional, permitindo que os clientes transitem com facilidade pelo espaço e encontrem os produtos com facilidade.

Um layout de loja bem formulado compreende as necessidades do público e posiciona os produtos de forma estratégica, aumentando as vendas e as chances de recorrência de compra.

Os tipos de loja podem ser no formato simples ou reto, em grade, em loop, de caminho forçado ou misto (também conhecido como free flow).

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