Pagamento recorrente: o que é, como funciona e como oferecer

Imagem de uma pessoa cadastrando dados do cartão de crédito para realizar pagamento recorrente

O pagamento recorrente é um modelo de negócios em que os consumidores se tornam assinantes, pagando um valor em intervalos regulares, que normalmente são mensais, mas podem variar de acordo com a frequência desejada, como diária, semanal, quinzenal, bimestral, semestral ou anual.


O pagamento recorrente é a forma mais simples de realizar cobranças por planos, assinaturas e mensalidades. Isso por a compra ser computada no cartão de crédito do usuário sempre que necessário, sem a necessidade de adicionar os dados de pagamento novamente.

Essa inovação nos meios de pagamento trouxe segurança e praticidade tanto para os clientes quanto para os lojistas. Atualmente, a maioria das empresas oferece esse benefício para os compradores.

Quer entender o que é pagamento recorrente, como funciona, suas vantagens e de que forma você pode adotar esse sistema no seu e-commerce? Continue a leitura e saiba tudo!

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O que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente é um meio de realizar cobranças frequentes, uma solução pensada para empresas com clubes de assinaturas de serviços e produtos ou outras instituições que cobram mensalidade.

Esse pagamento é feito mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anualmente, sem a necessidade de o cliente adicionar seus dados de cartão novamente. Dessa forma, assim que ele aceita os termos do pagamento recorrente, não precisará se preocupar novamente com a cobrança, porque ela será realizada automaticamente.

💡 Saiba mais: O que é economia da recorrência e como lucrar com esse modelo de negócio?

Como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente funciona por meio do agendamento de cobranças futuras. Dessa forma, a empresa determina qual será o dia do vencimento e a periodicidade (mensal, anual etc.).

Em seguida, ela realiza a transação por meio do cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta, mediante autorização prévia do cliente.

O pagamento recorrente é benéfico para todas as partes, ou seja, compradores e vendedores.

Por um lado, os clientes não precisam ocupar o limite do cartão de crédito com a compra e não deixam de realizar o pagamento por esquecimento. Por outro, os vendedores conseguem gerenciar as compras facilmente e reduzem a inadimplência.

Há muitos outros benefícios relacionados ao pagamento recorrente, portanto, continue a leitura para conhecer todos eles!

💡 Saiba mais: Como funciona o pagamento à vista no Pix, boleto e cartão?

Quais as vantagens do pagamento recorrente?

Como você já deve ter imaginado, todos esses serviços de streaming e assinaturas, como Netflix, Spotify, TAG Livros, revistas, cursos, academias e tantos outros usam o pagamento recorrente.

Se você ainda está em dúvidas se deve ou não adotar essa forma de pagamento na sua empresa, confira todas as vantagens a seguir:

Automatização da cobrança

Vamos imaginar que um cliente deseja contratar o serviço de assinatura de produtos cosméticos. Então, mensalmente, ele receberá em sua casa uma caixa com diferentes produtos selecionados pela empresa de acordo com os interesses do comprador.

Já pensou no trabalho que essa pessoa teria em, todos os meses, acessar o site para renovar o plano e adicionar os dados de pagamento novamente? Caso ela se esquecesse, seria um mês sem receber os produtos, certo?

Para não prejudicar a experiência do cliente, o pagamento online é uma excelente saída. Além de garantir o recebimento mensalmente pelos itens adquiridos, o pagamento recorrente também contribui para o aumento dos ganhos dos empreendedores.

Praticidade

Como acabamos de mencionar, o pagamento recorrente é benéfico para o cliente e para o lojista.

Em primeiro lugar, a modalidade de assinatura tem ganhado o coração dos consumidores por trazer mais comodidade. Por meio dos planos, as pessoas usufruem semanal ou mensalmente de um produto ou serviço sem maiores preocupações.

Vamos supor que uma pessoa assine um plano para receber, semanalmente, produtos orgânicos, direto da horta. Desse modo, ela não precisará se preocupar em ir à feira, pois os itens chegarão até sua casa.

E, na outra ponta, está o produtor, que conseguirá fazer a gestão dos pagamentos com facilidade e programar as entregas de acordo com a validação das cobranças.

💡 Saiba mais: Como fazer planejamento financeiro empresarial?

Redução da inadimplência

Ainda seguindo esse pensamento, o pagamento recorrente contribui para o aumento nas taxas de aprovação das cobranças, o que, consequentemente, diminui a inadimplência.

Dessa forma, esquecimentos ou atrasos no pagamento são evitados. Alguns serviços de pagamento recorrente também oferecem a possibilidade de enviar lembretes para os clientes avisando que a data de cobrança está próxima. Isso ajuda a diminuir os casos de limite insuficiente no cartão de crédito.

💡 Saiba mais: O que é taxa de aprovação e por que acompanhar esse indicador?

Gestão financeira eficiente

O pagamento recorrente permite maior previsibilidade de receita. Isso quer dizer que o lojista consegue saber mais ou menos quanto o seu negócio fatura em um certo período, já que os pagamentos são programados de acordo com os planos assinados pelos clientes.

Dessa forma, você pode projetar quais serão seus lucros naquele período e, com isso, fazer uma gestão financeira mais acertada.

💡 Saiba mais:

Fidelização de clientes

Para o lojista, realizar vendas recorrentes é excelente, pois garante o faturamento daquele período. Além disso, se um cliente deixa de comprar esporadicamente e passa a ser um consumidor recorrente, a taxa de retenção melhora.

Portanto, fidelizar clientes por meio do pagamento recorrente é fundamental para diminuir os gastos da empresa com promoções e marketing, já que será necessário bem menos esforço para retê-los.

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Quais são os meios de pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é feito virtualmente, por isso é possível realizar a cobrança online de diversas formas. Inclusive, é interessante dar diferentes opções para o cliente, pois ele se sentirá livre para escolher aquela que é mais conveniente.

Veja, abaixo, três principais meios de pagamento para e-commerce para realizar cobranças recorrentes:

Cartão de crédito

O cartão de crédito é o método mais usado por sua praticidade. Com ele, é possível prevenir atrasos no pagamento ou mesmo esquecimentos por parte do cliente.

Ainda, confere maior praticidade para os compradores e segurança financeira para o fornecedor do serviço contratado.

Débito automático

O débito automático é uma autorização concedida pelo cliente para que o valor da assinatura seja descontado de seu saldo na conta bancária pela instituição financeira.

Dessa forma, podemos dizer que o débito automático é uma transferência programada, cujo melhor dia pode ser escolhido pelo próprio cliente.

Também é possível fazê-la por meio do Pix. Nesse caso, um QR code será gerado e anexado à cobrança recorrente para que o cliente faça a leitura e conclua o pagamento. No entanto, essa opção não é tão prática quanto a primeira, do cartão de crédito.

Se você tem dúvidas sobre como criar esse código, conheça o gerador de QR code desenvolvido pela Nuvemshop e facilite o seu dia a dia com essa ferramenta completa!

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Boleto bancário

Por fim, outro método que pode ser usado para pagamento recorrente é o boleto bancário. Essa é uma ótima opção para aquelas pessoas que não têm ou não gostam de usar o cartão de crédito.

No entanto, esse método é pouco prático e está sujeito aos problemas que já citamos, como esquecimentos e atrasos no pagamento, gerando juros e aumentando a taxa de inadimplentes.

💡 Saiba mais: Como gerar boleto bancário online [guia 2022]

Quem pode oferecer o pagamento recorrente aos clientes?

Como já mencionamos, o pagamento recorrente pode ser oferecido por negócios de diferentes tipos. Seja um pequeno comércio — que vende alimentos ou itens de higiene por planos mensais ou semanais —, seja uma grande empresa que presta serviços recorrentes para outras organizações, todos podem aproveitar as vantagens desse modelo.

Veja, a seguir, quais tipos de negócios podem oferecer o pagamento recorrente para seus clientes:

  • Escolas e universidades;
  • Empresas de telecomunicação;
  • Academias;
  • Editoras;
  • Prestadores de serviços;
  • Profissionais liberais;
  • Software as a service (SaaS);
  • Condomínios;
  • Planos de saúde e odontológicos;
  • Plataformas de streaming;
  • Sites de assinaturas;
  • E-commerces.

Depois que você criar um plano de assinatura para os serviços ou produtos oferecidos por sua empresa, é importante comunicar ao seu público. Use as redes sociais, como Facebook, WhatsApp ou Instagram, para avisá-los da novidade.

Não se esqueça de enviar todos os detalhes por e-mail e, ainda, incluir essa modalidade de pagamento na sua loja virtual. Desse modo, assim que finalizar a compra de um plano em seu site, o cliente já será redirecionado para a página de pagamento recorrente.

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Como vender com pagamento recorrente?

Agora que você já sabe o que é pagamento recorrente e quais as suas vantagens, chegou o momento de entender como é possível adicionar esse modelo de pagamento à sua plataforma de e-commerce.

Em primeiro lugar, é preciso contar com um meio de pagamento que permita essa modalidade. Durante a sua busca, tenha atenção a alguns benefícios que a ferramenta deve oferecer a você:

  • Permitir a adição de planos e períodos de cobrança diferentes para cada produto;
  • Apresentar sistema antifraude para garantir a segurança das transações;
  • Possibilitar a automação na criação de pedidos;
  • Facilitar a gestão de cobranças e pedidos da sua loja virtual;
  • Garantir maior previsibilidade de seu faturamento;
  • Disponibilizar vários painéis para conferir mais inteligência para gerir o seu negócio.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, é só instalar o aplicativo Cakemoney para vender produtos e serviços por assinatura com cobrança recorrente no cartão de crédito. Assim, você consegue automatizar o pagamento recorrente dos seus clientes de forma simples e prática, com planos a partir de R$ 39 ao mês.

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Aprendeu tudo sobre pagamento recorrente?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é pagamento recorrente, quais são as suas principais vantagens, quem pode adotar esse método e, claro, como você consegue aproveitar todos os benefícios na sua loja virtual.

Se você quer oferecer essa funcionalidade para seus clientes, mas ainda não tem um e-commerce, conheça a plataforma Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis e experimente todas as nossas ferramentas, inclusive o aplicativo de pagamento recorrente. 💙

Referências

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre pagamento recorrente

Pagamento recorrente é um meio de realizar cobranças frequentes, uma solução pensada para empresas que têm clubes de assinaturas de serviços e produtos ou outras instituições que cobram mensalidade.

O pagamento recorrente funciona por meio do agendamento de cobranças futuras. Dessa forma, a empresa determina qual será o dia do vencimento e a periodicidade (mensal, anual etc.). Em seguida, ela realiza a transação por meio do cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta, mediante autorização prévia do cliente.

Com o pagamento recorrente, é possível ter maior retenção e fidelização de clientes, uma vez que a renovação de mensalidades acontece de forma automática. Dessa forma, você reduz o CAC e pode ter um planejamento financeiro mais eficaz. Para o cliente, o pagamento recorrente significa um baixo consumo dos seus limites de cartão de crédito, além de maior eficiência no quitamento de contas.

Pagamento recorrente é a cobrança frequente por um serviço oferecido regularmente, por exemplo, a cobrança mensal no cartão de crédito pela assinatura de um serviço de streaming. O parcelamento ocorre quando o valor total de um produto é dividido em várias partes iguais.

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