O que é automação de marketing e como fazer? [+ ferramentas]

Robô branco com rosto segura um tablet, representando a automação de marketing

Pontos principais do artigo:

  • Automação de marketing refere-se ao uso de software e tecnologia para automatizar tarefas repetitivas em campanhas de marketing das empresas;
  • Algumas atividade automatizadas incluem envio de e-mails, agendamento de postagens em redes sociais e segmentação de leads;
  • Seu objetivo é aumentar a eficiência das campanhas e proporcionar interações mais personalizadas com os clientes;
  • Algumas ferramentas de automação de marketing mais usadas são Hubspot, RD Station, leadlovers, MailChimp e outras.

Se você trabalha com algum tipo de estratégia dentro do marketing digital, é provável que já tenha ouvido falar em automação de marketing. Mas você conhece esse conceito e sabe como ele pode alavancar as suas vendas?

Caso ainda não entenda bem para que serve isso, você veio ao conteúdo certo! Ao longo das próximas linhas, vamos nos debruçar sobre o que é automação de marketing, quais suas vantagens, as principais funcionalidades de uma boa ferramenta e, por fim, uma lista com as principais plataformas de automação de marketing. Então, vamos lá?

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O que é automação de marketing?

Automação de marketing é o uso de softwares para otimizar o trabalho de equipes de marketing na hora em que aplicam suas estratégias online e está ligado ao inbound marketing (ou marketing de atração).

Por meio dessas ferramentas, é possível realizar tarefas repetitivas de forma automatizada, deixando mais tempo para que as equipes se dediquem ao planejamento, às vendas e à análise de dados.

Quando pensamos em pequenas empresas, realizar o trabalho manualmente é viável. A automação de marketing, no entanto, permite que o mesmo cuidado com que seus potenciais clientes são tratados individualmente possa ser transmitido a milhares de leads (potenciais clientes), por exemplo. A palavra, aqui, é a escalabilidade que esse tipo de tecnologia proporciona.

Alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas com o auxílio de ferramentas de automação de marketing digital são:

  • O controle de leads sem perder a capacidade de personalização em seus contatos;
  • A publicação e gestão de seus conteúdos em redes sociais;
  • O disparo de e-mail marketing.

Há uma infinidade de ferramentas de automação de marketing, cujas funções podem variar bastante. Ao longo deste artigo, vamos focar naquelas capazes de auxiliar na gestão de leads.

Quais os benefícios da automação de marketing para sua empresa?

A automação de marketing, como vimos, é capaz de otimizar o trabalho das equipes de marketing e de vendas de uma empresa. Confira abaixo as principais vantagens que esse tipo de tecnologia pode trazer a um negócio:

1. Maior produtividade

Ao utilizar um software de automação de marketing digital, é possível liberar tempo dos profissionais para que eles foquem na estratégia e nas vendas em si.

Por exemplo, em vez de ficar disparando e-mails para cada grupo de contatos, o especialista pode destinar seu foco a criar o melhor fluxo de nutrição. A partir desse planejamento, o próprio software se encarrega de enviar os e-mails aos contatos de acordo com a etapa do funil de vendas.

2. Tempo menor do ciclo de vendas

Ao identificar em que etapa do funil estão e nutrir os leads com conteúdos condizentes com esse momento, o ciclo de vendas se torna mais rápido. Isso porque os vendedores gastarão seus esforços com pessoas que já estejam prontas para adquirir seu produto ou serviço.

3. Personalização da experiência dos leads

A automação de marketing permite também que, mesmo que uma empresa tenha milhares de leads, cada um possa ser tratado de forma personalizada.

Ao tomar determinada ação em seu site ou ao receber um e-mail, o contato é classificado de acordo com seus interesses e com a fase da jornada de compras em que se encontra. Desse modo, o lead recebe comunicações que os interessem, o que aumenta as chances de venda concluída — mesmo que mais adiante, no caso de pessoas que ainda estejam na fase de descoberta, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é qualificação de leads e como usar?

4. Aumento das taxas de conversão

O ponto anterior nos traz à melhora nas taxas de conversão de seu negócio. Ao tratar cada lead como único, o relacionamento da empresa com ele se torna mais próximo. As pessoas tendem a perceber seu negócio como alguém que entende suas necessidades. A partir daí, o aumento nas vendas é apenas uma consequência.

O que uma ferramenta de automação de marketing digital faz?

Escolher uma ferramenta de automação de marketing digital não é tarefa fácil. Afinal, como vimos, existem várias possibilidades de automatização.

Todavia, para que sua escolha se torne menos complicada, detalharemos a seguir as principais funcionalidades de um bom software de automação de marketing:

1. Landing pages

Muitos softwares de automação permitem a criação de landing pages de forma prática. Essa é uma função importante porque, ao simplificar a construção dessas páginas de destino, a ferramenta permite que você observe pontos cruciais para otimizar suas conversões.

💡 Saiba mais:

2. Calls to action

A criação de call to action (CTA ou chamada para a ação) por meio dos softwares de automação de marketing permite que os profissionais testem as melhores versões possíveis desses botões. De forma simples, você poderá entender o que funciona melhor para seu público.

3. Formulários

Os formulários são fundamentais na captação de leads. Afinal de contas, é por meio deles que você vai conhecer as pessoas que estão fornecendo seus contatos.

Quando você consegue criar formulários com perguntas assertivas (como tamanho da empresa em que trabalha, interesses em seu blog etc), a segmentação feita pela ferramenta de automação será ainda mais útil na hora de criar seus fluxos de nutrição.

4. Pop-ups

Pop-ups são aquelas janelas que aparecem em um site, em geral, com um call to action incentivando algum tipo de cadastro. Essa é uma ótima forma para captar leads. Ao oferecer algo, como um e-book ou um desconto na primeira compra, você consegue o contato de um potencial cliente.

Existem ferramentas de automação que te auxiliam na criação desses pop-ups de forma descomplicada. Na Nuvemshop, você pode utilizar diversos aplicativos para criar pop-ups irresistíveis para os seus clientes. Experimente instalar o Smartarget Popup, o Poptin, o Popup Sales, o Popup Mágico ou o POWR Popup.

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5. Segmentação da base de leads

Lembra-se de quando falamos dos formulários? Por meio das perguntas respondidas ali, é possível separar os contatos de acordo com seus perfis, interesses e etapa do funil de vendas.

Os softwares de automação permitem que você crie quantas listas julgar necessário para estabelecer o melhor contato com seus leads. Ademais, alguns deles já separam as pessoas de acordo com seus perfis.

6. Fluxos de nutrição

Um fluxo de nutrição é o planejamento dos contatos da empresa com um lead, a partir do estágio da jornada de compra em que ele se encontre, além de outros interesses demonstrados.

Ele também serve para guiar um lead dentro do funil de vendas. Para isso, utilizam-se gatilhos percebidos em seus comportamentos e são criadas comunicações personalizadas para responder dores ou dúvidas que essa pessoa possa ter até chegar na conversão.

Com uma boa ferramenta de automação de marketing digital, você será capaz de agendar todo o fluxo de nutrição para seus leads. Desse modo, os e-mails de boas-vindas, conteúdos e outros serão enviados quando chegar o momento, sem que seja necessário parar para fazer o disparo.

💡 Saiba mais: O que é nutrição de leads e como usar essa estratégia?

7. Lead Scoring

Outra funcionalidade muito interessante de um software de automação é o Lead Scoring. Esse conceito diz respeito a uma classificação dos leads de acordo com a sua propensão a comprar o produto ou serviço de uma empresa.

Essa propensão é percebida a partir de comportamentos do consumidor dentro do site: em quais botões clicou, quais páginas visitou, quais informações ofereceu através de formulários etc. A pontuação é estabelecida de acordo com essas ações que ele realiza. Por exemplo, abrir um e-mail vale 2 pontos, clicar em seus links, 5 e por aí vai.

A partir dessa classificação, os vendedores podem direcionar seus esforços para entrar em contato com as pessoas com maior potencial de conversão. Assim, o trabalho é otimizado.

Saiba mais: MQL e SQL: o que são, para que servem e como utilizar?

8. Integração com o CRM

Na hora de escolher um software de automação de marketing, é importante checar se ele tem integração com seu CRM (ferramenta de Customer Relationship Marketing, ou marketing de relacionamento).

E, atenção: apesar de as duas tecnologias facilitarem o contato com o público, elas são diferentes. As de automação servem para a gestão dos leads, ou seja, pessoas que ainda não se tornaram clientes. Já o CRM, apesar de ter funções de contato com os leads, também é usado para manter o relacionamento com quem já é consumidor da sua marca.

Podemos dizer que o CRM dá continuidade ao trabalho iniciado por meio da ferramenta de automação de marketing — daí a importância de haver uma integração entre as duas.

💡 Saiba mais: 9 ferramentas de CRM para melhorar as vendas do seu negócio

9. Geração de relatórios e acompanhamento de métricas

Por fim, assim como em qualquer estratégia de marketing digital, estar atento às métricas é fundamental para a avaliação e para a adequação de suas ações. Portanto, fique ligado nos relatórios gerados por cada ferramenta!

Quais as melhores ferramentas de automação de marketing?

Agora que já entendemos o que é a automação de marketing e as principais funcionalidades dos softwares desse tipo, hora de conferir uma lista com as principais opções do mercado:

1. Dinamize

A Dinamize Automation é uma ferramenta de automação e também de e-mail marketing que está no mercado brasileiro desde 2000. Esse software tem as seguintes funcionalidades:

  • Envios de e-mail e SMS marketing;
  • Gestão de contatos;
  • Lead Scoring;
  • Acompanhamento do comportamento de leads em seu site;
  • Dicas de otimização de SEO;
  • Possibilidade de inclusão do botão de WhatsApp no site.

São três planos (Starter, PRO e Advanced) e os preços são sob consulta, a partir do preenchimento de um formulário.

2. Leads2b

A Leads2b é uma ferramenta feita para aumentar a eficiência das prospecções de clientes para a sua empresa. Com ela, é possível prospectar através de sistemas automáticos de busca, gerenciar o funil de vendas do seu negócio e utilizar recursos para estratégias de marketing. Entre suas principais funcionalidades estão:

  • Pesquisa de empresas com informações de contatos dos decisores;
  • E-mail marketing com segmentação;
  • Distribuição automática de leads entre equipes;
  • Movimentação de negociações em pipelines;
  • Gravação de conferências;
  • Criação de landing pages;
  • Integração com RD Station.

O software tem um plano gratuito para quem está começando. Os pagos custam a partir de R$ 349 por mês.

3. Atendare

O Atendare é um software de gestão comercial completo para empresas com automação de marketing B2B, automação de vendas e sistema CRM em uma única plataforma. Suas principais funcionalidades são:

  • Automação da jornada do lead;
  • Automação de outbound marketing;
  • Criação de landing pages;
  • E-mail marketing com segmentação avançada;
  • Fluxos de nutrição automatizados;
  • Indicadores de desempenho, produtividade e qualificação de vendas;
  • Sistema CRM.

O software disponibiliza três planos: Starter, PRO e Enterprise. Os preços são sob consulta, de acordo com os recursos que desejar contratar.

4. Hubspot

O Hubspot Marketing Hub é um software de uma empresa com foco em inbound marketing e grande reconhecimento no mercado. Com ele, é possível:

  • Criar landing pages, posts em blog e formulários;
  • Receber recomendações de SEO;
  • Acompanhar a navegação de visitantes no seu site;
  • Segmentar listas de contato;
  • Disparar e-mails;
  • Fazer este A/B em suas landing pages.

O plano básico custa US$ 45 mensais, mas também possui algumas ferramentas gratuitas de automação de marketing e de CRM.

5. RD Station

O RD Station é uma das referências quando o assunto é automação de marketing. Entre suas principais funcionalidades estão:

  • Sequências programadas de e-mails;
  • Landing pages e pop-ups;
  • Análise de funil de vendas;
  • Qualificação de leads;
  • Relatórios personalizados.

O plano mais básico começa com mensalidades de R$ 19 nos três primeiros meses. Além disso, possui um CRM próprio, o que facilita a integração entre os sistemas.

6. Mautic (KingHost)

A Mautic é a ferramenta de automação de marketing da empresa KingHost, conhecida pela hospedagem de sites. Por meio desse software, é possível:

  • Criar landing pages;
  • Configurar seu funil de vendas;
  • Criar campanhas de e-mail marketing e fluxos de nutrição;
  • Fazer a gestão de contatos;
  • Monitorar as mídias sociais.

O preço dos planos varia de acordo com o número de contatos cadastrados. O primeiro permite mil leads e custa R$ 79 por mês, quando fechado o plano mensal.

7. E-goi

Com integração direta para lojistas que usem a plataforma da Nuvemshop, a E-goi permite a automação de várias funções e tem foco no e-commerce. Com essa plataforma, o negócio pode:

  • Acompanhar o comportamento dos visitantes na loja virtual;
  • Aplicar gatilhos mentais para incentivar a compra;
  • Criar pop-ups e landing pages;
  • Agendar campanhas de e-mail, além de segmentar contatos;
  • Analisar seus fluxos de automação por meio de relatórios.

A E-goi tem um plano totalmente gratuito de automação de marketing. Os pagos começam a partir de R$ 44,99 por mês. Além disso, clientes Nuvemshop têm um upgrade ao plano pago com os dois primeiros meses de graça.

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8. leadlovers

O leadlovers é um software com foco total nos leads, como o próprio nome já diz. Além de permitir a criação de uma sequência de e-mails para a nutrição de dos contatos e a criação de landing pages, possui duas funcionalidades interessantes:

  • Aplicação de chatbot no site;
  • Criação de uma área de membros para a disponibilização de cursos online.

A ferramenta custa a partir de R$ 197 por mês (no plano mensal) e permite um teste gratuito de 30 dias.

9. LAHAR

A LAHAR é um software que promete descomplicar as atividades de marketing digital das empresas. Além da própria automação, possui um painel de palavras-chave para auxiliar na estratégia de SEO. Suas principais funcionalidades são:

  • O acompanhamento das atividades dos leads no site;
  • A criação de campanhas de e-mail e SMS marketing;
  • A segmentação de contatos;
  • Um CRM próprio;
  • Lead Scoring;
  • O acompanhamento de suas ações nas mídias sociais.

Oferece um período de teste grátis de 15 dias e, depois disso, os planos começam em R$ 265 mensais. O preço adicional é cobrado à medida que a empresa adicione mais contatos à sua base.

10. MailChimp

Apesar de ser famosa pelo e-mail marketing, a plataforma do MailChimp possui funções de automação de marketing. Entre elas, destacam-se:

  • Criação de e-mails, formulários e landing pages;
  • Configuração de múltiplos passos da jornada de compra para a campanha de e-mails;
  • Teste A/B.

Um ponto negativo é que esse é um software em inglês. Por outro lado, possui um plano gratuito com funcionalidades razoáveis para começar. Os planos pagos custam a partir de US$ 55 mensais.

💡 Saiba mais: Como usar o MailChimp?

11. Fleeg

O Fleeg é uma ferramenta de automação de marketing e CRM. Na parte de automação, permite:

  • Criar, disparar e acompanhar dados sobre e-mail marketing;
  • Estabelecer fluxos de nutrição;
  • Criar landing pages;
  • Acompanhar o comportamento dos leads;
  • Observar o Lead Scoring.

Os preços variam de acordo com o número de usuários da ferramenta. Com dois, o número mínimo de acessos, o valor é de R$ 99 mensais. O Fleeg oferece, ainda, 10 dias de teste grátis.

12. Ortto

Por fim, o Ortto é um software que permite que as jornadas de compra sejam mapeadas de forma visual, com uma ferramenta de arrastar e soltar cada etapa, de modo a criar um fluxo de nutrição em um diagrama.

O mesmo modelo é utilizado para a criação de e-mail marketing. Ainda é possível criar e gerenciar SMS marketing e anúncios no Facebook Ads e no Google Ads.

Essa também é uma plataforma toda em inglês. Oferece 30 dias de teste grátis e, depois disso, o plano básico custa US$ 49 mensais.

13. Edrone

O Edrone é um sistema de CRM e automação de marketing com mais de 2 mil clientes em 25 países. A ferramenta simplifica a gestão de clientes e agrega funcionalidades como nesletter, programa de fidelidade, recomendações de produto baseadas em IA e muito mais.

No módulo de marketing, você consegue automatizar um fluxo de e-mail, criar banners animados e pop-ups, configurar recomendações para cross-selling e upselling, integrar sua loja com o WhatsApp e muito mais.

Que tem uma loja na Nuvemshop pode instalar o aplicativo Edrone com mais de 40 funcionalidades por um preço único.

Como implementar a automação de marketing no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e conhece as principais ferramentas, veja como criar uma estratégia para a sua empresa:

1. Faça o planejamento

Para começar, é necessário realizar um planejamento detalhado, já que de nada adianta colocar em prática estratégias que não foram pensadas. Por isso, use algumas perguntas como guia para definir os seus objetivos:

  • Por que a automação é necessária?
  • Quais produtos deseja vender?
  • Deseja aumentar as vendas?
  • Quais ações precisam ser automatizadas?

Além disso, na primeira etapa, defina a persona do seu negócio, ou seja, crie um personagem semifictício do seu cliente ideal. Essa construção será fundamental para guiar sua estratégia, já que, dessa forma, você será capaz de entender o que seu público-alvo deseja.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

2. Classifique sua base de contatos

Feito isso, verifique as informações que você tem da sua base de contatos. Você possui apenas os e-mails ou também tem dados como localização, idade e segmento de atuação, por exemplo?

Para fazer a automação, é necessário ter dados qualificados para segmentar os envios e atingir aqueles que realmente possam se interessar pelo seu produto.

Então, se ainda não possuir os dados, trace uma estratégia para consegui-los. Você pode realizar ligações ou enviar e-mails com formulários. Essa etapa é importante, já que quanto mais informações sobre o seu lead você tiver, mais fácil será construir uma campanha de marketing acertada.

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3. Produza conteúdos

Agora, é necessário investir na produção de conteúdo. Se possível, crie blog posts com conteúdos sobre o seu modelo de negócios, sobre o seu produto e também invista em conteúdos que respondam às dúvidas do seu público-alvo.

Com esse material, será possível alimentar os leads da sua empresa e fazer com que avancem no funil de vendas.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e quais as vantagens?

4. Contrate uma ferramenta de automação

Com um bom planejamento feito, chegou o momento de escolher a melhor ferramenta de automação de marketing para a sua empresa. Analise as opções que colocamos logo acima neste conteúdo, veja qual atende melhor às suas necessidades e faça a escolha certa.

Depois disso, lembre-se de que executar um treinamento da equipe para a utilização da ferramenta é fundamental para aproveitar todos os recursos disponíveis e ter melhores resultados.

5. Avalie e otimize

Por fim, fique de olho no desempenho da sua empresa. A automação de marketing permite a monitoração de todas as ações realizadas e disponibiliza relatórios completos. Dessa forma, fica mais fácil mensurar os resultados.

Assim, não deixe de ficar atento aos pontos que precisam melhorar e também trabalhe para aprimorar aquilo que já está funcionando. Aqui, é necessário ter paciência para ver bons resultados.

Tudo certo sobre automação de marketing?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender do que se trata a automação de marketing e saber se já é hora de sua empresa usar uma ferramenta desse tipo. Afinal, ela pode tornar seu trabalho muito mais produtivo!

Lembre-se apenas de que a plataforma de automação de marketing é um meio pelo qual você desenvolverá sua estratégia. Se ela não estiver bem planejada, os recursos investidos na ferramenta dificilmente terão bons retornos.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre automação de marketing

Automação de marketing é o uso de plataformas para otimizar os processos de uma empresa e melhorar a sua produtividade. Além disso, permite aperfeiçoar o fluxo de nutrição de leads sem a necessidade de um acompanhamento manual, tornando o processo mais fácil e ágil.

Maior produtividade, tempo menor do ciclo de vendas, personalização da experiência dos leads e aumento das taxas de conversão.

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