O que é sistema CRM, para que serve e quais as vantagens de ter um?

Colaboradores usam o sistema CRM no escritório

Você está pensando em melhorar o relacionamento com seus clientes e atrair novos consumidores para a sua empresa? Se a sua resposta é positiva, você precisa conhecer o sistema CRM e entender para o que ele serve.

De modo resumido, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente se concentra em automatizar e otimizar seus processos de vendas, marketing, pós-venda e atendimento ao cliente. Por isso, toda empresa deve entender o que é CRM e usar esse software para atrair novos consumidores e fidelizar seus atuais.

Depois de ler este artigo, você vai dominar o sistema CRM e aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia no seu negócio. Vamos lá? 👀

💡 Saiba mais: CRM para e-commerce: conheça as melhores práticas

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O que é sistema CRM?

Sistema CRM é uma tecnologia que permite gerenciar os relacionamentos e as interações da sua empresa com os clientes e clientes em potencial (leads). A sigla significa “Customer Relationship Management” ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em português.

O objetivo do software é simples: melhorar as relações comerciais para expandir seus negócios. Com ele, você consegue manter uma conexão próxima com os consumidores, otimizar processos e aumentar a lucratividade.

Para o que serve o sistema CRM?

Na prática, o CRM é uma ferramenta que reúne todos os dados de clientes e um registro do histórico de interações. Além disso, ele possui recursos de acompanhamento de contatos, notificações para vendedores, controle de envio de propostas e muito mais.

Ele permite armazenar informações importantes sobre os consumidores, identificar oportunidades de vendas, registrar problemas de serviço e gerenciar campanhas de marketing — tudo em um mesmo lugar. Dessa forma, todos os colaboradores têm acesso aos mesmos dados e podem acompanhar de perto a situação de cada lead e cliente.

Por exemplo, é possível ver como os consumidores foram contatados, o que compraram, quando compraram pela última vez, quanto pagaram e muito mais. Assim, o CRM ajuda empresas de todos os tamanhos a impulsionarem seu crescimento.

💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?

Quais as vantagens de um sistema CRM?

Agora vamos falar sobre os principais motivos pelos quais seu negócio precisa de um sistema de CRM para agilizar seus processos. Veja os benefícios.

1. Ajuda a gerenciar com eficácia o relacionamento com o cliente

O objetivo principal do sistema CRM é ajudá-lo a concretizar o foco no cliente e usar a melhor abordagem para conquistá-los. Para isso, o software permite que você obtenha dados rapidamente e entenda as necessidades, preferências, objetivos e objeções dos seus leads.

Com base nesse conhecimento, você pode criar campanhas de divulgação altamente personalizadas, capazes de fazer com que eles se interessem por sua oferta. Além disso, poderá disponibilizar aos seus clientes conteúdos relevantes (promocionais, educativos, etc.), tornando a sua empresa uma especialista na área.

Além disso, o CRM permite que você otimize cada ponto de contato com o consumidor, sejam quais forem seus canais de venda. Dessa forma, o software ajuda a manter uma relação de confiança, mesmo quando sua base de clientes aumenta.

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2. Melhora a retenção de clientes

Ter um histórico completo de cada consumidor permite que você tenha uma visão clara de como manter relacionamentos sólidos com seus clientes — antes e depois da compra de seu produto ou serviço.

Por exemplo, você pode recuperar contatos que estão prestes a cancelar sua solução com uma oferta atrativa. Ou, ainda, apresentar aos clientes satisfeitos novas oportunidades, promoções especiais e descontos pontuais.

Com isso, fica mais fácil fidelizar clientes e manter um baixo índice de churn (taxa de saída de clientes do negócio).

3. Promove o alinhamento entre equipes

As equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente precisam trabalhar totalmente integradas para garantir o sucesso da empresa. Felizmente, o sistema CRM ajuda a conectar esses times e manter uma atuação colaborativa.

O software permite armazenar todos os dados do cliente em um só lugar e garantir que os departamentos multifuncionais tenham acesso imediato a um histórico completo de todos os pontos de contato. Dessa forma, as equipes acompanham os consumidores desde a entrada no funil de vendas até a compra de sua solução.

Independentemente de quem está falando com o cliente (seja um representante de vendas, um especialista de marketing ou um representante de suporte), todos os detalhes de contato são sincronizados e atualizados no CRM, para que você possa compartilhá-los posteriormente com outros membros da equipe.

Isso permite que as equipes tenham uma visão única de seus clientes e apresentem uma abordagem unificada para resolver seus problemas. Essa consistência é a marca registrada do serviço de qualidade que todo cliente espera obter da empresa da qual compra.

💡 Saiba mais: O que é vendarketing e por que implementar essa estratégia?

4. Automatiza tarefas diárias

Além de ser a melhor ferramenta para gerenciar relacionamentos com clientes, o CRM pode fornecer um kit de ferramentas eficaz para vendas, marketing e automação de serviços.

Por exemplo, o software permite automatizar tarefas como:

  • Entrada de dados e atualizações de registro de contato;
  • Fluxos de trabalho de vendas;
  • Busca de informações de contato dos leads;
  • Atribuição de leads a um representante de vendas;
  • Qualificação de leads (geração de MQLs e SQLs);
  • Campanhas de e-mail marketing e acompanhamentos;
  • Atendimento via chatbot.

Isso irá liberar sua equipe de tarefas repetitivas, para que eles possam dedicar mais tempo à comunicação direta com clientes em potencial e à construção de relacionamentos mais fortes por meio da personalização.

💡 Saiba mais: Automação para e-commerce: tudo o que você precisa saber

5. Apoia o gerenciamento de tempo

Além de todo o trabalho manual que pode ser delegado ao CRM, você também pode confiar nele para resolver seu problema de multitarefas. Isso porque a ferramenta oferece suporte aos desafios de gestão de tempo dentro da empresa.

Com um calendário de equipe integrado ao CRM, por exemplo, você pode garantir que a programação de todos esteja sincronizada. Sempre que alguém marcar, reprogramar ou cancelar reuniões, essas alterações serão realizadas automaticamente no calendário de outros membros da equipe.

Dessa forma, com um relatório de tarefas, você sempre será informado sobre sua agenda diária, priorizará atividades e acompanhará as tarefas dos membros de sua equipe. Além disso, poderá monitorar as atividades recentes em sua empresa e identificar os contatos mais ativos.

6. Simplifica as interações com os clientes

Hoje em dia, você tem muitos canais para alcançar clientes existentes e potenciais, como e-mail, telefone e chamadas de vídeo, chat ao vivo e redes sociais. Graças às ferramentas de comunicação e às inúmeras integrações, os CRMs modernos podem ajudá-lo a interagir com seus clientes por meio da plataforma e gerar mais engajamento.

Por exemplo, com as ferramentas de automação de e-mails, você pode enviar mensagens únicas e em massa para seus clientes em potencial no momento certo, bem como mensagens de acompanhamento.

Além disso, os recursos de análise de performance ajudam você a rastrear facilmente como seus leads reagem aos seus e-mails (se eles abriram ou ignoraram as mensagens). Outro exemplo são as ferramentas de rastreamento de chamadas, que permitem fazer chamadas de vendas diretamente do navegador e rastreá-las no CRM.

7. Coleta todos os dados sobre o seu desempenho

O CRM simplifica não apenas suas interações com os clientes, mas também a análise e a geração de relatórios sobre seus processos. Os painéis visuais do software mostram seu desempenho para que você possa se concentrar nas métricas que são mais importantes no momento.

Além disso, você pode compartilhar esses relatórios com os membros da sua equipe e colaborar na descoberta de áreas de oportunidades e crescimento. Tudo com um único objetivo: entregar um serviço melhor e melhorar a experiência do cliente.

8. Economiza seu dinheiro

É fato que conquistar um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que manter um já existente. Com o CRM ajudando a reter seus clientes, você aumenta suas chances de obter cada vez mais conversões em compras repetidas, sem gastar muito dinheiro na aquisição de clientes.

Além disso, as funcionalidades do seu CRM podem substituir dezenas de softwares desnecessários, evitando que você gaste muito dinheiro com licenças e assinaturas. Em vez disso, você pagará por uma única plataforma central que servirá como um painel de controle para sua equipe.

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Quais os melhores sistemas de CRM?

Agora que você já sabe o que é o sistema CRM e quais são os benefícios para o seu negócio, chegou a hora de descobrir quais são as principais ferramentas de CRM disponíveis no mercado. Confira:

Hubspot

O Hubspot CRM é uma das ferramentas mais usadas no mercado brasileiro e também no mundo. Ela se diferencia por oferecer uma versão grátis que é tão eficiente quanto a paga, apesar da limitação e recursos.

A outra razão pela qual ela acabou se tornando uma das ferramentas de CRM mais populares dos últimos tempos é que é muito fácil de usar. O HubSpot CRM oferece um software baseado na nuvem que possui todos os recursos essenciais.

Os planos pagos custam a partir de R$ 45 ao mês por usuário.

O que você encontra no Hubspot CRM?

  • Agenda e sistema de lembretes;
  • Armazenamento de documentos;
  • E-mail marketing;
  • Lead scoring (pontuação de leads de acordo com a proximidade da decisão de compra);
  • Integração com automação de marketing;
  • Segmentação de clientes;
  • Gestão de tarefas.

Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, é só baixar um aplicativo para integrar seu e-commerce com a HubSpot. Os preços dos planos profissionais começam em apenas US$ 29 ao mês:

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Salesforce

Outro sistema CRM bastante popular no Brasil e no mundo é o Salesforce CRM. Com ele, é possível conectar representantes de vendas aos times de marketing, atendimento ao cliente e e-commerce em uma única plataforma.

O CRM é oferecido por meio de planos que custam a partir de US$ 175 por mês por usuário.

O que você encontra no Salesforce CRM?

  • Agenda e sistema de lembretes;
  • Armazenamento de documentos;
  • E-mail marketing;
  • Integração com chat interno;
  • Lead scoring;
  • Acesso móvel;
  • Cotações e propostas;
  • Segmentação de clientes;
  • Integração com redes sociais;
  • Gestão de tarefas;
  • Gestão do território.

RD Station CRM

O RD Station CRM é usado por mais de 17 mil empresas e considerado um dos melhores do mercado. A plataforma é perfeita para automatizar processos comerciais e possui um registro histórico de todos os clientes.

Além disso, o RD Station CRM é facilmente integrado com agendas e contribui para o gerenciamento de equipes de vendas e marketing. Ele oferece uma versão totalmente gratuita com as funcionalidades mais básicas e planos que começam em R$ 44 mensais por usuário.

O que você encontra no RD Station CRM?

  • Funis de vendas;
  • Automação de vendas;
  • Usuários e equipes;
  • Gestão de metas;
  • E-mail marketing;
  • Motivos de perda de vendas;
  • Relatórios personalizados;
  • Relatórios dos perfis dos clientes.

Para usar o RD Station na sua loja virtual Nuvemshop, é só instalar o aplicativo RD Station by Klinko. Você ainda tem um desconto especial e paga apenas R$ 39,90 ao mês:

⚙️ Baixe o aplicativo: RD Station by Klinko

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ZohoCRM

O ZohoCRM é um sistema voltado para empresas de todos os setores.
Em 2021, foi nomeado líder na área de tecnologia de CRM pela Nucleus Research. Além disso, a solução foi considerada visionária pela Gartner.

Possui avaliação gratuita e diversos planos entre US$ 12 e US$ 45 na assinatura anual.

O que você encontra no ZohoCRM?

  • Automação da força de vendas;
  • Gerenciamento de processos;
  • Análises;
  • Gerenciamento de desempenho;
  • Automação de marketing.

📹 Veja também: Como criar um endereço de e-mail profissional no Zoho Mail para sua loja virtual

Pipedrive

O CRM Pipedrive propõe um sistema fácil de usar e que pode ser configurado em poucos minutos. Além disso, segundo uma pesquisa interna realizada pela empresa, os usuários fecham, em média, 28% a mais de negócios após começar a utilizar o sistema de CRM.

Oferece 14 dias de teste grátis e, após esse período, é necessário optar por um dos planos que variam entre US$ 12,50 e US$ 74,90.

O que você encontra no Pipedrive?

  • Funis de vendas;
  • Nutrição de leads;
  • Automatização de tarefas administrativas;
  • Assistente de vendas;
  • Sincronização de e-mail e calendário.

💡 Saiba mais: Vantagens do CRM para o seu negócio

Brevo

Brevo é uma plataforma de CRM flexível que ajuda você a construir experiências brilhantes para o cliente por meio de e-mail, SMS, WhatsApp, web push, chat e carteira móvel. Com ele, você pode importar automaticamente informações de usuários, criar sequências de e-mails e SMS, enviar e-mail marketing e acompanhar todos os dados sobre o relacionamento com os clientes.

Você pode integrar sua loja virtual Nuvemshop com o Brevo e aproveitar o plano gratuito com até 300 e-mails por dia e contatos ilimitados. Se preferir um plano pago, você tem 50% de desconto nos 3 primeiros meses. Aproveite:

⚙️ Baixe o aplicativo: Brevo CRM

Entendeu para que serve o sistema CRM?

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre o que é e quais as vantagens do sistema de CRM? Agora sabemos que os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente fornecem percepções mais profundas, aumentam a satisfação do cliente e ajudam você a vender mais.

Além de um bom sistema CRM, você também precisa de uma plataforma de e-commerce robusta para ter sucesso com seu negócio. Aproveite e crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre sistema CRM

Sistema CRM é uma tecnologia que permite gerenciar os relacionamentos e as interações da sua empresa com os clientes e clientes em potencial (leads). A sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

  1. Ajuda a gerenciar com eficácia o relacionamento com o cliente;
  2. Melhora a retenção de clientes;
  3. Promove o alinhamento entre equipes;
  4. Automatiza tarefas diárias;
  5. Apoia o gerenciamento de tempo;
  6. Simplifica as interações com os clientes;
  7. Coleta todos os dados sobre o seu desempenho;
  8. Economiza seu dinheiro.

  • Hubspot;
  • Salesforce;
  • RD Station CRM;
  • ZohoCRM;
  • Pipedrive.

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