O que é sistema CRM e para que serve? [+ exemplos para usar]

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Pontos principais do artigo:
  • Sistema CRM é uma ferramenta que centraliza informações sobre clientes, como dados de contato e histórico de interações;
  • A ideia é que as empresas possam usar essas informações para melhorar o relacionamento com os clientes, personalizar o atendimento e otimizar processos de vendas e marketing;
  • Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e conectar o seu e-commerce com os melhores sistemas de CRM do mercado de forma descomplicada!

Você está pensando em melhorar o relacionamento com seus clientes e atrair novos consumidores para a sua empresa? Se a sua resposta é positiva, saiba que um sistema CRM pode te ajudar (e muito!) na hora de realizar essa tarefa.

Isso porque, de modo resumido, o CRM funciona como um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, automatizando e otimizando processos de vendas, marketing, pós-venda e atendimento ao cliente.

Por isso, toda empresa deve entender o que é CRM e como usar esse software. E, depois de ler este artigo, temos certeza de que você vai dominar o sistema CRM e aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia no seu negócio.

Mas, antes de continuar, aproveite para baixar nossa planilha gratuita de cadastro de clientes e já começar a construir a sua base de dados:

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O que é sistema CRM?

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management” ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em português. Assim, um sistema CRM é uma tecnologia que permite gerenciar os relacionamentos e as interações da sua empresa com os clientes e clientes em potencial (leads).

Por meio dessa ferramenta, é possível reunir em um só lugar todos os dados sobre cada contato, incluindo detalhes das interações realizadas, o que permite entender os detalhes da jornada de compra dos clientes.

Dessa forma, é possível oferecer uma experiência mais personalizada para cada consumidor, criando ações de comunicação mais estratégicas, melhorando a qualidade das campanhas de marketing e, principalmente, do atendimento ao cliente.

Ou seja, o objetivo de um sistema CRM é simples: melhorar as relações comerciais para expandir seus negócios. Com ele, você consegue manter uma conexão próxima com os consumidores, otimizar processos e aumentar a lucratividade.

Como funciona um sistema CRM?

Um sistema CRM integra e organiza os dados de clientes em um único local, permitindo uma visão detalhada das atividades e do histórico de cada contato. Assim, ele funciona como uma plataforma centralizada para gerenciar e otimizar o relacionamento com o consumidor.

Funciona assim:

  1. O sistema CRM coleta dados de várias fontes, como formulários de contato e canais de atendimento;
  2. As informações de cada cliente são armazenadas, como dados pessoais, histórico de compras e interações anteriores;
  3. O sistema organiza os contatos em grupos com base em critérios específicos, como localização ou comportamento de compra;
  4. Todas as equipes da empresa podem acessar essas informações na mesma plataforma e usá-las para otimizar o relacionamento com o cliente.

O sistema permite armazenar informações importantes sobre os consumidores, identificar oportunidades de vendas, registrar problemas de serviço e gerenciar campanhas de marketing — tudo em um mesmo lugar.

Por exemplo, é possível ver como os consumidores foram contatados, o que compraram, quando compraram pela última vez, quanto pagaram e muito mais. Assim, todos os colaboradores têm acesso aos mesmos dados e podem acompanhar de perto a situação de cada lead e cliente.

💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?

Quais as vantagens de um sistema CRM?

Depois de entender o que é sistema CRM e para que serve, vamos falar sobre os principais motivos pelos quais seu negócio precisa desse software para agilizar seus processos. Veja:

1. Facilita a gestão do relacionamento

O objetivo principal do sistema CRM é ajudar empresas a concretizar o foco no cliente e usar a melhor abordagem para conquistá-los. Para isso, o software permite que você obtenha dados rapidamente e entenda as necessidades, preferências e objeções dos seus leads.

Com base nesse conhecimento, você pode criar campanhas altamente personalizadas, direcionadas especificamente para os interesses e comportamentos dos seus clientes. Isso não apenas melhora a relevância das suas ofertas, mas também aumenta as chances de conversão, pois as campanhas são mais alinhadas com o que o cliente realmente deseja.

2. Melhora a retenção de clientes

Ter um histórico completo de cada consumidor permite que você tenha uma visão clara de como manter relacionamentos sólidos com seus clientes — antes e depois da compra de seu produto ou serviço.

Isso porque você pode monitorar essas informações para identificar padrões e prever futuras necessidades. Com o histórico de compras de um consumidor, por exemplo, é possível oferecer produtos ou serviços adicionais que sejam relevantes para o cliente, aumentando a taxa de recompra.

Da mesma forma, vale a pena investir em recompensas e incentivos personalizados de acordo com o histórico de interações de cada usuário. Com isso, fica mais fácil fidelizar clientes e manter um baixo índice de churn (taxa de saída de clientes do negócio).

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e já contar com alguns desses recursos diretamente no seu painel administrativo, como a possibilidade de criar cupons de primeira compra para cada novo usuário.

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3. Promove o alinhamento entre equipes

Um sistema CRM também garante que todos os membros da equipe, sejam de vendas, marketing ou atendimento ao cliente, tenham acesso às mesmas informações atualizadas. Isso permite que todos trabalhem de forma integrada para garantir o sucesso da empresa.

Independentemente de quem está falando com o cliente (seja um representante de vendas, um especialista de marketing ou um representante de suporte), todos os detalhes de contato são sincronizados e atualizados no CRM, para que você possa compartilhá-los posteriormente com outros membros da equipe.

Isso permite que as equipes tenham uma visão única de seus clientes e apresentem uma abordagem unificada para resolver seus problemas. Essa consistência é a marca registrada do serviço de qualidade que todo cliente espera obter da empresa da qual compra.

💡 Saiba mais: O que é vendarketing e por que implementar essa estratégia?

4. Automatiza tarefas diárias

Além de ser a melhor ferramenta para gerenciar relacionamentos com clientes, o CRM também automatiza tarefas administrativas, como o envio de e-mails de acompanhamento e a criação de relatórios.

Por exemplo, o software permite automatizar tarefas como:

  • Entrada de dados e atualizações de registro de contato;
  • Fluxos de trabalho de vendas;
  • Busca de informações de contato dos leads;
  • Atribuição de leads a um representante de vendas;
  • Qualificação de leads (geração de MQLs e SQLs);
  • Campanhas de e-mail marketing e acompanhamentos;
  • Atendimento via chatbot.

Isso irá liberar sua equipe de tarefas repetitivas para que eles possam dedicar mais tempo em atividades mais estratégicas e de maior valor, como a construção de relacionamentos mais fortes por meio da personalização.

💡 Saiba mais: Automação para e-commerce: tudo o que você precisa saber

5. Melhora a gestão de tempo

Além de todo o trabalho manual que pode ser delegado ao CRM, você também pode confiar nele para resolver seu problema de multitarefas. Isso porque a ferramenta oferece suporte aos desafios de gestão de tempo dentro da empresa.

Com um calendário de equipe integrado ao CRM, por exemplo, você pode garantir que a programação de todos esteja sincronizada. Sempre que alguém marcar, reprogramar ou cancelar reuniões, essas alterações serão realizadas automaticamente no calendário de outros membros da equipe.

Além disso, a ferramenta oferece funcionalidades de lembretes e agendamento para garantir que nenhuma tarefa importante seja esquecida. Você pode programar, por exemplo, para receber um relatório diário de tarefas, informando todas as pendências para o dia.

6. Simplifica as interações com os clientes

Hoje em dia, é comum que as empresas tenham diversos canais de venda. E. graças às ferramentas de comunicação e às inúmeras integrações, os sistemas CRMs modernos podem ajudá-lo a interagir com seus clientes por meio da plataforma e gerar mais engajamento.

Com todos os canais integrados por meio da plataforma, é possível registrar todas as interações do consumidor para referência futura — mesmo que ele tenha começando o atendimento em um canal e terminado em outro, por exemplo.

Isso garante um atendimento mais ágil e eficaz, com acesso fácil ao histórico de interações e problemas anteriores, o que permite que o cliente tenha uma experiência de atendimento personalizado contínua com a sua marca, independentemente do canal escolhido.

💡 Saiba mais: O que é atendimento humanizado e como fazer?

7. Coleta todos os dados sobre o seu desempenho

Um sistema CRM simplifica não apenas suas interações com os clientes, mas também a análise e a geração de relatórios sobre seus processos. Os painéis visuais do software mostram seu desempenho para que você possa se concentrar nas métricas que são mais importantes no momento.

Além disso, você pode compartilhar esses relatórios com os membros da sua equipe e colaborar na descoberta de áreas de oportunidades e crescimento. Tudo com um único objetivo: entregar um serviço melhor e melhorar a experiência do cliente.

8. Economiza seu dinheiro

É fato que conquistar um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que manter um já existente. Com o CRM ajudando a reter seus clientes, você aumenta suas chances de obter cada vez mais conversões em compras repetidas, sem gastar muito dinheiro na aquisição de clientes.

Além disso, as funcionalidades do seu CRM podem substituir dezenas de softwares, já que reúne diversas funcionalidades na mesma plataforma, evitando que você gaste muito dinheiro com licenças e assinaturas. Em vez disso, você pagará por um único software que servirá como um painel de controle para sua equipe.

💡 Saiba mais: Vantagens do CRM para o seu negócio

Quais os melhores sistemas de CRM?

Agora que você já sabe o que é CRM e quais são os benefícios para o seu negócio, chegou a hora de conhecer alguns exemplos de sistema CRM disponíveis no mercado. Confira:

Hubspot

O Hubspot CRM é uma das ferramentas mais usadas no mercado brasileiro e também no mundo. Ela se diferencia por oferecer uma versão de sistema CRM gratuito que é tão eficiente quanto a paga, apesar da limitação de recursos.

A outra razão pela qual ela acabou se tornando uma das ferramentas de CRM mais populares dos últimos tempos é que é muito fácil de usar. O HubSpot CRM oferece um software baseado na nuvem que possui todos os recursos essenciais.

O que você encontra no Hubspot CRM?

  • Agenda e sistema de lembretes;
  • Armazenamento de documentos;
  • E-mail marketing;
  • Lead scoring (pontuação de leads de acordo com a proximidade da decisão de compra);
  • Integração com automação de marketing;
  • Segmentação de clientes;
  • Gestão de tarefas.

Os planos pagos custam a partir de R$ 45 ao mês por usuário. E, se você tem uma loja virtual Nuvemshop, pode fazer a integração do seu e-commerce com o sistema CRM por meio de aplicativos, como o HubSpot by HAL.

⚙️ Baixe o aplicativo: HubSpot by HAL

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Salesforce

Outro sistema CRM bastante popular no Brasil e no mundo é o Salesforce CRM. Com ele, é possível conectar representantes de vendas aos times de marketing, atendimento ao cliente e e-commerce em uma única plataforma.

O que você encontra no Salesforce CRM?

  • Agenda e sistema de lembretes;
  • Armazenamento de documentos;
  • E-mail marketing;
  • Integração com chat interno;
  • Lead scoring;
  • Acesso móvel;
  • Cotações e propostas;
  • Segmentação de clientes;
  • Integração com redes sociais;
  • Gestão de tarefas;
  • Gestão do território.

Apesar das vantagens, o CRM da Salesforce é oferecido por meio de planos pagos que têm um valor mais alto, custando a partir de US$ 175 por mês por usuário.

ZohoCRM

O ZohoCRM é um sistema voltado para empresas de todos os setores. Em 2021, foi nomeado líder na área de tecnologia de CRM pela Nucleus Research. Além disso, a solução foi considerada visionária pela Gartner.

Possui avaliação gratuita e diversos planos entre US$ 12 e US$ 45 na assinatura anual.

O que você encontra no ZohoCRM?

  • Automação da força de vendas;
  • Gerenciamento de processos;
  • Análises;
  • Gerenciamento de desempenho;
  • Automação de marketing.

📹 Veja também: Como criar um endereço de e-mail profissional no Zoho Mail para sua loja virtual

RD Station CRM

O RD Station CRM é usado por mais de 17 mil empresas e considerado um dos melhores CRMs do mercado. A plataforma é perfeita para automatizar processos comerciais e possui um registro histórico de todos os clientes.

Além disso, o RD Station CRM é facilmente integrado com agendas e contribui para o gerenciamento de equipes de vendas e marketing. Ele oferece uma versão do sistema CRM totalmente gratuita com as funcionalidades mais básicas e planos que começam em R$ 44 mensais por usuário.

O que você encontra no RD Station CRM?

  • Funis de vendas;
  • Automação de vendas;
  • Usuários e equipes;
  • Gestão de metas;
  • E-mail marketing;
  • Motivos de perda de vendas;
  • Relatórios personalizados;
  • Relatórios dos perfis dos clientes.

Para usar o RD Station na sua loja virtual Nuvemshop, é só instalar o aplicativo RD Station by Klinko. Você ainda tem um desconto especial e paga apenas R$ 39,90 ao mês:

⚙️ Baixe o aplicativo: RD Station by Klinko

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Pipedrive

O sistema CRM Pipedrive propõe um modelo fácil de usar e que pode ser configurado em poucos minutos. Além disso, segundo uma pesquisa interna realizada pela empresa, os usuários fecham, em média, 28% a mais de negócios após começar a utilizar o sistema de CRM.

Oferece 14 dias de teste grátis e, após esse período, é necessário optar por um dos planos que variam entre US$ 12,50 e US$ 74,90.

O que você encontra no Pipedrive?

  • Funis de vendas;
  • Nutrição de leads;
  • Automatização de tarefas administrativas;
  • Assistente de vendas;
  • Sincronização de e-mail e calendário.

Brevo

Brevo é uma plataforma de CRM flexível que ajuda você a construir experiências brilhantes para o cliente por meio de e-mail, SMS, WhatsApp, web push, chat e carteira móvel. Com ele, você pode importar automaticamente informações de usuários, criar sequências de e-mails e SMS, enviar e-mail marketing e acompanhar todos os dados sobre o relacionamento com os clientes.

Você pode integrar sua loja virtual Nuvemshop com o Brevo e aproveitar o plano gratuito com até 300 e-mails por dia e contatos ilimitados. Se preferir um plano pago, você tem 50% de desconto nos 3 primeiros meses. Aproveite:

⚙️ Baixe o aplicativo: Brevo CRM

Entendeu para que serve o sistema CRM?

Os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente podem fazer toda a diferença na hora de aumentar a satisfação do cliente e ajudam você a vender mais. Por isso, esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre o que é e quais as vantagens do sistema de CRM.

Mas, além de um bom sistema CRM, lembre-se de que você também precisa de uma plataforma de e-commerce robusta para ter sucesso com seu negócio. Então, aproveite e crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar na internet! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre sistema CRM

Sistema CRM é uma tecnologia que permite gerenciar os relacionamentos e as interações da sua empresa com os clientes e clientes em potencial (leads). A sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Um sistema CRM coleta e armazena informações sobre clientes, como histórico de compras e interações. Ele organiza esses dados, permitindo que equipes de vendas, marketing e suporte acessem e atualizem as informações para personalizar o atendimento e melhorar a comunicação.

Hubspot, Salesforce, RD Station CRM, ZohoCRM, Pipedrive e Brevo são alguns exemplos de sistema CRM mais conhecidos no mercado.

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