O que é e como fazer social listening?

Por: Nuvemshop

homem com fone e conectado a um computador, praticando o social listening

Estar presente nas redes sociais é quase um requisito básico para empresas. Mas não basta apenas criar um perfil comercial: para ter sucesso com a estratégia, é preciso entender o desejo dos clientes. Nesse sentido, o social listening pode te ajudar nessa tarefa.

A prática, que consiste em monitorar termos chaves relacionados ao seu negócio em diversas plataformas, traz benefícios e diferentes percepções para a sua marca.

E para você que ainda não conhece o social listening ou tem dúvidas sobre o assunto, nós vamos te explicar como aplicar essa estratégia no seu e-commerce. Vamos lá?

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O que é social listening?

Social listening é uma estratégia usada nas redes sociais para identificar todos os comentários e conversas sobre uma marca. Nesse sentido, a pesquisa é feita a partir de termos relacionados ao negócio e temas associados ao nicho de mercado em que a empresa está inserida.

Sendo assim, a estratégia é uma excelente forma de se aproximar do seu público-alvo e entender as suas necessidades, ante mesmo de uma reclamação formal aconteça, por exemplo.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de redes sociais? 

Por isso é importante analisar cada postagem com o nome da marca de forma individual e evitar respostas prontas para todas as ocasiões.

Por que fazer social listening?

Existem vários pontos positivos para apostar no social listening, entre eles o principal: a possibilidade de ouvir a opinião dos seus clientes sem nenhuma interferência externa. Ou seja, você consegue ter acesso ao que seu consumidor pensa de um serviço prestado, produto ou campanha.

Além disso, outra vantagem, é a redução de comentários negativos na internet, uma vez que ao falar diretamente com o seu cliente, você consegue evitar com que ele leve aquela informação para outras pessoas.

Outro motivo para fazer o social listening é a possibilidade de usar os comentários feitos pelos usuários para pensar em melhorias nos produtos ou serviços disponibilizados. Assim, você consegue ter um cuidado maior com os detalhes que estão sendo pedidos pelos clientes.

Como fazer social listening?

Para entender como fazer social listening, é preciso saber que existem várias formas de usar essa ferramenta.

Pode ir desde uma simples curtida da publicação, responder e interagir com os usuários e até ter ideias para desenvolver e crescer o seu negócio. Veja outras formas:

  • Monitore menções à marca: todos os comentários sejam eles positivos ou negativos devem ser analisados, mesmo que o consumidor não marque a empresa diretamente;
  • Avalie o sentimento do público: nesse caso, fica fácil perceber se os usuários estão gostando dos produtos ou tem pontos a melhorar;
  • Melhore o suporte para o cliente: muitas empresas fazem uso de ferramentas para atendimento ao cliente, e nesse caso, o contato pode ser ainda mais rápido e priorizado com base no problema em questão;
  • Esteja por dentro de todas as tendências que estão no mercado;
  • Faça uma análise da concorrência: entenda o que está sendo feito de certo ou errado nas marcas e o que você pode retirar da sua estratégia;
  • Identifique influenciadores: eles podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca. Porém, nesse caso priorize pessoas que têm o mesmo nicho que a sua empresa.

Uma dica extra para quem pretende fazer o social listening é ter cuidado ao abordar as pessoas, uma vez que muitas vezes o intuito do post produzido é apenas desabafar e não necessariamente ter um contato direto com a empresa.

💡 Saiba mais: 12 dicas para um bom atendimento ao cliente

Principais ferramentas de social listening

Após saber social listening o que é, vamos te apresentar as principais ferramentas para que você consiga aplicar esse conceito na prática e tenha os melhores resultados em suas redes sociais. Veja só:

A primeira ferramenta de social listening que vamos falar é o Google Trends. Com o recurso gratuito, você pode saber tudo que está em alta na internet e quais são os assuntos mais procurados nos buscadores pelos usuários.

Além disso, ela indica o que tem sido mais pesquisado de acordo com a localização e o período de tempo, sendo uma opção gratuita.

2. Tweetdeck

O TweetDeck é outra ferramenta gratuita que pode ser muito útil para encontrar as palavras-chave no Twitter.

Nela, os usuários podem fazer tuítes, retuítes, favoritar e enviar mensagens diretas em uma única interface. Sendo uma forma rápida de gerenciar a conta da sua marca.

3. Quintly

Já entre as opções pagas, temos a Quintly, que é uma ferramenta para análise de redes sociais.

O recurso permite o monitoramento das suas contas e o benchmarking, isto é, o estudo da concorrência. Gratuita apenas nos 14 dias de início, tem planos a partir de US$ 129.

4. Brandwatch

A Brandwatch é uma empresa com foco em oferecer análises de dados para as mais variadas empresas.

Para isso, o painel captura o máximo de informações e permite verificar o máximo de dados com detalhes próprios da ferramenta.

Para entender sobre valores, é preciso agendar uma reunião com a plataforma.

5. Mention

Por último, a Mention é uma solução que tem o objetivo de passar alertas de comunicado sobre a marca e seus concorrentes, sendo capaz de monitorar a sua página em quatro idiomas.

Você pode usufruir do plano gratuito ou pagar até US$ 199 caso deseje mais recursos.

Quais as diferenças entre escuta social e monitoramento de redes sociais?

A principal diferença é que com o monitoramento das redes sociais, você consegue analisar o que os usuários estão conversando e falando sobre a sua marca, sem pensar em nenhuma ação.

Já com o social listening, você pode ter insights que são levados para todas as áreas do negócio, desde a logística até o marketing.

Resumo

O que achou do nosso artigo sobre social listening? Esperamos que tenha gostado e todas as suas dúvidas tenham sido respondidas. E para fixar o aprendizado e saber mais ainda sobre o assunto, confira abaixo um resumo do conteúdo!

O que é social listening?

Social listening é uma estratégia que tem como foco analisar todas as menções que uma marca tem na internet, direta ou indiretamente. Essa ferramenta funciona para que você antecipe os problemas e consiga ter um contato mais próximo dos seus clientes para entender o que pode ser melhorado no seu produto ou serviço.

Como fazer social listening?

  • Monitore as menções à marca
  • Avalie o sentimento do público
  • Melhore o suporte para o cliente
  • Esteja por dentro de todas as tendências que estão no mercado
  • Faça uma análise da concorrência
  • Identifique influenciadores

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