Como aplicar a venda consultiva em 7 etapas? Passo a passo

- A venda consultiva é uma estratégia na qual o vendedor atua como um consultor. Assim, ele prioriza a escuta ativa do potencial cliente e a compreensão de suas necessidades para recomendar uma solução adequada;
- As principais vantagens da estratégia de vendas consultivas são: maior satisfação do consumidor, redução de cancelamentos e aumento do ticket médio;
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Ao buscar por produtos ou serviços, as pessoas selecionam, cada vez mais, empresas que oferecem atendimentos personalizados e experiências de compra únicas. Nesse ponto, entra a venda consultiva, uma vez que ela é responsável por personalizar esse momento.
Esse tipo de venda tem crescido e conquistado o seu espaço em lojas de todos os tipos. Dessa forma, é interessante que todos os tipos de vendedores conheçam mais sobre a venda consultiva e aprendam a aplicá-la em seu dia a dia.
Para te ajudar com isso, neste conteúdo, você vai entender quais são as etapas da venda consultiva, suas vantagens e, ainda, conferir cinco dicas para fazê-la em seu negócio.
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O que é venda consultiva?
Venda consultiva é a abordagem de venda realizada por um especialista no produto ou serviço oferecido. Nesse cenário, os vendedores atuam como consultores, escutando as dores e necessidades dos clientes. Assim, o consultor se torna o grande responsável durante todo o processo de compra dos consumidores.
Além disso, é necessário que os vendedores tenham total conhecimento e mostrem autoridade sobre o produto ou serviço ofertado. Somente dessa forma é possível ajudar o cliente efetivamente, solucionando a sua dor.
No processo, é necessário que os consultores façam diversas perguntas para os consumidores para entender, de fato, quais são as suas reais necessidades. Dessa forma, é possível ajudar o cliente a tomar a melhor decisão a partir de um atendimento totalmente personalizado.
O objetivo da venda consultiva é realizar ofertas mais adequadas para os clientes, ou seja, ofertar produtos e serviços que realmente atendam a necessidade do consumidor. Assim, os clientes ficam mais satisfeitos e a taxa de cancelamentos e devoluções tende a cair.
Exemplo prático de venda consultiva
Para melhor fixação do termo venda consultiva, vamos imaginar o seguinte cenário: uma plataforma de automação de marketing quer conquistar um novo cliente, uma empresa de médio porte que vende produtos naturais online.
O time de vendas da empresa se reúne para montar a estratégia consultiva para conquistar o novo cliente:
1. Diagnóstico do cliente
Antes de apresentar qualquer plano, o time de consultores agenda uma conversa para entender os desafios da empresa e identifica pontos como: alta taxa de abandono de carrinho, baixa personalização de e-mails marketing e dificuldade em nutrir os leads (clientes em potencial).
2. Construção da solução
Com base na etapa anterior, os vendedores propõem uma combinação de funcionalidades da plataforma: fluxos automatizados para recuperação de carrinhos com testes A/B, segmentação avançada de leads e integração com o CRM (Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente) atual.
Assim, o consultor entrega um pacote com soluções sob medida que resolvem a dor específica desse cliente.
3. Parceria
Além da proposta, o time de vendedores compartilha benchmarks do setor, cases de sucesso e até recomenda estratégias que podem auxiliar nas dores do cliente. Essa postura posiciona a empresa como parceira estratégica do novo cliente, além de ganhar sua confiança.
Qual a diferença entre venda tradicional e venda consultiva?
A venda tradicional tende a focar apenas na finalização da compra, enquanto a venda consultiva prioriza o relacionamento com o consumidor. Entenda melhor diferencas na tabela a seguir:
Característica | Venda tradicional | Venda consultiva |
Foco | Venda do produto | Necessidade do cliente |
Abordagem | Genérica focada na venda | Personalizada e orientada à dor do cliente |
Papel do vendedor | Apresentar o produto e fechar a venda | Agir como consultor e parceiro |
Objetivo final | Vender produto/serviço | Resolver um problema |
Quais empresas podem se beneficiar das vendas consultivas?
A venda consultiva é indicada, principalmente, para negócios que possuem um ticket médio mais elevado e realizam transações de alto valor agregado. Essa abordagem de vendas é frequentemente adotada por empresas que atuam no segmento B2B (business-to-business), vendendo para outras empresas.
💡Saiba mais: O que são B2B e B2C e qual a diferença entre os dois modelos?
A venda consultiva exige um investimento de tempo por parte dos vendedores e destaca-se pela construção de relacionamentos sólidos com os potenciais clientes.
Embora possa ser combinada tanto com field sales (venda externa) quanto com inside sales (venda interna), sua aplicação é mais comum em cenários em que a complexidade do produto ou serviço demanda uma abordagem mais orientada para as necessidades específicas do cliente.
Quais são as vantagens da venda consultiva?
Agora que você já sabe o que é venda consultiva, chegou o momento de falarmos mais sobre as vantagens que essa abordagem pode trazer para o seu negócio. Veja:
Maior satisfação dos clientes
Uma das principais vantagens da venda consultiva é o aumento da satisfação do cliente. Isso porque, quando o vendedor utiliza essa abordagem, é provável que o consumidor realmente goste do produto ou serviço adquirido, já que o vendedor se preocupou em oferecer atendimento personalizado e uma solução que resolve a dor do consumidor.
Lucas Araújo, Gerente de Sucesso do Cliente na Nuvemshop, explica que entender o cliente é o primeiro passo para definir o tipo de atendimento necessário, o que se torna importante na venda consultiva.
Além disso, ele afirma a importância de investir em atendimento personalizado para construir uma experiência de compra positiva para o cliente:
"Entender o seu cliente, quem ele é, qual experiência básica é pré-requisito para você oferecer e qual que é o critério que você vai oferecer para encantá-lo? Isso é crucial para personalizar o atendimento."
💡Saiba mais: Dicas sobre como encantar clientes na sua empresa
Redução de cancelamentos
Outra vantagem dessa abordagem de vendas é a redução da taxa de cancelamentos, o churn. Isso porque, ao oferecer um serviço de venda com consultores, os clientes já conhecem bem o produto e as expectativas estão bem alinhadas.
Dessa forma, o consumidor realiza uma compra mais certeira, diminuindo a probabilidade de cancelamento.
Aumento do ticket médio
Ao adotar a venda consultiva, é comum observar um crescimento no ticket médio — ou seja, no valor médio gasto por cliente em cada compra. Isso acontece porque, ao compreender as necessidades do consumidor, a empresa consegue sugerir soluções mais completas, o que naturalmente leva à venda de produtos ou serviços adicionais.
Assim, práticas como cross selling (venda de itens complementares) e up selling (oferta de versões avançadas de um produto) se tornam mais eficazes.
💡Saiba mais: O que é cross selling e up selling e qual a diferença?
Quais são as etapas da venda consultiva?
Para entender como a venda consultiva funciona na prática, é necessário conhecer as suas sete etapas. Vamos nos aprofundar em cada uma delas. Mas, antes, confira a imagem da sequência do processo:
1. Inteligência comercial
A venda consultiva começa com um plano de inteligência comercial. Essa área é responsável por identificar o ICP (Ideal Customer Profile, ou Perfil de Cliente Ideal) da empresa e também as buyer personas de cada produto ou serviço.
A partir desses conceitos, é possível criar uma lista de smartleads, ou seja, leads inteligentes (potenciais clientes qualificados). Para isso, a inteligência comercial utiliza a análise de dados e ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management, ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em português).
2. Prospecção
A primeira etapa da abordagem da venda consultiva é a prospecção de clientes. Aqui, você deve mapear, buscar e atrair os potenciais clientes da sua empresa.
Geralmente, a equipe de prospecção recebe os smartleads da inteligência comercial. O profissional responsável por essa função é o SDR (Sales Development Representative ou, em português, Representante de Desenvolvimento de Vendas), também conhecido como “pré-vendedor”.
Caprichar nessa fase é fundamental para atrair os clientes ideais, ou seja, aqueles que realmente têm interesse nos seus produtos ou serviços. Dessa forma, as chances de se tornarem consumidores fiéis e satisfeitos é maior.
3. Qualificação
Quando as vendas são mais complexas, os leads ainda passam por uma fase de qualificação antes do primeiro contato. Nessa etapa, o SDR valida informações do potencial cliente e conduz o consumidor por um fluxo de nutrição de leads.
Basicamente, o lead passa por um processo de educação, sendo nutrido com conteúdos relevantes sobre seu problema e as possíveis soluções. Os canais mais utilizados para isso são o e-mail marketing e o WhatsApp, que são modalidades de marketing direto.
Essa nutrição é importante para preparar o lead para se tornar um cliente, avançando na sua maturidade. Lembrando que a etapa é indicada para processos comerciais mais complexos, geralmente no mercado B2B e de tecnologia.
Ainda na fase de qualificação, existem metodologias de qualificação que ajudam a identificar os leads mais preparados para a compra. As mais conhecidas são:
BANT
Essa técnica avalia quatro fatores-chave para saber se o lead está pronto para avançar na jornada de compra:
- Budget (Orçamento): o cliente tem verba disponível para a solução?
- Authority (Autoridade): a pessoa tem poder de decisão?
- Need (Necessidade): há uma demanda real para o produto/serviço?
- Timeline (Tempo): quando o cliente pretende tomar a decisão?
💡Saiba mais: O que é jornada do cliente e quais são as etapas?
GPCT
É uma metodologia que se aprofunda nos planos e metas do cliente:
- Goals (Objetivos): quais metas o cliente quer atingir?
- Plans (Planos): ele já tem uma estratégia em andamento?
- Challenges (Desafios): o que está impedindo o progresso?
- Timeline (Tempo): qual o prazo para alcançar esses objetivos?
CHAMP
Já a CHAMP prioriza entender primeiro o problema do cliente, analisando:
- Challenge (Desafio): qual dor ou obstáculo precisa ser resolvido?
- Authority (Autoridade): quem toma a decisão de compra?
- Money (Dinheiro): há orçamento para investir?
- Prioritization (Prioridade): essa solução está no topo da lista do cliente?
💡Saiba mais: O que é qualificação de leads?
4. Apresentação
Após a prospecção e qualificação, chega o momento da apresentação comercial da venda consultiva. No primeiro contato com o futuro cliente, é indispensável pensar em perguntas personalizadas para cada caso.
Evite ao máximo seguir um roteiro padronizado, já que é a partir dessas perguntas que você vai conseguir informações que podem auxiliar no fechamento da venda.
Esteja focado em ouvir tudo o que o lead tem a dizer e, gradualmente, mostre que o seu produto ou serviço pode ser a solução que ele está procurando.
5. Diagnóstico e negociação
O momento do diagnóstico é quando o vendedor começa, de fato, a realizar o serviço de consultoria. Aqui, é necessário considerar todas as informações passadas pelo cliente no momento do primeiro contato para começar a construção de uma proposta de valor.
Então, considere pontos como:
- Quais são as maiores dificuldades?
- Quais são as prioridades do cliente?
- Como o seu produto resolve a dor apresentada?
- Quais são as preocupações do cliente?
Com a definição das respostas para essas perguntas, inicia-se o processo de negociação, onde você deverá chegar a um denominador comum com o cliente. Assim, a venda consultiva é encaminhada para o fechamento.
6. Fechamento
Nesta etapa, você deve apresentar a proposta personalizada que preparou para o seu cliente. É importante mostrar que prestou atenção em todos os pontos que o cliente informou serem importantes.
Com isso, mostre a melhor solução possível, foque nos benefícios do produto ou serviço e esteja preparado para responder questionamentos. Afinal, é no fechamento, também chamado de forecast, que o vendedor precisa superar as objeções finais do cliente.
Além disso, seja gentil durante a apresentação e, mesmo sabendo que o seu objetivo é concluir a venda, mostre isso de forma sutil e procure colocar o cliente no centro durante todo o processo.
7. Pós-venda
O pós-venda se inicia logo depois da finalização da compra. Então, se o cliente aceitar a proposta e efetuar o pagamento pelo seu produto ou serviço, qualquer relação que tiverem depois disso faz parte dessa etapa.
O objetivo de focar no pós-venda é criar um relacionamento saudável com o cliente. Então, como vendedor, é importante se mostrar pronto para tirar as dúvidas que surgirem após o fechamento da compra.
Além disso, oferecer um tratamento de primeira para o consumidor após a compra aumenta as chances de fidelização e ainda pode ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa. Muitas empresas aplicam estratégias de customer success, que visam garantir o sucesso do cliente no uso da solução (em especial, serviços mais complexos).
Outro ponto importante no pós-venda é investir em técnicas de cross selling e up selling. Por meio delas, você consegue vender produtos complementares ou incentivar o cliente a fazer um upgrade.
💡Saiba mais: Como fidelizar clientes?
Como fazer venda consultiva?
Depois de conhecer as etapas da venda consultiva, chegou o momento de conferir como fazer para ser esse tipo de vendedor. Veja, abaixo, os quatro passos para fazer venda consultiva com sucesso:
1. Conheça o perfil do seu cliente
Para ter sucesso na venda consultiva, é necessário estabelecer o seu público-alvo com bastante clareza. Para definir o perfil do seu cliente ideal, sugerimos que crie a persona do seu negócio.
A persona nada mais é do que a representação semifictícia do seu cliente ideal. Então, crie esse personagem reunindo as principais características dos seus clientes.
Para fazer essa construção, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada sobre o seu consumidor. Levante dados como idade, gênero, profissão, poder aquisitivo, hábitos online e o que mais conseguir sobre suas preferências e costumes.
Todas essas informações vão ser úteis para conseguir atrair os clientes certos para o seu tipo de produto ou serviço, o que aumenta as chances de realizar vendas.
2. Alinhe o time de marketing e vendas
O time de marketing é responsável por criar estratégias que atraem potenciais clientes para a empresa, certo? Pensando nisso, é necessário que todas essas abordagens sejam direcionadas para o público-alvo da empresa.
Isso tende a facilitar o trabalho do vendedor consultivo, uma vez que, ao prestar atendimento para um cliente que tem afinidade com a marca, as chances de sucesso são maiores.
Além disso, tanto o time de vendas quanto o de marketing devem trocar experiências e informações sobre o que está funcionando e como melhorar as estratégias que não estão tão boas a partir dos aprendizados diários.
3. Faça follow up
Follow up significa acompanhar o cliente durante o processo de compra, após o contato inicial. Essa abordagem é fundamental para ter sucesso na venda consultiva.
Isso porque, por meio desse acompanhamento, é possível criar um relacionamento saudável com o cliente, o que aumenta as chances de fechar vendas. Durante o follow up é importante demonstrar empatia e ser atencioso com os clientes.
Utilizar nossa planilha de cadastro de clientes gratuita para acompanhar seus leads pode te ajudar no processo. Confira:
4. Aproveite os feedbacks
Por último, mas não menos importante, lembre-se de aproveitar os feedbacks. Precisamos lembrar que nem todas as interações com possíveis clientes vão, de fato, se concretizar em vendas.
Mas essas interações não precisam ser em vão. Aproveite tudo o que foi exposto pelos leads e leve como feedback para o time de vendas, observe as críticas e sugestões como oportunidade de crescimento para o seu negócio.
💡Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?
Tudo certo sobre venda consultiva?
Entendeu o que é venda consultiva e quais são as suas vantagens? Esperamos que essas informações sejam úteis para o seu negócio! Por fim, lembre-se de que, para ter sucesso nessa abordagem, é necessário seguir as etapas explicadas acima.
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