12 dicas para tirar fotos para e-commerce e vender mais

- Para tirar fotos para e-commerce, é preciso usar luz natural suave ou iluminação artificial branca para evitar sombras e realçar os detalhes do produto;
- Fotografe de diferentes ângulos para mostrar todos os lados do produto. Destaque detalhes importantes para os clientes conhecerem bem o item antes de adquiri-lo;
- Aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e montar uma vitrine virtual em uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina!
Tirar boas fotos para e-commerce é importante para vender bem na internet. Isso porque, diferente de uma loja física, o consumidor não pode tocar no produto, ver de perto ou experimentar. Na loja virtual, a única forma de passar essa experiência sensorial é com imagens de qualidade.
Esse ponto fica ainda mais importante no caso de roupas, por exemplo. Afinal, o vestuário depende muito da prova, do caimento no corpo. A boa notícia é que, com fotos tiradas de vários ângulos, que mostram os detalhes e respeitam a fidelidade das cores, é possível driblar essa barreira e ajudar o cliente a tomar uma decisão.
Pensando em quem vende pela internet, preparamos um passo a passo com dicas de como fazer fotos para e-commerce. O legal é que as dicas podem ser aplicadas para qualquer nicho e você mesmo pode tirar as fotos. Então, vamos lá?
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Como tirar fotos para e-commerce?
Para tirar fotos para e-commerce com qualidade e garantir que os clientes consigam captar as informações sobre o produto por meio das imagens, você precisa seguir algumas dicas. Confira as principais:
1. Mostre vários ângulos
Oferecer apenas uma foto em um único ângulo não é suficiente para apresentar bem um produto para o cliente. Por isso, busque fotografar o item de frente, de lado, por trás e até por cima, se fizer sentido para o tipo de produto.
No caso de roupas e acessórios, por exemplo, mostrar os detalhes como texturas e acabamentos faz toda a diferença para conduzir o cliente em sua jornada até a decisão de compra.
Veja o exemplo da loja Acarolac que incluiu fotos da jaqueta em diversos ângulos:
2. Escolha um dispositivo
Para começar a tirar fotos dos seus produtos, é importante que você tenha um dispositivo com boa qualidade de imagem. Isso não significa que você precisa de uma câmera profissional. Muito pelo contrário, hoje em dia, muitos smartphones já oferecem câmeras com ótimas resoluções e recursos avançados.
Essa é a dica de ouro que Kelly Kim, CEO da Calma São Paulo, deu no podcast Segue a Linha:
"Faz o que você pode com tudo que você tem. Não espera ter uma câmera boa. Se não tiver, faz com o celular mesmo, sabe? Às vezes a gente tá esperando uma coisa mágica acontecer, mas essa coisa mágica não existe. Só você pode fazer acontecer."
O ideal é usar um celular com pelo menos 12 megapixels e uma boa abertura de lente (como f/1.8 ou f/2.0), pois isso garante imagens mais nítidas e com melhor aproveitamento da luz.
Uma dica que serve para todos os modelos de smartphone: sempre limpe a lente da câmera antes de fotografar. Parece simples, mas uma lente suja pode comprometer toda a qualidade da imagem.
🎙️Ouça o podcast: Visual merchandising: os segredos de uma loja virtual atraente, com Calma São Paulo
3. Tenha cuidado com o flash
Apesar de ser uma solução rápida para iluminar o cenário, o flash nem sempre é a melhor opção. Isso porque, em certos casos, o flash pode tornar a imagem seu produto estourada (sabe quando fica tudo muito branco?), com áreas sem definição e até com reflexos que atrapalham a visualização dos detalhes.
Por isso, prefira sempre a luz natural ou um ring light, por exemplo. Assim, o produto vai ficar bem iluminado, com boa definição e com as cores mais fiéis à realidade.
Antes de continuar, de play no vídeo para conferir dicas profissionais que vão te ajudar a garantir bons cliques para sua loja virtual:
4. Mantenha a fidelidade das cores
Como vimos na dica anterior, para iluminar seu produto, o ideal é utilizar luz natural ou ring light. E, para garantir que as cores das fotos estejam o mais próximo possível da realidade, prefira sempre a luz branca (como a luz do dia ou lâmpadas frias), que não altera o tom do objeto fotografado. Imagina que chato comprar um produto achando que ele é preto e, na verdade, receber um item azul marinho?
Ter esse cuidado na hora de iluminar o cenário das fotos para e-commerce também ajuda seu negócio a evitar possíveis trocas e devoluções por esse motivo.
Se você ainda não tem essas diretrizes, use o Gerador de política de troca e devolução gratuito da Nuvemshop para criar um documento completo para o seu negócio:
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5. Utilize um fundo branco
Outra dica é utilizar um fundo branco para tirar as fotografias dos seus produtos (se o item também for branco, você pode usar outra cor). Isso vai fazer com que os olhos do usuário estejam 100% concentrados no item anunciado.
Além de tudo, um fundo branco oferece contraste e claridade, ressaltando assim as características do produto. Lembre-se de que estamos falando de uma venda online e, nesse ponto, mostrar com maior fidelidade seu produto significa vender mais.
Confira o exemplo da marca Not-Me Shoes com imagens dos produtos em fundo branco:
Mais adiante, vamos ensinar a fazer uma caixa de luz caseira. Esse acessório pode ajudá-lo a deixar as fotos com fundo branco com um ótimo aspecto.
Não usou fundo branco e precisa remover o fundo da imagem para deixar a vitrine da sua loja virtual mais limpa? Então, use a ferramenta gratuita removedor de imagem:
6. Utilize um tripé
Apesar de parecer um detalhe, usar um tripé faz toda a diferença na hora de garantir fotos nítidas e profissionais. Isso porque, sem o instrumento, é muito fácil tremer as mãos e acabar com fotos borradas. Além disso, o tripé ajuda a manter o enquadramento, posição e altura da câmera, elementos importantes para fotografias de e-commerce com qualidade.
O legal é que você não precisa investir muito para ter um tripé de qualidade, mesmo modelos mais simples oferecem estabilidade suficiente para melhorar bastante a qualidade das suas fotos.
7. Edite as fotos
Depois de tirar as fotos é importante separar um tempinho para fazer alguns ajustes simples. Afinal, as fotos sempre podem ficar ainda melhores. Só cuidado para não exagerar nos filtros ou edições que distorçam a cor ou a forma real do produto.
Para isso, não é preciso ser especialista em design: pequenas edições, como corrigir o brilho, o contraste e o equilíbrio de cores, já fazem muita diferença. Nesse sentido, você pode testar o Pixlr, ferramenta gratuita e bastante intuitiva para quem está começando.
Uma dica legal é que quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode utilizar o aplicativo PhotoJam, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) generativa para criar imagens profissionais para os produtos da sua loja virtual. É só instalar o app na Nuvemshop para remover o fundo da imagem, aplicar fundos coloridos ou criar imagens ambientadas como quiser.
8. Redimensione a imagem
Outro ponto importante é redimensionar a imagem para que ela fique no tamanho ideal para o seu site, o que ajuda na velocidade de carregamento da loja e mantém um padrão visual. Isso porque as fotos muito grandes podem deixar seu site mais lento e com a demora para carregar, os visitantes podem desistir de esperar.
Por outro lado, as imagens muito pequenas podem perder qualidade e deixar o site com aparência amadora. A dica é encontrar o equilíbrio e redimensionar as fotos deixando-as com uma boa resolução. Além disso, manter todas as fotos no mesmo tamanho contribui para uma vitrine virtual padronizada e agradável.
Tirou a foto perfeita, mas o tamanho não encaixa em seu site? Use a ferramenta gratuita de redimensionamento de imagens e ajuste tudo em segundos. Simples, rápido e sem perda de qualidade:
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Além disso, aproveite também para usar a ferramenta grátis de comprimir imagens e reduza o tamanho sem perder qualidade:
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9. Mantenha o estilo
Sabe quando você entra em uma loja e sente que tudo “conversa entre si”? O mesmo precisa acontecer no seu e-commerce. Para isso, o ideal é definir um estilo para as fotos, como o tipo de fundo, os ângulos usados, a iluminação e a edição.
Tudo isso ajuda a construir uma identidade visual para a sua marca e ainda transmite profissionalismo para quem acessar seu site de vendas.
💡Saiba mais: O que é branding e como fazer a gestão da sua marca?
10. Use a regra dos terços
A regra dos terços ajuda a deixar as fotos mais equilibradas, funciona assim: imagine que sua imagem está dividida em nove partes iguais, com duas linhas horizontais e duas verticais. Os pontos onde essas linhas se cruzam são chamados de “pontos de ouro”.
Assim, o ideal é posicionar o seu produto nesses pontos ou ao longo das linhas, em vez de deixá-lo sempre centralizado, o que deixa a imagem atraente visualmente. Veja o exemplo:

Fonte: Pinterest
11. Escolha elementos para compor o cenário
Como vimos, um fundo branco, limpo e neutro ajuda a destacar o produto, mas, além disso, você pode usar elementos que ajudem a contextualizar o uso do item. Por exemplo, se está fotografando uma caneca, uma boa ideia pode ser colocar uma pilha de livros ao lado.
Agora, se estiver fotografando uma vela, pode aproveitar para colocar elementos que fazem referência ao aroma do item em questão. Essa composição de itens ajuda o cliente a imaginar como o produto vai ser usado no dia a dia e ainda enriquece o cenário das fotos.
12. Dê espaço
Por fim, nossa dica é evitar deixar o produto apertado no enquadramento. Para isso, busque deixar uma margem ao redor do objeto. Esse cuidado ajuda o consumidor a entender melhor o seu tamanho, proporção e contexto.
Deixe para tirar fotos mais próximas, com zoom, na hora de mostrar detalhes da peça, como costura ou textura.
Veja o exemplo da loja Milkes que, além da foto da peça inteira, também inseriu imagens com zoom dos detalhes bordados:
Aproveite para baixar o e-book gratuito com os elementos necessários para capturar fotos de alta qualidade para seu e-commerce:
Como tirar boas fotos para e-commerce de roupas?
Se você tem e-commerce de moda e vende roupas pela internet, separamos algumas dicas a mais, específicas para esse nicho:
Utilize modelos
Se você vende roupas, aconselhamos que mostre seus produtos em uso, isso faz toda a diferença. Essa é uma maneira eficiente de se aproximar do público-alvo, mostrando como a roupa fica no corpo de pessoas reais como eu e você.
Assim, os clientes podem se imaginar usando a roupa no dia a dia, o que diminui a insegurança na hora de fechar a compra.
A Calma São Paulo, por exemplo, aposta em uma comunicação próxima ao mostrar suas peças em corpos reais e diversos. Segundo Adrien Gingold, fundador da marca, essa escolha tem o objetivo de facilitar a decisão de compra de quem está do outro lado da tela.
"A gente aposta em fotos de vários corpos diferentes, fotos simples, nada complicadas. Fotos mesmo, para entender o caimento. Assim, a pessoa consegue se espelhar, ver alguém no site que se parece com ela, com o corpo dela, e entender como a roupa realmente vai vestir."
Veja um exemplo da marca:
Alinhe os estilos
A escolha dos modelos também influencia a identificação com a marca. Por isso, o ideal é selecionar pessoas que tenham o estilo de vida, aparência ou atitude que representem o seu público-alvo. Por exemplo: se sua loja é focada em moda casual e jovem, escolha modelos com um visual mais despojado e natural.
📹 Veja também: Como tirar fotos de roupas para vender na minha loja online
Cuidado com as dobras
Outra dica, que a primeira vista pode parecer pequena, é ter cuidado com as poses dos modelos, já que algumas vezes elas podem ocasionar dobras na roupa, atrapalhando sua visualização.
Então, o ideal é ajustar a roupa entre os cliques e optar por poses que valorizem o corte e o tecido.
💡Saiba mais: Guia sobre como tirar fotos de roupas para vender
Como usar uma caixa de luz caseira para tirar fotos de produtos?
O mais importante ao tirar fotos para e-commerce é imprimir uma luz uniforme sobre toda a superfície. Desse modo, você evita criar sombras desnecessárias que podem ocultar características básicas do item e confundir o cliente.
Como mencionamos antes, se você ainda não tem orçamento suficiente para contratar um fotógrafo profissional e você quer fotografar seus acessórios de maneira econômica, recomendamos criar sua própria caixa de luz (ou lightbox). Aqui te damos um passo a passo de como fazê-la:
1. Separe uma caixa de papelão
Pegue uma caixa de papel-cartão (o famoso papelão) quadrada e corte as abas — o tamanho dependerá do tamanho do objeto que queira fotografar:
2. Comece a recortar
Com a abertura da caixa voltada para si, recorte um quadrado nas laterais direita e esquerda e também na superfície superior. Dessa maneira:
3. Cole o papel branco
Cole um papel branco semitransparente (papel canson semitransparente, como aquele utilizado por algumas marcas para embrulhar as roupas) em cada quadrado recortado a partir da superfície exterior:
4. Use cartolina
Cole uma cartolina branca desde o fundo da caixa, formando um pequeno tapete direcionado à abertura principal da caixa:
5. Faça os ajustes finais
Coloque três focos de luz, um de cada lado da caixa e outro acima. A ideia é que a luz transpasse as folhas semitransparentes e ilumine uniformemente o produto. Como estávamos sem esses focos no momento de criar a caixa de luz, meus amigos me ajudaram iluminando com o flash de seus celulares.
6. Edite as fotos
Uma vez obtidas as fotografias, fiz um pequeno retoque de luz no Photoshop. Estes foram os resultados:
Qual é o melhor tamanho de foto para site?
O tamanho ideal de fotos para um site de vendas depende das dimensões do layout e da qualidade visual desejada. Recomenda-se que as imagens tenham alta resolução para garantir uma apresentação profissional dos seus produtos.
Lembre-se de que cada plataforma de e-commerce pode ter requisitos específicos de tamanho de imagem. Verifique as diretrizes do seu sistema para garantir uma apresentação visual coesa e agradável para os clientes.
Para ter uma resolução adequada, opte por imagens de pelo menos 1200 pixels de largura para aprimorar a nitidez e o detalhamento. Aumentar demais a resolução pode prejudicar o carregamento do seu site, então evite exageros.
Também é importante manter uma proporção coerente entre altura e largura. Uma proporção comum é 4:3 ou 3:2, para evitar distorções nas imagens. Prefira formatos de imagem como WEBP ou JPEG para fotos de produtos e PNG para elementos com transparência. Evite alta resolução em formato PNG, pois são arquivos muito pesados.
Aprendeu como tirar fotos para e-commerce?
Compartilhamos uma série de dicas para que você aplique no momento de tirar fotos para e-commerce. Agora é hora de colocar tudo em prática!
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