O que é nome fantasia e como escolher um para seu negócio?

Por: Marcela Couto

Imagem com várias logomarcas de produtos simbolizando o que é nome fantasia

Nome fantasia é o título de fachada de uma empresa, ou seja, o nome popular dado a ela, de conhecimento do público em geral. Essa é a forma como a marca é divulgada em campanhas publicitárias, na frente da loja ou nas páginas na internet.


Começar um novo negócio é uma tarefa que requer bastante preparo e estudo. Afinal, em alguns casos, podemos estar falando de pessoas que nunca tiveram contato com a realidade de um empreendedor. Com isso, muitas dúvidas podem surgir, como o que é nome fantasia.

Entender quais são as etapas fundamentais para abrir uma empresa é crucial para evitar dores de cabeça. Pensando nisso, separamos, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre nome fantasia, como criar o seu e em quais situações ele é usado.

Quer saber tudo sobre o assunto? Pegue o papel, a caneta e anote todas as dicas. Aproveite também para baixar nossa checklist e aprender como empreender sem enlouquecer! 📝

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O que é nome fantasia?

Nome fantasia é o nome popular de uma empresa, ou seja, o título comercial que será usado pelo público e nos canais de comunicação da marca. Esse nome de fachada está atrelado à criação da identidade visual do negócio, isto é, logotipo, frente da loja, embalagens etc.

Qualquer pessoa jurídica, seja ela privada ou pública, pode escolher um nome fantasia para seu negócio — que, por sua vez, pode ser igual ou diferente da razão social. Além disso, também fica a cargo da pessoa empreendedora registrar o título no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Por fim, é importante lembrar que a definição do nome fantasia deve acontecer no momento da formalização, ou seja, quando você faz o registro do seu negócio, seja como Microempreendedor Individual (MEI), Empresa Individual, Sociedade Limitada, entre outros tipos de empresa.

💡 Saiba mais: Aprenda tudo sobre como registrar uma marca

Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

Enquanto o nome fantasia diz respeito à denominação que você usará para colocar a sua marca no mercado, a razão social é a identificação jurídica de um negócio. Ou seja, será por meio do nome fantasia que seus clientes vão conhecer a sua empresa.

O banco Itaú, por exemplo, tem um nome bastante forte e consolidado no mercado financeiro, não é mesmo? No entanto, esse é o seu nome fantasia. A razão social da instituição bancária é Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.A.

Diferentemente da razão social, você não precisa escolher um nome exclusivo para a sua marca — embora essa seja uma prática recomendada. Isto é, mais de uma empresa pode usar o mesmo nome fantasia. Mas, caso você queira ter exclusividade sobre o título do seu negócio, basta registrá-lo no INPI.

Um ponto importante: você só poderá registrar a marca no INPI caso ela seja a primeira a usar o nome fantasia em questão, ok?

E, caso você queira adicionar mais de um nome fantasia para sua empresa, saiba que isso é possível. A única questão a qual você deve se atentar é a respeito do CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), já que somente será possível adicionar um novo nome se ele estiver enquadrado no mesmo ramo de atividade do seu CNPJ.

💡 Saiba mais: Como registrar o nome e a marca da minha empresa

Como escolher um nome fantasia?

Talvez escolher um nome fantasia seja uma das decisões mais importantes que você deverá tomar à frente da sua empresa. Por esse motivo, é importante se planejar e levar em conta alguns aspectos fundamentais para fazer uma boa escolha.

Em primeiro lugar, é recomendável que o nome fantasia desperte a curiosidade e o interesse do público-alvo, ou seja, das pessoas que são mais propícias a consumir seus produtos e serviços.

Em seguida, procure por opções fáceis de memorizar, pronunciar e escrever. Isso permite que as pessoas encontrem o seu negócio com mais facilidade. Também dê preferência para nomes diferentes dos de seus concorrentes.

Você pode usar o nome fantasia para mostrar os valores da sua empresa ou exaltar a qualidade dos produtos, por exemplo. No entanto, procure ser atemporal, ou seja, escolher termos que façam sentido atualmente e no futuro.

Por fim, ao escolher um nome de loja, é importante verificar a disponibilidade do título para registro. Já imaginou passar horas decidindo por um nome e depois descobrir que já existem redes sociais e site registrados com esse termo? Por isso, é importante verificar se o nome está disponível no Registro.br e no Internic.

Caso você não tenha muitas ideias de nome fantasia ou queira mais opções para escolher a melhor, temos a ferramenta certa. Com o Gerador de nomes para empresas, você seleciona a categoria adequada ao seu segmento, adiciona uma palavra-chave e confere as diversas ideias de nomes!

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Qual a diferença entre registro de marca e nome fantasia?

O nome fantasia, como você viu, é a denominação popular do seu negócio, o termo usado pelas pessoas para se referir à empresa. A marca, por outro lado, é um símbolo que faz parte da identidade visual.

Essa marca pode ser o seu nome fantasia escrito com uma tipografia específica, um símbolo que reúne o nome e uma imagem ou uma figura que transmite, visualmente, a missão, a visão e os valores da empresa.

Portanto, para ter exclusividade — seja em relação ao nome fantasia ou à marca — é fundamental se registrar no INPI. Esse órgão federal é responsável por registrar a propriedade intelectual em patentes e marcas. Ou seja, depois de cadastrar o nome e a marca, você será a única pessoa autorizada a usá-los.

Onde o nome fantasia deve ser usado?

Como você percebeu, a finalidade do nome fantasia e da razão social é diferente, por isso cada informação é usada em situações específicas. No caso do nome fantasia, ele é empregado nos seguintes contextos:

  • Site ou e-commerce da empresa;
  • Fachadas de lojas;
  • Redes sociais;
  • Anúncios publicitários;
  • Materiais gráficos, como cartões de visita, panfletos, banners etc.;
  • Embalagens de produtos e etiquetas;
  • Entre outros.
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Aprendeu tudo sobre nome fantasia?

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a escolher o nome fantasia ideal para a sua empresa. Lembre-se de dar preferência a termos que remetem ao negócio e despertem a curiosidade do público. Além disso, não se esqueça de analisar a concorrência para escolher um nome autêntico e criativo.

Embora muitas pessoas negligenciem essa etapa, a escolha do nome é fundamental para atrair clientes em potencial e divulgar sua loja virtual ou física. Em seguida, faça o registro para garantir que ninguém mais poderá usar o seu título.

E, aproveitando que você está colhendo um nome fantasia para o seu negócio, que tal começar a vender profissionalmente em um e-commerce próprio? Crie sua loja virtual e aproveite todas as funcionalidades da plataforma Nuvemshop por 30 dias grátis. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre nome fantasia

Nome fantasia é o nome popular de uma empresa, o título comercial que será usado pelo público e nos canais de comunicação da marca. Esse nome de fachada está atrelado à criação da identidade visual do negócio, ou seja, logotipo, frente da loja, embalagens etc.

Enquanto o nome fantasia diz respeito à denominação que você usará para colocar a sua marca no mercado, a razão social é a identificação jurídica de um negócio. Ou seja, será por meio do nome fantasia que seus clientes vão conhecer a sua empresa.

Não é permitido ter duas empresas no mesmo estado que usam nomes fantasias iguais e atuam no mesmo segmento. Isso porque tanto razão social quanto nome fantasia devem ser registrados em órgãos estaduais, não federais. No entanto, para garantir a exclusividade do nome, independentemente do estado no Brasil, é importante registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Sim. Tanto o nome fantasia quanto a razão social podem ser alterados em algum momento, caso você queira. A mudança no nome fantasia é feita no cartório ou na Junta Comercial do Estado. No caso da razão social, pelo site da Receita Federal é possível fazer todas as alterações. No entanto, Microempreendedores Individuais (MEI) não podem mudar esses dados.

  1. Abra a pesquisa do Google no navegador do seu computador ou smartphone;
  2. Digite a razão social da empresa + “nome fantasia”;
  3. Pronto! Provavelmente o primeiro resultado da busca será o nome fantasia que você procura.
Caso não apareça, você pode buscar na Junta Comercial do Estado ou no site do INPI.

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