Storytelling no Instagram: como contar sua história?

Mulher lê livro, representando o storytelling no Instagram

Storytelling significa “contagem de histórias”. O storytelling no Instagram, então, diz respeito a narrativas criadas para contar a história da sua marca e dos seus produtos de modo a engajar e encantar o público. Para isso, é recomendável usar todos os recursos audiovisuais da rede social.


Qual foi a maior lição que você aprendeu na infância?

Com certeza uma cena veio à sua mente. E, junto dela, um “filme”. Isso porque nós aprendemos tudo a partir de pequenas narrativas, sequências de eventos que vamos ouvindo ou vivenciando aqui e ali…

E não só experiências reais podem nos ensinar algo. Gerações inteiras de pais e avós se dedicaram a inventar e reinventar contos de fada e fábulas para mostrar às crianças o certo e o errado, o bom e o ruim. Por algum motivo, essa prática de contar histórias acabou sendo esquecida nos últimos anos. Mas os especialistas em marketing afirmam que você deve retomá-la.

📹 Veja também: Storytelling: o que é e como fazer na prática?

O que é storytelling?

A tradução livre da expressão em inglês é bem esclarecedora e pouco pretensiosa: storytelling significa “contagem de histórias”. Trata-se da nova aposta do marketing de relacionamento: compartilhar a jornada do seu negócio com o público, pouco a pouco, a fim de reforçar a sua proposta e destacá-la em meio à concorrência.

Mas calma, não precisa dividir tudo. O segredo é saber selecionar os momentos que realmente representam a identidade da sua marca e torná-los acessíveis a qualquer um que deseje saber um pouco mais: uma mudança no ambiente de trabalho, um prêmio, uma nova estratégia. Problemas e crises internas ficam de lado, ok?

💡 Saiba mais: Como contar histórias que vendem com a técnica de storyselling?

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Como contar minha história no Instagram?

A questão principal de quem deseja começar a fazer storytelling é: por que sua história merece ser contada?

Veja bem, o Instagram e as mídias em geral estão cheios de perfis publicando todo tipo de narrativa (e você não quer ser mais do mesmo). Dedique-se a revisitar a caminhada do seu empreendimento e reconhecer elementos que despertem o interesse do público. Por exemplo:

  • Personagens complexos: mostre um pouco da personalidade de cada um dos envolvidos no projeto da empresa.
  • Conflitos: empreender não é fácil. Compartilhe alguns dos principais desafios e obstáculos já superados, e tudo o que sua equipe precisou fazer para chegar até onde está.
  • Desejos: qual é a ambição da sua marca? Qual é a missão dela, o resultado final que espera entregar ao mundo? Deixe a resposta clara.

Explore os seus pontos fortes e tudo o que torna a sua história única. Depois de reunir algumas ideias, pense em imagens que podem representá-las e publique-as tanto nos Stories, quanto no feed do seu Instagram.

No primeiro caso, você pode postar vídeos com spoilers de uma nova coleção, por exemplo. O curto tempo de 15 segundos é ideal para criar um suspense, focando nas ideias de conflitos e desejos.

Já no feed, é possível investir em conteúdos mais rápidos, como em personagens. Aproveite o auxílio da legenda para desenvolver algo que integre o texto e a imagem. A seguir, você encontrará mais exemplos para este formato.

💡 Saiba mais: Como organizar o feed do Instagram?

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Para se inspirar: exemplos de storytelling no Instagram

A Dove, em sua campanha Real Beleza, criticou a ideia de que toda mulher precisa ser feminina. Então convidou uma consumidora para contar sua história: “Meu marido diz: ‘você é meu garoto’, de uma forma carinhosa. Olhe para dentro e tire a sua beleza dali.”

dove instagram

O Madero, por sua vez, aproveitou a estratégia do storytelling para destacar a tradição que acompanha o feitio de sua famosa maionese. Destacou a história da família Durski e, especialmente, a avó de um dos chefs:

madero instagram

Já a Starbucks, com o intuito de nos remeter a um momento de paz, criou uma cena imaginada a partir de um de seus produtos: “Como uma brisa da manhã em uma praia…me refrescando com um flamingo e meus óculos de sol…carregando uma cesta de limões e cocos frescos.”

starbucks instagram

E até a Barbie, em seu perfil oficial no Instagram, compartilhou o lançamento de seu livro através de uma pequena narrativa: “Notícia quente! Meu novo livro A Arte de @barbiestyle, publicado por @assouline, chegou oficialmente! Estou em New York essa semana para começar meu book tour e celebrar com todos os nossos amigos e colaboradores! Estaremos visitando mais cidades e compartilhando mais informações ao longo do caminho, então fique ligado! Será um marco.”

barbie instagram

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Já sabe como contar sua história no Instagram?

Ao conhecer e compartilhar os desafios e as conquistas da sua marca, seus consumidores se sentirão muito mais próximos e terão uma facilidade maior de se identificar com a sua cultura. Fortalecendo esse vínculo, eles também se animarão em fazer parte da história. Aposte no storytelling e veja o que a estratégia pode fazer pelo seu negócio!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre storytelling no Instagram

Primeiro, é necessário definir uma mensagem a ser passada, de preferência uma que se alinhe aos valores da sua marca. Então, crie uma narrativa que envolva personagens importantes para a sua empresa. Além disso, tente incluir um conflito ou dificuldade a ser superado até o final da história.

Uma boa forma de usar o storytelling é contando a origem da sua empresa. Além disso, não se esqueça de incluir elementos que gerem identificação, como uma história com algum familiar ou exemplos de dificuldades que encontrou no percurso. Por fim, lembre-se de convidar seu público a participar do momento, instigando-o a contar também as suas histórias.

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