6 dicas para investir em marketing de forma inteligente

Por: Rock Content
6 dicas para investir em marketing de forma inteligente

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Um objetivo em comum entre qualquer gestor é gastar menos e alcançar melhores resultados, certo? Para fazer isso, porém, é preciso muito planejamento. Nesse contexto, investir em marketing de maneira mais inteligente exige uma análise aprofundada do cenário em que se atua para definir as melhores estratégias.

A boa notícia é que temos algumas sugestões para você. A transformação digital permite um acesso mais fácil a recursos e ferramentas que contribuem para uma otimização do trabalho. Quando bem aproveitadas, é possível gerenciar estratégias produtivas mesmo em um orçamento apertado.

Quer gerar tráfego, por exemplo? Você não precisa, necessariamente, investir em mídia paga, já que existem alternativas mais baratas, que também são eficazes.

Por isso, preparamos este artigo completo com algumas dicas para você investir em marketing de forma mais inteligente e precisa.

Ficou curioso e quer saber como otimizar as suas estratégias? Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de investir em marketing nos momentos de crise?

Dentro de um cenário de ampla competição pela atenção e pelos recursos dos consumidores, o marketing é uma ferramenta importante para se posicionar. Afinal, não basta ter o produto de maior qualidade ou o preço mais competitivo.

A presença digital é um fator primordial para conseguir se posicionar como referência em seu segmento, sendo que um dos caminhos é a comunicação.

Isso envolve fazer-se presente nos principais canais usados por sua persona. Mesmo em períodos de crise, em que é comum a redução dos orçamentos em publicidade digital, as suas ações de comunicação devem ser priorizadas.

Afinal, são elas que vão permitir o contato entre a sua marca e a sua audiência. Assim, ainda que as vendas não sejam concretizadas, o relacionamento é beneficiado.

Como a prioridade do consumidor mudou, nada mais natural do que a sua empresa também se adaptar. Desse modo, fazer apenas a divulgação dos seus produtos e serviços não vai causar o impacto necessário no público.

O momento, agora, é de se aproximar ainda mais de quem já comprou ou pode comprar da sua empresa. Para isso, porém, é preciso reformular as suas estratégias.

Em uma situação de crise, mais importante do que realizar novas vendas é trabalhar a retenção de clientes. Além disso, é justamente nos períodos de crise que as oportunidades aparecem.

Por isso, apostar em três pilares pode ser um diferencial:

  • aproximar;
  • educar;
  • e convencer.

O objetivo é seguir presente para o seu público e ajudá-lo a superar esse período com a sua expertise.

O que fazer para rever os seus investimentos?

Apesar da importância de seguir com os seus investimentos de marketing, eles precisam, no mínimo, passar por uma revisão. Afinal, em um momento de crise, os recursos já não são mais os mesmos e é necessário se comunicar de uma maneira mais precisa com a sua audiência.

A boa notícia é que existem várias estratégias para tornar a sua comunicação ainda mais eficaz.

Para isso, é necessário entender qual é o seu objetivo. Ou seja, quais são as metas que você precisa alcançar durante esse período?

Se as vendas não vão ser uma prioridade, gerar maior engajamento ou conseguir mais tráfego pode ser uma alternativa. Uma forma de definir o seu objetivo com precisão passa também pela compreensão do que o seu público mais precisa.

Por último, é preciso considerar o seu orçamento disponível. Quanto mais recursos para o marketing, melhor. Isso não significa, porém, que não seja possível criar campanhas e ações eficazes com investimentos menores.

Portanto, avalie o que pode ser usado no momento para, em seguida, adequar as suas estratégias de acordo com o valor disponível.

Dicas para investir em marketing de forma inteligente

Na prática, quais são as melhores estratégias para investir em marketing de maneira inteligente? Listamos 6 dicas que podem otimizar o seu plano de marketing sem a necessidade de grandes investimentos.

Analise cada uma delas, procure as que melhor se encaixam no seu negócio e comece a conquistar resultados cada vez melhores. Confira!

1. Compreenda a sua audiência

O primeiro passo para investir em marketing com maior precisão é compreendendo a sua audiência. Afinal, toda a comunicação é planejada de acordo com as necessidades de quem você quer impactar.

Sendo assim, como criar conteúdos relevantes para o seu público sem conhecer seus desafios, objetivos, obstáculos e até mesmo seu comportamento? Dessa forma, faça toda a comunicação baseada no que realmente importa para sua audiência.

Um passo importante é a criação de uma persona. Esse perfil semificcional vai ajudar você a direcionar melhor as suas ações, criando mensagens cada vez mais personalizadas. Aos poucos, é possível compreender, por exemplo, o melhor momento para uma abordagem de vendas.

2. Baseie suas decisões em dados

Para tomar as suas decisões, é necessário criar um embasamento técnico. Por isso, uma dica é implementar a cultura data-driven dentro da sua empresa.

Na prática, isso consiste em usar dados e informações disponíveis para uma avaliação mais precisa do que pode ser executado. Dentro de uma estratégia de marketing, isso significa direcionar melhor as suas ações e mensagens.

Isso pode servir para avaliar o horário e o dia da semana mais indicados para enviar a sua newsletter ou para determinar qual é o melhor formato de conteúdo para o seu público.

Assim, menos recursos são desperdiçados e os resultados obtidos tendem a ser superiores. O melhor? As fontes dessas informações valiosas podem ser as mais básicas, como as redes sociais.

3. Invista em Marketing de Conteúdo

Como o objetivo é se aproximar ainda mais do seu público, nada melhor do que investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. A partir da produção de conteúdo relevante, a sua marca pode se aproximar da audiência de maneira natural.

No longo prazo, o consumidor vai vendo a predisposição da sua empresa em ajudá-lo, contribuindo, por exemplo, para a fidelização. E, quando executado corretamente, os resultados são ainda melhores do que o relacionamento com o cliente.

Por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para ferramentas de busca), é possível alcançar um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca e atrair mais olhares para as suas páginas. Como consequência, é gerado um maior tráfego orgânico, ou seja, sem investimento direto.

4. Fique de olho na concorrência

Outro fator importante para investir em marketing de maneira direcionada é acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo.

Isso não significa copiar as ações deles, mas sim entender qual é a abordagem usada nos conteúdos que estão sendo oferecidos. Além disso, a análise da concorrência é uma excelente tática para descobrir oportunidades que tornem as suas estratégias mais relevantes.

5. Busque soluções e ferramentas gratuitas

Uma vantagem do fácil acesso a recursos e soluções é que muitas dessas ferramentas são gratuitas. Ou seja, é possível monitorar os dados de tráfego do seu site com o Google Analytics, que não custa nada e oferece resultados precisos.

Ao mesmo tempo, o software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) da HubSpot é gratuito.

A falta de recursos, portanto, não pode ser uma desculpa para investimentos malfeitos. De acordo com as suas necessidades, é possível encontrar uma ferramenta que otimize o trabalho da sua equipe e permita alcançar um melhor desempenho com as ações de marketing.

6. Monitore e revise regularmente

Um dos grandes benefícios da transformação digital é justamente poder encontrar maneiras de aprimorar sempre o seu trabalho. Afinal, o que está funcionando em um momento pode não funcionar tão bem após determinado período. O orçamento pode precisar de um novo reajuste ou as necessidades do consumidor podem ser diferentes. Por isso, é preciso sempre estar atento.

Portanto, crie um fluxo de monitoramento constante dentro da sua organização. Sempre fique de olho nas estatísticas e nos resultados gerados por suas estratégias.

Ferramentas simples e gratuitas, como o Google Analytics, podem ser muito úteis nessa etapa. Assim, é possível identificar as ações que funcionam melhor e aquelas que precisam ser aprimorados, por exemplo.

Tudo certo?

Mesmo que o orçamento de marketing digital precise ser revisto, ainda é possível ser eficaz nas suas ações. Colocando em ação algumas das práticas acima, a tendência é que a comunicação com a sua audiência seja cada vez mais direta.

No longo prazo, isso significa ganhar a confiança do consumidor, facilitando o trabalho de fidelização e gerando mais oportunidades de negócio. Diante disso, podemos ver que investir em marketing continua valendo a pena.

Agora que você já sabe em quais estratégias investir, que tal descobrir os valores? Para tornar essa tarefa mais fácil, criamos uma ferramenta para ajudar a definir o quanto investir e assim planejar seu orçamento. Confira gratuitamente quanto a sua empresa precisa investir em marketing!

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