Como investir em marketing sem gastar muito? [guia completo]

Mulher mexendo no computador, representando uma análise de dados para investir em marketing

Pontos principais do artigo: 

  • Investir em marketing é aplicar dinheiro em ações para divulgar sua marca, promover seus produtos e serviços, atrair clientes e ganhar visibilidade;
  • Algumas dicas para investir em marketing sem gastar muito são compreender a sua audiência, basear as suas decisões em dados e buscar soluções e ferramentas gratuitas e monitore e revise regularmente;
  • Nesse sentido, ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível integrar por meio de aplicativos o seu negócio com ferramentas de marketing para criar campanhas eficazes e alcançar mais clientes.

Um objetivo em comum entre qualquer gestor é gastar menos e alcançar melhores resultados, certo? Para fazer isso, porém, é preciso muito planejamento. Nesse contexto, investir em marketing de maneira mais inteligente exige uma análise aprofundada do cenário em que se atua para definir as melhores estratégias.

A boa notícia é que temos algumas sugestões para você. A transformação digital permite um acesso mais fácil a recursos e ferramentas que contribuem para uma otimização do trabalho. Quando bem aproveitadas, é possível gerenciar estratégias produtivas mesmo em um orçamento apertado.

Quer gerar tráfego, por exemplo? Você não precisa, necessariamente, investir em mídia paga, já que existem alternativas mais baratas, que também são eficazes.

Por isso, preparamos este artigo completo com algumas dicas para você investir em marketing de forma mais inteligente e precisa. Ficou curioso e quer saber como otimizar as suas estratégias? Continue a leitura e confira!

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5 vantagens de investir em marketing

Investir em marketing é necessário para o crescimento de qualquer negócio. Veja a seguir algumas vantagens de reservar uma verba para isso.

1. Aumento das vendas

A vantagem mais evidente do investimento em marketing é o aumento das vendas, o objetivo principal de toda ação de divulgação empresarial. Uma campanha bem-sucedida sempre traz mais conversões no final, elevando seu faturamento e lucratividade.

💡 Saiba mais: O que é e como calcular a margem de lucro da sua empresa?

2. Atração de clientes

Outro objetivo primordial do marketing é atrair novos clientes para a sua empresa. Quanto mais segmentada for a campanha, mais chances você terá de atingir o perfil de cliente ideal para a sua marca.

Para investir em marketing de forma certeira, você pode criar personas, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Dessa forma, você tem uma visão mais clara dos seus clientes em potencial e consegue criar estratégias mais direcionadas.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

3. Melhora no posicionamento da marca

Dentro de um cenário de ampla competição pela atenção e pelos recursos dos consumidores, o marketing é uma ferramenta importante para melhorar o posicionamento de marca.

Afinal, não basta ter o produto de maior qualidade ou o preço mais competitivo. É preciso também se posicionar de forma vantajosa em relação aos concorrentes, encontrando um lugar único no mercado.

Nesse contexto, a presença digital é um fator primordial para se tornar referência em seu segmento, sendo que um dos caminhos é a comunicação.

Isso envolve fazer-se presente nos principais canais usados por sua persona. Mesmo em períodos de crise, em que é comum a redução dos orçamentos em publicidade digital, as suas ações de marketing devem ser priorizadas.

Afinal, são elas que vão permitir o contato entre a sua marca e a sua audiência. Assim, ainda que as vendas não sejam concretizadas, o relacionamento é beneficiado.

4. Melhora na retenção de clientes

Investir em marketing não apenas ajuda a atrair novos clientes, como também promove a retenção e fidelização dos clientes antigos.

Como a prioridade do consumidor mudou, nada mais natural do que a sua empresa também se adaptar. Desse modo, fazer apenas a divulgação dos seus produtos e serviços não vai causar o impacto necessário no público.

O momento, agora, é de se aproximar ainda mais de quem já comprou ou pode comprar da sua empresa. Para isso, porém, é preciso reformular as suas estratégias.

Em uma situação de crise, mais importante do que realizar novas vendas é trabalhar a retenção de clientes. Além disso, é justamente nos períodos de crise que as oportunidades aparecem.

Por isso, apostar em três pilares pode ser um diferencial:

  • Aproximar;
  • Educar;
  • Convencer.

O objetivo é seguir presente para o seu público e ajudá-lo a superar esse período com a sua expertise.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

📹 Veja também: Como vender online com marketing digital

5. Maior reconhecimento de marca

Outra vantagem de investir em marketing é aumentar o reconhecimento de marca. Na prática, isso significa fazer com que mais pessoas tenham uma lembrança positiva da sua empresa e pensem nela ao buscar seus produtos e serviços.

O que fazer para rever os seus investimentos?

Apesar da importância de seguir com os seus investimentos de marketing, eles precisam, no mínimo, passar por uma revisão. Afinal, em um momento de crise, os recursos já não são mais os mesmos e é necessário se comunicar de uma maneira mais precisa com a sua audiência.

A boa notícia é que existem várias estratégias para tornar a sua comunicação ainda mais eficaz.

Para isso, é necessário entender qual é o seu objetivo. Ou seja, quais são as metas que você precisa alcançar durante esse período?

Se as vendas não vão ser uma prioridade, gerar maior engajamento ou conseguir mais tráfego pode ser uma alternativa. Uma forma de definir o seu objetivo com precisão passa também pela compreensão do que o seu público mais precisa.

Por último, é preciso considerar o seu orçamento disponível. Quanto mais recursos para o marketing, melhor. Isso não significa, porém, que não seja possível criar campanhas e ações eficazes com investimentos menores.

Portanto, avalie o que pode ser usado no momento para, em seguida, adequar as suas estratégias conforme o valor disponível.

Quanto investir em marketing?

O investimento ideal em marketing depende do porte do seu negócio e dos seus objetivos. De acordo com uma pesquisa da CMO Survey, as empresas ao redor do mundo costumam destinar entre 6,5% e 10% da receita para as ações de marketing.

Você pode definir uma porcentagem dentro dessa faixa e utilizar uma parte do seu faturamento para a divulgação. Ou, se preferir, determinar um valor fixo mensal para investir em marketing.

Dicas para investir em marketing gastando pouco

Na prática, quais são as melhores estratégias para investir em marketing de maneira inteligente? Listamos 6 dicas que podem otimizar o seu plano de marketing sem a necessidade de grandes investimentos.

Analise cada uma delas, procure as que melhor se encaixam no seu negócio e comece a conquistar resultados cada vez melhores. Confira!

1. Compreenda a sua audiência

O primeiro passo para investir em marketing com maior precisão é compreendendo a sua audiência. Afinal, toda a comunicação é planejada de acordo com as necessidades de quem você quer impactar.

Sendo assim, como criar conteúdos relevantes para o seu público sem conhecer seus desafios, objetivos, obstáculos e até mesmo seu comportamento? Dessa forma, faça toda a comunicação baseada no que realmente importa para sua audiência.

Um passo importante é a criação de uma persona. Esse perfil semificcional ajuda você a direcionar melhor as suas ações, criando mensagens cada vez mais personalizadas. Aos poucos, é possível compreender, por exemplo, o melhor momento para uma abordagem de vendas.

2. Baseie suas decisões em dados

Para tomar as suas decisões, é necessário criar um embasamento técnico. Por isso, uma dica é implementar a cultura data-driven dentro da sua empresa.

Na prática, isso consiste em usar dados e informações disponíveis para uma avaliação mais precisa do que pode ser executado. Dentro de uma estratégia de marketing, isso significa direcionar melhor as suas ações e mensagens.

Isso pode servir para avaliar o horário e o dia da semana mais indicados para enviar a sua newsletter ou para determinar qual é o melhor formato de conteúdo para o seu público.

Assim, menos recursos são desperdiçados e os resultados obtidos tendem a ser superiores. O melhor? As fontes dessas informações valiosas podem ser as mais básicas, como as redes sociais.

3. Invista em Marketing de Conteúdo

Como o objetivo é se aproximar ainda mais do seu público, nada melhor do que investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. A partir da produção de conteúdo relevante, a sua marca pode se aproximar da audiência de maneira natural.

No longo prazo, o consumidor vai vendo a predisposição da sua empresa em ajudá-lo, contribuindo, por exemplo, para a fidelização. E, quando executado corretamente, os resultados são ainda melhores do que o relacionamento com o cliente.

Por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para ferramentas de busca), é possível alcançar um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca e atrair mais olhares para as suas páginas. Como consequência, é gerado um maior tráfego orgânico, ou seja, sem investimento direto.

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4. Fique de olho na concorrência

Outro fator importante para investir em marketing de maneira direcionada é acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo.

Isso não significa copiar as ações deles, mas sim entender qual é a abordagem usada nos conteúdos que estão sendo oferecidos. Além disso, a análise da concorrência é uma excelente tática para descobrir oportunidades que tornem as suas estratégias mais relevantes.

5. Busque soluções e ferramentas gratuitas

Uma vantagem do fácil acesso a recursos e soluções é que muitas dessas ferramentas são gratuitas. Ou seja, é possível monitorar os dados de tráfego do seu site com o Google Analytics, que não custa nada e oferece resultados precisos.

Ao mesmo tempo, o software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) da HubSpot é gratuito.

Nesse sentido, se você vende pela Nuvemhop ou pretende criar uma loja grátis na maior plataforma de e-commerce da América Latina, é possível integrar por meio de aplicativos o seu negócio com ferramentas de marketing para criar campanhas eficazes e alcançar mais clientes. Com a solução, você pode:

  • Criar campanhas de e-mail marketing para segmentar seus clientes e enviar mensagens personalizadas;
  • Criar landing pages para converter leads em clientes;
  • Integrar sua loja com redes sociais para alcançar mais pessoas;
  • Usar ferramentas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja nos resultados de busca.

Interessante, não é? Portanto, a falta de recursos, portanto, não pode ser uma desculpa para investimentos malfeitos. De acordo com as suas necessidades, é possível encontrar uma ferramenta que otimize o trabalho da sua equipe e permita alcançar um melhor desempenho com as ações de marketing.

6. Monitore e revise regularmente

Um dos grandes benefícios da transformação digital é justamente poder encontrar maneiras de aprimorar sempre o seu trabalho. Afinal, o que está funcionando em um momento pode não funcionar tão bem após determinado período. O orçamento pode precisar de um novo reajuste de preço ou as necessidades do consumidor podem ser diferentes. Por isso, é preciso sempre estar atento.

Portanto, crie um fluxo de monitoramento constante dentro da sua organização. Sempre fique de olho nas estatísticas e nos resultados gerados por suas estratégias.

Ferramentas simples e gratuitas, como o Google Analytics, podem ser muito úteis nessa etapa. Assim, é possível identificar as ações que funcionam melhor e aquelas que precisam ser aprimorados, por exemplo.

E então, já sabe como investir em marketing?

Mesmo que o orçamento de marketing digital precise ser revisto, ainda é possível ser eficaz nas suas ações. Colocando em ação algumas das práticas acima, a tendência é que a comunicação com a sua audiência seja cada vez mais direta.

No longo prazo, isso significa ganhar a confiança do consumidor, facilitando o trabalho de fidelização e gerando mais oportunidades de negócio. Diante disso, podemos ver que investir em marketing continua valendo a pena.

Agora que você já sabe em quais estratégias investir, que tal descobrir os valores? Para tornar essa tarefa mais fácil, há uma ferramenta que ajuda a definir o quanto investir e assim planejar seu orçamento.

E se você quer melhorar as vendas e atrair ainda mais clientes para sua empresa, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e dispensa conhecimentos técnicos!💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre investir em marketing

Investir em marketing é aplicar dinheiro em ações para divulgar sua marca, promover seus produtos e serviços, atrair clientes e ganhar visibilidade.

De acordo com uma pesquisa da CMO Survey, as empresas ao redor do mundo costumam destinar entre 6,5% e 10% da receita para as ações de marketing.

Compreenda a sua audiência, baseie suas decisões em dados, invista em Marketing de Conteúdo, fique de olho na concorrência, busque soluções e ferramentas gratuitas e monitore e revise regularmente.  

Aumento das vendas, atração de clientes, melhora no posicionamento da marca, melhora na retenção de clientes e maior reconhecimento de marca.

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