Como fazer reajuste de preço? [exemplo de comunicado pronto]

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Na imagem, há uma mulher mexendo em um computador, representando como fazer reajuste de preço.
Pontos principais do artigo:
  • Apesar de representar um transtorno na relação com o cliente, reajustar preços é uma necessidade natural em qualquer negócio;
  • A melhor maneira de minimizar o impacto dessa transição é avisar com antecedência e explicar o porquê do aumento de forma simples e honesta;
  • Se você quer equilibrar os custos, crie a sua loja virtual grátis na Nuvemshop e conte com todos os recursos necessários para começar a vender.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é natural que os produtos passem por reajuste de preço ao longo do tempo. Afinal, fatores como inflação, aumento dos custos operacionais ou mudanças no fornecedor, por exemplo, podem impactar diretamente o valor final.

Por isso, quando houver necessidade de ajustar preços, é essencial comunicar os clientes com transparência e antecedência. Uma boa comunicação evita surpresas, reduz insatisfações e mantém a confiança construída com o público.

Para isso, existem alguns modelos de aviso de reajuste de preço que podem ser utilizados.  Neste artigo, trouxemos alguns exemplos de mensagem prontos, assim, não será tão assustador comunicar os consumidores sobre essas mudanças. Então, vamos lá? 😉

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O que é reajuste de preço?

Reajuste de preço é um termo usado para descrever o aumento ou ajuste no valor de um produto ou serviço ao longo do tempo. Esse aumento pode ser temporário ou permanente e ocorrer em diferentes intervalos de tempo (como semestral ou anualmente).

Essa é uma maneira pela qual os produtores, vendedores e prestadores de serviços ajustam seus preços para refletir mudanças nas condições de mercado e outros fatores econômicos. No geral, as principais razões para o reajuste de preço são:

  • Inflação;
  • Aumento dos custos de produção;
  • Mudanças na demanda e na oferta;
  • Alterações no valor de impostos e tarifas;
  • Concorrência;
  • Estratégia de marketing;
  • Flutuações cambiais;
  • Entre outras.

💡 Saiba mais: Como definir uma estratégia de precificação eficaz?

Como fazer uma mensagem de reajuste de preço aos clientes?

Comunicar os clientes sobre o reajuste de preço pode ser um desafio, já que eles podem oferecer algum tipo de resistência ao receber a notícia. Para evitar esse tipo de problema, existem algumas formas de fazer isso.

Algumas dicas para escrever um aviso de reajuste de preço de maneira transparente e tranquila são:

  1. Informe com antecedência;
  2. Explique o porquê do aumento;
  3. Reforce a qualidade do produto;
  4. Evite fazer reajustes desnecessários;
  5. Ofereça benefícios exclusivos.

A seguir, veja todos os detalhes para anunciar aumento de preço ao seus consumidores:

1. Considere informar sobre o reajuste com antecedência

Avisar seus clientes com antecedência sobre um reajuste de preço dá tempo para que eles se planejem, evita ruídos na relação e reduz possíveis reclamações no momento da compra. Além disso, demonstra profissionalismo e respeito com o seu consumidor.

O ideal é enviar o aviso de reajuste com algumas semanas de antecedência — o tempo pode variar conforme o tipo de negócio e a frequência de compra dos clientes. Quanto mais clara e antecipada for a informação, maior a chance de o cliente compreender e permanecer fiel à sua marca.

Há muitas maneiras de se fazer isso. Por exemplo, você pode comunicar o reajuste de preço por meio de um e-mail marketing, pelo Whatsapp ou até nas redes sociais da sua marca. Nesse caso, o importante é que você se certifique de trabalhar com uma comunicação clara e amigável.

💡Saiba maisO que é precificação dinâmica, quais as vantagens e como fazer?

2. Explique o porquê do aumento

Na hora de enviar a mensagem de reajuste de preço, deixe claro o motivo da mudança. Clientes tendem a aceitar melhor um aumento quando entendem o que está por trás dele — seja a alta nos custos de matéria-prima, melhorias no serviço ou investimentos para oferecer uma experiência melhor.

Uma explicação simples e honesta transmite respeito e reforça que o reajuste não foi feito de forma arbitrária, e sim para manter a qualidade que o cliente já conhece. Isso permite que eles compreendam por que o aumento é necessário e traz mais credibilidade para a empresa.

💡 Saiba mais: O que é elasticidade-preço da demanda e como calcular?

3. Reforce a qualidade do produto

Outra dica que faz toda a diferença na hora de anunciar um aumento de preço é reforçar os diferenciais do seu produto ou serviço, como qualidade dos materiais, durabilidade, atendimento, garantia ou benefícios que não se encontram facilmente no mercado.

Mostre que o preço acompanha a qualidade e o cuidado envolvidos na entrega. Quando o cliente percebe que está pagando por algo que realmente vale a pena, é mais fácil compreender o ajuste e manter a confiança na sua marca.

Para isso, você pode considerar utilizar estratégias de neuromarketing, promover as qualidades do produto e destacar os benefícios que o aumento trará para a qualidade do item.

💡 Saiba mais: Como aumentar o valor percebido pelo cliente? Veja 10 dicas

4. Evite fazer reajuste de preço que não reflitam o mercado

É importante que as empresas evitem reajustes de preço desproporcionais ao mercado. Procure fazer isso caso aconteça um aumento nos custos de produção ou de aquisição de insumos, por exemplo.

Uma dica para fazer reajustes de preço com base no mercado é contar com um ERP, que é um sistema de gestão empresarial que reúne todos os dados relevantes sobre uma empresa em um só lugar.

Com a tecnologia, sua empresa consegue utilizar os dados informados para calcular o reajuste de preço de forma rápida e eficiente. Basta informar a margem de lucro que deseja ter com o produto que o sistema de encarrega de fazer os cálculos do preço final.

Se você vende online, algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem que você faça a integração direta do seu e-commerce com ERPs. Assim, fica ainda mais fácil identificar esse necessidade e fazer o cálculo de forma justa.

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5. Ofereça benefícios exclusivos para os clientes

Uma forma de amenizar o impacto do reajuste de preço e manter os clientes engajados é oferecer vantagens especiais durante esse período de transição. Isso mostra que você valoriza quem já compra da sua marca e está disposto a retribuir a fidelidade.

Esses benefícios podem incluir cupons de desconto, frete grátis, brindes, programas de pontos ou acesso antecipado a novos produtos. Mesmo pequenos gestos ajudam a tornar a mudança mais positiva e fortalecem o relacionamento com o cliente.

💡 Saiba mais: Como definir um preço competitivo para seus produtos?

Quando reajustar os preços?

Reajustar preços é uma necessidade natural em qualquer negócio, mas o momento certo faz toda a diferença para conseguir aumentar o preço sem perder clientes. Veja alguns cenários em que vale considerar um reajuste:

  • Custos da operação aumentam: seja com fornecedores, matéria-prima, frete, embalagens, taxas ou impostos que subiram;
  • Ao final de um período: como a cada 6 ou 12 meses, para evitar aumentos bruscos e manter o preço atualizado frente à inflação;
  • Margem de lucro abaixo do ideal: se você percebe que está ganhando abaixo da média do mercado na venda do produto/serviço;
  • Adição de valor ao produto: como melhorias na qualidade, melhor embalagem, serviço superior ou experiência mais completa;
  • Posicionamento de marca: caso queira se posicionar como uma marca mais premium ou aumentar a percepção de valor;
  • Desestimular produtos pouco lucrativos: quando um item dá muito trabalho e retorna pouco lucro, para ajudar a reduzir a demanda.

Apesar do constrangimento de enviar um aviso de reajuste de preço, há um benefício em fazê-lo: o aumento na receita do seu negócio, uma vez que o reajuste permite oferecer mais bens ou produtos de melhor qualidade.

💡 Saiba mais: Como calcular o preço de venda? Calculadora + planilha

Exemplo de texto para reajuste de preço

Se você ainda tem dúvidas sobre como comunicar um reajuste de preço aos clientes, veja um exemplo de texto que pode ajudar na sua abordagem:

“Prezado cliente,

Queremos informar que a partir de [data do reajuste] nossos preços passarão por uma atualização. Essa mudança é necessária devido ao aumento dos custos de [matéria-prima / produção / operação], que impactaram diretamente o valor dos nossos produtos/serviços.

Reforçamos que seguimos comprometidos em oferecer a você a mesma qualidade, cuidado e experiência que já conhece. Por isso, continuaremos trabalhando para entregar produtos com excelente custo-benefício e um atendimento que você possa confiar.

Para agradecer pela parceria de sempre, até [data] você poderá realizar suas compras com os preços atuais. Aproveite esse período para garantir seus produtos com o valor anterior.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Atenciosamente,
[Nome da empresa]”

Aprendeu como montar seu aviso de reajuste de preço para clientes?

Esperamos que este artigo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre como comunicar os clientes sobre reajuste de preço. Como vimos ao longo do conteúdo, elevar o valor de alguns produtos pode ser necessário em momentos específicos. Por isso, não tenha medo de fazer os reajustes quando necessário.

E, se você quer equilibrar as despesas, que tal criar a sua loja virtual de forma totalmente gratuita na Nuvemshop? Venha para a maior plataforma de e-commerce da América Latina e conte com todos os recursos necessários para começar a vender ainda hoje!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre reajuste de preço

Reajuste de preço é um mecanismo das empresas para aumentar o valor de seus produtos ou serviços. Geralmente, isso ocorre como resultado de um aumento de custos relacionados a matéria-prima, impostos, estratégias de marketing, inflação, concorrência ou outros motivos externos.

Para comunicar um reajuste de preços aos clientes, seja transparente e avise com antecedência, explicando de forma simples o motivo da atualização e reforçando a qualidade e os benefícios que sua marca entrega. Se possível, ofereça condições especiais por um período limitado para facilitar a transição e manter um bom relacionamento.

É importante comunicar o reajuste de preço para manter a transparência com os clientes, evitar reclamações ou quebra de confiança e mostrar que a decisão é justificada. Isso reforça o relacionamento, demonstra respeito e ajuda os clientes a se planejarem antes da mudança entrar em vigor.

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