Como embalar seu artesanato para uma entrega diferenciada

A parte final de todo processo de compra é a entrega do produto. Para o cliente é a hora mais esperada: finalmente receber em casa aquele item que ele comprou dias atrás pela internet. E é papel da loja virtual promover uma ótima experiência também nessa etapa.
Receber um objeto danificado ou mal embalado causará uma impressão muito negativa, e provavelmente aquele cliente nunca mais voltará a comprar na sua loja. Por outro lado, você pode criar uma boa impressão fazendo tudo como combinado, e ainda surpreender seu cliente com algo a mais, um mimo que fará com que ele lembre de você na próxima compra.
A embalagem será o primeiro contato físico do cliente com o seu produto, então não subestime-a. Quem trabalha com artesanato, principalmente, vende estética e criatividade, além de confeccionar um produto que muitas vezes é frágil e precisará de proteção adequada. Por isso, nada mais justo do que entregar uma embalagem bonita e segura.
Embalagem interna
Dentro da caixa de papelão que você vai entregar aos correios você deve fazer uma embalagem interna para proteger o produto e aproveitar para colocar a sua marca e humanizar o contato. Não deixe, em hipótese alguma o produto solto dentro da embalagem.
Embale-o em um saquinho, ou em um plástico bolha, e forre a caixa com papel, isopor ou mais plástico bolha. Caso a encomenda contenha mais de um ítem, embale um a um separadamente, e aí coloque-os dentro da caixa forrada.
Para dar aquele toque especial e agregar mais valor, você pode borrifar uma essência no seu produto e criar uma atmosfera acolhedora por meio do cheiro. Escolha a essência certa e use sempre a mesma para criar um marketing olfativo, mas tenha cuidado para não colocar uma essência muito forte ou algo que possa manchar seu artesanato.
Outra ideia é colocar um mimo, pode ser um brinde ou um bilhetinho personalizado agradecendo pela compra e dizendo que aquele produto foi feito de maneira artesanal e com muito carinho. Tentar humanizar esse contato que geralmente é tão virtual fará toda a diferença na experiência de compra do consumidor.
Embalagem externa
Para a embalagem externa você precisará de uma caixa de papelão ligeiramente maior do que o tamanho do produto. O ideal é que ela não seja muito maior, já que os Correios cobram por peso e tamanho da encomenda.
Os Correios vendem caixas de vários tamanhos, mas isso pode significar um gasto extra que você não deseja arcar. Uma dica é reutilizar caixas de papelão e fazer uma decoração simples para dar a sua cara, como usar fitas adesivas coloridas, adesivos ou carimbos da loja. Mas preste atenção nas sugestões de embalagem dos Correios.
Por fim, embale a caixa com papel pardo e vede com fita adesiva, de preferência transparente. Você ainda pode carimbar o papel pardo com o logo da sua loja ou colocar alguma firulinha discreta, mas tome cuidado para não cobrir as informações de endereço, nome de entrega e remetente. Olha só no exemplo abaixo como esses detalhes fizeram toda a diferença:
Por fim…
Antes de enviar um produto, deixe bem claro quanto tempo ele vai levar para chegar. Uma dica é não colocar o tempo exato, mas alguns dias a mais. Por exemplo, se você consegue entregar o produto em dez dias, prometa entregá-lo em até 15. Assim, você terá tempo caso algum imprevisto aconteça e ainda deixará o cliente satisfeito se o produto chegar em dez dias.
E para finalizar todo esse processo, faça a gentileza de enviar um e-mail ao cliente após o recebimento do produto, agradecendo pela compra e perguntando se a compra chegou como esperado, e ainda oferendo ofertas na próxima compra.
E se você deseja entender mais sobre frete, sugiro esses artigos do nosso blog:
Agora é hora de vender e esbanjar criatividade e carinho por meio das suas peças embaladas cuidadosamente. Coloque tudo isso em prática criando sua própria loja virtual. Você pode fazer um teste grátis na plataforma na Nuvemshop. Bom trabalho!