Como embalar seu artesanato para uma entrega diferenciada

como-embalar-produtos-entrega

A parte final de todo processo de compra é a entrega do produto. Para o cliente é a hora mais esperada: finalmente receber em casa aquele item que ele comprou dias atrás pela internet. E é papel da loja virtual promover uma ótima experiência também nessa etapa.

Receber um objeto danificado ou mal embalado causará uma impressão muito negativa, e provavelmente aquele cliente nunca mais voltará a comprar na sua loja. Por outro lado, você pode criar uma boa impressão fazendo tudo como combinado, e ainda surpreender seu cliente com algo a mais, um mimo que fará com que ele lembre de você na próxima compra.

A embalagem será o primeiro contato físico do cliente com o seu produto, então não subestime-a. Quem trabalha com artesanato, principalmente, vende estética e criatividade, além de confeccionar um produto que muitas vezes é frágil e precisará de proteção adequada. Por isso, nada mais justo do que entregar uma embalagem bonita e segura.

Embalagem interna

Dentro da caixa de papelão que você vai entregar aos correios você deve fazer uma embalagem interna para proteger o produto e aproveitar para colocar a sua marca e humanizar o contato. Não deixe, em hipótese alguma o produto solto dentro da embalagem.

Embale-o em um saquinho, ou em um plástico bolha, e forre a caixa com papel, isopor ou mais plástico bolha. Caso a encomenda contenha mais de um ítem, embale um a um separadamente, e aí coloque-os dentro da caixa forrada.

Para dar aquele toque especial e agregar mais valor, você pode borrifar uma essência no seu produto e criar uma atmosfera acolhedora por meio do cheiro. Escolha a essência certa e use sempre a mesma para criar um marketing olfativo, mas tenha cuidado para não colocar uma essência muito forte ou algo que possa manchar seu artesanato.

Outra ideia é colocar um mimo, pode ser um brinde ou um bilhetinho personalizado agradecendo pela compra e dizendo que aquele produto foi feito de maneira artesanal e com muito carinho. Tentar humanizar esse contato que geralmente é tão virtual fará toda a diferença na experiência de compra do consumidor.

Embalagem externa

Para a embalagem externa você precisará de uma caixa de papelão ligeiramente maior do que o tamanho do produto. O ideal é que ela não seja muito maior, já que os Correios cobram por peso e tamanho da encomenda.

Os Correios vendem caixas de vários tamanhos, mas isso pode significar um gasto extra que você não deseja arcar. Uma dica é reutilizar caixas de papelão e fazer uma decoração simples para dar a sua cara, como usar fitas adesivas coloridas, adesivos ou carimbos da loja. Mas preste atenção nas sugestões de embalagem dos Correios.

Por fim, embale a caixa com papel pardo e vede com fita adesiva, de preferência transparente. Você ainda pode carimbar o papel pardo com o logo da sua loja ou colocar alguma firulinha discreta, mas tome cuidado para não cobrir as informações de endereço, nome de entrega e remetente. Olha só no exemplo abaixo como esses detalhes fizeram toda a diferença:

Por fim…

Antes de enviar um produto, deixe bem claro quanto tempo ele vai levar para chegar. Uma dica é não colocar o tempo exato, mas alguns dias a mais. Por exemplo, se você consegue entregar o produto em dez dias, prometa entregá-lo em até 15. Assim, você terá tempo caso algum imprevisto aconteça e ainda deixará o cliente satisfeito se o produto chegar em dez dias.

E para finalizar todo esse processo, faça a gentileza de enviar um e-mail ao cliente após o recebimento do produto, agradecendo pela compra e perguntando se a compra chegou como esperado, e ainda oferendo ofertas na próxima compra.

E se você deseja entender mais sobre frete, sugiro esses artigos do nosso blog:

Agora é hora de vender e esbanjar criatividade e carinho por meio das suas peças embaladas cuidadosamente. Coloque tudo isso em prática criando sua própria loja virtual. Você pode fazer um teste grátis na plataforma na Nuvem Shop. Bom trabalho!


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    como-embalar-seu-artesanato-para-uma-entrega-diferenciada