11/07/2014

Como evitar spam no e-mail marketing

Torcedor em estádio de futebol

Primeiro de tudo, o que é um spam no e-mail marketing? Os spams significam aquelas mensagens indesejadas que aparecem na sua caixa de e-mail sem o seu consentimento. Geralmente os spammers (pessoas que enviam spams) enviam essas mensagens (que podem ser de publicidade ou conter conteúdos mal-intencionados, como vírus) para um enorme volume de pessoas ao mesmo tempo.

Por mais que você tenha coletado os e-mails da sua base de dados ‘legalmente’, os filtros anti-spam dos e-mails às vezes classificam certas mensagens como spam mesmo que elas sejam bem intencionadas e se direcionem ao público correto. Isso ocorre por uma infinidade de fatores e nem sempre um e-mail bloqueado por um filtro anti-spam vai ser barrado por todos os filtros.

Abaixo, vemos alguns pequenos detalhes que costumeiramente fazem mensagens serem encaminhadas diretamente para o lixo eletrônico e boas práticas para você conseguir campanhas de sucesso:

  • Formato: JAMAIS escreva e-mails em caixa alta, sobretudo no título. Evite também cores muito diferentes e acentos gráficos em excesso (!!!???);
  • Conteúdo: certas palavras levam mensagens eletrônicas para o lixo. Evite termos como: clique aqui, 24 horas, grátisimperdível e qualquer coisa relacionada a ganhar dinheiro;
  • Imagens: hoje em dia os filtros anti-spam têm tolerância às imagens nos e-mails marketing, no entanto, evite imagens em excesso ou muito pesadas, o ideal é dividir a quantidade em 50% para texto e 50% para imagem;
  • Outros detalhes: procure escrever títulos com no máximo 50 caracteres e insira Alt Tags para que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens.

Leia os pontos acima, coloque em prática essas dicas e envie e-mails para o seu target sem cair nos filtros anti-spam. Gostou de mais essa dica rápida? Dê uma olhada nos conteúdos abaixo para incrementar suas habilidades no assunto:

Caso você esteja procurando o lugar ideal para vender pela internet, teste os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvem Shop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


como-evitar-spam-no-e-mail-marketing