Como evitar spam no e-mail marketing

Por: Bruno Fernandes
Criado em: 11/07/14.
Atualizado em 30/08/18.
5 min
de leitura

Índice

    Torcedor em estádio de futebol

    Primeiro de tudo, o que é um spam no e-mail marketing? Os spams significam aquelas mensagens indesejadas que aparecem na sua caixa de e-mail sem o seu consentimento. Geralmente os spammers (pessoas que enviam spams) enviam essas mensagens (que podem ser de publicidade ou conter conteúdos mal-intencionados, como vírus) para um enorme volume de pessoas ao mesmo tempo.

    Por mais que você tenha coletado os e-mails da sua base de dados ‘legalmente’, os filtros anti-spam dos e-mails às vezes classificam certas mensagens como spam mesmo que elas sejam bem intencionadas e se direcionem ao público correto. Isso ocorre por uma infinidade de fatores e nem sempre um e-mail bloqueado por um filtro anti-spam vai ser barrado por todos os filtros.

    Abaixo, vemos alguns pequenos detalhes que costumeiramente fazem mensagens serem encaminhadas diretamente para o lixo eletrônico e boas práticas para você conseguir campanhas de sucesso:

    • Formato: JAMAIS escreva e-mails em caixa alta, sobretudo no título. Evite também cores muito diferentes e acentos gráficos em excesso (!!!???);
    • Conteúdo: certas palavras levam mensagens eletrônicas para o lixo. Evite termos como: clique aqui, 24 horas, grátisimperdível e qualquer coisa relacionada a ganhar dinheiro;
    • Imagens: hoje em dia os filtros anti-spam têm tolerância às imagens nos e-mails marketing, no entanto, evite imagens em excesso ou muito pesadas, o ideal é dividir a quantidade em 50% para texto e 50% para imagem;
    • Outros detalhes: procure escrever títulos com no máximo 50 caracteres e insira Alt Tags para que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens.

    Leia os pontos acima, coloque em prática essas dicas e envie e-mails para o seu target sem cair nos filtros anti-spam. Gostou de mais essa dica rápida? Dê uma olhada nos conteúdos abaixo para incrementar suas habilidades no assunto:

    Caso você esteja procurando o lugar ideal para vender pela internet, teste os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvemshop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

    Bruno Fernandes

    Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


    Registre-se gratuitamente

    Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

    Coloque o conhecimento na prática

    +15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

    Teste 15 dias grátis

    Faça sua marca crescer

    Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

    Osmoze - www.osmozestore.com.br
    Morango Brasil - morangobrasil.com.br
    Osram - loja.osram.com.br
    Testar 15 dias grátis