Como criar um produto de sucesso em 6 passos

Imagem de uma mulher tentando criar um produto
Pontos principais do artigo:
  • Para criar um produto do zero é necessário passar por algumas etapas: geração de ideias, validação, planejamento, prototipação, desenvolvimento do produto e lançamento;
  • Já para criar um produto digital, você deve escolher o formato, definir o tema, conhecer o público-alvo, produzir conteúdo original, escolher uma plataforma de vendas e criar campanhas de lançamento;
  • Se você já tem seu produto, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e tenha o canal de vendas perfeito para fazer um lançamento incrível.

Criar um produto do zero pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista. Afinal, para se destacar diante da concorrência e ter sucesso no seu negócio, é necessário inovar. Então, se você tem uma ideia, mesmo que não pareça promissora agora, é possível trabalhá-la e criar um produto de sucesso. Para isso, é necessário muito planejamento e estratégia.

Pensando nisso, neste conteúdo, vamos mostrar um passo a passo completo para criar um produto do zero para o seu negócio. Se ficou interessado, é só seguir a leitura. Vamos lá?

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6 etapas para criar um produto do zero

Desenvolver um novo item para vender exige paciência e dedicação. Para te ajudar nesse processo, criamos um passo a passo detalhado sobre como criar um produto. Confira a seguir:

  1. Geração de ideias;
  2. Validação da ideias para produtos;
  3. Planejamento da aparência do produto;
  4. Desenvolvimento do protótipo;
  5. Criação do produto;
  6. Lançamento da mercadoria.

Se você quer se aprofundar em algumas destas etapas para desenvolver um produto, veja os tópicos abaixo:

1. Geração de ideias

O primeiro passo para criar algo novo é ter ideias, certo? Sendo assim, para criar um produto também é necessário começar dessa forma.

Para isso, sugerimos que realize um brainstorming, ou tempestade de ideias em português. Essa consiste em impulsionar e explorar a capacidade criativa dos integrantes de um grupo por meio de uma reunião em que todos podem expressar suas ideias e pensamentos sem serem julgados.

No brainstorming, todas as ideias têm seu valor e podem ser aperfeiçoadas durante a conversa com o grupo. A finalidade é unir diversos pontos de vista para atingir o objetivo proposto, ou seja, a criação de um novo produto.

Se você está começando agora e não tem um time pronto para realizar um brainstorming, sugerimos que converse com amigos e familiares. Eles podem contribuir de forma construtiva para que sua ideia se torne cada vez melhor. Além disso, você também pode buscar referências online. Todo tipo de pesquisa é válida no momento de geração de ideias.

2. Validação das ideias para produtos

Depois de anotar as melhores ideias de produto, você precisa realizar a validação. Dessa forma, você garante que está criando algo de que as pessoas precisam e, acima de tudo, que estão dispostas a pagar por isso.

Você pode validar as ideias por meio de:

O importante é fazer uma pesquisa aprofundada sobre o mercado-alvo e verificar se existe um público em potencial para a sua solução. Além disso, pense em qual posicionamento você poderia adotar para se destacar dos seus concorrentes.

Com essas informações, você consegue avaliar se a ideia de produto é viável, se terá demanda e qual o nível de concorrência. Se os dados coletados forem positivos, você está pronto para avançar na próxima etapa de como criar um produto.

3. Planejamento da aparência do produto

Antes de criar o seu protótipo, é necessário dedicar um tempo para a etapa de planejamento. Isso porque é importante ter uma ideia concreta de como será o seu produto para avançar para as próximas etapas.

Então, faça um desenho detalhado da aparência do produto, liste quais materiais serão necessários para a confecção, explique minuciosamente a sua função e crie uma espécie de modo de usar, se necessário.

4. Desenvolvimento do protótipo

Fazer um protótipo é criar um modelo inicial para o seu produto, enquanto ele ainda está na fase de desenvolvimento.

Ele é utilizado para testar as funcionalidades e identificar a aceitação pelo público. Pode ser uma versão inicial de um software ou um produto que garanta os recursos essenciais que você planejou, por exemplo.

Lembre-se de que o processo de construção do protótipo pode ser demorado, uma vez que é necessário fazer diversas experimentações e melhorias no meio do caminho.

5. Criação do produto

Depois de criar o protótipo e verificar a aceitação do público, você precisa iniciar a etapa de desenvolvimento do produto final para comercialização. Aqui, é necessário definir:

Com tudo isso muito bem definido e testado, sua empresa pode partir para a confecção do produto.

💡Saiba mais: 7 dicas para trabalhar a divulgação de produtos do seu e-commerce

Confira o checklist: Lançamento de produto de sucesso

6. Lançamento do produto

O lançamento do produto é uma etapa importante e que pode ditar o sucesso de todo o seu trabalho. Para começar, é imprescindível que você tenha bem definido quem é o público-alvo do seu negócio para saber a melhor maneira de alcançá-lo ao planejar o lançamento.

Com isso, você consegue definir a linguagem, as mensagens e o melhor canal de vendas para se conectar com seus clientes. Afinal, para fazer um lançamento de sucesso você deve saber direcionar corretamente a sua campanha de marketing.

Feito isso, você deve definir os indicadores-chave de desempenho (KPIs) e medições para testar o sucesso do lançamento. Dessa forma, você consegue melhorar a eficácia do marketing, sabendo exatamente qual foi a performance do seu produto.

Lembre-se também de montar um cronograma de lançamento. Se os seus clientes costumam usar redes sociais, como o Instagram, uma boa ideia é publicar, meses antes, no seu feed, postagens que despertem o interesse dos visitantes sobre a novidade que será lançada. Com isso, captar a atenção do público no lançamento se torna mais fácil.

Se você tiver uma loja virtual na Nuvemshop, pode integrar seu e-commerce com o Facebook, Instagram e outras redes sociais, além de contar com diversas ferramentas de marketing para divulgar seu lançamento.

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Passo a passo para criar um produto digital

Os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são e-books, apps, vídeos e músicas. Para criar um produto digital, o desenvolvimento da ideia é parecido com o que vimos anteriormente, mas, além disso, você precisa:

  1. Escolher o formato do infoproduto;
  2. Definir um tema que domina (culinária, moda, investimento, idiomas etc);
  3. Conhecer o público-alvo;
  4. Produzir conteúdo original e de qualidade;
  5. Escolher uma plataforma para vender (Nuvemshop ou Hotmart, por exemplo);
  6. Criar campanhas de divulgação para o lançamento.

💡Saiba mais:

Pronto para criar um produto?

Esperamos que você esteja pronto para ter uma ideia inovadora e criar um produto de sucesso. Lembre-se de ter paciência e planejar atentamente todas as etapas antes do lançamento do produto.

E, para vender sua nova mercadoria, nada melhor do que usar uma plataforma de e-commerce completa, não é mesmo? Então, aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre criar um produto

Para criar um produto é necessário passar por algumas etapas: geração de ideias, validação, planejamento, prototipação, desenvolvimento do produto e lançamento.

Para criar um produto digital você deve escolher o formato, definir o tema, conhecer o público-alvo, produzir conteúdo original, escolher uma plataforma de vendas e criar campanhas de lançamento.

Para conseguir inventar algo você precisa relaxar a mente, gerar ideias, anotá-las, prestar atenção ao seu redor e a necessidade das pessoas e, após isso, definir as melhores ideias e colocar a mão na massa.

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