Checklist completo para fazer lançamento de produto

O lançamento de um novo produto não é um processo fácil. Se você não tiver um plano claro, pode facilmente se antecipar. Portanto, para que isso seja bem sucedido, você deve estar disposto a investir seu tempo e energia e estar totalmente preparado para seguir uma série de etapas planejadas.
O mesmo princípio se aplica se você estiver lançando um novo produto em seu mercado ou procurando exportar para um mercado internacional pela primeira vez. A chave é olhar para o lançamento de um produto como um processo e não apenas como um único evento.
Então, ficou interessado no assunto? Continue a leitura desse conteúdo e saiba tudo para lançar seu produto com sucesso! 📝
Como planejar o lançamento de um produto?
Ao lançar qualquer novo produto, sua esperança é que ele supere todos os recordes de vendas. Ninguém ousa pensar que seu produto será rejeitado pelo mercado e será um fracasso. Mas, quando se trata de lançamento de produtos, mesmo as grandes empresas multinacionais, da Coca à Amazon e ao Google, nem sempre acertam.
Um grande erro que costumamos ver nas estratégias de marketing, desde empreendedores iniciantes até empresas estabelecidas, é que eles acreditam automaticamente que os clientes farão fila para comprar – seja para lançar algo grande, algo pequeno ou atualizar uma oferta atual. Nem sempre é o caso, aqui estão alguns erros comuns que você não deve cometer:
- Deixar de realizar pesquisas de mercado adequadas;
- Não educar / ouvir seus clientes antes de lançar o produto;
- Apressar o lançamento do produto e não se preparar adequadamente;
- fazer os clientes não entenderem sua mensagem.
Sendo assim, como tudo o que você empreende nos negócios, o lançamento de um novo produto exige tempo e um planejamento cuidadoso. Ao planejar seu lançamento, é sempre uma boa ideia configurar uma lista de verificação de lançamento de produto. Este é o seu guia passo a passo do que precisa ser feito com antecedência para garantir que seu lançamento seja um sucesso. Uma lista de verificação inclui o seguinte:
- Saiba mais sobre o seu cliente;
- Complete sua declaração de posicionamento;
- Planeje sua estratégia de mercado;
- Promoção / conteúdo promocional;
- Prepare e treine sua equipe;
- Finalmente, lance o produto.
Bom, além das dicas mencionadas acima, separamos um passo a passo de como você deve planejar um lançamento de um produto
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Como fazer o lançamento de um produto?
Já apresentamos acima algumas dicas do que você deve fazer e o que é preciso evitar durante o lançamento de um produto. Mas, você ainda deve estar se perguntando quais são as etapas exatas que precisam ser executadas para se certificar de que estão totalmente preparados para o lançamento de seu novo produto.
Vamos conhecer? Continue a leitura!
1. Realize de viabilidade e pesquisa de mercado
A realização de um estudo de viabilidade pode ser um dos investimentos mais importantes que você faz na comercialização do seu novo produto. Uma demonstração do produto ajuda a entender se o seu produto ou serviço pode atender às expectativas do mercado.
Conduzindo pesquisas primárias e secundárias, decide se vai progredir a idéia no processo de desenvolvimento do novo produto, interromper imediatamente ou adiar, dependendo de novas pesquisas.
2. Saiba quem é seu público-alvo
O primeiro passo é definir seu público-alvo. Você precisa entender qual é a melhor maneira de alcançá-los. Isso é crucial, pois ditará a linguagem, as mensagens e as maneiras pelas quais você se comunica com eles, permitindo que você se conecte com seu cliente. Por isso, saiba que entender seu público-alvo permite planejar, implementar e avaliar seu processo de marketing.
3. “Meu produto está resolvendo um problema?”
Agora que você definiu seu público-alvo, precisa obter uma compreensão adequada do problema ou desafio que seu produto vai resolver para eles. Para tal, converse com seu cliente em potencial e veja se ele resolve totalmente o problema e reúna o feedback que puder.
Nesse estágio, também é fundamental realizar um workshop de proposição de valor que permitirá que você visualize sua oferta da perspectiva de seus clientes. O resultado deste workshop permitirá que você crie sua proposta de valor e suas mensagens principais.
4. Entenda a jornada do cliente
Como citado anteriormente, compreender quais são os pontos fracos do seu público-alvo será a base de todas as suas estratégias de vendas e marketing.
Também é importante estabelecer onde eles obtêm suas informações e quem influencia suas decisões e compras. Cada cliente se relaciona com você de maneira diferente, dependendo do estágio da jornada do comprador em que ele se encontra.
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5. Identifique os seus concorrentes
Depois de identificar e pesquisar seus principais concorrentes, em vez de se concentrar no que eles estão fazendo, veja o que diferencia sua marca ou produto. Procure ser um líder de mercado e não um seguidor de tendências.
6. Defina suas metas
Use indicadores-chave de desempenho (KPIs) e medições para testar o sucesso do lançamento de seu produto. Isso permite que você melhore a eficácia do marketing. Para ver onde o lançamento do seu produto está vacilando ou tendo sucesso, você deve ter medidas para o sucesso no local.
7. Crie uma programação
Um cronograma mestre de cada etapa do lançamento de seu produto, com datas e horários específicos deve ser estabelecido e acordado pela equipe. Isso inclui as responsabilidades de cada funcionário e departamento.
Toda a empresa deve ser unificada em todos os canais, seja go-to-market, marketing, mensagens de lançamento ou suporte ao cliente. Crie diretrizes de marca para a voz e o tom de sua marca.
8. Publique conteúdo de valor
O lançamento de seu produto requer conteúdo que conte a história de sua marca e explique como seu produto funciona. Isso pode ser feito por meio de comunicados à imprensa, páginas de sites, vídeos, blogs, etc. O conteúdo é importante para mostrar o seu diferencial e ganhar o respeito do seu público-alvo.
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9. Plano especial para os primeiros usuários
Os primeiros usuários são o primeiro segmento-chave voltado para todos os novos produtos e serviços. Como você deseja criar um burburinho em torno de seu produto antes do lançamento, pode atrair os primeiros usuários por meio de descontos para pré-encomendas, primeira utilização gratuita, por exemplo.
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10. Teste seu produto
Lançar com um produto defeituoso parece muito ruim para uma empresa e os clientes não confiarão em você daqui para frente. Nesse contexto, o teste não é apenas para o produto em si, mas também para páginas de destino, site, vendas e material de marketing, etc. Por isso, não deixe de fazê-lo e garantir o sucesso do produto.
O que fazer para garantir o sucesso após o lançamento do produto?
Bom, falamos acima sobre algumas etapas que você deve seguir para lançar o seu produto ao mercado, ou seja, desde a concepção da ideia, produção e o dia oficial de lançamento.
Mas, eis a questão: o que eu posso fazer para garantir o sucesso após o lançamento do produto? Ou melhor, como eu faço a sustentação de uma novidade no mercado? Afinal de contas, não é só a data de estreia/lançamento ou abertura que conta, não é mesmo?
Separamos algumas dicas para você:
1. Publique mais conteúdo
Uma ótima estratégia de conteúdo costuma estar no centro de grandes campanhas de marketing, e isso é ainda mais verdadeiro quando você está tentando impulsionar a continuidade após um grande lançamento.
No espírito do marketing, planeje publicar várias peças de conteúdo nas semanas após o seu lançamento. Recomendamos 2-3 peças de conteúdo por semana durante várias semanas após o anúncio inicial, mas isso depende de quantos recursos você tem à sua disposição.
O conteúdo pós-lançamento pode ser qualquer coisa: um post no blog, vídeos, e-books, webinars e até mesmo uma tempestade de tweets. Qualquer coisa que pode e continuará a envolver seu público e chamar sua atenção para o que você lançou recentemente.
2. Analise suas atividades de lançamento e duplique
Muitas equipes de marketing de produto, especialmente em seus primeiros lançamentos, esquecem de medir o que está funcionando e o que não está. Antes de qualquer lançamento, certifique-se de ter um painel onde você pode rastrear métricas como:
- Visualizações do site;
- Tráfego de postagem do blog;
- CTRs de anúncios;
- Engajamento de posts em redes sociais;
- Conversões;
- Qualquer outra métrica relevante e rastreável.
Configurar esses painéis antes do lançamento é fundamental para estabelecer uma linha de base para comparação durante e após o lançamento.
3. Revise e responda ao feedback
Nas semanas seguintes a um lançamento, você geralmente recebe uma série de comentários e quase tudo o que vê ou ouve sobre o que acabou de lançar é ouro.
O feedback de monitoramento oferece uma visão fantástica sobre quais funcionalidades os usuários estão mais entusiasmados, o que pode não estar funcionando com sua mensagem e posicionamento atuais e onde seu produto e/ou lançamento pode ter errado o alvo. É a experiência definitiva de aprendizado à medida que você aprimora continuamente o seu trabalho.
4. Valide o seu preço
Recomendamos separar os preços de seu lançamento como uma dependência.
Você pode fazer pesquisas de preços nos meses que antecedem o seu lançamento, conversar com usuários e clientes em potencial na indústria sobre o que eles estão pagando atualmente por ferramentas semelhantes, sua percepção sobre pontos de preços específicos e outros.
Em última análise, você poderá obter qualquer informação que o ajude a encontrar o caminho mais fácil para fechar um negócio.
Dito isso, é importante lembrar que precificar não significa reinventar a roda. É tentador inovar em preços, mas resista a essa tentação. Em vez disso, ele deve passar despercebido e ser amplamente aceito pelos usuários. Por causa disso, pode ser benéfico manter seu preço um pouco alto no lançamento e usar as semanas após o lançamento para validá-lo.
5. Não deixe de comemorar
Os lançamentos são um grande empreendimento. Comemore!
Depois que seu lançamento estiver sendo um sucesso, não se esqueça de dar um passo para trás, reúna a equipe que trabalhou duro para fazer do lançamento um sucesso e comemorem juntos!
Resumo
E aí, você acha que conseguiu compreender a importância de um bom planejamento para o lançamento de um novo produto do seu negócio?
Acreditamos que um empreendedor informado é um empreendedor capacitado, por isso é importante seguir nossas dicas. E para você relembrar, confira nosso resumo:
Como fazer o lançamento de um produto?
- Estudo de viabilidade e pesquisa de mercado
- Entenda quem é seu público-alvo
- Se pergunte se o seu produto está resolvendo um problema
- Entenda a jornada do cliente
- Identifique os seus concorrentes
- Defina suas metas
- Crie uma programação
- Publique conteúdo de qualidade
- Considere criar um plano especial para os primeiros usuários
- Teste seu produto
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