O que é e como usar o Google Trends

Aqui você encontra:
O Google disponibiliza ferramentas de marketing digital bem legais que podem ser utilizadas de forma gratuita. Há alguns dias, falamos aqui sobre o Planejador de Palavras-chave do Google. Hoje é a vez de falar sobre o Google Trends. Contudo, o que é e para que serve o Google Trends? Veja a seguir:
Para que serve o Google Trends?
Trends significa tendência em inglês. Essa ferramenta do Google, portanto, nos mostrará a tendência de busca de determinadas palavras-chave.
O produto que eu quero vender é bastante procurado na internet? Em que épocas do ano meu produto tem mais chances de ser vendido? Qual é o histórico de buscas do meu produto? Qual é a tendência de buscas desse produto para o futuro? Todas essas respostas você conseguirá encontrar no Google Trends!
Como utilizar o Google Trends para o e-commerce
A seguir, utilizaremos um exemplo prático para demonstrar como utilizar o Google Trends. Observe:
Com essa ferramenta você conseguirá acompanhar o crescimento (ou queda) no interesse sobre os termos que desejar e que tiverem um número de buscas relevantes dentro do Google. No caso acima, por exemplo, fizemos um bom comparativo. Repare como entre 2004 e meados de 2011 havia uma grande procura por câmeras digitais. Com a chegada dos smartphones, que se popularizaram aqui no Brasil a partir de 2011, o interesse por câmeras digitais caiu consideravelmente, enquanto a procura por smartphones disparou.
Através do Google Trends, portanto, você será capaz de identificar tendências de crescimento ou queda sobre determinados produtos de acordo com o seu comportamento dentro do buscador nos últimos anos/meses.
Lembre-se: você poderá filtrar suas buscas na ferramenta por país, cidade, ano (há dados disponíveis a partir de 2004) e segmento.
Outra funcionalidade legal do Google Trends é o Forecast, que traz uma estimativa do volume de buscas dos termos que você escolher. Para prever a popularidade de um termo no futuro, o Google Trends analisa quantas pessoas pesquisaram essa palavra-chave no passado, sem, no entanto, levar em conta o contexto do termo de pesquisa ou sua categoria. Observe o comparativo entre os sistemas operacionais iOS e Android (vale recordar que essa funcionalidade só está disponível para alguns termos):
Por fim, o Google Trends ainda mostrará o interesse regional sobre os termos que você desejar, ou seja, em que lugar no país ou do mundo esses termos têm mais popularidade, e também as principais buscas relacionadas.
Você pode utilizar o Google Trends no seu computador ou baixar o app do Google Trends disponível para iOS e Android.
Entendido?
Conseguiu entender um pouco mais sobre o funcionamento do Google Trends? Acha que essa dica pode ajudar algum amigo? Compartilhe ela nas redes sociais! Veja também:
Gostou? Quer colocar tudo isso em prática? Crie sua loja teste por 30 dias com a Nuvemshop! É simples, rápido, gratuito e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!