O que é o Google Trends e como ele pode ajudar o seu negócio?

Por: Fernanda Belo

O que é o Google Trends e como ele pode ajudar o seu negócio?

Se você é uma pessoa que está sempre antenada às novidades do mercado, provavelmente já ouviu falar do Google Trends. De modo geral, trata-se de uma ferramenta que mostra quais termos de pesquisa estão em alta.

Sendo assim, pode ser utilizada, principalmente, por empresas que querem aumentar a sua atuação no mercado, usando as tendências para atrair um maior número de consumidores.

Então, se você quer desvendar qual é a intenção de busca da sua persona e descobrir como o seu público está se comportando no meio digital, é importante entender mais sobre as funcionalidades dessa ferramenta. Por isso, no texto de hoje, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre Google Trends.

Pegue o bloquinho de notas e tenha uma excelente leitura! 📝

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O que é o Google Trends?

O Google Trends é um recurso de pesquisa que mostra a popularidade de um termo de busca no próprio Google. Desse modo, você consegue ver se uma tendência está aumentando ou diminuindo.

Além disso, também é uma maneira de encontrar informações demográficas, tópicos e consultas relacionadas à palavra pesquisada para ajudá-lo a entender melhor as tendências do momento. Assim, você consegue compreender se é benéfico ou não implementar determinada estratégia no seu negócio com base nos resultados de busca.

Por meio do Google Trends, você será capaz de identificar dados de crescimento ou queda sobre determinados produtos de acordo com o seu comportamento dentro do buscador nos últimos anos/meses.

Lembre-se: você poderá filtrar suas buscas na ferramenta por país, cidade, ano (há dados disponíveis a partir de 2004) e segmento.

Como o Google Trends funciona?

Trends significa tendência em inglês. Essa ferramenta do Google, portanto, nos mostra a tendência de busca de determinadas palavras-chave.

O produto que eu quero vender é bastante procurado na internet? Em que épocas do ano ele tem mais chances de ser vendido? Qual é o histórico de buscas por esse item? Qual é a tendência de buscas desse produto para o futuro? Todas essas respostas você consegue encontrar no Google Trends!

Basicamente, o Google Trends funciona como um indicativo de todos os termos que estão sendo mais buscados no mundo. Dessa maneira, fica mais fácil para as empresas desenvolverem uma estratégia baseada em métricas reais.

Para quais finalidades posso utilizar a ferramenta?

Agora que você sabe o que é o Google Trends, vamos explicar para quais finalidades você pode utilizar a ferramenta. Em primeiro lugar, é importante saber que é possível aplicar filtros de localização, prazo, categoria e tipo de pesquisa na plataforma. Assim, você pode conseguir resultados mais certeiros.

Da mesma forma, é possível utilizar o Google Trends na sua estratégia de marketing digital. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para te ajudar. Confira:

SEO e marketing de conteúdo

Você pode utilizar o Google Trends para saber o que o seu público-alvo está buscando. Nesse sentido, isso pode ajudá-lo com as estratégias de SEO, além de ser um caminho para criar conteúdo relevante e que interesse à sua persona.

Sendo assim, uma boa dica é escrever sobre os assuntos que estão em tendência para que você consiga direcionar tráfego para o seu site.

💡Saiba mais: O que é marketing de conteúdo? Tudo o que você precisa saber!

Mídia paga

Com o Google Trends, você pode entender como está funcionando a intenção de busca dos usuários no mecanismo de pesquisa. Nesse contexto, é possível criar campanhas de mídia paga com os termos-chave mais relevantes e que estejam de acordo com o seu nicho de mercado.

Para inspirar a criatividade

É possível utilizar os recursos do Google Trends para obter insights para o seu negócio e despertar a criatividade da equipe.

Por exemplo, imagine que você quer fazer uma postagem nas redes sociais da sua empresa e quer chamar a atenção de um público maior. Nesse caso, uma boa dica é utilizar, na imagem da publicação, alguma foto ou arte que referencie algo que está em tendência.

Nessa linha, se você quer saber mais sobre tendências das redes sociais para o seu negócio, recomendamos a leitura do nosso e-book gratuito sobre o tema. Nele, você aprende dicas infalíveis de como posicionar o seu negócio no Instagram. Veja abaixo:

Como usar o Google Trends?

O Google Trends possui excelentes funcionalidades e pode ajudar as empresas a se manterem atualizadas acerca das tendências do mercado. Para te auxiliar a entender por que e como usar a ferramenta, separamos alguns motivos abaixo. Veja:

Identificar as últimas tendências

O Google Trends contém uma variedade de informações e tendências de vários países. Entre esses dados, estão insights e tendências. De modo geral, essas informações são muito úteis, visto que esses tópicos podem ser usados ​​pelas empresas para criar conteúdo e definir estratégias de negócio.

Por exemplo, na página de “Principais pesquisas” você tem acesso às buscas em tempo real. Sendo assim, se você quer descobrir quais termos estão sendo mais procurados para criar algum conteúdo em cima disso, uma boa ideia é verificar essas informações no Google Trends. Confira abaixo:

Página de tempo real no Google Trends

No exemplo acima, você consegue conferir quais são os assuntos que estão sendo mais pesquisados nas últimas 24 horas no Google. Isso pode te ajudar a compreender como o público, em geral, tem se comportado em relação às principais notícias e novidades.

Encontrar categorias relevantes

Imagine que você criou uma loja de artigos musicais. Nela, o seu foco é a venda de violões elétricos e pandeiros customizados. Digamos que as suas vendas estão indo bem, mas você quer expandir o seu negócio e decide implementar a customização de teclados e ukuleles na sua loja.

Para isso, você pode pesquisar “pianos customizados” e “ukuleles customizados” para saber como a tendência de busca tem se comportado nos últimos meses. Além disso, é uma maneira de achar tópicos relacionados, que podem sugerir novas ideias.

Para fazer isso, você só precisa acessar a página inicial do Google Trends e inserir a palavra-chave do seu interesse. Confira:

Página inicial do Google Trends

Voltando ao exemplo da loja de artigos musicais, imagine que o termo buscado foi “pianos customizados”. Como resultado, você obteve uma aba de assuntos relacionados que mostrou quais são as músicas mais pesquisadas no Google. Ainda que não seja a resposta que você estava buscando, isso pode lhe oferecer alguns insights interessantes.

Veja abaixo:

Print da página de pesquisa do Google Trends

Para realizar pesquisas de palavras-chave

Existem muitas ferramentas de pesquisas de palavras-chave. No entanto, uma coisa que muitas pessoas não sabem é que o Google Trends também pode fornecer essas informações, enriquecendo ainda mais a sua estratégia de SEO.

💡Saiba mais: O que é o planejador de palavras-chave do Google e como usá-lo para atrair visitantes?

Vamos imaginar que você está produzindo um texto sobre os cantores que mais tiveram sucesso no ano de 2021. Para conseguir fazer o artigo com segurança e boas informações, você pode consultar o Google Trends e verificar quais foram as músicas e personalidades mais buscadas.

Para fazer isso, você deve ir à página inicial e acessar a barra inferior do lado esquerdo, como mostra o exemplo abaixo:

Principais pesquisas do Google Trends

Clique em “Pesquisas do ano” e você terá acesso a diversas listas com nomes, músicas, personalidades, acontecimentos, séries, receitas e outros termos que foram mais pesquisados durante o ano. Assim, você pode descobrir as músicas por localidade, além de ter a opção de aplicar mais filtros e aproveitar o máximo da ferramenta.

Promover o seu negócio

As tendências sazonais desempenham um papel importante no sucesso do seu negócio. Por exemplo, ao longo do ano, haverá picos e quedas que afetarão suas vendas mensais. Nesse sentido, atentar-se aos dados do Google Trends pode te ajudar a prevenir possíveis problemas, ao passo que te ajuda a desenvolver novas estratégias.

Descobrir regiões com alto potencial de venda

No Google Trends, há uma opção de descobrir como um termo tem se comportado em diferentes regiões. Na ferramenta, é possível filtrar por países e estados. Dessa maneira, você consegue descobrir quais são os locais que mais pesquisam palavras-chave que tenham relação com o produto ou serviço que você vende.

Veja como funciona no exemplo abaixo:

Subregião no Google Trends

Nesse caso, a palavra-chave pesquisada foi “Taylor Swift”. Ao realizar a busca, é possível entender quais são as localidades que mais pesquisam esse termo — o que pode ser um bom indicativo se você quer falar sobre o assunto em alguma campanha de marketing, por exemplo.

Realizar pesquisa de concorrência

A análise de concorrência é uma prática fundamental em qualquer organização que queira desenvolver um diferencial competitivo. Pensando nisso, o Google Trends pode ajudar a sua empresa a entender quantas vezes os produtos, serviços ou marca dos concorrentes foram pesquisados nos motores de busca do Google.

📹 Veja também: Por que monitorar os seus concorrentes?

Resumo

Desde ajudar você a planejar com antecedência as tendências sazonais até encontrar um nicho em rápido crescimento, o Google Trends pode fornecer informações importantes que ajudarão a sua empresa a atingir seus objetivos.

Para refrescar a sua memória, confira um breve resumo do artigo de hoje:

O Google Trends é um recurso de pesquisa que mostra a popularidade de um termo de pesquisa no próprio Google.

O Google Trends funciona como um indicativo de todos os termos mais buscados no Google. Nele, você pode acessar dados desde 2004 e verificar como o público tem se comportado.

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