Como usar um mix de marketing na sua loja online

Como usar um mix de marketing na sua loja online

É fácil encontrar empreendimentos online que dirigem seus recursos e energias apenas para desenvolver estratégias e planos de marketing digital. Entretanto, essa forma de proceder é incompleta: o marketing digital só se encarrega da comercialização em meios digitais.

A comercialização eficiente requer uma visão mais ampla, mais superadora: as estratégias de marketing digital deveriam estar subordinadas às estratégias de negócio e de marketing mix.

Para desenvolver um plano de marketing tradicional, recomendamos que você leve em conta os 4 P`s que compõem o mix de marketing de uma marca:

Produto

É preciso definir se você vai adotar estratégias inovadoras, adaptivas ou de antecipação.

  • Estratégia inovadora: se dará quando o produto oferecido ainda não existe e se apresenta como uma opção de substituição dos produtos existentes;
  • Estratégia adaptiva: quando o produto vendido é similar ao líder do mercado;
  • Estratégia de antecipação: quando a marca está à frente das tendências e busca chamar a atenção do consumidor por meio da novidade.

Além disso, é necessário determinar os níveis de produto: essencial, básico, ampliado, esperado ou potencial.

O passo seguinte será definir a hierarquia dos produtos: campanhas, categorias, linhas de produto e variantes de produto. Durante a vida útil de uma marca tomam-se muitas decisões a respeito da amplitude, longitude e profundidade do mix de produtos, em função do desempenho e resposta do público.

Preço

Um aspecto chave do seu negócio é quanto você vai cobrar pelos seus produtos. O preço é uma variável complexa de definir, já que está associado a várias questões:

  • Restrições: custos, benefícios, demanda, concorrência e ambiente;
  • Objetivos de fixação de preços: por exemplo, gerar barreiras de mercado, reduzir estoques, etc;
  • Valor para o consumidor: alguns dos valores podem ser exclusividade, qualidade, etc;
  • Segmentação de preços: algumas opções são segmentar pela forma de financiamento, momento da compra ou embalagem do produto;
  • Ciclo de vida do produto: o preço do produto sofrerá alterações dependendo das fases de seu ciclo no mercado, como introdução, crescimento, maturidade ou declínio.

Promoção

Existem objetivos diferentes quanto à promoção ou divulgação: fazer com que as pessoas experimentem seu produto, obter inscritos no site, aumentar a quantidade consumida ou até o ticket médio da loja. Dentro de uma loja online, as promoções poderão ser segmentadas, por exemplo, para consumidores habituais, assinantes, ou para impulsionar as forças de venda e negócios.

As principais ferramentas de promoção serão a propaganda, vendas locais, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

Entretanto, desenvolver campanhas de promoção também podem oferecer alguns riscos, como, por exemplo, o de reduzir permanentemente o valor do produto ou subsidiá-lo a usuários reais.

Praça (Distribuição)

É necessário considerar o projeto dos canais de distribuição com base em:

  • As necessidades dos clientes;
  • As características do produto.
  • Os objetivos da estratégia comercial;
  • Os níveis de desempenho exigidos.

Para avaliar as diferentes alternativas vamos considerar um critério econômico, um critério para o controle e um de integração com nosso sistema de gestão.

  • O critério econômico refere-se à relação preço/qualidade oferecidos por diferentes fornecedores;
  • O critério de controle tem a ver com as possibilidades de revisar cada etapa do processo;
  • O critério de integração está ligado às alternativas de integrar-se aos processos e tecnologias atuais.

A distribuição também está ligada a toda a cadeia de abastecimento, incluindo estratégias de trade marketing, os laços produtivos anteriores e a busca de sócios estratégicos.

Resumo

No caso de marcas que já estão há alguns anos no mercado, a tarefa consistirá em definir e visualizar esses mesmos conceitos na prática do dia a dia. É importante esclarecer que essas quatro perspectivas oferecidas pelo marketing mix devem desenvolver-se de forma simultânea e consistente, ou seja, sob uma coerência semântica.


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Mariano Butler

Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.

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