Como tirar fotos de produtos para sua loja virtual e aumentar suas vendas?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando uma mulher tirando boas fotos de produtos para e-commerce.

Vender pela internet envolve uma série de esforços. Considerando que o consumidor não pode tocar ou experimentar os itens à venda, é preciso investir em formas de conquistar sua confiança e criar o desejo de compra. É nesse momento que as imagens se tornam essenciais.

Pensando nisso, criamos um guia completo sobre como tirar fotos de produtos para e-commerce e criar uma vitrine virtual de tirar o fôlego. Portanto, separe o bloco de notas e vamos começar a leitura! 🧐

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📹 Veja também: Como tirar fotos de produtos para vender?

A importância das imagens para as vendas no e-commerce

No e-commerce, as imagens são responsáveis por boa parte da decisão de compra do cliente. São elas que irão criar o interesse pelo produto e dar a visibilidade que o consumidor precisa para resolver clicar em “Comprar”.

Diferente dos negócios físicos, onde os clientes podem ter contato direto com os itens, no e-commerce, somente as imagens poderão transmitir as informações e sensações necessárias para levar um cliente até a etapa final da jornada de compra.

Contudo, se a ideia é criar um site de vendas com alta taxa de conversão, investir em fotos de qualidade é essencial. Isso porque, pesquisas apontam que 67% dos consumidores levam em consideração a qualidade das imagens no momento da compra. Portanto, esse é um fator que irá influenciar diretamente a receita do seu negócio.

Siga com a leitura, pois, a seguir, vamos conhecer 20 dicas para tirar boas fotos de produtos para loja virtual. 😉

Aprenda como tirar fotos de produtos com 20 dicas

Que as fotos são importantes para o seu negócio online nós já sabemos, certo? Agora, vamos aprender como tirar fotos de produtos e aumentar as vendas da sua empresa. Separe o bloco de notas e confira 20 dicas especiais que separamos para você. 📝

1. Defina onde as fotos serão usadas

Antes de mais nada, é importante definir qual será o uso das imagens para, depois, começar a trabalhar nelas. Isso porque, dependendo do canal de vendas em que você pretende publicá-las, alguns fatores como tamanho, resolução e quantidade de fotos podem variar.

Por exemplo, se a ideia for tirar fotos para e-commerce, é possível explorar tamanhos maiores e formatos mais retangulares. Já em redes sociais, como o Instagram, para garantir uma boa apresentação das imagens no feed de publicações, o ideal é investir em fotos quadradas.

💡 Saiba mais: Como fazer a apresentação de produtos?

2. Separe os equipamentos necessários

Feito isso, é a hora de separar os equipamentos que serão usados para tirar as fotos. O ideal é criar imagens que transmitam profissionalismo e qualidade, pensando nisso, os itens essenciais são:

  • Câmera: quanto mais profissional melhor, mas não se prenda a isso. É possível tirar boas fotos usando smartphones e câmeras semi-profissionais;
  • Tripé: o tripé irá garantir a estabilidade das fotos, portanto, este deve ser um item obrigatório;
  • Refletores brancos: os refletores irão melhorar a iluminação na hora de registrar as imagens, mas não se preocupe caso não tenha esses equipamentos profissionais. É possível utilizar placas de isopor para refletir a luz;
  • Mesa: é importante que os produtos sejam posicionados em superfícies planas, então, use qualquer mesa vazia que você tiver na sua casa ou escritório;
  • Fundo branco: sempre escolha usar um fundo branco para as fotos dos seus produtos, essa é a melhor forma de destacá-los nas imagens.

3. Atente-se à resolução das imagens

É importante ter em mente os parâmetros de resolução ideais para lojas virtuais. Lembre-se de que as imagens serão hospedadas em seu site, portanto, é preciso otimizá-las para não comprometer a velocidade de carregamento da página e a experiência de navegação do usuário.

Pensando nisso, use como base as seguintes recomendações:

Fotos horizontais

  • Dimensões mínimas: 640 pixels de largura por 480 pixels de altura;
  • Dimensões máximas: 1280 pixels de largura por 1024 pixels de altura.

Fotos verticais

  • Dimensões mínimas: 480 pixels de altura por 640 pixels de largura;
  • Dimensões máximas: 1024 pixels de largura por 1280 pixels de altura.

Imagens quadradas

  • Dimensões mínimas: 640 x 640 pixels;
  • Dimensões máximas: 1024 x 1024 pixels.

4. Tenha cuidado com o enquadramento

Garanta que o produto esteja enquadrado de forma que ele seja o destaque da imagem. Pensando na navegação em seu catálogo online, é importante que o item esteja centralizado, assim, ao passar pela página, ele chamará a atenção dos usuários.

Veja um exemplo da loja Boreal Joias abaixo:

Captura de tela da loja Boreal Joias sobre como tirar boas fotos de produtos.

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5. Utilize fundos brancos

Sempre opte por usar fundos brancos para as imagens dos seus produtos. Utilizar texturas ou cores mais fortes pode atrapalhar a visualização dos itens, além de tirar o foco da mercadoria.

Utilizando o fundo branco, os atributos do seu produto, como cores e detalhes, terão mais destaque. Esses são fatores importantes para a experiência visual do consumidor durante a jornada de compra.

Uma boa dica para isso é criar uma caixa de luz caseira usando materiais baratos e fáceis de encontrar. Quer aprender como fazer? Confira o vídeo abaixo:

6. Preste atenção na iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes da fotografia. Uma boa luz pode fazer toda a diferença na hora de registrar uma imagem.

Pensando nisso, escolha ambientes bem iluminados para tirar as fotos de seus produtos. A luz natural durante o dia — dependendo do ângulo do cômodo — pode ser o ideal para criar boas imagens.

Mas, caso a iluminação natural não esteja dentro das possibilidades, é possível contar com equipamentos como ring lights e refletores. A ideia é que o produto receba uma quantidade de luz suficiente para que todos os detalhes dele apareçam nitidamente na fotografia.

Veja um exemplo de como usar estes equipamentos logo abaixo:

Imagem mostrando uma mulher usando equipamentos para tirar boas fotos de produtos.

7. Explore diversos ângulos

Como comentamos anteriormente, as imagens serão responsáveis por oferecer a visualização necessária para que o cliente decida comprar o produto. Portanto, use e abuse dos ângulos.

Leve em consideração que o consumidor só ficará seguro em relação ao item se ele puder enxergar todos os seus detalhes. Por isso, tenha fotos dos produtos em todos os ângulos possíveis. Assim, você evita que o cliente tenha dúvidas sobre a compra ou precise entrar em contato com a sua loja para pedir mais informações.

8. Tenha cuidado com o flash

O flash pode ser um recurso importante e bastante útil em algumas ocasiões, mas quando falamos sobre fotos de produtos, às vezes pode ser bem melhor evitá-lo. Isso porque, o excesso de luminosidade pode alterar as cores do objeto, o que é nada bom para o seu e-commerce, já que o ideal é ter imagens fiéis ao item original.

Além disso, dependendo do material da mercadoria, a luz do flash pode criar um efeito de reflexo ou, até mesmo, deixar a imagem embaçada. Deixe esse recurso para quando for tirar fotos de modelos, por exemplo. Nessas situações ele pode ser melhor aproveitado.

9. Foque no produto

Todo o preparo com enquadramento, iluminação, ambiente etc é pensado para exibir o produto da melhor forma possível. Desse modo, o foco da imagem deve ser a mercadoria que está à venda.

Portanto, evite colocar muitos objetos ou itens decorativos juntos ao produto na hora de fazer as fotos. Isso pode desviar a atenção do elemento mais importante da imagem.

Claro que, se você optar por criar ambientes temáticos para as fotos com adereços que remetam à identidade visual da sua marca, não há problemas. O importante é que nada desvie o foco do seu produto.

10. Não insira informações nas imagens

Inserir informações nas fotos do seu e-commerce é uma péssima ideia. Essa prática tende a poluir a imagem, criando um aspecto descuidado, o que pode colocar em dúvida a confiabilidade do seu site.

Deixe para inserir a descrição dos produtos nos campos específicos para isso. As imagens devem ser responsáveis apenas por exibir o item.

11. Cuide da estabilidade

Lembra que no início do artigo recomendamos o uso de um tripé? Pois bem, ele será essencial para garantir a estabilidade das suas fotos.

Se você optar por segurar a câmera nas mãos no momento de tirar fotos de produtos, qualquer mínimo movimento poderá atrapalhar a imagem, deixando-a embaçada ou borrada. Com o uso de um tripé, este problema é resolvido, já que este equipamento irá garantir total estabilidade na hora de registrar as imagens.

12. Garanta a noção de escala para o cliente

Mesmo que você insira na descrição do item todas as dimensões dele, nada melhor do que a foto para transmitir o tamanho exato do produto, certo? Alguns itens podem gerar dúvidas em relação ao seu tamanho. Nesses casos, é legal ter próximo a mercadoria um objeto que sirva de parâmetro para que o cliente possa identificar as dimensões do produto.

Por exemplo: se você vende boias para piscinas e um dos modelos serve somente como porta-copo, na imagem insira o produto junto com um copo. Assim o cliente terá noção do tamanho e você evitará que alguém compre o item esperando receber uma boia para uso pessoal (o que pode facilmente acontecer).

Observe um exemplo na imagem abaixo:

Imagem mostrando um produto como exemplo de como tirar boas fotos de produtos.

13. Mantenha um padrão

Outro ponto importante é manter um padrão das imagens publicadas em sua loja virtual. Tanto em relação ao tamanho e formato, quanto ao fundo e ao ambiente em que as fotos são tiradas.

Páginas que usam fotos de diversos tamanhos e tipos podem passar uma ideia negativa. Usando imagens padronizadas a experiência visual do seu cliente será muito melhor, além de transmitir mais profissionalismo.

14. Não economize nas imagens

Seja generoso na hora de tirar fotos de seus produtos. Quanto mais ângulos e detalhes do item você mostrar, melhor!

O consumidor sempre vai querer ver o máximo de imagens possíveis, então, nada de economizar nas fotos. Tire quantas você achar suficiente e publique todas aquelas que ficarem boas. Quando se trata da divulgação do seu produto não devemos colocar muitos limites.

15. Aprenda a editar

Editar suas próprias fotos é uma ótima maneira de centralizar tarefas e evitar gastos — contratando um editor, por exemplo. Pensando nisso, procure aprender pelo menos o básico sobre edição para que você possa personalizar suas imagens e deixá-las com um aspecto profissional.

Um ponto de atenção aqui é sobre o excesso de retoques. A edição pode ser útil para corrigir alguns detalhes como sombras, cores, brilho etc, mas não altere muito a imagem, pois o cliente precisa ter uma visão mais real possível do produto.

💡 Saiba mais: Como editar fotos para loja virtual?

16. Não use filtros

Seguindo o tópico sobre edição, é importante pontuar sobre o uso de filtros em fotos de produtos. Essa é uma prática nada recomendada, pois esse tipo de edição modifica aspectos importantes da imagem, o que pode distorcer a aparência do produto.

Se sentir necessidade de editar as imagens, foque em elementos básicos — como falamos no tópico anterior. Deixe os filtros para suas fotos pessoais, pois, quando se trata de imagens profissionais, eles não caem nada bem.

17. Dê preferência ao natural

Fechando a discussão sobre edição, essa é uma dica valiosa e que pode deixar suas imagens muito mais bonitas. Sempre dê preferência para fotos naturais, ou seja, sem muitas edições ou ajustes.

Priorizar a iluminação natural também é uma ótima opção para deixar suas fotos com uma aparência melhor. Uma vez que o foco da imagem é o produto, quanto mais limpa e suave for a foto, melhor será a visualização do item.

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18. Tire fotos para testes

Antes de definir quais serão as imagens usadas em seu site, tire fotos para teste. Dessa forma, você poderá entender melhor quais formatos, posições, ângulos etc podem funcionar melhor no layout da sua loja virtual.

Além disso, não apague as fotos tiradas, mesmo que você decida não usá-las em um primeiro momento. Crie uma pasta e salve todas as imagens, elas poderão ser úteis no futuro, seja para uma campanha nas redes sociais ou em um banner para e-commerce, por exemplo.

💡 Saiba mais: Marketing nas redes sociais: como aumentar as vendas?

19. Redimensione as fotos

Lembre-se de redimensionar as fotos de acordo com a página em que você irá publicá-las. É importante que ela esteja alinhada com o container — espaço onde sua imagem será exibida — do seu site.

Para descobrir a dimensão exata, basta acessar a sua loja virtual, ir até a página de produtos, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Inspecionar”.

Feito isso, passe o mouse sobre o container e clique uma vez. A página irá exibir um pop-up com as informações do elemento, incluindo suas dimensões. Observe um exemplo na imagem abaixo:

Captura de tela de um site no modo inspecionar, mostrando um dos passos sobre como tirar boas fotos de produtos.

Neste caso, as dimensões são: 478 x 478 pixels. 😉

20. Comprima as imagens

Comentamos anteriormente que as fotos, se muito pesadas, podem comprometer a velocidade de carregamento da sua página. Pois bem, uma solução para isso é comprimir suas imagens antes de publicá-las.

A compressão irá remover dados que não são importantes daquele arquivo de imagem, tornando-o mais leve. No entanto, se comprimirmos demais, a qualidade da foto pode ser prejudicada. Portanto, isso deve ser feito com bastante atenção.

Uma boa ferramenta para realizar a compressão dos arquivos é o Squoosh. Nele, é possível visualizar como a imagem irá ficar antes de comprimi-lá efetivamente.

Resumo

Agora que você já sabe tudo sobre como tirar fotos de produtos e publicá-las na internet, é hora de colocar a mão na massa! Aproveite estas dicas e trabalhe com imagens de qualidade em sua loja virtual.

Antes de finalizar, confira um breve resumo sobre o que vimos por aqui:

Como tirar fotos de produtos?

  1. Defina onde as fotos serão usadas
  2. Separe os equipamentos necessários
  3. Atente-se à resolução das imagens
  4. Tenha cuidado com o enquadramento
  5. Utilize fundos brancos
  6. Preste atenção na iluminação
  7. Explore diversos ângulos
  8. Tenha cuidado com o flash
  9. Foque no produto
  10. Não insira informações nas imagens
  11. Cuide da estabilidade
  12. Garanta a noção de escala para o cliente
  13. Mantenha um padrão
  14. Não economize nas imagens
  15. Aprenda a editar
  16. Não use filtros
  17. Dê preferência ao natural
  18. Tire fotos para testes
  19. Redimensione as fotos
  20. Comprima as imagens

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