17/02/2012

Como tirar boas fotos dos produtos

Dica para tirar boas fotos dos seus produtos

Hoje quero compartilhar um conceito-chave na venda pela internet e vou tentar ser o mais claro possível para transmitir-lo. Perdoem-me se eu me tornar repetitivo (ou escrever coisas em letras maiúsculas), mas é muito importante que você aprenda este conceito… A fotografia é essencial! 

De onde vem à importância da fotografia para vendas online?

Devemos nos colocar no lugar do cliente por um momento. A compra on-line começa e termina com os olhos. Uma fotografia destaca as qualidades de um produto que o cliente não pode pegar com as próprias mãos. Portanto, quanto mais pormenores melhor será a experiência de compra! Uma boa fotografia limpa dúvidas, constrói confiança e empatia com o produto.

Sua loja virtual ou Facebook é uma área em que o cliente não é capaz de ver em pessoa com as mãos ou tocar em um produto, portanto, uma descrição clara do produto e uma boa fotografia é útil para realizar vendas.

Conselhos para tirar boas fotografias de produtos

Primeiro vemos um exemplo prático:

Deixando de lado marcas e gostos pessoais… Por qual desses tênis você estaria mais disposto a pagar mais?

 

Você adivinhou! Veja a última foto, com certeza você deve estar buscando o player de Comprar para levar para casa o tênis.

Vamos analisar rapidamente as causas do sucesso desta última imagem (e do fracasso das imagens anteriores):

  • Mostrar o produto de forma clara: pode parecer óbvio, mas muitas lojas erram nisso. Olhe a segunda foto, onde o produto fica totalmente em segundo plano por causa do ângulo utilizado para tirá-la. Procure mostrar a mercadoria da forma mais clara possível no seu e-commerce para ter chances de vender mais;
  • Um fundo branco puro, que incide sobre o produto: isso é útil, mas desde que o produto tenha outra cor diferente do branco, caso contrário ficará ligeiramente esquisito. Para esse caso procure um fundo cinzento ou escuro, pode ser simplesmente uma parede ou até um cobertor;
  • Mantendo fidelidade de cores: as cores da fotografia devem ser o mais próximas possíveis da realidade. O ponto-chave aqui é que o produto seja iluminado com luz natural (a do sol, mas nunca de forma direta) ou luz branca;
  • Evite fatores que distraiam: o protagonista deve ser sempre o produto. Esse problema existe na segunda imagem, onde muitos outros objetos de fora distraem o cliente e ainda provocam um ar de desleixo;
  • Evite flash da sua câmera: se possível, evite usar o flash, pois ele cria uma luz muito artificial e também uma linha reta no produto. Caso seja inviável evitá-lo, é importante ter cuidado para que o flash jamais reflita na mercadoria;
  • Utilize duas fontes de luz branca: ou pelo menos uma luz branca de um lado do produto, desde que haja uma superfície branca do outro lado dele – e que fique de fora da imagem (pode ser uma parede ou uma placa de isopor, por exemplo). Ajuda a refletir a luz para que o produto fique iluminado em ambos os lados, o que ajuda a realçar os detalhes e trazer mais realidade à foto;
  • Publicar imagens do mesmo tamanho: imagens com a mesma largura e altura ajudam o cliente a se concentrar nos detalhes do produto;
  • Tirar várias fotos por produto: a Nuvem Shop permite que você cadastre fotos ilimitadas por produto, o que irá ajudar a vê-lo de diferentes ângulos e com maior detalhe;
  • Reserve um tempo para tirar boas fotos: reserve um tempo para essa tarefa, jamais faça isso com pressa. Lembre-se que boas fotos têm extrema importância dentro do e-commerce.

Quer aprender a tirar fotos de sucesso para a sua loja virtual? Dê uma olhada nesta palestra gratuita que demos sobre o assunto:

[Atualizado em 4 de agosto de 2014]

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Nuvem Shop

    como-tirar-boas-fotos-dos-produtos