O que é o Blogger e como criar o seu blog grátis na plataforma?

Mulher negra empolgada ao criar seu blog no Blogger em frente a um notebook
Pontos principais do artigo:
  • Blogger é um serviço oferecido pelo Google que permite criar um blog online em poucos passos. Ele também é conhecido popularmente como “Blogspot” e foi um dos pioneiros entre as plataformas de criação de blogs;
  • Ter um blog vale a pena para qualquer negócio e o Blogger oferece tudo o que você precisa para começar. Ele se destaca pela ferramenta altamente intuitiva e dinâmica, que permite que qualquer pessoa crie um blog do zero em poucos minutos;
  • Além disso, para empresas, o blog é um verdadeiro ímã de negócios que atrai visitantes, aumenta as conversões e fortalece a reputação da marca online.

O Blogger é a plataforma certa para quem quer criar um blog e não sabe por onde começar. Ele é um dos primeiros serviços de criação de blogs da internet e o maior concorrente do WordPress atualmente.

Basicamente, seu diferencial é a simplicidade da ferramenta, que traz todas as funções de que você precisa em um painel intuitivo e dinâmico, além da qualidade de hospedagem do Google.

Se você já teve dificuldades com outra plataforma ou não tem conhecimento sobre o assunto, vai ver como é fácil começar a publicar seus posts em poucos minutos. 🧐

Neste artigo, vamos explicar o que é o Blogger e para que ele serve, e ainda mostrar um passo a passo completo de como você pode criar um blog de sucesso para sua empresa.

Leia até o fim e saia do artigo com seu blog pronto! 💻

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O que é Blogger?

Blogger é um serviço oferecido pelo Google que permite criar um blog online em poucos passos. Ele também é conhecido popularmente como “Blogspot” e foi um dos pioneiros entre as plataformas de criação de blogs.

Tecnicamente, chamamos esse tipo de sistema de CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo, em português). Sua função é viabilizar a criação, organização e publicação de conteúdo em um site de forma prática.

O Blogger foi criado em 1999 pela empresa Pyra Labs e comprado pelo Google em 2003, quando pouco se ouvia falar nesse tipo de mídia.

Para você ter uma ideia, na época, os blogs ainda eram chamados de “diários online” e considerados “pessoais demais” para terem alguma relevância dentro de uma estratégia de marketing.

Felizmente, o Blogger evoluiu muito ao longo dos anos e, hoje, é uma das plataformas mais usadas para criar blogs na internet — principalmente por usuários iniciantes que buscam um serviço intuitivo.

Com ele, qualquer pessoa ou empresa pode começar o seu blog do zero sem conhecimento prévio e de forma totalmente gratuita.

O site fica hospedado nos próprios servidores do Google, com o subdomínio blogspot.com — basicamente, uma ramificação do domínio principal google.com , mas também permite o uso de um domínio próprio.

Para que serve o Blogger?

O Blogger serve para criar blogs sobre qualquer assunto de forma descomplicada. Se você tem uma conta do Google, pode criar até 100 páginas de blog dentro da plataforma gratuitamente.

Um dos grandes diferenciais do Blogger é a facilidade de uso, já que o sistema é pensado para simplificar a construção do site e garantir as principais funcionalidades para o usuário.

Esqueça aquele monte de ferramentas complexas, códigos e “mistérios” das plataformas tradicionais que só atrapalham sua vida.

Para começar a publicar no Blogger, você só precisa fazer login com a sua conta do Google, definir o título e endereço do blog, escolher um tema e criar uma postagem. 😌

Outras funções mais avançadas também podem ser configuradas depois, como o painel de estatísticas e o layout da página.

De acordo com dados do Built With, existem mais de 668 mil blogs ativos no Blogger, dos quais cerca de 16 mil são brasileiros.

Como criar uma página de blog com o Blogger em 7 passos

Então, depois de analisar as principais plataformas, você decidiu montar o seu blog com o Blogger e usufruir de toda a eficiente simplicidade que o serviço oferece. Criar seu espaço é tão fácil quando administrá-lo, confira:

1. Faça login no Blogger

O primeiro passo é acessar o site Blogger.com e clicar em “Criar seu blog”.

Você terá que selecionar a sua conta do Google ou Gmail para fazer login.

Se você ainda não usa nenhum desses serviços, é só criar sua conta Google em poucos passos.

Captura de tela da home do Blogger

Antes de começar a criar seu blog, você terá que digitar novamente sua senha para confirmar sua identidade.

2. Escolha o nome e endereço do seu blog

Na próxima tela, você terá que escolher o nome do seu blog, que será exibido no topo do seu site.

Considere o seu nicho de mercado e persona, além de selecionar palavras-chave que expressem de maneira clara e atrativa o seu negócio.

Outra dica é evitar nomes muito longos ou com caracteres especiais, que são difíceis de serem memorizados.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de Nomes para Empresas

Captura de tela para escolha do nome da página no Bloggera

Em seguida, você terá que preencher o endereço do seu blog (URL), que será hospedado inicialmente com a extensão “blogspot.com” (Ex: www.suaempresa.blogspot.com).

Mais tarde, você também terá a opção de usar seu próprio domínio para transmitir uma imagem mais profissional e melhorar sua autoridade.

Captura de tela para escolher um URL no Blogger

Para finalizar essa parte, você deverá confirmar o nome de exibição que irá aparecer para os seus leitores.

Captura de tela para confirmar seu nome de exibição no Blogger

Então, clique em “Concluir” para acessar o painel inicial do Blogger.

3. Acesse o painel inicial

Captura de tela do painel inicial do Blogger

A tela seguinte, conforme demonstrada na imagem acima, é o painel inicial do Blogger.

Por meio dele, você poderá gerenciar todos os seus blogs criados dentro da plataforma, adicionar novas postagens, analisar estatísticas e muito mais.

Como você acabou de criar seu primeiro blog, o painel estará vazio.

4. Comece pelo tema

Antes de fazer sua primeira postagem no Blogger, você precisa definir como será a aparência da sua página.

Para isso, basta escolher um dos templates disponíveis no menu “Temas”, à esquerda da sua tela, pensando sempre na atratividade do seu site e na distribuição dos elementos.

Você pode personalizar itens como imagem de plano de fundo e paleta de cores, e ainda conta com configurações avançadas para ajustar a fonte.

Captura de tela do menu "Temas" do Blogger

Lembrando que todos os temas básicos oferecem versão mobile, que facilita o acesso ao seu blog para quem navega na internet com dispositivos móveis.

💡 Saiba mais: O que é design responsivo?

5. Configure seu layout

No menu “Layout”, você poderá personalizar elementos do seu blog como o menu, cabeçalho e barra de pesquisa.

O Blogger oferece vários Widgets — pequenos aplicativos de interação que facilitam o uso do site — para agilizar seu trabalho, como listas de links, páginas avulsas, postagens mais visitadas, logotipo etc.

Basta adicionar o elemento escolhido ao seu layout para incrementar seu blog.

Captura de tela do menu "Layout" do Blogger

Dica: clique no ícone de olho na barra inferior do painel para visualizar seu blog enquanto faz as alterações.

6. Crie sua primeira postagem

Com o layout do seu blog pronto, você já pode clicar em “Nova Postagem” e começar a produzir conteúdo.

💡 Saiba mais: Como produzir conteúdo?

Você vai ver que o publicador é bem simples e muito parecido com os editores de texto que você já utiliza no dia a dia.

Lembre-se também de criar marcadores — categorias que ajudam a organizar as publicações — para classificar seus posts e facilitar a navegação no seu blog.

Captura de tela do publicador do Blogger

7. Explore outras funcionalidades

No menu lateral, você também encontra a opção “Estatísticas” para acompanhar de perto a evolução dos seus seguidores, postagens e comentários.

Já nas configurações, é possível alterar o título do seu blog, descrição, idioma, entre outras opções.

Você também pode adicionar seu código de propriedade do Google Analytics para acompanhar dados como visitas, usuários, páginas mais vistas, duração das sessões etc.

Para isso, basta ter uma conta no serviço e inserir sua ID de acompanhamento (formato UA-XXXXX-XX) nas configurações do Blogger.

Vale dar uma olhada também na “Lista de Leitura”, que permite criar um feed com outros blogs que você queira acompanhar na plataforma.

Vale a pena usar o Blogger?

Ter um blog vale a pena para qualquer negócio e o Blogger oferece tudo o que você precisa para começar.

Veja algumas estatísticas bem convincentes da Hubspot sobre o uso de blogs em empresas:

  • Negócios que têm um blog conseguem gerar 67% mais leads (potenciais clientes que cedem algum tipo de contato) do que as que não possuem;
  • Empresas que mantêm seus blogs atualizados conquistam 55% mais visitantes do que as que não escrevem com frequência;
  • Profissionais de marketing que priorizam blogs têm um ROI (Retorno Sobre o Investimento) 13x maior.

De modo geral, escrever um blog é uma das estratégias de marketing de conteúdo que funcionam melhor para atrair tráfego, aumentar suas conversões e elevar sua autoridade na internet.

Já o Blogger se destaca pela ferramenta altamente intuitiva e dinâmica, que permite que qualquer pessoa crie um blog do zero em poucos minutos.

A plataforma é pensada para oferecer o essencial ao usuário, incluindo recursos que permitem acompanhar o desempenho do blog e monetizar seu conteúdo.

Dicas para ter sucesso com seu blog

Agora que você sabe como criar um blog com o Blogger, o próximo passo é adotar as melhores práticas de produção de conteúdo para promover seu negócio.

Confira algumas dicas para começar do jeito certo:

Crie conteúdo relevante para o seu público

Não adianta ter vários textos no seu blog se o conteúdo não for, de fato, relevante para o seu público-alvo.

Então, antes de começar a escrever, é importante estudar o perfil dos seus clientes em potencial e pensar em temas que sejam realmente úteis para eles.

E claro: seus textos precisam ter qualidade para prender a atenção do leitor até o final.

Divulgue seus posts nas redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para divulgar os links do seu blog e aumentar seu tráfego.

Frequentemente, as empresas usam o Facebook, o Instagram, o Twitter e outras plataformas para promover seus posts e atrair mais visitantes.

💡 Saiba mais: O que são redes sociais?

Publique com frequência

A frequência de publicação é um dos pontos-chave para o sucesso de um blog.

O ideal é ter um calendário de posts semanais com temas pré-selecionados, de acordo com a sua capacidade de produção.

Não existe um número mínimo de publicações, mas é importante manter um ritmo contínuo — é melhor postar pouco toda semana do que postar muito e depois reduzir do nada, por exemplo — e priorizar sempre a qualidade sobre a quantidade de conteúdos.

Invista em SEO e otimize seus conteúdos

Por fim, uma das melhores formas de atrair mais visitas e aumentar a visibilidade do seu blog na internet é investir em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português).

Essa estratégia consiste em otimizar seu conteúdo para alcançar as melhores posições no Google para as palavras-chave escolhidas.

Assim, seus clientes em potencial vão encontrar o blog da sua empresa facilmente quando buscarem por termos relacionados ao seu negócio.

💡 Saiba mais: O que é SEO?

Tudo entendido sobre o Blogger?

Ficou claro o que é o Blogger e como você pode criar seu blog facilmente nessa plataforma? Como vimos, esse é um dos sistemas mais simples e práticos que você vai encontrar online, se a ideia é começar um blog para sua marca.

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