04/01/2016

5 dicas para aumentar o fluxo de pessoas na sua loja gratuitamente

Como aumentar o fluxo de pessoas no seu e-commerce

Logo após terminar a montagem da sua loja virtual, você deverá se preocupar com a parte mais desafiadora: planejar a estratégia de divulgação do seu e-commerce, ou seja, como as pessoas irão achá-la.

Esta parte será decisiva pra definir o sucesso do seu negócio e por isso vamos te dar algumas dicas de como começar com o pé direto. Vamos lá!

1. Defina seu público-alvo

Para montar uma boa estratégia, é importante primeiro definir qual seu público-alvo, isto é, para qual grupo de pessoas você irá direcionar seus esforços.

Pode parecer um pouco difícil no começo, porém, você pode começar se fazendo as seguintes perguntas:

  • Qual tipo de produto eu vendo?
  • É para qual faixa de idade ou sexo?
  • Onde costumo encontrar pessoas desse segmento na internet?

Com perguntas simples assim você pode conseguir identificar como deve começar a investir na divulgação da loja.

Por exemplo: se minha loja vende acessórios de moda para garotas entre 14 e 18 anos, devo dar uma atenção especial na divulgação pelo Snapchat e pelo Instagram, que são redes sociais bem populares nessa faixa de idade e então há chances maiores de atrair mais pessoas.

2. Equilibre o fluxo de acessos com as vendas

Apesar de ser essencial, ter um bom fluxo de pessoas na sua loja nem sempre significa que você terá muitas vendas.

Uma boa opção é utilizar o Google Analytics para medir quais produtos têm mais visitas na sua página e qual a taxa de rejeição. Isso te dará uma visão melhor do comportamento do cliente e assim você poderá decidir em qual parte da loja deseja dar mais visibilidade durante a divulgação.

Atenção: nós da Nuvem Shop não recomendamos a compra de listas de e-mails ou ferramentas de publicação em massa (spam) nas redes sociais, por exemplo.

Não invista só na quantidade de acessos, mas também na qualidade. Ou seja, atraia pessoas com real potencial de compra para a sua loja. Com isso você evitará problemas como a queda no seu posicionamento orgânico e bloqueios da sua conta de e-mail e das redes sociais. Tenha em mente que quanto mais direcionada for sua campanha de divulgação, mais resultados positivos ela dará.

3. Sempre divulgue as promoções

É difícil encontrar alguém que não se interesse pela palavra promoção, principalmente se ela inclui produtos de uma loja que você gosta, mas estava na dúvida se comprava ou não.

Pois bem, assim como você aguarda ansioso pela promoção de um item que gostou muito e estava esperando há tempos para comprar, seus clientes agirão da mesma forma. Portanto, se você está pensando em fazer uma promoção, não deixe que eles percam essa oportunidade e faça com que eles saibam das ofertas!

Preocupe-se também em criar banners legais para divulgar na loja e nas páginas das redes sociais, isso poderá atrair mais atenção, gerar mais fluxo para sua loja e, claro, mais vendas.

4. Atraia clientes antigos de volta para sua loja

Fidelizar clientes antigos é mais fácil do que conquistar novos, por isso, dê atenção especial às pessoas que já compraram na sua loja, tanto durante o processo pós-compra quanto no envio de promoções especiais.

Você pode utilizar uma ferramenta de e-mail marketing gratuita para levar novidades e promoções aos seus clientes ou até mesmo criar um programa de pontos, incentivando-os a pesquisar na sua loja sempre que forem adquirir um novo produto e também a comprar com mais frequência.

5. Fique de olho em blogs e comunidades

Nem sempre é necessário investir em divulgação direta para aumentar o tráfego na loja. É legal que você tenha páginas fora do seu site que citem sua marca ou links dos seus produtos.

Além dos perfis do seu e-commerce nas redes sociais, fique atento também ao que acontece em blogs e comunidades relacionados ao produto que você vende. Por exemplo: se você vende carrinhos colecionáveis, acompanhe os tópicos desses grupos, participe de alguns debates e aproveite para sugerir sua loja quando for possível.

Além de contribuir espontaneamente para a comunidade em questão, isso gerará links externos para seu e-commerce e aumentará o tráfego de pessoas que também estão acompanhando a publicação, tudo isso de forma gratuita.

Resumo

Após a montagem do seu e-commerce, a parte mais importante é criar a estratégia de divulgação inicial, definindo qual o melhor caminho para chegar ao seu público-alvo.

Utilizar redes sociais para divulgar promoções e contribuir com conteúdos relevantes nas comunidades com temas relacionados ao seu produto podem tornar sua loja mais conhecida e aumentar o fluxo de visitas frequentes.

Não se esqueça também de se esforçar para fidelizar os clientes conquistados e de acompanhar constantemente as métricas e o desempenho da loja para garantir que os visitantes do seu site encontrem facilmente o que procuram.

Agora que você já conhece os primeiros passos para atrair mais clientes para sua loja virtual você já pode entrar em ação. Caso você ainda não tenha um negócio na internet, indico que você teste os 15 dias gratuitos da plataforma Nuvem Shop. Ela é simples, intuitiva e não precisa de conhecimentos técnicos.

Data da última atualização: 30/08/2018


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Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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