Revenda de cosméticos: como lucrar no segmento?

Produtos de beleza lado a lado em uma mesa, como se fosse de alguém começando com a revenda de cosméticos
Pontos principais do artigo:
  • A venda de cosméticos é uma atividade promissora no Brasil, que é considerado o terceiro país no ranking de consumo desse tipo de produto;
  • Você pode abrir uma loja de cosméticos orgânicos, veganos, econômicos, de luxo e vários outros segmentos. Basta conhecer bem seu público-alvo, selecionar os fornecedores e divulgar seu negócio;
  • É possível começar a venda de cosméticos online criando uma loja virtual grátis na Nuvemshop, uma plataforma de e-commerce completa e fácil de configurar.

Está pensando em se aventurar com a revenda de cosméticos? O crescimento na demanda por esse tipo de produto indica uma tendência de alta no setor, com mais pessoas dispostas a investir dinheiro em cuidados relacionados à beleza e bem-estar.

Para você ter ideia, segundo estudo da ABIHPEC, o Brasil já é considerado o terceiro país no ranking de consumo de cosméticos no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Nem mesmo a pandemia da Covid-19 foi capaz de frear esse mercado, que segue em crescimento nos últimos anos.

Logo, nem precisamos dizer que esse é um setor cheio de possibilidades, certo?

Agora, vamos ao que interessa: neste artigo, você encontra um passo a passo com dicas para começar, além de uma lista com as melhores distribuidoras de cosméticos para revenda. Então, vamos lá?💄

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Vale a pena revender cosméticos?

Como citamos anteriormente, os números desse nicho seguem crescendo. Ou seja, esse é um setor em expansão, o que significa que as chances de seu negócio dar certo são maiores.

Além disso, a margem de lucro dos produtos de beleza para revenda pode ser bastante alta. A depender do fornecedor e tipo de produto, ela pode chegar até 60%. Então, sim: revender cosméticos vale a pena.

Apesar disso, tudo vai depender do seu planejamento prévio e de quão bem estruturado será o seu empreendimento. Por isso, é importante ter um bom plano de negócios, com cada fase bem pensada a fim de criar as condições certas para o seu negócio prosperar.

💡Saiba mais: Como montar uma loja de cosméticos?

Como vender cosméticos pela internet?

Agora que você conhece as possibilidades desse nicho, preparamos um passo a passo para começar a revender cosméticos seguindo as melhores práticas. Confira:

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de começar um negócio, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado. Afinal, só assim você saberá em que apostar e o que está em alta, além de conhecer as principais referências para idealizar sua marca.

Para isso, tente responder algumas dessas perguntas:

  • Quais nichos estão em alta?
  • Qual o investimento inicial mínimo?
  • Como se diferenciar da concorrência?
  • Quais as marcas de cosméticos que mais vendem?
  • Quais as estratégias de marketing dos competidores?

💡Saiba mais: O que é análise de mercado e como fazer uma para o seu negócio?

2. Defina seu nicho e mix de produtos

É certo que a escolha do seu mix de produtos é parte essencial do seu planejamento inicial. Afinal, é a partir dele que você irá definir os próximos passos, como a escolha de fornecedores e a construção da identidade da sua loja.

Com um mix de produtos diverso, você pode aumentar o ticket médio do seu empreendimento, além de proporcionar uma experiência mais completa para os seus clientes, oferecendo tudo o que eles procuram em um só lugar.

Além disso, escolher um nicho dentro do setor de cosméticos também pode ser uma boa forma de se diferenciar da concorrência. Dessa forma, é possível fidelizar clientes que preferem usar um tipo específico de produto.

Alguns nichos de destaque no ramo de cosméticos são:

  • Cosméticos veganos: produtos sem nenhum tipo de componente de origem animal;
  • Cosméticos orgânicos: produtos feitos com matérias-primas naturais e livres de agrotóxicos;
  • Cosméticos econômicos: produtos de baixo custo, procurados principalmente pelas classes D e E;
  • Cosméticos sintéticos: produtos com ingredientes desenvolvidos em laboratório, correspondendo à maioria do mercado;
  • Cosméticos cruelty-free: produtos que não são testados em animais.

💡Saiba mais: O que é nicho de mercado e como definir?

3. Encontre os melhores fornecedores

Com seu nicho definido, é hora de buscar os melhores fornecedores. Faça uma busca completa das opções disponíveis e dedique atenção especial a fatores como:

  • Qualidade dos cosméticos para revender;
  • Reconhecimento e confiança por parte da sua audiência;
  • Prazo de entrega;
  • Política de troca e devolução;
  • Preço;
  • Entre outros.

4. Conheça seu público-alvo

Outro fator importante no lançamento de todo novo negócio é conhecer para quem você está vendendo. Dessa forma, será mais fácil estruturar seus canais de divulgação com uma linguagem que sua audiência entenda e se identifique.

Para isso, faça perguntas como:

  • Qual a faixa etária do meu público?
  • Quais seus principais medos e anseios?
  • A qual classe social pertencem?
  • De que forma eles se comunicam?
  • Quais as suas redes sociais preferidas?

Ao responder essas perguntas, você poderá se comunicar de forma mais assertiva, tocando nos pontos que são realmente importantes para seus consumidores. Como resultado, você terá um público mais engajado com sua marca e maiores taxas de conversão.

💡Saiba mais: Público-alvo: entenda o que é e como definir o do seu negócio

5. Familiarize-se com seus produtos

Para convencer sua audiência de que você tem os melhores itens, antes é preciso conhecê-los. Afinal, você precisa saber as características e qualidades dos seus produtos para divulgá-los da melhor forma, certo?

Portanto, conheça a fundo os itens do seu negócio e fique atento aos pontos que podem parecer mais atrativos aos olhos dos seus clientes. Então, use-os nas suas estratégias de divulgação, alinhando as principais informações com o seu time.

6. Monte um site para revender cosméticos

A escolha dos canais de venda é essencial para ter sucesso no ramo da beleza. Então, que tal criar seu próprio site de revenda de cosméticos para alcançar clientes em todo o país, sem limite de horário de funcionamento?

Você pode montar sua loja virtual grátis na Nuvemshop em poucos minutos. Com essa plataforma de e-commerce, é possível escolher entre diversos meios de envio e de pagamento, selecionar layouts profissionais para a sua loja online e acompanhar suas vendas de perto em um painel intuitivo e fácil de usar.

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7. Invista no marketing digital

Uma etapa fundamental no lançamento de qualquer empreendimento é a divulgação. Afinal, ainda que você tenha um negócio bem estruturado, com os melhores preços e produtos, de nada adianta se ele não chega na sua audiência, não é mesmo?

Então, procure entender o comportamento do seu público-alvo e como posicionar a sua loja de cosméticos diante dele. Invista no marketing de redes sociais e aprenda como descrever seus produtos de forma que eles pareçam irresistíveis.

Também é importante que você capriche nos textos para vendas de cosméticos, utilizando técnicas de copywriting e gatilhos mentais.  emocionais. Se quiser ajuda com a descrição de produtos, temos um e-book gratuito sobre o assunto:

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7. Capriche no atendimento e no pós-venda

Um atendimento agradável e atencioso é um diferencial poderoso em qualquer setor. No ramo de cosméticos não seria diferente. Caso opte por abrir uma loja física, busque por profissionais empáticos e experientes, de preferência que entendam de técnicas de venda e persuasão.

Caso você escolha revender cosméticos online, certifique-se de responder às consultas e reclamações com rapidez. Além disso, vale a pena gastar um tempo para perguntar aos consumidores se eles estão satisfeitos com a compra, caprichando também no pós-venda.

Dessa forma, você garante que seus clientes se sentirão confortáveis e acolhidos na sua loja, fator que pode ser crucial quando falamos de fidelização.

Quais são os melhores fornecedores de cosméticos para revenda?

Agora que você conhece as melhores marcas, listamos as principais distribuidoras de cosméticos para revenda, onde você pode comprar seus produtos em atacado. Confira:

Para escolher, tire um tempo para conhecer os produtos oferecidos por cada uma e veja quais se alinham melhor à sua proposta. Assim, você poderá montar uma loja de cosméticos com produtos de qualidade e sempre terá estoque disponível, além de contar com a parceria de bons fornecedores de produtos de beleza para revenda.

Quais são as melhores marcas de cosméticos para revender?

De forma geral, essas são as principais marcas de cosméticos para revender:

É importante que você pesquise o que mais vende em lojas de cosméticos para decidir quais marcas valem mais a pena. Algumas marcas são conhecidas pelos produtos premium, como Mary Kay, enquanto outras são mais focadas em soluções econômicas, como Ruby Rose.

Lembre-se de que existem fornecedores de produtos de beleza para todos os nichos de mercado: é só escolher os que têm mais a ver com o seu público.

Quais são os melhores cosméticos para revender?

Escolher seu mix de produtos de forma inteligente é fundamental para o sucesso da sua loja. Para te ajudar com isso, preparamos uma lista com os cosméticos que mais vendem:

  • Cremes multiuso;
  • Sabonetes líquidos;
  • Cremes antissinais;
  • Água micelar;
  • Shampoos;
  • Perfumes;
  • Hidratantes;
  • Óleos para cabelo;
  • Batons;
  • Finalizadores para cabelo;
  • Cremes de tratamento capilar.

Tudo pronto para vender cosméticos?

Em algum momento, todos fazemos o uso de cosméticos. Esse é um setor praticamente imune a crises, justamente por ter como foco produtos que são parte do nosso dia a dia. Por isso, apostar na revenda de cosméticos pode ser uma escolha muito inteligente para quem está em busca de um setor para se aventurar.

Aproveitando que está aqui, que tal criar sua loja virtual de cosméticos gratuita agora mesmo? Com a plataforma da Nuvemshop, você pode divulgar seu catálogo de produtos de forma profissional para milhares de consumidores online. É simples, rápido, gratuito e não requer nenhum conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre revenda de cosméticos

As principais marcas de cosméticos para revender no Brasil são a Avon, Natura, Jequiti, O Boticário, Racco, L’Oréal, Eudora e Ruby Rose.

Entre as marcas mais procuradas pelos brasileiros, podemos destacar a L’Oreal, Natura, Demillus, Avon, O Boticário, Nivea e Lancôme.

Os cosméticos que mais vendem são: cremes multiuso, sabonetes líquidos, cremes antissinais, água micelar, shampoos, perfumes, hidratantes, óleos para cabelo, batons, finalizadores para cabelo e cremes de tratamento capilar.

Por se tratar de um mercado em ascensão, podemos afirmar que, sim, vender cosméticos dá dinheiro. Tudo vai depender da forma como você vai conduzir o seu negócio.

Normalmente, a revenda de cosméticos tem uma margem lucro de 20% até 60% do valor do produto, dependendo do nicho escolhido e do público-alvo.

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