Por que você deve monitorar seus concorrentes?

Por:
Dannie Karam
5 min
de leitura

Índice

    Importância de monitorar a concorrência e-commerce

    Será que você conhece, de fato, o mercado em que a sua empresa atua? Sabe quais as principais tendências e estratégias praticadas por seus concorrentes? Entende o comportamento e as necessidades do seu público-alvo? Se você nunca utilizou nenhum meio de monitoramento da concorrência, certamente não respondeu SIM com convicção para nenhuma das perguntas acima. Saiba que é exatamente isso que pode estar fazendo com que você perca oportunidades claras de venda.

    Uma das principais diferenças de um e-commerce para uma loja física, independente do tamanho, é a facilidade de obter dados a respeito do comportamento da concorrência. Quando você tem um e-commerce, por exemplo, não precisa ter o trabalho de enviar funcionários especializados até outras lojas para realizar pesquisas de preço. Na internet tudo fica mais fácil. Basta acessar o site do seu concorrente e pronto!

    Realmente parece fácil quando falamos assim, mas pense na sua realidade de trabalho. Você tem tempo de entrar nos sites, navegar pelos departamentos e verificar se existem alterações nos preços dos produtos de cada um dos seus concorrentes diariamente? É claro que não. E nem precisa.

    Hoje existem ferramentas de monitoramento como o Promop, que automatizam todo esse processo. Basta que você cadastre os produtos e os concorrentes que deseja monitorar para que o sistema lhe informe automaticamente sobre as mudanças que estão acontecendo em tempo real. Utilizando o Promop por meio do aplicativo integrado com a sua loja da Nuvemshop você ganha tempo para a tomada de decisões estratégicas ao identificar, no momento certo, as oportunidades de se destacar e assim conquistar a fidelidade dos seus clientes.

    Essa tecnologia permite que as empresas foquem na maximização de suas margens de lucro e no ROI de suas ações ao apresentar, por exemplo, sua posição no ranking das lojas nos principais comparadores de preço do mercado, onde centavos fazem toda a diferença para o posicionamento na busca. Que tal começar a testar?

     *Esse post é uma contribuição do parceiro PROMOP, desenvolvedor do aplicativo acima que pode ser acionado por qualquer lojista da Nuvemshop.

    Dannie Karam

    Com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos digitais, Danniela é comunicadora, escritora e líder do time de Branding da Nuvem Shop. Gosta de música, viagem, pessoas e culturas. E sempre fala demais, especialmente quando escreve de si em terceira pessoa.


      Registre-se gratuitamente

      Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

      Coloque o conhecimento na prática

      +15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

      Teste 15 dias grátis