O que é comunicação visual e qual sua importância para as empresas?

Por: Marcos Paiva

Na imagem, vemos uma mesa cheia de coisas escritas e imagens

Comunicação visual é a prática de usar elementos como imagens e recursos gráficos para transmitir uma informação ou ideia. Esse é um conceito fundamental para as empresas que querem repassar as mensagens de maneira clara e objetiva para os consumidores. Isso porque, por meio dos recursos visuais, é mais fácil e rápido de se comunicar com o receptor.

Ao introduzir a comunicação visual no seu negócio, é possível economizar tempo e dinheiro no processo de se relacionar com os clientes. Nesse sentido, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de te ajudar a entender tudo sobre o tema. Boa leitura!

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O que significa comunicação visual?

Comunicação visual é a prática de usar elementos visuais para transmitir uma mensagem, inspirar mudanças ou evocar emoções nas pessoas.

De modo geral, trata-se de uma área do design focada em comunicação. Nesse contexto, esse recurso tem a finalidade de elaborar mensagens que educam, motivam e engajam os consumidores de maneira clara e objetiva.

Como funciona a comunicação visual?

Imagine que você está de férias em um país que fala uma língua diferente da sua. Enquanto você dirige à procura do hotel em que vai se hospedar, você se perde. O que fazer nessa situação, considerando que você não entende o idioma falado a?

Uma alternativa, por exemplo, pode ser confiar nos mapas ou placas de rua, que indicam exatamente onde você quer chegar.Nesse cenário, você encontrou seu caminho de volta por meio da comunicação visual. Ou seja, ela atuou mais facilmente do que a linguagem textual.

Por isso, entende-se que a comunicação visual funciona por meio da transmissão de informações e ideias usando símbolos e imagens e pode ser mais facilmente entendida do que outros tipos de comunicação.

Por que a comunicação visual é importante?

Agora que você entendeu o que é comunicação visual, vamos passar pelos pontos que fazem esse conceito ser tão importante na área de marketing das empresas. Abaixo, confira algumas vantagens desse recurso:

1. Economiza tempo

Uma vez que a comunicação visual permite que as pessoas entendam as mensagens de maneira mais fácil e rápida, você economiza tempo na transmissão de informações para os clientes. Então, é menos provável que os consumidores sintam dificuldade em entender o que você quis dizer em uma campanha publicitária, por exemplo.

2. Oferece mensagens mais claras

Não há como negar: a comunicação textual é, na maioria das vezes, de fácil compreensão. No entanto, aliada à comunicação visual, ela se torna ainda mais poderosa, fazendo com que a mensagem transmitida seja mais clara e objetiva.

Então, se sua intenção é que os clientes batam o olho em uma campanha e entendam logo de cara o que você quis dizer, considere utilizar a comunicação visual nesse processo.

Por exemplo, na imagem abaixo, quando se olha do alto, vê-se um cachorro com “pulgas” e a mensagem “Tire-as do seu cão”. Assim, facilmente entende-se o que a imagem quer passar sem muito esforço.

Campanha da empresa Frontline para um Shopping.

3. Melhora o entendimento e retenção da informação

Quando você utiliza uma imagem junto a uma frase, o entendimento da informação é mais rápido. Na verdade, se você optar por utilizar um recurso visual forte, é bem possível que o receptor reflita sobre a campanha durante um bom tempo — mais do que se você só utilizasse uma frase.

No exemplo abaixo, foi utilizada uma imagem borrada de um trânsito. Quando você a olha pela primeira vez, logo pensa que se trata de uma chuva, mas não é isso que a frase diz: a foto está borrada devido ao efeito do álcool no organismo.

Campanha publicitária contra o uso de bebidas alcoólicas no trânsito.

Nesse contexto, quando você volta a olhar a imagem ao fundo, a retenção e o impacto da informação se tornam muito mais fortes.

4. Afeta emocionalmente as pessoas

As imagens têm uma maneira forte de impactar nossas emoções e atitudes em relação à mensagem, o que, consequentemente, afeta nossas decisões.

Sendo assim, os recursos visuais ajudam a estimular a imaginação e nosso pensamento criativo para entendermos melhor o material apresentado.

Quais são os principais tipos de comunicação visual?

A comunicação visual tem infinitas possibilidades de uso. No entanto, existem alguns recursos que são mais utilizados pelos profissionais de marketing para transmitir as mensagens para os telespectadores de forma eficiente. Confira, abaixo, quais são eles:

1. GIFs

O GIF, formato de imagem animada, suaviza o tom da sua apresentação e é uma ferramenta útil para engajar rapidamente os receptores. Sendo assim, é uma ótima maneira de adicionar humor a um conteúdo mais sério ou “chato”, além de servir para dar instruções em relação a um produto ou processo.

2. Animações

Vídeos, imagens ou palavras animadas prendem a atenção do espectador com muito mais eficiência do que uma imagem estática ou apenas texto.

Além disso, as animações conseguem tornar ideias complexas mais simples e relacionáveis ​​a qualquer receptor que as assistam.

3. Imagens

Você já ouviu a frase de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois é, uma foto impactante pode ser muito mais eficiente para transmitir uma ideia para os usuários do que um texto de mil palavras, por exemplo.

Isso porque, por meio de uma imagem, a informação se torna autoexplicativa de maneira fácil, o que pode fazer com que o receptor a entenda mais rapidamente e se lembre dela por mais tempo.

4. Infográficos

Os infográficos oferecem informações ou estatísticas complexas de maneira fácil de entender e de modo impactante.

Basicamente, tabelas e gráficos ajudam o espectador a compreender os dados mais rapidamente do que se alguém estivesse explicando com palavras.

Como fazer uma boa comunicação visual?

Como visto ao longo do conteúdo, a comunicação visual é um recurso poderoso que pode ser usado para estimular ações e prender a atenção dos consumidores de maneira mais fácil.

Sendo assim, para te ajudar a trabalhar com essa ferramenta na sua empresa, confira algumas dicas abaixo de como fazer uma boa comunicação visual:

1. Selecione as imagens de acordo com a sua intenção da campanha

Ao trabalhar a comunicação visual em alguma campanha, você precisa se certificar de responder algumas perguntas, como, por exemplo: você quer que as pessoas tomem alguma atitude em relação à imagem? Ou quer provocar alguma emoção nos consumidores?

Quando você tiver as respostas para essas perguntas, criar uma campanha de sucesso será mais fácil, afinal, você saberá quais são as imagens certas para utilizar.

2. Escolha bem as cores e fontes

No neuromarketing, entende-se que a paleta de cores certa evoca gatilhos mentais nas pessoas. Por isso, na hora de criar a comunicação visual da sua empresa ou de um projeto, certifique-se de escolher os tons certos com base em pesquisas de psicologia das cores.

Da mesma forma, analise bem as fontes que serão utilizadas nessa campanha para transmitirem corretamente a mensagem que você quer passar.

Banner com botão clicável direcionando para o gerador de paleta de cores grátis

3. Procure utilizar recursos que causem familiaridade

A linguagem familiar nunca tem erro. Isso porque as pessoas gostam de campanhas que evocam o sentimento de nostalgia. Essa é a razão pela qual tendências dos anos 90 e início dos anos 2000 têm voltado com tudo nos últimos anos.

Sendo assim, busque utilizar recursos nostálgicos e que causem familiaridade nas pessoas. Como resultado, isso pode fazer com que elas se conectem mais facilmente com a campanha que você está veiculando.

4. Valorize a hierarquia visual

Para que você tenha o efeito esperado com o conteúdo, é importante colocar o recurso principal no meio da tela.

Da mesma forma, adicione objetos e efeitos que organizem a imagem de forma a tornar a compreensão mais fácil para o telespectador.

Mas lembre-se sempre de colocar o item mais importante no meio. Assim, fica mais fácil do consumidor entender logo de cara a intenção da campanha. Por exemplo, na imagem abaixo, observa-se um recurso de comunicação visual por meio da construção de mensagens de texto no campo de visão certo dos consumidores:

Exemplo de hierarquia visual. Fonte: @ervans_digital

5. Se possível, utilize imagens sensoriais

Imagens sensoriais são aquelas que têm relação com os nossos sentidos. Sendo assim, elas provocam reações como fome, cheiro, tato, entre outras coisas.

Quando você utiliza essas imagens, você promove a imaginação dos consumidores e torna a experiência da comunicação visual mais divertida e atrativa.

6. Use metáforas visuais para fazer o público pensar

As metáforas visuais são uma boa maneira de fazer com que ideias sejam mais facilmente entendidas e causem um impacto profundo na percepção dos consumidores. De modo geral, trata-se de um recurso que utiliza uma mensagem, imagem ou pessoa para associar uma ideia.

Então, quando fizer sentido, uma boa alternativa pode ser testar esse recurso para prender a atenção do cliente.

Preparado para transformar a comunicação visual do seu negócio?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre o significado de comunicação visual, sua utilidade e sua importância para o melhor entendimento de mensagens pelo público.

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Perguntas frequentes sobre comunicação visual

Comunicação visual é a prática de usar elementos visuais para transmitir uma mensagem, inspirar mudanças ou evocar emoções nas pessoas.

A comunicação visual funciona por meio da transmissão de informações e ideias usando símbolos e imagens e pode ser mais facilmente entendida do que outros tipos de comunicação.

Para criar uma boa comunicação visual você deve selecionar as imagens de acordo com a intenção do projeto. Além disso, é importante escolher bem as cores e fontes que serão utilizadas e utilizar recursos que causem familiaridade nas pessoas. Por fim, também pode ser útil usar imagens sensoriais e metáforas visuais.

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