23/03/2018

Shopping no Instagram: você já está sabendo dessa novidade?

shopping no instagram imagem com tenis batom óculos de sol bolsa e lenço

Desde que foi criado, em outubro de 2010, o Instagram vem crescendo ano a ano – só no Brasil, conta com mais de 60 milhões de usuários. Por ser uma rede social bastante interativa, tem se tornado uma opção de marketing para os empreendedores que desejam divulgar suas marcas para o grande público.

Não é novidade que essa plataforma está sempre se reinventando, seja com um filtro diferente ou com novas fontes e funcionalidades para o Stories. Porém, essa semana uma atualização chegou para revolucionar as contas dos e-commerces: o Shopping no Instagram.

Ainda não ouviu falar? Não se preocupe, continue acompanhando que te explicaremos tudo sobre isso!

Afinal, o que é Shopping no Instagram?

Sem muito mistério, e seguindo a tendência mobile first, o Instagram liberou tags para fotos de contas comerciais. Essas tags permitem marcar produtos com preços e links que podem redirecionar seguidores diretamente para o site da marca, caso assim eles optem ao clicar na etiqueta:

tag instagram

Essa novidade, na verdade, surgiu ano passado em teste liberado apenas para os Estados Unidos. Depois desse período de avaliação, e já bem aprovada pelos americanos, tal funcionalidade foi disponibilizada essa semana para mais 8 países: Brasil, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Austrália, Canadá e Espanha.

Incrível, não?

Imagine a facilidade para um perfil de moda, por exemplo: agora a marca pode postar um look e prontamente taggear até cinco produtos em uma única foto (ou até vinte em carrossel). E não para por aí: a partir de nove publicações com tags, a conta automaticamente ganha a aba Loja (próxima à Ligar e E-mail), separando os posts com etiquetas daqueles comuns.

E se você está se perguntando como os seguidores poderão diferenciar uma publicação de compra ao navegar pelo feed, fique tranquilo, o Instagram também pensou nisso: as fotos com tags têm um ícone de sacolinha para identificá-las:

icone instagram

E como faço para ativar essa funcionalidade?

Para utilizar essa novidade, alguns pré-requisitos são necessários: sua conta deve ser comercial e precisa estar associada a um catálogo do Facebook, que pode ser criado ou administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook Business.

Depois de cumprir com essas condições e solicitar o uso, o acesso do seu perfil ao recurso será analisado pela equipe do Instagram. Se sua conta for aprovada, o que pode levar alguns dias, você receberá uma notificação e poderá ativar a marcação de produtos em Configurações.

Caso deseje mais informações, indicamos o tutorial da nossa Central de Atendimento:

Gostou?

Os catálogos das marcas estão se transformando em verdadeiras vitrines imersivas nessa rede social, e o processo de compra está se tornando definitivamente mais descomplicado. O Shopping no Instagram chegou para aumentar engajamento orgânico, tráfego e, principalmente, conversão!

Para mais dicas sobre essa novidade, continue atento aqui na Nuvem Shop, em breve teremos mais conteúdos para te deixar a par de todas as possibilidades que o Instagram pode te oferecer.

E se seu sonho envolve vender pela internet, experimente nossa plataforma por 15 dias grátis e aproveite todas as vantagens!

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


  • Adriana

    Nem todos os perfis estão habilitados para a venda ainda, mesmo estando dentro das regras

    • nuvemshop

      Olá, Adriana! Como vai?

      Talvez algum pequeno detalhe na configuração não esteja possibilitando a venda. Por isso, para qualquer dúvida relacionada ao assunto, indicamos o tutorial da nossa Central de Atendimento. Nele você encontrará passos de como criar seu catálogo de produtos no Facebook para marcá-lo em suas publicações no Instagram: https://bit.ly/2Gxu3cx

      Esperamos ter te auxiliado, até mais!

      • Blue Man

        O catálogo foi criado, o problema é aparecer a opção de marcar os produtos..

      • Adriano Martins

        eu to nao estou vendendo nada so perdendo dinheiro

  • Vanessa Wysocki

    Olá pessoal. estou tentando 3 semanas já meu instagram shopping nao consigo mecher alguem pode me ajudar eu pago a hora pelo amor de deus rsrs. Já fiz de tudo esse gerenciador de negocio achei meio complicado nao consigo fazer. Acho q fiz algo errado. Já vendo online a 6 anos pelo insta mas faco tudo manual… tenho uma otima conversao de vendas. mas quero por shopping me ajudem. ate a minha pagina comercial sumiu do meu pessoal. e criou outra de anuncio sei la o que houve….

    • nuvemshop

      Olá, Vanessa! Como vai?

      Provavelmente algum pequeno detalhe esteja dificultando a configuração. Por isso, para qualquer dúvida relacionada ao assunto, indicamos o tutorial da nossa Central de Atendimento. Nele você encontrará passos de como criar seu catálogo de produtos no Facebook para marcá-lo em suas publicações no Instagram: https://bit.ly/2Gxu3cx

      Esperamos ter te auxiliado, até mais!

shopping-no-instagram-voc-j-est-sabendo-dessa-novidade