Utan dobra faturamento com e-commerce e TikTok

Moda/Vestuário

A marca de moda Utan é um negócio familiar, mas com a ambição de ser uma grande empresa.

O negócio surgiu como uma confecção e, em pouco mais de seis meses no e-commerce, já dobrou o faturamento e chega a vender 1.500 pedidos por mês.

A Utan tem história. O nome da loja veio do pai, Utan Lopes da Silva, que, há 30 anos, coordenava uma confecção de roupas para grandes marcas do varejo.

Em 2016, a família decidiu montar a marca própria Utan, em homenagem ao pai, e uma loja física em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

O negócio foi crescendo pouco a pouco, até que, em 2022, o filho mais velho, Filip, decidiu estudar sobre e-commerce e abrir uma loja virtual.

Logo no segundo mês, a loja virtual já ultrapassou a marca de seis dígitos em faturamento. O crescimento foi tanto que toda a família passou a trabalhar na operação.

Atualmente, a Utan conta com cerca de 50 colaboradores dedicados ao e-commerce e à loja física. A marca também usa o TikTok para vender, uma estratégia que traz muitos resultados!

Confira mais algumas conquistas da Utan nos últimos meses:

  • A loja dobrou seu faturamento com a loja virtual;
  • Migrou de plataforma em 24 dias;
  • Atingiu 264 mil seguidores no TikTok, com vídeos virais com milhões de visualizações;
  • Lançou um podcast próprio, o UtanCast, com 45 mil seguidores;
  • Atingiu 3.500 pedidos em um único mês no final de 2022.

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Quer saber mais sobre a expansão da Utan e os desafios que enfrentaram com o rápido crescimento? Então, continue a leitura.

O desafio: falta de funcionalidades e erros no site anterior

A Utan cresceu no mundo digital com as vendas diretas pelo WhatsApp e Instagram. Para começar com a loja virtual, a marca escolheu uma plataforma de e-commerce simples.

No entanto, já tinha uma grande audiência no Instagram e no TikTok, fazendo vídeos virais com influenciadores e jogadores de futebol.

Imagem de print de vídeo de TikTok da marca Utan

Vídeos da Utan no TikTok chegaram a 6 milhões de visualizações.

Com o alto tráfego e muita demanda, a plataforma escolhida não deu conta das vendas. A equipe da Utan sentia falta de funcionalidades mais robustas, como a de recuperação de carrinho abandonado. Mais do que isso, sofria com erros de integração com o ERP e atualização de estoque durante campanhas importantes.

“Estávamos com mais de 100 vendas por dia, mas tínhamos muitos erros na plataforma com controle de estoque.” – Filip Vellasco da Silva, sócio da Utan.

Não bastasse o problema de integração de estoque, a loja demorava para ter suporte da plataforma.

“Tínhamos questões urgentes e a plataforma levava 3 dias para responder, e ainda assim não resolvia.”

A solução: uma plataforma robusta e com atendimento especializado

Diante de tantos problemas, a Utan decidiu buscar uma plataforma com melhor suporte e funcionalidades mais avançadas. A escolha foi pela Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para negócios em expansão.

“O suporte é top demais. Desde o começo tenho suporte em qualquer hora do dia, com total disponibilidade. Tenho uma reunião sobre melhorias que posso fazer e isso ajuda bastante” – Filip Vellasco da Silva.

Migração acelerada

A migração de plataforma também aconteceu em tempo recorde: 24 dias. O processo foi acompanhado do início ao fim por um gerente de projetos.

“Eu tinha uma pessoa para me auxiliar, me falar o passo a passo do que fazer e, enquanto isso, continuava vendendo na outra plataforma. Não fiquei nem 48h com o site fora do ar, foi um tratamento excepcional”, lembra Filip.

A Utan também implementou uma funcionalidade exclusiva para aumentar o ticket médio, o contador de frete no checkout. Com ela, o cliente pode ver o valor que falta para conseguir frete grátis no carrinho.

Calculadora de frete grátis na Loja Utan, mostrando qual valor falta para adquirir o benefício

Calculadora de frete grátis no checkout, funcionalidade desenvolvida pelo time de serviços profissionais da Nuvemshop Next.

Além disso, a Utan integrou a loja virtual a diferentes aplicativos de vendas:

  • Mobilizei: aplicativo que transforma o site em uma versão em app;
  • Perfit: app que permite a criação de mensagens automatizadas por e-mail;
  • Kampana Hub: aplicativa para a criação de mensagens automatizadas pelo WhatsApp, avisando o cliente sobre o status de pagamento, pedido e entrega.

💡Saiba mais: Como migrar de plataforma de e-commerce?

Resultado: mais tempo para focar no marketing e expansão

Com uma operação mais eficiente, Filip, Utan e a família agora têm mais tempo para se dedicarem à estratégia de marketing e vendas. A grande meta de 2023 é dobrar o faturamento ao final do ano, em dezembro, quando a loja tem seu pico de vendas.

A loja também vai continuar investindo no TikTok, onde faz vídeos de humor e entretenimento com influenciadores usando as roupas e kits de produtos da marca, e em seu projeto de podcast. A Utan recentemente lançou o Utan Cast, com entrevistas com influenciadores.

Para o futuro, o foco também vai estar em profissionalizar a estrutura do negócio: expandir o estoque, aumentar a loja física em cinco vezes e investir em um estúdio de conteúdo.

Seu e-commerce está crescendo rapidamente como a Utan? Conheça a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para negócios em expansão. Oferecemos suporte completo para migração acelerada e atendimento preferencial, com um gerente de e-commerce para apoiar suas decisões.

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