O que é Instagram Insights e como usá-lo para melhorar resultados?

celular com o aplicativo do instagram insights aberto
Pontos principais do artigo:
  • Instagram Insights é uma ferramenta analítica fornecida pela rede social que oferece informações sobre o desempenho e o público-alvo de uma conta;
  • A ferramenta é usada para analisar o desempenho das postagens, entender o público-alvo, acompanhar métricas de engajamento e tomar decisões estratégicas para melhorar a presença e o alcance no Instagram;
  • Para melhorar as métricas e usar a rede social para vender mais, aproveite para conferir o e-book gratuito de Como vender no Instagram em 7 passos.

Você já usou o Instagram Insights para acompanhar as suas publicações na rede social? Se ainda não, saiba que esse é um excelente recurso para fazer o acompanhamento da sua estratégia de marketing digital.

Por isso, se você tem um negócio e quer entender como a ferramenta pode te apoiar em suas ações, siga a leitura deste conteúdo. Vamos te ensinar tudo sobre as o que é o  Instagram Insights e quais as suas funcionalidades, além de dicas exclusivas. Vamos começar? 🧐

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O que é Insights do Instagram?

Instagram Insights é uma ferramenta de coleta e análise de dados disponível para os perfis comerciais da rede social (Instagram for Business). É por meio dessa ferramenta que as contas de empresas ou influenciadores digitais analisam os seus números a fim de avaliar a performance de suas contas e de cada postagem.

Ou seja, quando você tem um perfil no Instagram Insights, você consegue ter gráficos comparativos de desempenho dos seus posts e monitorar o tipo de conteúdo que chama mais a atenção do seu público.

Assim, você consegue investir mais em formatos que fazem mais sucesso e aumentar suas chances de conquistar a atenção dos clientes naqueles poucos segundos enquanto eles estiverem rolando o feed do Instagram.

📹 Veja também: Como aumentar o engajamento do seu Instagram?

O que é necessário para usar o Instagram Insights?

O Instagram Insights está disponível para uso apenas para contas comerciais do Instagram. Portanto, para transformar seu perfil do Instagram em um perfil comercial, você precisa:

  1. Abrir o Instagram e o seu perfil, clicando na foto no canto inferior direito;
  2. Depois, clique no menu, que fica no canto superior direito, onde estão os três risquinhos;
  3. Então, clique em “configurações” e depois, em “conta”;
  4. Acesse “mudar para conta profissional”, que está escrito em azul no final da tela;
  5. Passe pelas telas de passo a passo;
  6. Selecione a categoria da sua empresa;
  7. Complete o fluxo de cadastro inserindo seus contatos e endereço;
  8. Por fim, conecte sua conta do Instagram a uma página no Facebook. Se você ainda não tiver uma página, vai ter a opção de criar uma para conectar ao seu perfil no Instagram Business. Assim você vai ter acesso a todas as ferramentas.

Como usar Instagram Insights?

Depois de ter sua conta cadastrada no Instagram for Business, para acessar o Instagram Insights e ver o desempenho dos posts do seu perfil, basta clicar na sua foto do perfil, no canto inferior direito, como mostra a imagem abaixo:

Captura de tela mostrando como acessar o Instagram Insights.

Feito isso, clique na barra do menu no canto superior direito e selecione a opção “Insights“:

Captura de tela mostrando como acessar o Instagram Insights.

Em seguida, você vai conseguir visualizar diversas informações do seu perfil como:

  • Visitas: número de visitas totais no seu perfil;
  • Descobertas: quantidade de pessoas novas que chegaram ao seu perfil;
  • Impressões: quantidade de visualizações de um post, sem diferenciar usuários. Ou seja, podem ter visualizações únicas ou pessoas que viram seu post mais de uma vez;
  • Atividade: o número total de interações do seu perfil, como comentários e curtidas;
  • Cliques no site: quantidade de cliques no link disponível na “bio” do seu perfil.

Com essas informações, é possível saber o quanto seu perfil está alcançando novos usuários, as postagens que têm mais visualizações e engajamento e se as pessoas estão se interessando pelo seu serviço e clicando no link do seu site na bio do Instagram.

Além disso, é possível analisar post a post. Em “ver informações”, você pode conferir detalhes como quantidade de likes e comentários e também descobrir quantas pessoas salvaram aquele post.

Veja um exemplo de como os dados são exibidos no Instagram Insights:

Captura de tela mostrando como acessar o Instagram Insights.

Outra opção de análise é o Stories Insights, onde você consegue visualizar o desempenho dos seus Stories do Instagram.

Contudo, o Stories tem algumas métricas diferentes das postagens. Além de impressões e alcance, que são comuns nos posts, você pode verificar:

  • Taps Foward e Taps Back: essas opções mostram, respectivamente, quantas vezes pessoas que estão assistindo seus stories clicaram para pular seu Story para o próximo e quantas vezes os usuários voltaram para o conteúdo anterior.
  • Deslize para fora: aqui, você pode ver quantos usuários passaram para a próxima conta, pulando os seus Stories.
  • Respostas: usuários que responderam com mensagens o seu conteúdo.
  • Exits: quantos usuários decidiram voltar para o feed delas durante seu Story.

Através desses números, você consegue medir o sucesso das suas postagens e identificar quais conteúdos chamam mais a atenção dos seus usuários e até fazer testes para entender a preferência do seu público.

Por exemplo: se você sempre posta fotos dos seus produtos e, quando fez um post de um vídeo com uma influenciadora digital usando seu produto, teve mais engajamento, significa que seu público gosta de consumir conteúdo em vídeo e que se identifica com o perfil da influenciadora em questão. Isso indica que vale a pena investir em mais posts como esse.

Quais os benefícios do Instagram Insights?

Os principais benefícios do Instagram Insights são:

Conhecer melhor as preferências do seu público

Compreender quem é seu público (maioria homem ou mulher), que tipo de conteúdo vale mais a pena investir (foto, vídeo ou stories) e qual horário seu público interage mais com as suas postagens, por exemplo, aumenta suas chances de fazer posts mais assertivos, segmentar seus anúncios de maneira mais eficiente e conquistar os cliques dos seus clientes.

💡 Saiba mais: 28 ferramentas de Instagram para deixar sua marca mais profissional

Saber o alcance das suas publicações

Com o Instagram Insights você é capaz de saber quais publicações tiveram maior alcance e, a partir daí, focar em temas que garantem mais audiência para os seus seguidores.

Além disso, você poderá ter uma maior precisão para saber qual é o melhor horário para postar em seu perfil no Instagram, já que o alcance da publicação está diretamente ligado ao engajamento da sua conta.

Como melhorar minhas métricas no Instagram Insights?

Agora que você já sabe o que é Instagram Insights e como funciona a ferramenta, trouxemos, abaixo, algumas dicas essenciais que podem te ajudar a melhorar suas métricas. Dessa maneira, você pode garantir melhores resultados, aumentando seu mercado de atuação e vendendo mais. 🤑

Confira abaixo:

Aproxime-se do seu público

A maneira mais eficiente de melhorar os números do seu Instagram Insights é ter um bom engajamento no seu perfil. Para fazer isso, uma boa dica é se aproximar do seu público por meio de postagens interativas, caixas de perguntas, enquetes e muito mais.

Quando os usuários se sentem próximos de você e/ou do seu negócio, eles tendem a se envolver mais com as publicações. Como resultado, o seu engajamento aumenta e suas métricas do Instagram Insights também.

Publique conteúdo de qualidade

Já ouviu a frase de que o conteúdo é rei? Pois bem, de fato ele é. Por isso, lembre-se de que a qualidade da sua postagem define a imagem da sua marca. Desse modo, publicar conteúdo de qualidade e que esteja alinhado com as necessidades do seu público é uma excelente estratégia.

Poste nos melhores horários

Publicar nos melhores horários do Instagram é fundamental para que as suas postagens alcancem um maior número de pessoas. Então, se você está em busca de ter um melhor resultado no Instagram Insights, aposte na publicação de conteúdos nos períodos em que os seus seguidores estão online.

Inclua CTAs nas suas publicações

CTA é uma sigla para Call-to-Action que, em português, significa chamada para ação. Esse é um excelente recurso se você está tentando convidar as pessoas a realizarem alguma ação.

Por exemplo, imagine que você está testando uma nova campanha de marketing e precisa saber a opinião do público antes de colocá-la no ar. Uma boa dica é colocar no fim da sua legenda uma pergunta do tipo “O que você achou dessa ideia? Comente abaixo sua opinião”.

Dessa forma, você está convidando o público a realizar uma ação, o que pode aumentar seu engajamento.

Publique com frequência

Como todas as redes sociais, o Instagram quer que você utilize a plataforma com frequência, aproveitando todos os benefícios e recursos disponíveis. Sendo assim, manter uma frequência de publicação é essencial para que o algoritmo saiba quando você vai postar, além de manter um compromisso com o público.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer tráfego pago no Instagram?

Pronto para usar o Insights do Instagram?

Agora que você sabe o que é Instagram Insights, como usar a ferramenta, como analisar os dados dos posts do seu perfil e quais as vantagens de usar a ferramenta para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa. Siga nosso passo a passo, crie sua conta e comece já a analisar o desempenho das suas postagens, o perfil do seu consumidor e alavancar os acessos no seu site.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

O Instagram Insights é uma ferramenta de coleta e análise de dados disponível para os perfis comerciais da rede social (Instagram for Business). É através dessa ferramenta que as contas de empresas ou influenciadores digitais analisam os seus números a fim de avaliar a performance de suas contas e de cada postagem.

Visitas totais no seu perfil; descobertas de pessoas novas que chegaram ao seu perfil, quantidade de visualizações de um post,  número total de interações do seu perfil e cliques no site.

Aproxime-se do seu público, publique conteúdo de qualidade, poste nos melhores horários;, inclua CTAs nas suas publicações e seja constante nas publicações.

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